Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Acessórios indispensáveis para um bom fotógrafo

De Carolina, publicado dia 22/10/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Equipamentos necessários para fotografar

“Eu ainda me considero um amador hoje, e espero que continue assim até o fim da minha vida. Porque eu sou eternamente um iniciante que descobre o mundo de novo e de novo” – André Kertész

Tirar fotos é uma técnica. Por isso, é preciso um material específico. A profundidade de campo, a distância focal fixa ou o leitor de cartões são frequentemente termos importantes para garantir a qualidade ideal da foto.

A grande maioria dos fotógrafos compra suas objetivas lentes pouco a pouco, assim que vão melhorando com o tempo. Isso é uma boa dica inicial para quem começou na fotografia e se assustou com o preço dos materiais fotográficos

Equipar-se também é importante. Mas use sua criatividade para tirar boas fotografias com o material que tem. Assim, quando mais você se aperfeiçoar com seus meios, mais vai querer comprar novos equipamentos de fotografia. Não se esqueça de desenvolver sua técnica. Isso é muitas vezes uma garantia de qualidade e abre as portas para imortalizar suas ideias mais selvagens e bonitas.

A objetiva, o acessório básico da foto

Qual lente comprar para fotografia macro? Quando você tem uma boa lente, muitas vezes é mais fácil fotografar seu alvo!

Material básico para fotógrafo Quais são os acessórios essenciais para a fotografia?

A objetiva é o acessório fotográfico essencial quando você quer adaptar sua foto ao campo que capturamos. Com efeito, uma objetiva de 50 mm, de 300 mm ou uma teleobjetiva permitem uma focagem ótima e a melhor visão fotográfica daquilo que pretende fotografar.

Longe dos filmes fotográficos, agora existem muitas câmeras digitais, nas quais instalar uma objetiva é feito de maneira simples e rápida. Kodak, Nikon, Fuji, Sony, cada corpo, cada marca tem suas especificidades, o que é importante levar em conta.

Será mais fácil definir sua lente depois de ter analisado os usos que se deseja fazer de sua objetiva. Você quer fotografar animais? Quer fazer fotos noturnas? Fotos de paisagem ou em um estúdio de fotografia?

Seja como for, uma lente, seja uma lente de zoom, uma lente grande angular ou uma lente macro, deve ser uma compra feita cuidadosamente, especialmente por causa de seu preço muitas vezes caro desses equipamentos.

Então, sim, a objetiva é primordial quando se fala em acessório de fotografia. Mas existem muitos outros tipos de equipamentos que enriquecem essa prática.

O tripé, um grande amigo da fotografia

O tripé é um acessório essencial quando se trata de criar uma imagem clara e de qualidade. Tripé para foto, mini tripé, tripé de vídeo, há para todos os gostos e em todos os preços.

De fato, é possível encontrar um tripé por R$ 1oo , mas cuidado com a sua qualidade! Se o uso que fizer dele for ocasional ou iniciante (o que comprar para fotografia?), ele poderá servir perfeitamente. A ideia é obter o resultado mais qualitativo possível graças a seu equipamento fotográfico.

Sinta-se à vontade para comparar os recursos de cada um deles, para ver o uso que você deseja fazer e, especialmente, se ele é necessário para o tipo de foto que você quer produzir. Uma foto esportiva não precisará de um tripé nem uma foto embaixo d’água.

E por que não se inscrever em um curso de de fotografia para aprender tudo isso? A utilidade dos acessórios é essencial quando você quer progredir e desenvolver suas habilidades nessa área!

O cartão de memória, onde todas as fotos são armazenadas

Qual cartão de memória e sua capacidade de armazenamento escolher para a sua câmera? Quando se trata de fazer fotos, o principal interesse é guardá-las e ser capaz de usar o cartão novamente!

“A memória não filma, a memória fotografa” – Milan Kundera

Quando você decide começar a tirar fotos, muitas vezes você tem um objetivo: expô-las, mostrá-las a sua família, publicá-las na internet ou apenas vê-las quando quiser. Para isso, o momento de registrar as fotos é importante, e devemos ser capazes de preservá-las no exato momento do disparo da câmera.

Fotógrafo digital de telefone? Você pode comprar acessórios de foto até para o celular

É aí vem a necessidade de um cartão de memória. Porque, sim, esse objeto vai armazenar todas as nossas melhores lembranças, todas as nossas fotos mais bonitas, seja ela difusa ou de boa qualidade, com um enquadramento arriscado ou um excepcional balanço do branco. E isso não é tudo!

Por isso, é importante saber escolher, dependendo das marcas, preços, mas também e especialmente da capacidade de armazenamento que possui. Cartão SD, micro cartão, cartão micro SD, tudo é possível. Mas você tem que ver qual tipo é compatível com a sua câmera.

De qualquer forma, o papel da memória de armazenamento é crucial em suas fotos. Principalmente porque sabemos que, de 150 fotos capturadas, nós gostaremos apenas de duas!

A bateria, o combustível da câmera

Qual é o material fotográfico mais importante? Tirar fotos requer acessórios de qualidade, que não devemos também gastar todo o nosso dinheiro com isso.

Sim, normalmente não pensamos nela o suficiente, mas a bateria é o que faz a atividade do fotógrafo. Imagine, você está em uma sessão de fotografia em um estúdio: a iluminação está pronta, os modelos estão todos presentes. E se você não tiver carregado a bateria?

É neste momento que uma bateria de reserva intervém e salva a sessão de fotos. Com pouco dinheiro, podemos obter essa pequena joia que, de acordo com a marca da câmera, ajudará a sessão de fotos durar o máximo de tempo possível.

Além disso, mesmo que muitas durem vários anos, as baterias não são eternas. Às vezes, é necessário mudá-las ou sempre ter uma mais nova na reserva!

Para manter sua capacidade máxima, evite locais muito quentes ou muito frios, e prefira, tanto quanto possível, o modo de foto. O modo câmera de vídeo consome muito mais energia!

Bem, com tudo isso, estamos prontos para fazer belas fotos. Há mais alguma coisa para aperfeiçoar nosso kit do fotógrafo?

A bolsa, onde a gente guarda o equipamento fotográfico

E sim, nós não pensamos necessariamente, mas a bolsa da câmera é onde tudo acontece, onde tudo é organizado e onde, no final, tudo é jogado! É aqui que você pode navegar entre diferentes cartões de memória, várias baterias, a segunda lente e onde você pode armazenar seu dispositivo com segurança.

Quer iniciar na fotografia? Há muito material barato para câmeras analógicas

Por isso, é útil optar por uma bolsa de transporte prática, como uma mochila fotográfica ou um saco de fotografia, com uma alça, de acordo com os seus desejos e necessidades.

Encontramos as bolsas de todos os preços. O importante é encontrar uma com um valor acessível e que nos permitirá ser o fotógrafo mais organizado e, na verdade, o mais eficaz. Lembre-se que o equipamento adequado deve sempre estar nas mãos para não perder o instante fotográfico!

Um estabilizador, quando a foto se profissionaliza

Um bom estabilizador serve muitas vezes para tirar fotos não distorcidas, mal enquadradas ou apenas perdidas.

Para isso, estabilizar o seu dispositivo com um estabilizador é a solução mais simples. Consertamos a câmera, podemos passear fotografando ou filmando e a imagem ficará clara!

Note que o estabilizador é eficaz contra o movimento do próprio fotógrafo. Mas pense também que o objeto a ser fotografado deve estar imóvel. Se mover muito, ainda ficará sem foco. A ideia aqui é controlar os movimentos que podem ser feitos pela pessoa atrás da câmera.

Os estabilizadores são, no entanto, um pouco caros. Por isso, é útil saber se o uso que você vai fazer será regular ou muito importante para a qualidade de suas fotos. Saiba que muitas vezes o tripé já é o suficiente nesses casos.

Quanto mais avançamos, mais os acessórios se tornam precisos e nítidos, mas e os outros?

Acessórios para fotos que nem sempre pensamos

Quem pode nos ensinar a fotografar sem acessórios? A fotografia é uma atividade completa que requer poucos acessórios básicos, mas esses podem nos ajudar a progredir rapidamente!

E sim, a foto é uma disciplina completa que inclui muitos acessórios. Alguns ficam esquecidos na memória dos amadores de fotografia.

Flash ou luz artificial

A iluminação é um componente importante de fotografia de estúdio, por exemplo. Tornará possível dar uma luz mais ou menos direta sobre o objeto a ser fotografado. De fato, ele pode contribuir muito para melhorar a qualidade da foto final.

Também pensamos nas fotos noturnas, que terão outra dimensão com uma luz artificial usada diretamente para esse fim.

Com a iluminação, é possível criar uma atmosfera diferente, dependendo da posição e da força que será dada à luz. Porque sim, continua sendo um acessório, não esqueça!

O filtro polarizador

No auge do acessório de fotografia, encontre o filtro de polarização. Então, o que é isso? É um filtro pequeno, que fica posicionado na frente da nossa lente e permitirá a passagem de alguns raios solares, dependendo da cor e da posição em que nos encontramos.

Escolha o seu material para a foto Não deixe de praticar com os vários equipamentos fotográficos

Quando vemos a renderização final, quase podemos nos perguntar se um processo de photoshop não foi feito na foto. Finalmente, é simplesmente uma renderização direta executada na foto.

O filtro polarizador serve, em particular, para atenuar os reflexos, saturar as cores um pouco mais do que o normal e reviver as cores naturais. Que melhor para melhorar sua foto sem editá-la!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar