“Casamento é a vontade de dois para criar o único." - Friedrich Nietzsche

É fundamental que a opinião dos noivos conte mais do que a dos entes queridos em relação à escolha da decoração para um casamento. Os noivos devem primeiro identificar o que os agrada antes de pensarem nos conselhos dos parentes. O mesmo vale para os registros do casamento.

Se você deseja capturar fotos de retrato em um estúdio de fotografia ou se prefere fotos em movimento enquanto viaja pelo Brasil ou no exterior, o objetivo é o mesmo: que você goste das suas fotos de casamento. Então, para ajudar você a escolher onde isso pode ser feito, aqui estão algumas ideias de lugares que podem inspirá-lo.

Localização da sessão de fotos: os critérios a serem considerados

Organizar uma sessão de fotos do casal é uma das muitas alegrias de organizar um casamento. O fotógrafo de casamentos garante que vai captar a noiva e o noivo no ambiente dos sonhos e essas fotos geralmente acabam emolduradas na sala de estar do casal. É por isso que a escolha da decoração é extremamente importante.

Quais as possibilidades de lugar para fotos?
Como escolher um local para as fotos? A escolha do lugar deve ser instintiva, mas também estratégica.

Para obter fotos de casamento bem-sucedidas, é importante levar em consideração todos os detalhes que podem facilitar ou complicar as fotos.

Primeiro, o ideal é escolher um local com base na luz. A exposição é a base da prática fotográfica. Sem luz, sem fotos. Isso não significa que é obrigatório ter luz natural, mas, neste caso, será necessário pensar em trazer spots e flash para tirar as fotos nas melhores condições.

O noivo e a noiva também devem pensar nas cores da decoração. As cores podem permanecer sóbrias mas também podem ser brilhantes para destacar o vestido branco da noiva. Mas você deve escolher um lugar bastante estético para não perder as fotos do casamento.

Outro critério importante: o acesso ao local em um vestido de noiva.

Nem todos os casais se vestem como no Dia D, mas se esse for o caso, você deve ter cuidado para não estragar o vestido passando por arbustos ou arrastando-o por uma calçada suja. Especialmente se a sessão de fotos ocorrer antes do dia do casamento.

Por fim, não hesite em pedir conselhos ao seu fotógrafo profissional. Este último certamente conhece lugares adequados para fotos de casais. Ele pode indicar vários lugares para você e você pode fazer sua escolha com base nisso.

O essencial é que você se sinta bem e confortável no lugar que você escolher. Isso é mais importante para que o profissional capture com sucesso o amor, os risos e as emoções entre os noivos. Capturar o relacionamento entre os dois apaixonados é muito mais importante que a decoração em si.

Faça a sessão de fotos no dia do casamento

Alguns casais decidem tirar fotos de casal no dia do evento. Por razões orçamentárias, pelo lado prático, ou simplesmente para não se verem vestidos antes do casamento, optar por tirar as fotos no dia D é uma opção totalmente viável, desde que você encontre a hora certa.

De fato, entre os preparativos, as cerimônias laicas e religiosas, o brinde de honra, as fotos do grupo, a refeição e o baile, às vezes é bastante complicado encontrar um momento de silêncio para posar para o fotógrafo. Mais uma vez, é sobretudo uma questão de concordar previamente com o provedor de serviços para definir um momento específico durante o registro fotográfico do casamento.

No entanto, quando se trata do local, você precisa ter certeza de encontrar o lugar perfeito. Poderia ser um parque, uma floresta próxima, um campo de flores ou apenas embaixo de uma árvore pitoresca. Se você optar por tirar as fotos no dia D, terá que pensar cuidadosamente no local da recepção, para que os locais estejam em harmonia.

Por fim, a noiva e o noivo também devem evitar acumular todo o estresse do dia para tirar fotos relaxantes. Se você estiver muito tenso, isso pode ser visto claramente nas fotos.

Escolha lugares emocionais para fotos de casais

O local do encontro, o seu primeiro beijo, o seu parque favorito, um pouco como uma música de casal, os lugares também podem ser uma fonte de muitas lembranças e representam momentos da sua história como um casal querido por você. Por que não usar esses lugares para suas fotos de casamento?

Como tirar fotos de casamento?
Por que tirar fotos de casamento? Você quer se encontrar em um lugar cheio de lembranças?

Assim como uma peregrinação, você pode pedir ao seu fotógrafo que retorne a esses lugares para tirar as fotos mais bonitas da sua história. Como uma reportagem fotográfica, o profissional de imagem poderá encontrar um elo comum entre todas as fotos tiradas nos diferentes locais.

Mesmo que esses lugares não sejam esteticamente melhores, eles ainda estão carregados de emoções e essas fotos farão você sorrir quando olhar para elas. Além disso, você certamente se sentirá muito confortável durante a sessão, pois esses são lugares que você normalmente conhece muito bem e que trazem boas lembranças.

Por estarem confortáveis ​​nesses lugares, as fotos só podem ficar lindas!

Belas paisagens românticas para fotos de casamento

Em geral as fotos de casais são muito artísticas, e normalmente os noivos gostam de enquadrar e exibir com orgulho em casa. Para obter a melhor decoração e tirar fotos ainda mais bonitas, alguns lugares são particularmente adequados para os cliques. Esses lugares românticos realmente não precisam de cenário montado para serem perfeitos.

Este é particularmente o caso de grandes mansões ou casas históricas. Como uma verdadeira princesa de conto de fadas, a noiva pode imaginar poses descendo as escadas ou no topo de uma varanda de Romeu e Julieta, enquanto o marido observa sua amada no grande parque arborizado. Embora seja um pouco clichê, esses locais continuam sendo garantia para uma fotografia de casamento bem-sucedida.

Além disso, a casa pode servir como local de recepção, caso esteja disponível para venda.

Os campos de flores também são muito populares para uma decoração natural e romântica. Campos de lavanda, girassol ou até de milho, perdidos entre as flores, os noivos só podem ficar ainda mais bonitos.

O litoral ou as florestas também são decorações que se prestam facilmente a fotos românticas.

Onde tirar fotos de casais?
Por que tirar fotos de casamento em locais românticos? Imagine você dando uma volta em uma das cidades mais românticas do mundo?

Casal de fotos: dê destaque às paixões dos noivos

Fotógrafos de casamento também podem fotografar a noiva e o noivo em lugares que evocam as paixões de cada um. Isso vai dar uma série de fotos cheias de personalidade e originalidade.

Por exemplo, por que não tirar fotos em um belo mercado municipal, se cozinhar é sua paixão? Você também pode imaginar fotos em um sítio ou em uma fazenda. O melhor é encontrar uma paixão comum aos dois noivos para evitar longas viagens entre cada lugar.

Em uma sala de cinema, cercada por carros antigos, em uma biblioteca antiga, entre animais, em uma pista de corrida ou em um campo de golfe, é claro que a paixão deve prestar-se à bela decoração, caso contrário corre o risco de estragar o clima romântico da sessão. Mas nada impede que você embeleze a decoração com acessórios ou outros elementos adicionais.

Faça uma viagem para suas fotos de casamento

Esta opção não é necessariamente acessível a todos os orçamentos e representa um mínimo de organização, mas por que não fazer a sessão de fotos enquanto viaja? Durante a lua de mel ou durante umas simples férias, desfrutar de uma curta estadia no exterior ou em outro departamento permite tirar fotos um tanto exóticas.

Por exemplo: uma viagem a Paraty será particularmente romântica e dificilmente as fotos serão perdidas. Entre as pequenas ruas de pedras não faltará inspiração. No entanto, considere contratar um fotógrafo no local, a menos que você também queira pagar pela passagem aérea do seu fotógrafo.

São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte... Muitas cidades se prestam facilmente às fotos de casamento.

Foto do casal: escolha lugares originais

Mesmo se o seu casamento ocorrer em um local bastante clássico, por que não fazer a sessão de fotografia de casamento em um local original? Uma feira divertida, no metrô da cidade, na estação de trem, em um antigo prédio abandonado... Muitos lugares podem tornar suas fotos muito originais.

Onde tirar fotos de casal?
Como fazer fotos poéticas para o seu casamento? Que tal uma fotinho de casamento no metrô?

Os noivos podem fazer poses igualmente originais, inspiradas na decoração. Isso será bem diferente dos cliques clássicos encontrados na maioria dos casamentos.

A originalidade também pode ser encontrada nas opções técnicas do registro fotográfico. Por exemplo, uma câmera analógica não tira as mesmas fotos que uma câmera digital. As impressões de alta definição não terão a mesma renderização sem retoque e a granulação do álbum de fotos será específica.

Mas antes de serem originais, é fundamental ser você mesmo! A espontaneidade é a melhor receita para fotos de sucesso!

Precisando de um professor de Fotografia ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Fernanda

Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.