“O casamento não é um veneno nem um remédio. É uma marmelada, uma geleia, uma delícia!" - Carlo Goldoni

Depois de tomar a grande decisão e entrar para o ramo da fotografia, como você pode obter as fotos mais bonitas da nova vida de muitos noivos?

Como qualquer fotógrafo de casamentos experiente vai lhe dizer, fotografia de casamento não é tão simples como fazer alguns retratos aleatórios por aí.

A fotografia de casamento é uma arte que não é para qualquer um. Mas não desanime! Sem dúvida você pode aprender a tirar fotos de casamentos.

Se você está prestes a aceitar sua primeira sessão de fotografia de casamento, ou se já atua na profissão faz algum tempo, confira nossas dez dicas para fotógrafos de casamentos que vão facilitar o seu trabalho artístico.

Com experiência e estes conselhos, torne-se um fotógrafo experiente e preparado!

Fotógrafo de casamento: encontre os noivos

O primeiro passo para um fotógrafo de casamento é discutir com a noiva e o noivo sobre a organização do dia D. A reunião com o fotógrafo permite, assim como acontece com todos os outros fornecedores, verificar se as duas partes estão com as mesmas ideias e falando a mesma língua. Tirar fotos vai muito além do conhecimento técnico. É essencial que o fotógrafo respeite os desejos dos noivos para que eles fiquem satisfeitos com o álbum de fotos.

Por onde começar a tirar fotos de casamento? Conhecer os noivos torna possível configurar a organização da reportagem fotográfica.

Peça aos noivos todas as informações sobre o dia do casamento: local da cerimônia, número de convidados, tema do casamento, se houver. Mas também vai ser necessário ver com o casal quais fotos eles esperam do casamento: poses ensaiadas, espontâneas  ou tiradas no local, os convidados que precisam ser fotografados, os diferentes grupos que devem aparecer durante a recepção do coquetel... Esses pontos essenciais devem ser esclarecidos com antecedência para não se tornarem um estresse ou problema no dia da cerimônia.

Também devemos ver com a noiva e o noivo quando organizar a sessão de fotos do casal. Alguns querem que isso aconteça antes do casamento, outros preferem não ver a noiva antes do Dia D.

O fotógrafo artista: o equipamento do dia D

Você não pode dizer aos noivos que sua câmera quebrou durante o dia, pois um fotógrafo profissional deve inclusive estar preparado para esse tipo de imprevisto. Por esse motivo, é amplamente recomendável ter dois aparelhos fotográficos para garantir que ao menos um funcione.

Ter duas câmeras fotográficas para fotos de reportagem também permite colocar duas lentes diferentes em cada uma delas. Portanto, em vez de trocar as lentes a cada vez, correndo o risco de perder algumas fotos, você terá duas câmeras sistematicamente prontas para capturar as emoções dos noivos.

Também não devemos esquecer:

  • Um tripé
  • Um flash,
  • Várias baterias,
  • Cartões de memória,
  • Um laptop

Este último permite descarregar sua câmera no mesmo dia, mas acima de tudo, verificar a qualidade de suas fotos. Isto não é uma obrigação. É bem possível ficar satisfeito com vários cartões de memória.

Quando se trata de lentes, considere tirar uma lente especial para fotos internas.

Todas essas dicas também são adequadas para o dia da foto com o noivo e a noiva. Para tirar fotos bem especiais, é essencial ter um equipamento de fotógrafo profissional.

Alguns fotógrafos oferecem serviços de foto e vídeo, essa escolha você pode fazer em função da sua experiência com vídeo e sua disponibilidade.

Foto do casamento: faça uma lista das etapas importantes

Depois da reunião com a noiva e o noivo, você precisa ter entendido todos os desejos e expectativas deles em relação às imagens do dia. Por isso, aconselhamos que você faça todas as suas anotações e escreva em um papel, de maneira clara, todos os momentos importantes do dia que você não deve perder. Além das etapas tradicionais, como cerimônias, preparativos, recepção de coquetéis, fotos de grupo ou baile, o casal pode ter outras expectativas específicas. Pode ser uma foto de uma animação específica, capturar alguns detalhes da decoração, tirar uma foto dos avós juntos, etc.

Portanto, é importante identificar tudo isso antes do casamento. Esta lista irá acompanhá-lo durante o dia para garantir que você não esqueça de nada. Ser fotógrafo também significa identificar e tirar fotos de emoções, risos e momentos de cumplicidade com espontaneidade. Às vezes, você também precisa se desprender do seu pequeno pedaço de papel para tirar boas fotos.

Como fazer fotografia de matrimônio?
Quando tirar uma foto de um casamento? Não devemos esquecer todas as etapas importantes para os noivos.

Reportagem fotográfica: identifique os locais do casamento

Um bom fotógrafo deve ser organizado e preparado. Entre todos os preparativos, é aconselhável se familiarizar com os locais do casamento antes do dia D, se puder. Isso também se aplica à preparação da filmagem com a noiva e o noivo. Conhecer os lugares permite, em particular, saber quais fundos usar, quais são as luzes, como encenar a sessão de retratos ou fotos de grupo, etc.

Mesmo que pareça trabalhoso viajar antes do casamento, saiba que você vai economizar muito tempo no Dia D. Isso permite sublimar os convidados e o dia inteiro com mais serenidade.

Sessão de fotos de casamento: peça ajuda a um convidado

Para permanecer discreto e não incomodar os noivos, que sem dúvida serão muito requisitados, peça a um ente querido que o ajude a identificar as pessoas importantes a serem fotografadas. Esse aliado pode ajudá-lo notavelmente em fotos de grupo e retrato, para não cometer erros e economizar tempo.

Em geral, os convidados ficam felizes em ajudar no casamento. Desde a cerimônia laica, passando pelo brinde e a dança, esse auxílio permite que você se familiarize com todos os convidados para fotos mais bem-sucedidas.

Fotógrafo de casamento: usando profundidade de campo

Obviamente, qualquer bom fotógrafo sabe a importância da profundidade de campo, seja para fotografia de retrato ou não. Mas se lembrar disso é fundamental.

No registro das fotos de casamento, a profundidade de campo é particularmente útil para destacar a noiva e o noivo ou destacar um objeto específico do seu plano de fundo. Esta técnica de fotografia pode ser usada especialmente para fotografar os detalhes da decoração do casamento.

Para conseguir esse efeito, portanto, prefira lentes de grande abertura. Mesmo se você puder acentuar o efeito durante o retoque, é importante trabalhar com uma boa base.

Como fotografar os casados?
Como fazer belas fotos dos noivos? Os efeitos de profundidade de campo permitem tirar lindas fotos.

Trabalhe em RAW no dia do casamento

Com exceção da fotografia por filme, os fotógrafos podem trabalhar em RAW, JPEG ou ambos. O arquivo JPEG é um arquivo de foto retrabalhado automaticamente pela câmera e muito mais leve que o arquivo RAW, e que contém todas as informações brutas da imagem. Clicar em RAW, portanto, permite retocar as fotografias da melhor maneira possível. Você pode alterar mais facilmente a exposição, luzes, cores, contraste, etc. As impressões de alta definição serão ainda mais bonitas.

Mas você deve saber que fotografar em RAW também requer muito espaço no cartão de memória. Portanto, tome cuidado para levar o número de cartões de memória necessários para cobrir o dia inteiro.

Fotógrafos de casamento: use a opção de bracketing

Muito útil para dias ensolarados de casamento, a opção de bracketing da câmera permite tirar várias fotos em uma. Cada foto é tirada com um grau diferente de exposição. Normalmente, o fotógrafo tira uma primeira foto e depois a câmera tira mais duas fotos, uma subexposta e a outra superexposta.

Isso permite ao fotógrafo escolher qual foto usar. Isso é particularmente útil quando parte da foto está na sombra e outra parte é exposta ao sol. Esse modo de bracketing deixa a escolha para o fotógrafo durante a edição.

Use um flash para fotografar o casamento

Ter um flash nem sempre é opção de todos os fotógrafos. No entanto, para um registro fotográfico de casamento, é essencial. O flash compensa a falta de luz em certos lugares, como a igreja ou a luz do final do dia. Mas tome cuidado para não deslumbrar os convidados ou a noiva e o noivo. Para usá-lo da maneira mais discreta possível, é essencial pegar um flash ajustável e posicioná-lo para cima ou em direção a uma parede ou fundo neutro.

O flash pode ser útil durante a sessão de fotos do casal ou para fotografar instantâneos. Ele permite capturar a luz em alguns momentos chave para obter melhores fotos.

Trabalhar na pós-produção de fotos de casamento

Seja um fotógrafo profissional!
Como retocar suas fotos de casamento? A pós-produção é uma parte essencial do trabalho do fotógrafo.

Depois que a festa termina, o trabalho do fotógrafo não termina. Vem a fase de pós-produção. O fotógrafo deve classificar todas essas fotos e manter apenas as melhores. Crie uma nova pasta e coloque nela as mais belas fotos, mas também as esperadas pelos noivos. Você terá que fazer uma boa seleção para não apresentar muitas fotos aos noivos.

As fotos selecionadas certamente terão que ser retocadas, cortadas etc. Esta etapa requer muitas horas de trabalho, mas talvez seja a parte mais satisfatória porque você se beneficia de um belo trabalho fotográfico realizado!

Precisando de um professor de Fotografia ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Fernanda

Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.