Kimchi, bibimbap, bulgogi, kimbap... esses pratos estão entre as receitas mais famosas da gastronomia coreana. Uma cozinha saudável, com sabor e gourmet que você pode reproduzir facilmente em casa adquirindo um livro de receitas. Alimentos emblemáticos, processo de fermentação... são diversas técnicas que você encontra em livros de receitas da Coreia. Para você ter uma ideia, existem hoje mais de 200 tipos de Kimchi na Coreia.
Você já se imaginou preparando um prato coreano para a sua família e amigos? Então acompanhe nosso artigo abaixo. Preparamos uma lista com 10 livros de comida coreana em português. Há pouco material sobre a culinária do país em português, inclusive. Por essa razão, a nossa lista traz livros físicos, mas também alguns e-books e materiais para download. Agora se você quiser ampliar essas opções, é só fazer aulas de coreano. Há muito material no idioma original nesse sentido.

Sem mais delongas, vamos lá!
Receitas coreanas: saladas coreanas, aperitivos frios, molhos e recomendações para preparar o prato popular da Coreia - Kimchi
Como falar de culinária coreana sem considerar o kimchi coreano, um dos pratos mais populares dessa gastronomia? Trata-se de um livro, disponível na versão digital inclusive, que dá todas as dicas e comidas que você precisa para preparar essa famosa iguaria à base de vegetais fermentados. Há produtos além da carne, molho e doce, bem específicos, técnicas e procedimentos que permitem a obtenção da verdadeira receita do prato. Um livro como esse é ideal tanto para quem está iniciando quanto para quem já tem experiência em pratos orientais. Escrito por Xufi.Y.
Hansik
Lançado em 2022 pelo chef João Son, o livro conta com 50 receitas. O lançamento aconteceu no dia 15 de agosto, em homenagem ao "Dia da Cultura Coreana" no bairro do Bom Retiro, estado de São Paulo. Após cinco anos de pesquisas, o autor conseguiu reunir pratos que levam carne, massas, vegetais, arroz, a famosa sopa, lamen e doces. A tradição sul coreana está implícita até no nome da publicação. "Han" significa povo da Coreia e "sik" significa comida.

O livro de receitas pode ser tudo o que você precisa para começar a entender a culinária coreana.
A respeito dos ingredientes, o chef tem algo muito interessante a nos dizer: para preparar um desses pratos, não basta traduzir a receita original para ao português. Alguns produtos simplesmente mudam de nome um país para outro (ou até mesmo entre estados) e é preciso manter a essência do preparo, seja de um molho ou doce. No livro, ele optou por manter os termos principais em coreano, apenas romanizando para o inglês, para facilitar a pesquisa. Afinal, um prato coreano não é feito só de arroz, carne e molho, por exemplo. Son atua há anos divulgando a cultura gastronômica do país, organizando eventos e prestando consultoria nesse sentido. Uma ótima oportunidade de saber e replicar o que se come na Coreia Sul.
Culinária coreana básica
De autoria da chef Mi Sun Kim, o livro se destaca pela capa dura e o conteúdo rico em ilustrações e sabor. Mas isso não diminui o seu teor informativo, uma vez que explica toda a arte que existe no preparo das comidas, de uma forma que você vai sentir-se encorajado a reproduzir cada passo em casa. A chef trabalha o restaurante Sabor Oriental, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. O livro pode ser adquirido no próprio restaurante no qual você experimenta o prato, inclusive. Ou online pela loja da Amazon. Consulte o preço e o frete. Se quiser um aperitivo de tudo o que essa obra traz, basta acompanhar o canal do Youtube do restaurante.
Para começar, olha só essa receita de Bibimap.
É possível fazer pratos coreanos com um orçamento acessível.
Cozinha coreana
Sopa, pasta, lamen, doces... de autoria de Iury de Melo, o livro completo chama-se "Cozinha asiática" e traz também produtos, como sushi e doce japonês e lamen chinês, o que pode enriquecer ainda mais a experiência dos verdadeiros apreciadores dessa cultura. Na verdade, ele tem uma função meio que introdutória para quem está pensando em começar a cozinhar por essa vertente, indo além de um prato, abordando um aspecto mais cultural da comida local e inserindo-a em um contexto histórico, no qual se fala em dinastia, por exemplo.
Arroz, carne e dicas de etiqueta também estão presentes na publicação, que destaca pratos como o Bibimbap e a barriga de porco grelhada. Para quem deseja ir além de aprender a cozinhar, e quer também saber os aspectos culturais da cozinha do país, está aí uma ótima oportunidade. Se você for um apaixonado por essa cultura, descobrirá que estudar nunca é demais. Consulte o preço nas livrarias.
Que tal começar agora um curso de culinária coreana?
Eu amo comida coreana
De autoria do Centro Cultural Coreano no Brasil, localizado em São Paulo, no Bom Retiro, o livro traz receitas típicas sob uma abordagem simples e prática. Trata-se de um e-book totalmente gratuito (não precisa se preocupar com frete) que pode ser baixado diretamente do site oficial da instituição, e tem como principal objetivo difundir a cultura sul-coreana entre os brasileiros. Ou seja, você não precisa gastar sequer alguns centavos de reais para ter acesso a essa verdadeira arte. São quase 30 opções de pratos coreanos para se aventurar na cozinha e ter o prazer de saboreá-los depois.
Com participação de Cristina Ae Sil Lee e do chef executivo Rodrigo Mezadri, do Hotel Hilton, os itens são agrupados por categoria e os ingredientes não são tão difíceis de encontrar (alguns vem em kit). Aliás, logo nas primeiras páginas, há uma espécie de glossário explicando os termos que parecem diferentes para nós. E, para finalizar, aparece uma lista de comércios para comprar tais produtos. Uma obra completa!
Fique por dentro dos ingredientes chave da cozinha coreana.
Cozinha japonesa e coreana
Para quem aprecia a arte da culinária oriental de maneira mais ampla, podemos indicar esse livro com comidas como o japonês, além dos coreanos. Escrito por Anne Wilson, ele mostra o quanto essas duas culinárias, embora sejam originárias de países da mesma região, são tão diferentes entre si (o prato coreano não se baseia em arroz e sushi como o japonês) e ambas podem ser muito fáceis de preparar. Além disso, estamos falando de comidas ideais para quem deseja ter um estilo de vida saudável. A combinação de itens simples e frescos com metodologias fáceis de aplicar no preparo garantem a você praticidade e trazem uma motivação extra para testar cada prato.

E você nem vai precisar procurar por uma opção parcelada sem juros frete grátis para adquirir o seu exemplar, uma vez que ele pode ser encontrado por um preço bem acessível, até mesmo no sebo. Fazer um molho ou acompanhamento da comida coreana nunca foi tão fácil. Você ainda vai entender alguns termos desse universo como mlb e o famoso kimchi. Consulte o preço.
Culinária coreana
No site pdf coffee, é possível baixar um material sobre culinária coreana, em formato de e-book. No conteúdo, você vai entender algumas das diferenças básicas entre o prato coreano e o japonês e chinês. Com muita pimenta e temperos, o cardápio é amplo e variado. Com arroz e sopa, carne e peixe, pasta e vegetal, trata-se de uma comida que emprega ingredientes saudáveis e pouca gordura. Essa questão talvez seja um dos grandes atrativos para o público que deseja conhecê-la melhor. Você ainda vai conhecer tradições e até mesmo algumas superstições relacionadas às refeições.
Sabor de Dorama- Receitas Práticas da Culinária Coreana que São Sucesso nos K-Dramas
Estamos falando de um e-book (você economiza com o frete), escrito por Gina Lee Barros, que traz algumas comidas que aparecem em episódios de séries de dorama coreano. Também conhecidos como K-dramas, são episódios que trazem histórias com início, meio e fim, representadas por atores. Pessoas que são fãs do gênero e apreciam a boa culinária coreana certamente vão gostar de preparar um prato que viram os personagens comendo durante as apresentações.
Para quem gosta de dorama, segue uma lista dos melhores de todos os tempos!
A grande vantagem é que o passo a passo é simplificado, para você prepará-las na sua casa. E ainda com acesso a dicas de onde comprar os ingredientes específicos em kit, diferentes de carne e arroz, por exemplo. Por tratar-se de um e-book e, alguns websites, como a plataforma Hotmart, ainda trazem uma condição promocional, na qual você adquire o seu e-book de receitas e leva de brinde um manual que fala sobre etiqueta e boas maneiras à mesa na cultura coreana.
Descomplicando a culinária coreana
Escrito por Alex Park, o título traduz exatamente a ideia da publicação. Na capa, ele traz os dizeres "guia para cozinhar como um coreano tradicional". Isso talvez justifique a forma simples e clara com a qual as receitas aparecem em suas páginas. Você vai sentir-se viajando à Coreia do Sul do ponto de vista da comida e ainda vai surpreender aos seus amigos e familiares na próxima reunião com eles com o sabor de uma receita diretamente do país asiático. Já pensou no sucesso que seria?
Além disso, vai sentir-se como um coreano na cozinha, enquanto prepara suas refeições para o dia a dia. Trata-se de uma experiência em contato direto com essa cultura tão singular e, de quebra, você ainda vai economizar com a conta do restaurante coreano. Disponível em formato de e-book apenas. A vantagem é que você não paga frete.
A filosofia das 5 cores na culinária coreana
Os pratos coreanos normalmente contêm 5 cores diferentes em sua composição. De acordo com a cultura do país, cada uma dessas cores está associada a uma parte do corpo humano e contribui para o seu bom funcionamento. Vermelho é para o coração, amarelo para o baço, verde para o fígado, preto/roxo para os rins e branco para os pulmões.
Não tão completo quanto um livro de receitas, mas inspirado no melhor da culinária coreana, temos uma lista das top 10 receitas típicas coreanas para que você possa iniciar nessa nova experiência gastronômica.
Korea - 100 receitas
Através da culinária, a Coreia difunde parte da sua cultura. Essa publicação busca algo que vai além de simplesmente preparar uma receita típica do país. Você vai descobrir diversos significados, dentre os quais K-dieta e K-food. Além disso, vai conhecer itens, descobrir técnicas que nem imaginava e compreender os valores que estão implícitos nos hábitos alimentares desse povo. Visto por esse novo ângulo, o ato de cozinhar um prato coreano ganhará novo significado para você. O conteúdo está em PDF (não tem frete) e foi criado por Jideon Marques com pratos coreanos para o almoço até doces, passando pelas opções vegetarianas.
E você? Quer aprender a cozinhar esses pratos coreanos? Que tal fazer um curso de coreano e poder também comprar livros de receitas no idioma original?









