Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os grandes nomes do boxe masculino

De Glicia, publicado dia 24/02/2019 Blog > Esporte > Boxe > Quem são os maiores boxeadores do mundo?

Houve uma época em que a prática do boxe era exclusividade dos lutadores e esportistas profissionais, mas há algum tempo ele vem sendo inserido em academias de ginástica e tem conquistado homens, mulheres e crianças.

O boxe faz parte da família de esportes de combate usando o pé e/ou o punho para derrotar seu oponente. Existem diferentes tipos de boxe, cada um com suas regras próprias. Assim, podemos distinguir o boxe francês do boxe inglês, ou ainda do boxe tailandês e do boxe americano.

Você sabia que, no passado o boxe era praticado com as mãos nuas e sem nenhuma regra e que muitas vezes o combate só terminava com a morte de um dos lutadores ou competidores!

A prática do pugilismo remonta ao século VIII a.C., na Grécia Antiga.  Nesta época as únicas regras estabelecidas eram que apenas se poderia atacar com os punhos e os concorrentes deveriam envolver os dedos com tiras de couro. Não existiam categorias baseadas no peso dos atletas. O jogo terminava quando um dos atletas ficava inconsciente ou colocava um dedo no ar em sinal de desistência.

Nos séculos XVIII e XIX, quando houve o renascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram geralmente muito violentas, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas mudanças em 1867 e novas regras foram formuladas, como a introdução de rounds de 3 minutos (separados por 1 minuto de intervalo) e o uso obrigatório de luvas.

De Mohamed Ali a Floyd Mayweather, muitos são o nomes que marcaram o boxe masculino. Vem conhecer alguns deles!

Quer saber tudo sobre o universo do boxe?

Os grandes campeões do boxe: mais de um século de história

A história do boxe é recheada de grandes lutas e de nomes que ficarão marcados para sempre em nossas memórias. Veja a seguir os boxeadores que se destacaram até hoje no esporte.

Mohamed Ali, a lenda

Em termos de boxe, alguns campeões estão entre as maiores estrelas do esporte. É o caso de Mohamed Ali, que ganhou muitos títulos mundiais na categoria peso-pesado.

as lendas do boxe mundial Mohamed Ali, o boxeador mais conhecido do mundo!

Seu arsenal de vitórias não é inferior a 56 lutas, incluindo 37 por K.O. Ali foi o único campeão da categoria peso-pesado a ter levado os três cinturões da federação. Ele oferece aos fãs uma antologia de lutas clássicas de arrepiar qualquer apreciador do esporte: contra Joe Frazier (1 derrota, 2 vitórias), George Foreman e  Larry Holmes (o único contra o qual ele perdeu várias vezes).

Ele é uma lenda no mundo do boxe! Inspirou muitos escritores do cinema americano, mas também multidões de adeptos, durante seus 20 anos de ringue, mas também depois.

Aliás, sua filha, Laila Ali, assume o lugar de seu pai nos dias atuais, graças aos seus títulos de campeã mundial e campeã olímpico. Sua primeira luta ela ganha contra April Folwer no primeiro round… em apenas 31 segundos!

Bastou um uppercut esquerdo-direito bem colocado para colocar K.O. sua adversária e criar uma nova lenda!

Boxeadores famosos: Marcel Cerdan, o pioneiro francês

Evoluindo na categoria peso-médio, ele totalizou 123 lutas profissionais (incluindo 61 vitórias por K.O). Apelidado de “o homem com mãos de prata”, algumas de suas lutas contribuíram para sua notoriedade.

Por exemplo, em 1949, seu confronto contra Jack La Motta permanece nos anais: enquanto ele é um dos favoritos (e apoiado pela Federação Francesa de Boxe), ele se rende para os Estados Unidos e afronta os famosos boxeador das ruas.

Uma luta de retorno era esperada até no final do mesmo ano, mas ele Marcel morreu tragicamente em um acidente de avião, causando uma grande perda para o mundo do boxe.

Henry Armstrong, o primeiro triplo vencedor

Nos ringues como profissional de 1932 a 1945, Armstrong é o primeiro a vencer não um campeonato mundial de boxe, mas três! Naquela época, levar três cinturões era um feito inigualável, especialmente em três categorias: peso-pena, peso-leve e meio-médio.

Ele gostava de lutar e se desafiar. Dos 17 campeões mundiais que ele encontrou nos ringues, 15 foram derrotados, a maioria deles por K.O.

Armstrong está entre grandes campeões da história do boxe. Ele ficou conhecido pelo apelido de “Hurricane Hank”, em referência à sua personalidade forte e tempestuosa.

Veja também quem são as mulheres que brilham nos ringues!

campeóes famosos do boxe profissional Quem se lembra do confronto entre Tyson e Holyfield?

Jack Dempsey, na categoria peso pesado

Um grande boxeador, apaixonado pelo esporte e inventor do “Dempsey Roll”, uma técnica de jogo de pernas e esquivas, ele é o primeiro campeão de boxe “moderno” e, acima de tudo, o primeiro superastro da disciplina.

Ele entrou no ringue pela primeira vez em 1917. Com o tempo, acumulou prêmios e lutas de prestígio, tendo 50 vitórias por KO em 61 lutas na carreira. Sua última luta termina com uma derrota controversa, mas ele deixou o mundo do boxe para abrir um restaurante.

Ray “Sugar” Leonard, o confiante

Campeão olímpico em 1976 (Montreal), Ray “Sugar” Leonard frequentou os ringues por 20 anos entre 1977 e 1997. Sua medalha de ouro nos Jogos Olímpicos vai lançar sua carreira como boxeador profissional e proporciona encontros e lutas de prestígio. Dntre elas, a luta contra Roberto Durano, que ficou conhecida como “no more”, em 1980. Foi nesta ocasião que ele recuperou o título mundial perdido no ano anterior.

Ele também experimentará outro susto quando for enfrentar Marvin Hagler, conhecido como “Maravilhoso” em Wembley, Vegas, em 1987. Na realidade, ele volta a calçar as luvas de boxe depois de três anos afastado dos ringues, por conta de uma operação de retina.

O resultado da luta é espetacular: ele se torna o novo campeão dos meio-médios, vencendo contra o titular da categoria. Seu nome artístico é emprestado de “Sugar Ray Robinson”, o primeiro praticante da nobre arte.

Julio César Chavez, a estrela dos ringues

Há 25 anos, o mexicano Julio César Chavez é o queridinho da mídia: sua carreira começou em 1980, com uma primeira vitória, que vai anteceder outras 88! Foi só em 1993 que ele conheceu seu primeiro empate. Uma verdadeira máquina nos ringues, ele é apelidado de “J.C Superstar” por seus fãs.

Ele é um campeão das categorias meio-médio e peso-pena, e um dos “quatro fabulosos” de sua geração, ao lado de Marvin Hagler, Roberto Duran e Thomas Hearns.

Melhores boxeadores: Joe Frazier

Na categoria dos pesos-pesados e super-pesados, Joe Frazier é uma lendautoridade. Seu estilo ofensivo permitiu que ele ganhasse um título olímpico, um campeonato mundial WBA e um título de boxe WBC. Em 1971, ele entrou no ringue para uma luta contra Mohammed Ali, para o que foi descrito como “luta do século”.

Sua dupla derrota (1974 e 1975) não foi tão comentada quanto sua vitória contra o mito Ali nesta luta de antológica, já que na época ele era visto como um outsider.

Você sabe como funcionam as Federações Internacionais de Boxe?

boxeadores atuais Mayweather segue o campeão atualmente invicto.

Jack de La Motta, o “Touro do Bronx”

Este boxeador de rua, apelidado de “touro raivoso”, é conhecido por sua luta contra Marcel Cerdan em 1949, permaneceu infame, embora tenha saído vitorioso. A revanche nunca pode ser feita.

Uma vez campeão de boxe na categoria peso-pesado, ele lutou alguns bons anos antes de se aposentar em 1954, após 13 anos de carreira. Ele inspirou a produção do filme The Ragining Bull, de Martin Scorsese.

Oscar De La Hoya, múltiplo campeão mundial

Campeão olímpico, duplo campeão WBO, 45 lutas profissionais, incluindo 30 K.O. La Hoya é impressionante! Ele é igualmente ativo no boxe amador, onde tem mais de 220 títulos. Ele é considerado a maior “atração” no mundo do boxe, pois suas lutas teriam gerado mais de um bilhão de dólares em lucros.

Ele confrontou alguns dos maiores pugilistas de sua geração, mas a luta entre De La Hoya e Mayweather Jr. continua sendo uma das mais divulgadas da época.

Mike Tyson, o “Iron Mike”

Mike Tyson foi coroado campeão muitas vezes, graças ao seu lendário soco. Ele gosta de desafiar seus oponentes: com seu ataque poderoso e suas atitudes ofensivas, ele assustou muitos!

Seu confronto com o temível Evander Holyfield, em 1997, ficou conhecido por um incidente inesperado: Tyson, tomado por um acesso de raiva, mordeu a orelha de seu oponente.

Ferido, Holyfield continua a luta, mas o resultado da partida é controverso, especialmente porque Tyson ataca a orelha esquerda de Holyfield no round seguinte. Daí virão alguns dos apelidos de Tyson, e sua fama será afirmada no mundo.

Bernard Hopkins, nos ringues desde 1988

Ele faz parte de uma geração de atletas que conseguiu quebrar todos os recordes. Hopkins descobre o boxe francês na prisão e tenta variantes como o kickboxing. Dotado e talentoso, ele aderiu a um clube de boxe após sua saída da prisão e começou a frequentar os ringues profissionais.

Até à data, ele tem 55 vitórias em 67 lutas, bem como vários títulos de campeonato.

boxeadores brasileiros conhecidos Popó, ex-lutador brasileiro, é um dos grandes nomes do boxe internacional.

Acelino “Popó” Freitas

Não poderíamos deixar de falar sobre o boxeador brasileiro Popó, tetracampeão mundial em duas categorias diferentes de boxe.

Nascido numa família pobre, de um bairro da periferia da capital baiana, a Cidade Nova, localizado na região da Baixa de Quintas, Popó foi alfabetizado por uma vizinha.

Popó iniciou sua carreira com 14 anos como amador. Foi campeão Baiano aos 14, campeão Norte-Nordeste aos 15 e Campeão Brasileiro aos 17 anos. Em 1995, foi convocado para a seleção Brasileira que disputaria os Jogos Pan-Americanos de 1995, em Mar Del Plata, onde conquistaria o vice-campeonato do torneio. Com a conquista da medalha de prata no Pan, Popó passou a lutar no boxe profissional.

Confira nossa compilação das lutas de boxe mais lendárias.

Floyd Mayweather, um adeus brilhante

Invicto desde 1996, Mayweather tem apenas … zero derrotas na sua carreira, o que o coloca entre os maiores lutadores de todos os tempos!

Várias de suas lutas foram objeto de grande atenção, como contra o mexicano Alvarez (em Las Vegas em 2013), contra o Filipino Pacquiao (em 2015), ou ainda, contra o campeão De La Hoya em sua estréia , em 2007.

Em 2017 ele é convidado por Conor McGregor, um campeão de MMA  para retornar aos ringues para uma luta final. Mayweather deixou a carreira de boxeador com mais uma vitória e um grande sucesso!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Jesseron Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Jesseron
Convidado
Jesseron

Mike Tyson o melhor de todos