O boxe tem ganhado cada vez mais fãs pelo mundo. Lutadores já aposentados tem travado confrontos com pessoas famosas e praticantes do esporte para popularizar ainda mais esse tipo de luta. Essa prática tem sido usada tanto no exterior como no Brasil. E podemos dizer que essa estratégia tem funcionado.
Os confrontos do nosso lutador mais famoso das últimas décadas, Acelino "Popó" de Freitas com Whindersson Nunes e agora com o Cléber Bambam deram o que falar nas redes sociais.
Se você gosta do esporte e está pensando em começar a praticá-lo, você pode assistir uma série de filmes sobre lutadores de boxe, baseados ou não em fatos reais, que vai te ajudar a entender melhor esse universo. Além disso, se quiser aprender o esporte na prática, confira nossas aulas de boxe perto de mim.
Os enredos desses filmes costumam ser bastante emocionantes, já que retratam o boxe como uma motivação para as pessoas mudarem de vida e conquistarem alguma coisa. São normalmente histórias inspiradoras e que vão te deixar envolvido do início ao fim. Além de muito drama, você vai ter muita ação dos combates. Fique então com 10 filmes que achamos que vale a pena assistir.
Rock Balboa
Se você quer "maratonar" uma série de filmes sobre boxe, a história de Rock Balboa pode ser uma ótima opção.
Certamente um dos maiores atores de filme de luta é o lendário Sylvester Stallone, estrela de todos os filmes do Rock. A série de filmes contando a história do lutador Rock Balboa certamente foi um dos maiores sucessos da carreira de Stallone e um dos filmes mais famosos envolvendo o esporte boxe.
Foram seis filmes ao todo:
- Rock, Um lutador (1977)
- Rock II - A Revanche (1979)
- Rock 3 - O Desafio Supremo (1982)
- Rock 4 (1985)
- Rock 5 (1996)
- Rock Balboa (2006)
O último, lançado em 2006, conta a história de um viúvo cinquentão, aposentado dos ringues, e que administra um restaurante na Filadélfia. Ele, entretanto, resolve voltar a lutar com o grande campeão da atualidade. Como será que isso termina? Ai você vai precisar assistir o filme todo para conferir.
Uma curiosidade é que os filmes também foram escritos por Stallone, baseados na vida de Chuck Wepner. Stallone também dirigiu quatro das cinco sequências. O primeiro e o último filme foram dirigidos por John G. Avildsen.
Rocky, Rocky III foram indicados ao Oscar, com o primeiro prêmio de Melhor Filme e Melhor Edição de Filme, e é considerado um dos maiores filmes esportivos de todos os tempos. Stallone foi indicado para Melhor Ator por sua atuação no primeiro filme. Rocky influenciou pontos turísticos. A entrada do Museu de Arte da Filadélfia ficou conhecida como 'Rocky Steps', enquanto frases como "Yo, Adrian!" e "Se ele morrer, ele morre" são amplamente lembradas. Balboa também é considerado um dos personagens fictícios mais marcantes, e a franquia está intimamente ligada a suas canções tema de sucesso, que você deve ter revivido ao assistir o trailer acima.
Creed - Nascido para lutar
Na esteira do sucesso de Rock, vem a série de filmes sobre o seu protegido, Donnie Creed. Aqui, Rock Balboa assume o papel de treinador de boxe de Creed. No filme de 2016, Sylvester Stallone foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante e venceu o Globo de Ouro nessa mesma categoria.
O ator principal é Michel B. Jordan, no papel de Creed.
O filme prova que o legado de Rock Balboa é mais que um nome. Aqui ele assume o papel de mentor do filho do campeão dos pesos pesados, Apollo Creed, que morreu antes do filho nascer. Mais uma história envolvente, em torno da lenda "Rock Balboa". Ao ver essa série de filmes você fica até na dúvida se ele de fato não existiu.
Menina de Ouro

Entre os filmes de boxe feminino, a "Menina de Ouro" é um dos mais emblemáticos. O premiadíssimo filme venceu o Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor (Clint Eastwood), Melhor Atriz (Hilary Swank) e Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman). Teve ainda indicações em outras três categorias: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Ator (Clint Eastwood).
Ganhou também dois Globos de Ouro, o César de Melhor Filme Estrangeiro e um monte de outros prêmios. Foi um verdadeiro sucesso com atores de peso no elenco.
O Vencedor
O filme "The Fighter" ou em português "O Vencedor", conta a história de um pugilista norte americano, da categoria meio-médio, que é treinado e agenciado pela sua família, mas acaba não tendo uma carreira muito vencedora nessa situação. No desenrolar da história o seu irmão e treinador acaba preso, ele recomeça a carreira com uma nova equipe e ganha o direito de disputar o cinturão dos meio-médios.
Nessa altura, seu irmão sai da prisão e eles acabam voltando a treinar juntos. O Mick vence a luta e conquista o título dos meio médios, creditando o seu irmão como um dos responsáveis pelo seu sucesso.
O filme foi indicado a seis categorias do Oscar, incluindo a de Melhor Filme, e venceu duas: Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale) e Melhor Atriz Coadjuvante (Melissa Leo).
Qual é o meu nome: Muhammad Ali
O documentário produzido pela HBO em 2019 conta a história do boxeador campeão e um dos maiores nomes do boxe e seu legado como ativista social e ícone cultural. Muhammad Ali é uma das figuras mais emblemáticas da história do boxe, e o filme conta, através da voz do próprio Ali, sua incrível história como campeão mundial de boxe a inspirador ativista social.
O filme busca mostrar como além de um exímio lutador, Ali foi importante na luta pelos direitos e igualdade dos negros, trazendo ao conhecimento do público o seu lado ativista.
A luta de uma vida
A luta de uma vida é a tradução do filme americano The Survivor. O filme foi baseado em fatos reais, e inspirado no livro de Alan Scott Haft. A história conta a vida de Harry Haft, um judeu que sobrevive ao campo de concentração de Auschwitz e se muda para Nova York, onde se torna um boxeador profissional.
Durante o período que ficou em Auschwitz, foi obrigado a participar de lutas contra os seus companheiros prisioneiros para sobreviver, carregando traumas que o assombraram durante a sua vida.
Com o fim da Segunda Guerra, tornou-se um boxeador profissional e decide ir em busca do seu primeiro amor. O filme de 2021/2022 está disponível no Amazon Prime Vídeo. A atuação de Ben Foster foi aclamada pelos críticos. Confira o trailer legendado desse emocionante drama:
Ali
Will Smith interpreta o ícone do boxe, Muhammad Ali. Esse filme é uma biografia da lenda do boxe, focada em suas vitórias e controvérsias entre 64 e 74. Eu acho que tendo Will Smith no papel principal já vale assistir, sou fã :)
A história narra quando Ali ainda se chamava Cassius Clay, destacando que além de um grande lutador, ele era uma pessoa muito inteligente fora dos ringues, impressionando a todos pela sua habilidade com as palavras. Nos anos 60 tornou-se uma das principais personalidades do esporte mundial.
Cassius se converte ao islamismo e muda oficialmente o seu nome para Muhammad Ali. Outro episódio marcante na vida de Ali foi a sua recusa em lutar na Guerra do Vietnã, por discordar do confronto. Foi indicado em duas categorias no Oscar, melhor ator (Will Smith) e melhor ator coadjuvante (John Voight), mas não levou nenhuma estatueta.
Legionário
Esse filme é mais antigo, de 1998, então é ideal para quem gosta dos clássicos. Estrelado por Jean-Claude Van Damme o filme rendeu mais de 35 milhões de dólares.
O filme retrata a história do boxeador Alain Lefècre, que nos anos 20 se recusa a aceitar o suborno de um mafioso fica com a cabeça a prêmio, ele vence uma luta de boxe que deveria perder. Para escapar da morte, alista-se na Legião Estrangeira Francesa com um sobrenome falso. Ele viaja então para o Marrocos e vê seu regimento ser atacado pelo exército rifenho.

A história divide-se entre a luta de Alain para sobreviver e sua vontade de retornar à França para reencontrar o seu grande amor. É um papel mais dramático que mostra Van Damme atuando mais que como um ator de filmes de ação.
Veia de Lutador
Channing Tatum interpreta Shawn McArthur, um jovem morador de uma pequena cidade que resolve se mudar para Nova York para tentar novas oportunidades na vida. Passando por alguma dificuldade sem ter dinheiro para sobreviver, ele encontra um golpista que acaba vendo nele um bom lutador.
Eles formam então uma parceria para ganhar algum dinheiro. Com o passar do tempo, Shawn se torna um astro da briga de rua, vencendo de lutadores profissionais e campeões de artes marciais. O filme foi produzido no ano de 2009, seu título original é Fighting.
10 segundos para vencer
Não podia deixar de incluir uma produção nacional na nossa lista, não é mesmo. Vamos terminar então essa lista de filmes que envolvem história de lutadores ou treinadores de boxe com a história do nosso Galinho de Ouro, Éder Jofre, retratada em um filme.
Essa Cinebiografia conta a história do maior pugilista brasileiro de todos os tempos, Éder Jofre, interpretado pelo grande ator, Daniel de Oliveira. Jofre tem uma infância difícil em São Paulo e seu pai, Kid Jofre, interpretado por Osmar Prado, vai ser seu treinador e mentor para que ele consiga se tornar um grande lutador.
A alcunha de Galinho de Ouro foi dada pelo fato dele ter sido o maior peso galo da história do boxe mundial. O filme foi produzido em 2018 e está disponível na Globo Play.
E então, gostou da nossa lista? Qual filme você também recomendaria desse gênero? Filmes de boxe na Netflix ou filmes de boxe em outro streaming? Deixe nos comentários aquela história de boxeador que não pode faltar na lista de filmes de quem ama boxe.









