“Em um filme, não filmamos a realidade, tentamos filmar imagens que refletem uma realidade." Stanley Kubrick

Você quer ser um Steven Spielberg? Ou um Fernando Meirelles? Seus diretores favoritos o inspiram? Esses dois grandes nomes do cinema já mostraram ao mundo a que vieram. E.T., Contatos Imediatos de Terceiro Grau, De Volta para o Futuro, marcaram notadamente a história do cinema.

Cidade de Deus marcou o cinema brasileiro aqui e no exterior. Fernando Meirelles é um diretor talentoso e pode crescer ainda mais.

Então, você conhece o segredo deles para fazer bons filmes?

Primeiro, descubra como filmar bem com câmeras (qual escolher?). Estabilização, sensor grande, ótica, foco automático, descubra todos os elementos a serem considerados para tornar seus vídeos um sucesso.

Faça um vídeo: escreva o storyboard

Fazer um vídeo não pode ser improvisado, ou nem sempre. Embora não seja obrigatório escrever um script toda vez que você deseja filmar, colocar idéias em preto e branco permite focar mais tarde no aspecto mais técnico do vídeo na hora de filmar.

Por onde começar a fazer um vídeo? Posso aprender em um curso de fotografia? Cortar a história de antemão permite que você se concentre no lado técnico posteriormente.

Porque não filmamos da mesma maneira com uma câmera de vídeo e com uma câmera fotográfica. Ao contrário da câmera de vídeo, a câmera requer fotos estáticas. Além disso, se você quiser trocar as lentes para imagens diferentes, precisa fazer as alterações com eficiência.

Antigamente era mais difícil filmar
Se achar complicado, lembre-se de como eles filmavam antes...

Fotografe todas as cenas com uma lente específica e depois mude para outra lente após todas as cenas terem sido filmadas.

Escolhendo suas objetivas para filmar com uma câmera

A qualidade da imagem de um filme ou vídeo depende quase inteiramente da qualidade de suas objetivas. Esse é, em particular, o objetivo que determina se é uma foto ampla ou um zoom. Portanto, é importante pensar sobre esse recurso com cuidado antes de filmar ou comprar uma câmera. Teleobjetiva, distância focal fixa, grande angular, o tipo de câmera influencia na sua escolha de lentes.

Porque nem todas as câmeras podem trocar de lente (como compactas ou bridge).

Se você puder trocar as lentes fotográficas, escolha uma lente que seja bastante clara e que permita ampliar mais ou menos. Isso permite que você escolha vários estilos de plano.

A escolha da objetiva, portanto, também depende da câmera. Reflex, híbrida, bridge, compacta digital, a escolha da câmera depende do seu uso. Você precisa de um visor? Deseja um sensor de formato completo? Uma tela inclinada? E uma tela de toque? Ótica intercambiável? As câmeras compactas mais baratas podem ser ótimas ferramentas para os videomakers de primeira viagem.

Mas escolher uma reflex (SLR) ou uma câmera digital híbrida permite tirar fotos muito boas. A vantagem é poder se beneficiar de uma ampla gama de lentes para tirar belas imagens.

Antecipe cortes de filmagem

A câmera não filma continuamente. Dependendo do modelo da câmera, a gravação pode parar após 30 minutos e até 5 minutos. Esses limites de tempo geralmente podem ser definidos nas configurações, mas você não pode ir além do máximo.

Portanto, é imperativo organizar as tomadas para que o filme não seja cortado no meio. Organize pequenas cenas. Esse detalhamento também facilita sua tarefa durante a edição audiovisual.

Além disso, não esqueça de levar vários cartões SD ou outros cartões de memória. Não é incomum para os cineastas que começam com uma câmera esquecer que o espaço ocupado pelas fotografias é muito menor que para os vídeos. As câmeras não são feitas para armazenar dezenas de vídeos longos. Portanto, é melhor fornecer alguns cartões de memória para evitar que isso se torne um problema.

O cartão de memória é sempre um bom investimento, pois também permite tirar fotos com tranquilidade.

Aprenda a estabilizar sua câmera para fazer um filme

A maior dificuldade ao filmar são as tremidas. Se você já tentou filmar com sua câmera, pode ter notado que a imagem se moveu um pouco e, às vezes, até muito.

Como evitar o movimento durante as filmagens no curso fotografia online? O tripé é um elemento essencial do videomaker.

A máquina deve estar estável
Você tem que garantir a estabilidade do aparelho fotográfico na hora de filmar

Algumas câmeras possuem um estabilizador embutido. Isso reduz bastante os tremores quando você segurar a câmera nas mãos. Mas isso nem sempre é o suficiente. No entanto, o melhor é investir em um bom tripé de câmera para ter calma nesse ponto de vista.

Para compactas, existem SteadyCam, braços que permitem dar uma estabilidade muito boa ao dispositivo enquanto você os move. Essas ferramentas são usadas especialmente para a GoPro, mas podem muito bem ser adequadas para a câmera.

Modo vídeo: saiba como fazer as configurações corretas

Não é fácil saber quais configurações escolher quando você inicia e descobre sua câmera (já escolheu a sua para filmar?). Mas o modo de vídeo, às vezes, exige tantas configurações quanto uma foto, se não mais.

Antes ou depois de ativar o modo vídeo do seu dispositivo, você precisa escolher algumas opções. Por exemplo, o dispositivo pode perguntar se você deseja gravar em 4K, full HD ou qualidade inferior. Mas, às vezes, também é necessário escolher o tamanho e a proporção da imagem (16/9, 4/3, etc.).

Outra configuração importante: escolha o número de imagens por segundo. Geralmente, você pode escolher entre 24 ou 25p. Mas pode ser mais se quiser diminuir a velocidade (50 ou 60 quadros por segundo).

Finalmente, também é necessário ajustar os parâmetros usuais usados ​​para a foto: balanço do branco, brilho, contrastes, etc.

Escolhendo a luz certa para filmar

Luz: o x da questão. Sem luz, é impossível tirar uma foto ou fazer um filme. Esse é o próprio conceito de fotografia: capturar a luz e sombras para transcrever as formas no papel.

Como você pode ver, saber usar a luz significa saber como tirar boas fotos e vídeos.

Como fazer uma bela fotografia curso? Tudo é uma questão de luz e sombra.

Ao decidir filmar, tome cuidado para não ficar em contraluz (de frente para o sol) ou para não ficar em um local muito escuro. Alguns dispositivos tornam possível filmar facilmente com pouca luz (graças aos sensores ISO e full frame), mas esse continua sendo um exercício complicado, especialmente para sensores pequenos como APS ou APN. Encontre o meio termo para brincar com a luz e obter belas imagens.

Filme com uma câmera: favoreça fotos estáticas

Como mencionado acima, a câmera é uma ferramenta que permite tirar fotos estáticas, mas que se torna muito menos eficiente quando se trata de filmar em movimento (por exemplo, para uma foto de viagem).

O clique perfeito com uma boa máquina
Faça filmes simples, mas de boa qualidade

A causa? A falta de foco automático adequado para o modo de vídeo.

Porque, mesmo que o foco automático esteja disponível na câmera, é para uma imagem parada: uma fotografia. Quando a câmera está em movimento, a câmera não consegue encontrar o ponto automaticamente, portanto, você precisa ajustar a nitidez manualmente.

Confie em mim, esse exercício pode quebrar sua cabeça mais de uma vez.

Portanto, o melhor é criar seu vídeo com fotos e, assim, ajustar a nitidez da imagem com muito mais facilidade. Você pode aproveitar a vantagem da profundidade de campo que é difícil de encontrar com uma câmera de vídeo.

Antecipe o registro do som da câmera

Difícil encontrar um som de qualidade em uma câmera! Para gravar um filme profissionalmente, é amplamente recomendável investir em um microfone externo. Para os dispositivos mais eficientes, o microfone pode ser conectado diretamente ao dispositivo.

No caso de uma câmera compacta, por exemplo, será necessário usar o microfone separadamente e juntar os dois elementos durante a montagem.

A boa dica: bata palmas no início da gravação. Isso serve como referência para ajustar a imagem com o som, como uma claquete de cinema.

Faça várias tomadas para a mesma cena

Nem sempre é fácil começar a filmar com uma câmera quando você não conhece as configurações, os princípios básicos do gerenciamento de luz ou outros. Fazer várias gravações da mesma cena garante que pelo menos uma delas seja a boa.

Isso não significa que você precise fazer 50 vezes a mesma cena. Mas duas ou três gravações podem evitar surpresas desagradáveis ​​durante a edição.

Claro, seja filmando férias ou documentário, fazer várias gravações é complicado, até nos cursos de fotografia online. Estragaria a espontaneidade. Mas no caso de um vídeo com script, não esqueça esse conselho!

Mude seus ângulos de visão regularmente

Como filmar bem? Precisa fazer aula de fotografia? Filme de diferentes locais.

Fazer várias fotos de ângulos diferentes é um bom conselho quando você está filmando com uma câmera, seja para foto ou vídeo.

Dicas para filmar bem
Você pode dar uma olhada para ver a qualidade de seus filmes

De fato, mudar o ângulo de visão traz avivamento e ritmo a um vídeo. Isso é ainda mais essencial, pois com uma câmera é muito complicado fazer planos em movimento. Filmar de diferentes pontos de vista compensa essa falta de dinamismo.

Isso mantém a atenção do espectador.

Tome cuidado com a coerência entre os diferentes tipos de ângulos e a sequência das imagens. O espectador deve entender onde ele está no momento em que assiste a cena. Evite mover os elementos da cena entre duas gravações.

Agora você tem todos os segredos para se tornar o melhor diretor!

Precisando de um professor de Fotografia ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Carolina

Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.