"A câmera pode filmar meu rosto, mas até ela capturar minha alma, você não tem filme." Al Pacino

O cinema é uma arte que muitos de nós apreciamos. Mas, entre todos os gêneros de filmes que existem, a comédia é o gênero favorito dos brasileiros. Fazer as pessoas rirem, fazê-las chorar, fazê-las pensar, os filmes servem como uma saída emocional. Então, por que não se colocar no lugar de um diretor e gravar seu próprio filme?

Descubra todas as maneiras de filmar com uma câmera digital. E por que não fazer aulas de fotografia?

Compacta, reflex, híbrida, quais são as diferenças?

Quando você pratica fotografia ou vídeo, adquirir uma câmera torna-se um exercício às vezes complicado. Distinguir a mais adequada entre todos os tipos de câmeras disponíveis no mercado pode ser um trabalho árduo. Entre a sonhada reflex pelo fotógrafo profissional e a pequena compacta para as férias, há uma grande lacuna.

Quais são os diferentes câmeras para filmar? Qual dispositivo escolher para seu curso basico de fotografia?

Escolha a sua máquina para filmar
Você sabia que as câmeras fotográficas imitam os olhos?

E, no entanto, essa lacuna tende a diminuir hoje à medida que as compactas se tornam cada vez mais eficientes.

Mas antes que você possa escolher qual é o mais adequado para o vídeo (guia completo para fazer com sua máquina), é essencial entender as diferenças visíveis que existem entre todos esses tipos de câmeras digitais.

A câmera reflex ou SLR geralmente é a que os fotógrafos mais sonham. Essa caixa grande permite adquirir todos os tipos de material para torná-lo ainda mais eficiente. Objetivas grande angular, teleobjetiva, bateria externa, tudo é feito para a prática de especialistas. Mas a verdadeira diferença por trás da SLR é que ela possui um espelho. O espelho reflete a luz que entra pela lente antes de ser transmitida de volta ao sensor.

Quando o fotógrafo ou o camera man olha para o visor, ele vê a imagem real à sua frente.

Pelo contrário, as câmeras híbridas não têm espelho. Portanto, a imagem é transmitida diretamente ao sensor. No visor, os usuários veem uma representação da imagem. É por isso que as caixas ou corpo das compactas e híbridas são mais compactas porque não têm espelhos.

A principal diferença entre a SLR e a híbrida, portanto, está na maneira de capturar a imagem, de capturar a luz. No entanto, como nas DSLRs, é possível mudar a objetiva ou lente. Uma possibilidade não encontrada com câmeras fotográficas bridge (grande capacidade de zoom).

Frequentemente menos conhecidas, as câmeras bridge tendem a desaparecer com a melhora das compactas. No entanto, a bridge geralmente oferece uma melhor qualidade de objetiva. Ela é muito semelhante ao SLR do ponto de vista ergonômico. No entanto, esse tipo de câmera permanece bastante reservado para fotógrafos e videomakers amadores.

A compacta é uma câmera pequena que cabe no seu bolso e é usada há muito tempo para fotos de férias. Porém, nos últimos anos, as compactas tornaram-se cada vez mais eficientes e, às vezes, competem com as SLRs low-end.

De fato, é melhor ter uma boa compacta que uma reflex com uma objetiva ruim.

Outra diferença notável entre todas essas câmeras: o tamanho do sensor. O sensor é a ferramenta que captura a luz para criar a foto. É o coração do dispositivo.

O sensor é maior na reflex. E quanto mais o sensor for grande, mais fácil será capturar a luz, mesmo nos locais mais escuros. É por isso que as câmeras SLR são conhecidas como as melhores câmeras.

Você deve saber que, até muito recentemente, apenas câmeras SLR tinham um sensor de quadro completo. Mas nos últimos anos, a marca Sony lançou uma híbrida muito boa com um sensor de grande formato: o Sony Alpha 7.

Portanto, os avanços tecnológicos não deixarão de revolucionar o mercado de foto e vídeo.

Use uma câmera reflex para filmar

Por que filmar com uma SLR? A SLR é volumosa, mas oferece uma qualidade muito boa. O que mais aprender em um curso de fotografia profissional?

Faça vídeos com seu aparelho fotográfico
A máquina digital deixou a analógica obsoleta

A escolha da câmera reflex para filmar depende muito de seus objetivos. De qualquer forma, você precisa conhecer as vantagens e as desvantagens de tal prática videográfica.

O principal elemento para tirar fotos bonitas e, portanto, vídeos bonitos, em uma reflex é o sensor. Mas, além de ter um bom sensor, é igualmente essencial escolher boas objetivas. A qualidade da imagem do vídeo dependerá certamente da lente que você usar.

Você não precisa investir em uma lente teleobjetiva para fazer vídeo, a menos que queira fazer um documentário sobre a vida selvagem. Lentes de grandes dimensões podem ser complicadas e difíceis de serem manuseadas. Talvez o melhor para vídeo sejam lentes com diferentes distâncias focais. Por exemplo, uma lente de 35 a 70 mm permitirá tirar fotos amplas, retratos, mas também ampliar um pouco, se necessário.

Cuidado! Se você deseja fazer um vídeo profissional, evite aumentar o zoom enquanto fotografa.

As objetivas fixas também são altamente recomendadas. Geralmente, elas são de boa qualidade e permitem que você foque no próprio enquadramento, mais do que no zoom.

Tente também adquirir lentes luminosas que abrem em torno de 1,8 ou 2. Muitas vezes, muito mais caras, essas lentes ainda são de excelente qualidade e ajudarão a fazer melhores vídeos.

Também preste atenção ao peso da câmera SLR. Só o corpo já é bastante pesado. Com as objetivas, fica difícil manipulá-las. Isso pode ser uma desvantagem para vídeos de viagens, por exemplo. Será necessário investir em um tripé. Por outro lado, quanto mais pesado o dispositivo, mais fácil é de estabilizá-lo.

Use uma câmera híbrida para filmar

As câmeras híbridas são uma boa alternativa para evitar levar uma mala muito pesada. Isso porque os corpos são menores. Nos últimos anos, as híbridas têm sido muito procurados por profissionais, em especial o famoso case da Sony, o Alpha 7. Excelente com pouca luz, essa câmera é uma joia para os videomakers amadores e profissionais.

Por que filmar com uma híbrida para fotografia para iniciantes? Os dispositivos híbridos são notáveis ​​em termos de vídeo.

Como as reflex, as câmeras híbridas podem mudar de objetiva. Uma vantagem muito boa para um corpo pequeno.

Mas também será necessário pensar em investir em um microfone para que o som seja bom. De fato, mesmo que as câmeras tenham avançado no vídeo, o som permanece um detalhe não muito convincente. O microfone pode, portanto, tornar o dispositivo em uma ótima filmadora.

Preste também atenção ao estabilizador. Alguns dispositivos possuem um estabilizador embutido, mas esse não é o caso de todas as câmeras. E é muito difícil capturar uma imagem que treme durante a edição. Portanto, tome cuidado com esse detalhe ao filmar.

Qual aparelho fotográfico escolher?
A máquina tem que respeitar seus objetivos de imagem

Menos volumosa que uma SLR e igualmente poderosa, a verdadeira desvantagem ainda é o preço de dispositivos híbridos bons para vídeo. Eles custam cerca de R$ 10 mil para adquirir uma boa câmera.

Use uma bridge ou câmera compacta para filmar

A solução da bridge não é realmente a melhor escolha para filmar hoje em dia. Você não poderá trocar de lente e o dispositivo ainda é bastante volumoso.

Por outro lado, as compactas têm seu lugar ao lado dos videomakers. As compactas especialistas permitem criar vídeos de excelente qualidade em alta definição ou 4K, usando também opções como câmera lenta ou outras.

A grande vantagem da compacta também é que ela pode ser levada a qualquer lugar sem pesar sua bolsa ou mala.

No que diz respeito à estabilização, isso é um bug para a câmera compacta, mas existem acessórios para ajudar a estabilizar a câmera.

As compactas são muito mais baratas que as SLRs ou híbridas e são mais que suficientes para amadores que desejam desfrutar de boa qualidade de imagem.

Como escolher sua câmera para fazer vídeo?

A escolha da câmera é, portanto, feita de acordo com o orçamento do usuário, mas também de acordo com a meta a ser alcançada.

Se o objetivo é fazer belos vídeos das férias, a compacta é a câmera mais adequada. Por outro lado, para fazer vídeos profissionais, é recomendável investir em uma híbrida ou SLR com o qual você poderá trocar as objetivas, mesmo que a compacta também possa oferecer uma boa qualidade.

Como escolher o dispositivo certo para filmar no seu curso online de fotografia?

Bastante compacta ou reflex?

Então, tudo depende dos seus hábitos fotográficos. Alguns escolherão uma SLR por hábito ou porque já possuem toda a gama de lentes correspondentes. Outros serão atraídos pelos mais recentes aparelhos híbridos.

Você encontrará a melhor relação custo-benefício levando em consideração seu nível e seus desejos.

O vocabulário das câmeras para filmar

Aqui está um pequeno vocabulário para entender o básico do vídeo com uma câmera.

4K

A maioria das câmeras está equipada com 4K para filmagem. Mas cuidado, esse não é o mesmo 4K usado no cinema (4096 x 2160 pixels). A das câmeras é, de fato, uma melhoria do full HD, pois mantém a mesma proporção de 16: 9, mas com mais pixels (3840 x 2160 pixels). Estamos falando de 4K UHD.

O celular virou câmera fotográfica
A maioria das pessoas utilizam seus smartphones para imagem...

Autofocus

O foco automático é a capacidade da câmera de focalizar sozinha. Em outras palavras, a câmera cuida da nitidez do centro da foto ou do elemento mais próximo. Esse foco automático pode ser bastante irritante no vídeo. É aconselhável fazer um balanço manualmente (o passo a passo do vídeo com uma câmera fotográfica!).

Precisando de um professor de Fotografia ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Carolina

Quero aprender italiano e espanhol, mas preciso mesmo é do inglês... Leio as plaquinhas nos museus, gosto de música e de cinema dos anos 70. De agora, só o Pablo do arrocha que serve.