Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Viver no Brasil: você sabe se comunicar em português?

De Joseane, publicado dia 17/08/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > PLE: nível de conhecimento linguístico em língua portuguesa

Passar uma temporada longa no Brasil como turista ou viver no Brasil como expatriado, uma experiência única para aqueles que querem aprender a falar português ou melhorar o seu nível de conhecimento em língua portuguesa, ao mesmo tempo que explora todas as riquezas da cultura brasileira.

Cada vez  mais estrangeiros tem escolhido imigrar para o Brasil. Atualmente o país conta com cerca de 1,5 milhão de estrangeiros que vivem, trabalham, aprendem e criam família no Brasil.

As belezas naturais, o estilo de vida, a alegria contagiante e a resiliência dos brasileiros, o clima…são fatores que atraem essa grande levada de imigrantes para o país tupiniquim. Mas não é só isso! Muitos estrangeiros veem no Brasil a oportunidade de estudar, aprender e empreender:

 Estrangeiros que buscam conhecimento em diferentes mercados, além de oportunidade de trabalho ou de dar início ao próprio negócio, têm encontrado no Brasil um espaço para tirar os planos do papel. Acompanhando esse movimento, a quantidade de vistos concedidos a estudantes de fora quase dobrou nos últimos três anos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, somente entre 2011 e 2012 foram 11.886 concessões para estrangeiros que vieram ao Brasil estudar em graduação ou pós-graduação, um aumento de 21%. (Fonte: Insper)

Qual que seja a razão pela qual o estrangeiro queira se instalar no Brasil é muito importante aprender a falar portugues. No artigo de hoje o Superprof dá dicas para o estrangeiro que escolheu morar no Brasil, desde a organização da estadia até a instalação definitiva no país verde e amarelo.

PLE: se preparar para morar no Brasil

Qual o nível de português necessário para conseguir viver tranquilamente no Brasil? Seja qual for a razão que te traz ao Brasil, estudo, turismo ou trabalho, é necessário ter um bom conhecimento do português para se fazer entender pelos brasileiros.

Viver no Brasil Aprenda português para se integrar entre os brasileiros…

Muitos estrangeiros que fazem turismo pelo Brasil não escondem a sua frustração pelo fato de não ter conseguido se relacionar bem os os brasileiros devido ao bloqueio linguístico. Um fato, ainda são poucos os brasileiros que falam inglês ou um outro idioma estrangeiro.

Assim, se você está vindo para o Brasil e quer ter uma experiência enriquecedora, você deve aprender a falar bem em português.

Poder se comunicar em português do Brasil é a melhor forma para se integrar no país e para compreender o estilo de vida e costumes dos brasileiros.

O estrangeiro que deseja imigrar para o Brasil deve conhecer as diferentes formalidades com o objetivo de viver legalmente no Brasil. O caminho é diferente de acordo com a nacionalidade de cada estrangeiro. Mas, de forma geral, aqueles que desejam imigrar para o Brasil para estudar em uma universidade brasileira ou trabalhar em uma empresa instalada no Brasil deve solicitar um visto junto as autoridades consulares e a polícia federal.

As universidades brasileiras exigem que o estudante estrangeiro possuam pelo menos o nível intermediário em português, isto é, consigam se comunicar de forma fluída no idioma local.

Para se preparar para viver no Brasil é importante começar pelo idioma. Fazer um curso portugues para estrangeiros é imprescindível para queles que querem aprender a falar português rapidamente.

Felizmente é possível fazer curso de lingua portuguesa a distancia e também ter aula de portugues para estrangeiros online.

Aprenda português em imersão linguística

Aula particular de português para estrangeiros, curso de PLE presencial, aula de PLE com professor particular, estadia linguística, imigração profissional, programa de intercâmbio cultural…os caminhos que te levam ao aprendizado do português são vários!

imersão linguistica em português Melhore sua pronúncia em português, venha viver no Brasil…

Embora exista mais de uma maneira para você aprender a falar português do Brasil, a imersão total continua sendo a forma mais eficiente para aprender o idioma e se tornar fluente em portugues.

Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação​ (QCER), serve para medir o nível de compreensão e expressão oral e escrita numa determinada língua. Ele estabelece uma escala de seis níveis comuns de referência para a organização da aprendizagem das línguas e a homologação dos distintos títulos emitidos pelas entidades certificadas.

Avalie o seu nível de conhecimento em português:

I. Utilizador Elementar

  • A1 – Nível de Iniciação – O nível A1 é considerado o nível básico do uso da língua, em que o aprendente consegue
    interagir, com ajuda do interlocutor, sobre assuntos concretos do seu quotidiano, usando
    frases feitas e vocabulário e expressões de uso muito frequente
  • A2 – Nível Elementar – Na perspetiva
    do saber fazer/saber atuar, o aprendente manifesta competência pragmática para lidar com
    situações simples do quotidiano

II. Utilizador Independente

  • B1 – Nível Limiar – O B1 é um nível intermédio e carateriza-se pela capacidade que um aprendente tem de utilizar a língua para manter a interação com outros falantes em contextos variados, nos domínios privado, público, educativo e profissional. Neste nível, o utilizador manifesta competências discursivas e pragmáticas para lidar de forma eficiente, com alguma autonomia, com situações comuns do quotidiano
  • B2 – Nível Vantagem – O nível B2 é aquele em que se situa o aprendente que faz uma utilização independente da
    língua e, em relação ao nível anterior, distingue-se por introduzir descritores que apontam sobretudo para três vertentes: o aprendente é capaz de argumentar com propriedade e eficácia; é capaz de manter uma conversação fluente e autônoma; possui consciencialização linguística e autocorreção de erros linguísticos.

III. Utilizador Proficiente

  • C1 – Nível Autonomia – Neste nível, todas as competências linguísticas e comunicativas do nível anterior são ampliadas, o que resultará numa maior fluência, autonomia e espontaneidade do discurso e na capacidade de usar conscientemente um leque muito alargado de recursos linguísticos.
  • C2 – Nível Mestria – O nível C2, sendo o nível do utilizador proficiente, pressupõe uma competência próxima da do falante nativo. Não se deve entender, no entanto, que este utilizador terá de demonstrar a mesma proficiência dos falantes nativos da língua, mas sim o grau mais avançado quer de precisão, fluência e espontaneidade quer de consciência linguística e conhecimento de mecanismos de coesão e coerência que um aprendente da língua pode ter.
    O utilizador de nível mestria caracteriza-se, assim, pela capacidade de comunicar fluentemente com precisão e propriedade, mostrando um conhecimento suficientemente profundo da língua para distinguir variações subtis de significado e sentidos implícitos

Veja qual o tempo necessário para ficar fluente em português, aqui.

Teste seu nível de conhecimento de português

Para validar suas habilidades no idioma oficial do Brasil, você precisa passar pelo Celpe-Bras, o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil.

teste de nível em português do Brasil Se prepara para testar o seu nível de português e obtenha o certificado do Celpe-Bras

Organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o CELPE-Bras avalia a compreensão oral, a compreensão escrita, a produção oral e a produção escrita da Língua Portuguesa, e é conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Aceito por empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é pré-requisito para que estudantes estrangeiros possam realizar cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, oferecidos pelo governo e por meio dos Programas de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Pós-Graduação (PEC-PG).

O exame tem uma Parte Escrita e uma Parte Oral:

•    PARTE ESCRITA (com duração de 3 horas) – duas tarefas integrando compreensão oral e produção escrita e duas tarefas integrando leitura e produção escrita;

•    PARTE ORAL (com duração de 20 minutos) – interação a partir de atividades e interesses mencionados pelo examinando na ficha de inscrição e conversa sobre tópicos do cotidiano, de interesse geral, com base em elementos provocadores.

A proficiência na língua é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas (Parte Escrita) e em uma interação face a face (Parte Oral) que exigem compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita e/ou oral. Isso inclui práticas de uso da Língua Portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português.

Para obter o certificado, o candidato deve alcançar desempenho em ambas as partes do Exame. Para começar sua preparação para o Celpe-Bras, nossa primeira dica é identificar seu nível em PLE. Para tanto, conte com a ajuda de um professor de português para estrangeiros.

Para se preparar para prova o ideal é que você treine a sua compreensão e expressão oral e escrita em português. A melhor maneira de progredir em português é fazendo aulas de portugues para estrangeiros.

Quer saber quanto custa uma aula de portugues para estrangeiros? Consulte o nosso guia de preços, aqui.

Estudar e trabalhar no Brasil

Se você já está com viagem marcada para estudar ou trabalhar no Brasil mas ainda não sabe falar português, não se desespere!

Aulas de PLE professor particular Faça aulas de PLE com um professor nativo no Brasil

Seja qual for o seu destino no Brasil, você vai encontrar aulas de português para estrangeiros. É possível aprender portugues lingua estrangeira nas universidades do Brasil, ideal se você é estudante.

Também dá para fazer aula de portugues brasileiro para estrangeiros em escolas de idiomas e, o melhor de tudo, você pode aprender a falar português mais rápido fazendo um curso intensivo de português para estrangeiro com um professor de português nativo.

Lembrando que aprender portugues para estrangeiros exige um pouco de esforço sobretudo se a sua língua materna não for uma língua românica. 

Note também que o aprendizado do português no Brasil faz parte de um projeto de vida e requer algum investimento. Embora seja possível ter aula de portugues para estrangeiros gratuitamente em algumas universidades (se você é aluno da universidade), de forma geral será necessário pagar pelo curso de português. 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar