Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Fazer aulas de PLE: duração do curso

De Joseane, publicado dia 16/08/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Tempo necessário para aprender português

De quantas aulas eu preciso para aprender a falar português? Qual o tempo necessário para aprender português para estrangeiros? 

Todo estudante interessado em aprender a língua portuguesa se faz essas perguntas antes de começar a ter aulas de português língua estrangeira.

Muito natural, antes de começar a aprender uma língua, sentimos a necessidade de nos projetar enquanto falantes dessa língua. Mas a verdade é que não existe uma resposta concreta para essa pergunta. Aprender uma língua estrangeira depende de muitos fatores;

Alguns estudantes aprendem a falar português muito rapidamente, outros estudantes levam mais tempo para começar a formar as primeiras frases em português.

Por exemplo, um aluno que tem uma língua românica (espanhol, francês, italiano, romeno) como língua materna vai ter mais facilidade para aprender a falar português.

Segundo alguns professores de português para estrangeiro, um estrangeiro de língua nativa espanhola leva ao menos seis meses para começar a se comunicar plenamente em português. Já entre os falantes do inglês, o tempo aumenta para um ano; entre os estudantes de origem oriental,esse tempo vai para um ano e meio.

Assim, a língua materna do estudante pode ser um fator que determina o tempo necessário para que este ou aquele aluno se torne fluente em português. Além desses fatores, existem alguns outros que falaremos no decorrer desse artigo…

Quantas horas de aula para aprender português?

Antes de mais nada, vamos deixar claro uma coisa: é absolutamente impossível quantificar a duração ideal de aprendizagem da língua portuguesa. A aprendizagem do português não é um fator homogêneo e difere de um indivíduo para o outro, e depende de diversos fatores como já dissemos.

Aprenda portugues para estrangeiro A maneira mais rápida e eficiente de aprender português é….se dedicando!

Alguns alunos começam a falar português logo depois das suas primeiras aulas, outros levam mais tempo para se arriscara  dizer algumas frases em português.

O Foreign Service Institute (FSI) desenvolveu um mapa que apresenta em ranking o tempo necessário para aprender cada um dos idiomas europeus, dentre eles o português. Segundo esse ranking, o português estaria entre as línguas mais fáceis de aprender (categoria 1), juntamente com o francês, espanhol, italiano, sueco…e seriam necessários entre 23 a 24 semanas de aprendizado, algo em torno de 600 horas de estudo para falar relativamente bem a língua.

Obviamente se trata simplesmente de um ranking comparativo e esse resultado pode variar. Mas, como professora de português para estrangeiros, posso lhes assegurar que, encontrando o bom professor e o método que funciona para você, é possível aprender a falar portugues em pouco tempo!

Então quando tempo leva pára aprender a falar portugues?

Se você está tendo aulas de portugues para estrangeiro e que você já vive no Brasil ou em outro país lusófono, você já deve estar falando um pouco de português. Se ainda não está, não se preocupe, logo mais você vai aprender a falar português como um nativo!

Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação​ (QCER), serve para medir o nível de compreensão e expressão oral e escrita numa determinada língua. Ele estabelece uma escala de seis níveis comuns de referência para a organização da aprendizagem das línguas e a homologação dos distintos títulos emitidos pelas entidades certificadas.

Para o aprendizado do português, a divisão seria a seguinte:

I. Utilizador Elementar

  • A1 – Nível de Iniciação
  • A2 – Nível Elementar

II. Utilizador Independente

  • B1 – Nível Limiar
  • B2 – Nível Vantagem

III. Utilizador Proficiente

  • C1 – Nível Autonomia
  • C2 – Nível Mestria

A duração de cada nível depende de cada professor e instituição. No cirso de portugues lingua estrangeira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assim como no Instituto Camões, ambos referências no ensino da língua portuguesa, cada nível tem um total de 60 horas de duração, totalizando 240 horas de curso.

Esse tempo se refere a explotação do material didático do curso que abrange todos os aspectos gramaticais que o aluno deve adquirir para conseguir se comunicar em língua portuguesa. No entanto, é necessário que o aluno treine bastante aquilo que ele aprende na aula.

Treinar a compreensão oral em português, falar com nativos de português, ler em português para treinar a compreensão escrita, entre outros.

Do que depende o meu aprendizado de português?

Dominar outras línguas além da nativa se tornou requisito básico para alcançar uma vaga de emprego, para viajar com mais tranquilidade, para encontrar pessoas mundo a fora….Além disso, ainda existem boas razões científicas para aprender um novo idioma, como fortalecer a memória, prevenir o Alzheimer, aguçar a percepção e melhorar a capacidade de tomar decisões.

Quanto custa a aula de PLE Aula de português a distância, aula de portugues online…diferentes métodos de aprender portugues ára estrangeiro…

Se você decidiu aprender portugues para estrangeiro você certamente tem as suas razões. Está de mudança para o Brasil, vai morar em Portugal ou em algum outro país que fala português. As razões podem ser várias e justamente a sua razão será um dos maiores motivadores que fará com que você aprenda a falar português mais rápido.

Se você está fazendo curso de lingua portuguesa a distancia, não hesite em se aproximar da comunidade brasileira ou portuguesa da sua cidade. Estar em contato direto com a língua portuguesa vai otimizar e acelerar o seu aprendizado de portugues para estrangeiro.

Saiba que entre as possibilidades para você aprender português em pouco tempo está o curso de portugues para estrangeiros online. Você pode ter aulas online de português com um professor de português para estrangeiros que pode ser encontrado aqui mesmo no Superprof.

Conclui-se portanto que a aquisição de português para estrangeiros depende do tempo que o aluno dedica a aprendizagem e da sua vontade em aprender. Mas vários outros fatores entram em jogo.

A metodologia

Se você está aprendendo o português como segunda língua, algumas dicas podem lhe ser úteis:

  • Se interesse pelo mundo lusófono, incluindo costumes e cultura dos países;
  • Compre um bom material didático de introdução ao português língua estrangeira
  • Contrate um professor de português para estrangeiro, faça um curso de português para estrangeiro
  • Leia livros e revistas, ouça músicas em português
  • Pratique com um falante nativo!
  • Faça anotações!

Faça uma imersão linguística em português

Quando queremos aprender a falar português rápido, [é essencial praticar a língua diariamente: a imersão linguística possibilita falar português mais rapidamente.

Como você pode fazer uma imersão linguística em português?

  • Viaje para o Brasil, para o Portugal ou para um dos demais países que falam português como língua nativa;
  • Estreite laços com pessoas nativas de lingua portuguesa
  • Assista TV, leia livros e jornais e ouã músicas em português
  • Estude em uma instituição que ministre aulas em portugues

Trabalhe a sua memória e se dedique

Descobrir como você aprende é a melhor forma de otimizar seu aprendizado de português. Por exemplo, você é do tipo que aprende ouvindo? observando? com a ajuda de recursos visuais? você prefere anotar para se lembrar? descobrir e dominar o seu método de aprendizagem vai certamente te ajudar a aprender português mais facilmente e em menos tempo!

Quer saber quanto custa uma aula de portugues para estrangeiros? Consulte o nosso guia de preços, aqui.

Aprender português em um país de língua portuguesa

Imagina percorrer o mundo e aprender um novo idioma!

Professor particular de portugues para estrangeiros E se você escolhesse aprender português durante uma viagem pelos países africanos?

A língua portuguesa é uma idioma realmente apaixonante para muitos estrangeiros. E para saber um pouco mais de sua história é preciso ir além das fronteiras de Portugal e do Brasil, pois essa língua de tão magnífica percorreu diferentes países, e continua encantando o mundo por seus diferentes falares.

Hoje, o português é o quinto idioma mais falado no mundo, com cerca de 260 milhões de falantes utilizando a língua de Camões como principal idioma para se comunicarem. Entre o países que utilizam o português como língua oficial, destacamos:

  • Portugal,
  • Brasil,
  • Cabo Verde,
  • Angola,
  • Guiné Bissau,
  • São Tomé e Príncipe,
  • Macau,
  • Timor Leste e
  • Guiné Equatorial.

Entre os diferentes países lusófonos a língua portuguesa pode ser língua materna, a língua oficial, a língua oficial e administrativa, a língua cultural ou secundária entre outras situações. Em todos esses países o estudante de língua portuguesa pode treinar o seu português.

Qual o seu nível de português? Veja aqui o nível de português necessário para você conseguir estudar e trabalhar em um país lusófono.

Como melhorar meu nível de português?

Certamente, o simples fato de viajar, estudar e conviver em um país de língua portuguesa vai ajudar no seu aprendizado de português.

Falar português fluente Treine seu português com brasileiros ou lusófonos na sua cidade…

Nunca se esqueça de que cultura é idioma são inseparáveis, na buscar em aprender um outro idioma acabamos aprendendo muito sobre a cultura dos países que compartilham daquela língua.

Ou seja, ser capaz de se comunicar em um novo idioma é descobrir um mundo, é compreender realmente a cultura de outras pessoas e conseguir fazer troca de conhecimento. É ser capaz de ser compreendido pelos habitantes de outro país e progredir rapidamente.

Mas a lista não para por aí não.

Quais os meios mais rápidos para progredir em portugues?

  • Imersão total
  • Cursos intensivos de português
  • aulas de português para estrangeiros
  • Aulas particulares de português com um professor PLE
  • Cursos online
  • Conversação com amigos lusófonos

Como melhorar o nível e meu sotaque em português?

Para melhor progredir em português e falar bem português, o mais importante é o estudante mergulhar na língua lendo bastante e ouvindo o máximo de áudio possível, com a finalidade de memorizar as estruturas das frases em português.

Além disso, outras técnicas podem ajudar para que o estrangeiro aprenda português mais rápido:

  • Memorize as novas palavras da língua portuguesa
  • Faça bastante exercícios de gramática
  • Faça aulas de iniciação à fonética e à fonologia da língua portuguesa
  • Tente pronunciar corretamente as palavras em português
  • Aprenda a falar as frases úteis como apresentações e informações relevantes.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar