Apesar de São Paulo ser conhecida principalmente por ser uma grande metrópole urbana, essa cidade também guarda uma forte expressão cultural. A sua identidade é rica devido à grande onda de imigração que se instaurou na cidade durante as últimas décadas.
São Paulo é uma cidade cheia de tradições, as quais são passadas de geração em geração. Em termos de culinária, os pratos típicos e saborosos de São Paulo deixam qualquer um com água na boca. Então, vamos descobrir a principal comida típica de São Paulo? Acompanhe o texto, a seguir!
Pastel de feira
O pastel de feira é um dos pratos típicos de São Paulo mais populares da cidade quanto à culinária de rua. Em quase toda esquina é possível se deparar com um "carrinho" de comida, que oferece pastel feira. Também é comum ter pastéis nas feiras livres de SP, os quais são oferecidos com caldo de cana (que é uma bebida doce preparada à base de cana de açúcar).
A particularidade dessa comida deliciosa que mais chama atenção é a lista imensa de opções de recheios. Sabe quais são as opções de sabores de pastel de feira que você consegue encontrar em São Paulo? Dê uma olhadinha:
- Carne moída;
- Queijo;
- Frango com catupiry;
- Carne seca com requeijão;
- Pizza (presunto, queijo, tomate e orégano);
- Chocolate com banana;
- Nutella com morango;
- Coco com leite condensado;
- Filé mignon com alho poró;
- Mexicano (carne, feijão, pimenta e quejo cheddar);
- Costela de barbecue com cebola crispy.
Já deu para entender que os recheios do pastel de feira de São Paulo variam do mais simples ao mais "diferentão", não é mesmo? Os sabores de lá não são apenas aqueles comuns que costumamos ver em qualquer lugar. Eles são, realmente, diferenciados!
Outro grande diferencial do pastel de feira de São Paulo é que ele é preparado com uma grande quantidade de recheio. Além disso, a sua massa é super fina e crocante, sendo preparada com farinha de trigo, água, sal e óleo. Tal crocância é realmente inesquecível!
Cuscuz paulista
Existem alguns tipos de cuscuz, e o cuscuz paulista é bastante diferenciado. A sua diferença é percebida logo de cara: ele é bastante decorado, principalmente por conta da grande mistura de ingredientes que essa comida tradicional contém. Geralmente, o cuscuz paulista vem com frango, carne ou peixe.
O cuscuz paulista é bem diferente do cuscuz prato nordestino tradicional, que geralmente é preparado com farinha milho, manteiga da terra, carne do sol e ovos. Segue a lista de ingredientes de um cuscuz paulista tradicional:
- Farinha de milho;
- Tomate;
- Pimentão;
- Milho-verde;
- Ervilha;
- Palmito;
- Azeitona;
- Ovos;
- Sardinha, frango ou atum.
Algumas pessoas ainda decoram o cuscuz paulista para que a receita tradicional paulista fique ainda mais bonitinha e, consequentemente, as pessoas fiquem com água na boca, tá? A decoração pode ser com rodelas de tomate, rodelas de ovo ou azeitonas inteiras. Vale a pena provar essa comidinha de origem árabe!
Arroz biro biro
Você gosta de se deliciar com um arroz cheio de sabores? A nossa outra dica de pratos típicos de São Paulo é o arroz biro biro. Ele combina com um suco de laranja, suco de abacaxi ou refrigerante citrus. Os paulistas costumam comer arroz biro biro no almoço.
Como já é de se esperar, o arroz biro biro consiste na mistura do arroz com outros ingredientes temperados com cheiro-verde sal e pimenta, os quais deixam essa comida típica de São Paulo ainda mais deliciosa. Esse prato vem com o seguinte:
- Arroz branco;
- Ovos;
- Bacon crocante;
- Batata palha.
É uma verdadeira explosão de sabores crocantes! Além de ser muito saboroso, o arroz biro biro tem uma curiosidade: o seu nome foi dado com o objetivo de homenagear um jogador de futebol bastante conhecido, que tem o mesmo nome, Biro-biro (apelido de Roberto Rivelino).
Vale ressaltar que o arroz biro biro costuma ser o acompanhamento de carnes grelhadas, como costela, picanha e fraldinha, ou churrasco. Junto com isso, vinagrete, farofa e linguiça toscana caem super bem! Uma verdadeira delícia da culinária do Sudeste, não é mesmo?
Bauru
Só em pensar no famoso sanduichão tradicional de São Paulo, criado na década de 30, já deu fome. Quer saber o motivo? Veja só a lista de ingredientes desse sanduíche maravilhoso, que serve como um delicioso lanche da tarde:
- Rosbife;
- Queijo;
- Picles;
- Tomate;
- Pão francês.
Pela lista de ingredientes, já deu para perceber que todos esses ingredientes ficam dentro de um pão francês, não é mesmo? Alguns restaurantes ainda adicionam mais alguns ingredientes, como carnes diferentes, fugindo um pouco do bauru tradicional.

O bauru é um grande símbolo da culinária paulistana. Apesar da sua receita original contar apenas com rosbife, queijo derretido, tomate e picles, algumas lanchonetes paulistas ainda incluem o presunto e a mortadela.
Esse sanduíche vem acompanhado, geralmente, de batata frita, refrigerante (muitos também gostam de tomar com chope) e molhos (como ketchup, mostarda e maionese). O bauru original é o lanche da tarde de muitos paulistanos!
Os jovens paulistanos costumam comer sanduíche bauru nas lanchonetes e restaurantes de São Paulo. Esse lanche é o mais popular entre crianças e adolescentes - e até entre os adultos. Isso porque ele é bastante saboroso.
Cachorro quente com purê de batata
A maioria das pessoas que não moram em São Paulo nunca devem ter visto essa combinação: cachorro quente + purê de batata. Já os paulistanos acham estranho quando veem um cachorro quente sem purê de batata, tá?
A receita do cachorro quente purê batata é bem simples, havendo o preparo comum do cachorro quente e, por fim, a adição do purê de batata. Veja a lista de ingredientes:
- Pão;
- Salsicha;
- Purê de batata;
- Queijo ralado;
- Batata palha;
- Milho;
- Ervilha.
Esse hot dog é simplesmente completo - e delicioso! Há quem prove o cachorro quente com purê de batata, e só queira comer o sanduíche dessa forma. Essa combinação é realmente perfeita e satisfaz quase todos os paladares! Já ouviu falar nas comidas tradicionais do Maranhão?
Virado à paulista
Sabe aquele prato clássico pedido pelos paulistas no almoço? Pois bem, esse é o virado à paulista! Quando falamos da gastronomia local de SP, sempre vem à mente essa comida deliciosa, que tem sabor de "comidinha feita em casa". Há quem diga, inclusive, que o virado paulista é o prato típico de São Paulo mais popular!
Um prato de tradição colonial, o virado à paulista é preparado com arroz, torresmo, tutu de feijão (feijão preparado com farinha de mandioca), ovo frito, linguiça, couve refogada e banana frita. Uma verdadeira delícia da culinária paulistana! Veja como é feito o famoso virado à paulista:
Não é à toa que, em 2018, o Virado à Paulista passou a ser considerado um Patrimônio Cultural Imaterial. Ah, esse prato ainda combina com um pagodinho ou sambinha dos bons, em? Vários restaurantes paulistanos oferecem essa experiência dupla: pagode (ou samba) + virado à paulista.
Uma curiosidade interessante é que o virado à paulista foi criado pelos bandeirantes, que precisavma de um prato simples, nutritivo (o prato apresenta uma riqueza de carboidrato e proteína) e de fácil transporte para levar em suas viagens. A tradição dos restaurantes paulistas é servir o virado à paulista às segundas-feiras.
Picadinho de carne
O picadinho de carne é uma verdadeira comida típica de São Paulo, sendo bastante buscado por quem conhece a cidade. O filé de carne bovina em cubos (em geral, podendo ser coxão mole, patinho ou músculo) é preparado com um molho encorpado, o que dá mais sabor ao prato. O prato vem com os seguintes ingredientes:
- Filé de carne em cubos;
- Farofa de banana;
- Arroz branco;
- Ovo frito.
Muitos restaurantes também oferecem o picadinho de carne com feijão, arroz, purê de batata e salada. A ideia principal é que o filé de carne seja bem temperado, com alho, cebola, tomate e tudo o que tenha direito!
Uma curiosidade interessante é que a popularização do picadinho de carne se deu entre os séculos XIX e XXI, o que o fez ser amplamente serviço em restaurantes. Há quem dica que o picadinho paulista equipara-se ao beef bourguignon francês! Vale ressaltar que as carnes também são populares na culinária carioca tradicional!
Sonho
A cidade de São Paulo também conta com doces típicos da região, apesar do sonho ser popular em todo o Brasil (e ter origem alemã). Esse doce é frito, tem uma consistência macia e vem bastante recheado. O seu sabor dá água na boca!

O preparo do sonho é com farinha de trigo, leite, ovos, manteiga e açúcar. A sua massa é frita e aerada, parecendo bastante com um pão doce. Já a sua finalização é com açúcar de confeiteiro.
O sonho pode ter diferentes tipos de recheios, e os mais populares são: doce de leite, chocolate, nutella, goiabada e creme de confeiteiro. Ele combina junto com um cafézinho preto, um suco natural ou um chá.
Vale ressaltar que a popularização do sonho em São Paulo se deu com a forte imigração europeia para a cidade.
Se você quiser comer o sonho tradicional, escolha o sabor creme de confeiteiro, pois esse é o recheio da receita original desse delicioso doce. Geralmente, os paulistamos incluem o sonho no café da manhã, no lanche da tarde ou como sobremesa após o almoço.
Bolovo
O bolovo consiste no seguinte: um ovo cozido coberto por carne moída. A massa crocante com carne temperada e um ovo dentro deixa tudo bastante delicioso. Então, o bolovo nada mais é do que um bolo de carne moída e ovo super saboroso e completamente crocante!
Vale ressaltar que o bolovo super combina com maionese temperada ou com molho de pimenta. Essa comida criativa só pode ser encontrada na cidade de São Paulo, e em outros poucos lugares do Brasil. Esse é um verdadeiro quitute da gastronomia de boteco paulista.
Uma curiosidade interessante é que o bolovo teve influência da gastronomia europeia, mais precisamente do scotch egg, que é uma comida típica britânica. Independente da sua origem, vale dizer que ele combina com qualquer bebidinha! Veja quais são os pratos paraenses tradicionais!
Churrasco grego
O churrasco grego consiste em fatias de carne dentro do pão francês. Essa carne fica em um espeto, sendo assada, é fatiada na hora e depois colocada dentro do pão francês. Essas carnes cortadinhas costumam ser muito deliciosas e suculentas, pois são servidas com molho e vinagrete. Como essa descrição já deve ter dado água na boca, não é mesmo?
Além de ser gostoso, o famoso churrasco francês geralmente é vendido em bares, quisques e pequenos restaurantes, o que deixa o seu preço um pouco mais acessível. Ele se popularizou na década de 80 e, desde então, é famoso e querido entre os paulistas. O churrasco também é um prato típico de Minas Gerais.
Pão na chapa
Todo bom paulistano come um pão na chapa do café manhã, tá? O pãozinho na chapa consiste em um pão francês fresquinho, preparado com manteiga e prensado na chapa. A manteiguinha derretida no pão crocante é o que deixa tudo mais gostoso!
O resultado disso é um pão na chapa dourado, com a manteiga derretendo, e crocante (com a crosta dourada). Vale ressaltar que o pão chapa se popularizou durante a cultura do café com leite, pois era a comida mais pedida pelos trabalhadores que iniciavam o dia cedo, e tomavam o café da manhã fora de casa.
Coxinha de frango
A coxinha de frango é preparada com massa de farinha de trigo (junto com manteiga e sal) e recheio de frango cozido e desfiado. Dá para comer uma deliciosa coxinha de frango em diversas cidades do Brasil, mas a de São Paulo é bastante especial.

Apesar de ser encontrada em qualquer cidade do Brasil, a coxinha de frango paulista é bastante diferenciada por conta da sua crocância e da maciez do seu frango.
Os paulistas comem coxinhas de frango em restaurantes, lanchonetes, padarias... Afinal, é possível encontrar essa iguaria em todos os lugares da cidade.
Como lanche ou petisco, a coxinha é sempre bem vinda para os paulistanos devido ao seu sabor maravilhoso. Esse quitute é tradicional de SP!
Vale ressaltar que você pode comer esse quitute em diferentes locais de São Paulo, pois ele é bem popular, tanto em quiosques, restaurantes e padarias, como em confeitarias. Você pode comer coxinha de frango ou de qualquer outro recheio!
E aí, gostou de conhecer a comida típica de São Paulo e a sua cultura gastronômica? Além dessas receitas típicas que listamos, você ainda pode aproveitar para comer um sanduíche mortadela no Mercado Municipal Paulo. As comidas típicas do Brasil são as melhores do mundo, e com na capital paulista não é diferente, assim como a culinária tradicional da Bahia e outros Estados.