A cultura e a bela faixa litorânea são dois aspectos da Bahia que chamam atenção, não é mesmo? Além da beleza e da riqueza cultural, o estado baiano também conta com uma tradição culinária saborosa que desperta o paladar.
A gastronomia baiana tem influência europeia, indígena e africana. Com toda essa inspiração gastronômica, já dá para imaginar que a comida típica da Bahia é completamente saborosa, não é mesmo? Descubra os pratos típicos da Bahia no artigo abaixo! De antemão, logo digo: todos dão água na boca!
Acarajé
Quando pensamos em comida típica baiana, o primeiro prato que bem à mente é o acarajé, não é mesmo? Ele tem uma massa super crocante, a qual é preparada com feijão fradinho, temperada com sal e cebola e fritada com azeite de dendê.
Esse tempero na massa de feijão fradinho e o preparo com azeite de dendê dá um gostinho especial, mas o melhor está por vir. Isso porque o recheio do acarajé é completamente delicioso: vem com camarão, vatapá e caruru. O seu sabor é simplesmente irresistível! Veja o modo de preparo do acarajé:
Vale ressaltar que o recheio do acarajé conta com caruru e vatapá, como já foi dito, e essas comidas são outros pratos típicos baianos. O vatapá é um creme bem consistente preparado com pão, azeite de dendê, leite de coco, castanha de caju e amendoim e temperado com pimenta cebola e gengibre.
Algumas pessoas ainda incluem frango desfiado e camarão no preparo do vatapá. Já o caruru é preparado com quiabo, camarão, azeite de dendê, castanha de caju e amendoim e temperado com pimenta, alho e cebola. Sem dúvidas, o caruru faz parte dos pratos típicos Bahia de origem africana!
Bobó de camarão
O bobó de camarão é um prato conhecido em todo o país, não é mesmo? Mas o bobó da Bahia não tem igual! O sabor delicioso desse prato encanta o paladar de todos, o que o fez se popularizar em todo o Brasil.

Os ingredientes do preparo do bobó camarão são: camarão, aipim (mandioca), leite de coco e azeite de dendê.
Só de imaginar a mistura do camarão com mandioca, leite de coco e azeite de dendê já deu água na boca, não é mesmo?
Já o tempero do bobó de camarão conta com pimenta, cebola, alho, coentro e pimentão.
O acompanhamento desse prato, por sua vez, vem com arroz branco e farofa, geralmente.
Essa é mais uma comida típica da Bahia que tem origem afro-brasileira. Por conta do maior requinte desse prato, ele geralmente é preparado para eventos especiais. Então, que tal preparar um delicioso bobó de camarão para um momento especial da sua vida?
Vatapá
Como já falamos, o vatapá é um creme consistente e delicioso. Ele geralmente é servido com caruru e/ou dentro do acarajé. Os ingredientes do vatapá já foram citados, mas não custa nada relembrar, não é mesmo? Acompanhe a lista:
- Camarão seco;
- Pão;
- Leite de coco;
- Amendoim;
- Azeite de dendê.
Além disso, o vatapá conta com vários temperos, como cebola, alho, gengibre e pimenta. Muitas pessoas ainda adicionam o camarão e/ou o frango ao vatapá, ficando com o nome de "vatapá de camarão" ou "vatapá de frango". As pessoas o saboreiam com o acompanhamento do arroz branco, geralmente.
Uma curiosidade interessante é que esse prato tem origem afro-brasileira, além de ser muito presente em eventos do candomblé. Na verdade, esse prato delicioso é popular em todo o país, mas apenas a Bahia prepara esse prato de forma 100% tradicional!
Moqueca baiana
A moqueca é um ensopado, que pode ser de peixe, camarão ou outros frutos do mar cozidos. Geralmente, eles são cozidos com alguns temperos, como:
- Azeite de dendê;
- Óleo de coco;
- Pimentão;
- Coentro;
- Cebola;
- Tomate.
Sem dúvidas, a moqueca tem um sabor único - e super saboroso. Ela ainda vem acompanhada por arroz branco e farofa. Há também quem goste de saborear a moqueca com um delicioso pirão (caldo encorpado e preparado com farinha de mandioca). Esse prato geralmente é pedido para o almoço ou um jantar, por exemplo.
A origem da moqueca é proveniente das tradições culinárias de três povos: indígenas, africanos e europeus. As técnicas de cozimento do peixe (ou de outros frutos do mar) são derivadas das tradições indígenas, com o preparo da comida em panelas de barro ou em folhas.
Com a colonização do Brasil e a chegada dos africanos, adicionou-se dois ingredientes especiais à moqueca: o azeite de dendê e o óleo de coco. Os portugueses, por sua vez, também contribuíram com a criação desse prato, adicionando o tomate e a cebola ao preparo.
A moqueca é um símbolo importante da culinária afro-brasileira, apresentando uma relação estreita com a história e cultura do país. Portanto, esse prato é muito além de uma simples comida saborosa, uma vez que é uma representação cultural afro-brasileira. Vamos experimentar essa comida típica Bahia?
Caruru
Na língua tupi, caruru significa "erva de comer". O seu preparo envolve ingredientes como quiabo, azeite de dendê, camarão seco e cebola. O resultado é de um ensopado consistente e delicioso. Veja como é o modo de preparo do caruru:
Como deu para perceber, o preparo é à base de quiabo cozido e camarão seco com o uso de diversos temperos, como cebola e azeite dendê. O seu acompanhamento pode ser com arroz branco, acarajé, vatapá ou abará.
Uma curiosidade é que o caruru é um prato presente em diversas comemorações religiosas, como do candomblé. O "Caruru dos sete meninos", por exemplo, é uma comemoração do candomblé, na qual se tem o oferecimento do caruru para os Erês (crianças sagradas).
Interessante essa relação do caruru com a religião, não é mesmo? Esse prato de origem afro-brasileira tem uma relação estreita com a cultura do Brasil, representando muito mais do que uma simples comida típica da Bahia. Os pratos típicos baianos têm essa riqueza, assim como as comidas típicas paulistas!
Extra: Mungunzá
É bem possível que você já tenha ouvido falar de um doce preparado com milho, açúcar, manteiga, leite, leite de coco, leite condensado e canela, principalmente no período de festas juninas. Esse quitute é o queridinho dos baianos e, acima disso, dos nordestinos, principalmente em festejos populares.
O preparo do mungunzá é à base de milho branco cozido, e tem origem da culinária africana, apesar de que o milho já era um ingrediente amplamente usado pelos povos indígenas. O nome "mungunzá" é derivado do "mukunzá", palavra em quimbundo.
Vale ressaltar que o mungunzá é considerado uma sobremesa por muitos - e um doce muito do nutritivo, não é mesmo? O milho, a canela, o leite de coco... Tudo isso faz muito bem à saúde, proporcionando força e energia. Essa é uma das comidas típicas Bahia!
Além do mungunzá, os nordestinos também preparam outros doces à base de milho, como canjica, pamonha, bolo de fubá e outros. Vale a pena comer cada comida dessa, a qual é preparada com milho e com muito carinho! Tais sabores são simplesmente inesquecíveis por todos.
Doce baiano: cocada
Uma outra sobremesa bastante popular da Bahia é a cocada, a qual é preparada com coco ralado e açúcar. Há vários tipos de cocadas, como cocada queimada, cocada preta e cocada branca. Então, vai uma cocadinha aí?
A origem da cocada deriva dos doces africanos. Inclusive, vários doces africanos têm o coco como ingrediente principal.
A receita original da cocada contava somente com coco ralado e açúcar, mas o seu preparo se aprimorou com o tempo, havendo adição do leite e dos ovos à lista de ingredientes.
Como o coco é visto em abundância no litoral nordestino, o seu custo é baixo, o que torna o preparo de doces com coco mais acessível. A cocada é um doce tradicional em todo o nordeste.

Os pratos típicos da Bahia estão com tudo, assim como as comidas típicas maranhenses! A cocada branca é preparada com três ingredientes: coco, água e açúcar. Já a cocada queimada conta com açúcar caramelizado e coco. A cocada mole, por sua vez, é preparada com coco, açúcar e leite condensado, o que proporciona maior cremosidade ao doce.
Ah, a cocada também pode ser misturada com frutas, com maracujá ou doce de goiaba (ou seja, goiabada) ou chocolate. Maravilhoso, não é mesmo? Esse doce é costumeiramente consumido pelos baianos após o almoço, por exemplo.
Os pratos típicos culinária baiana também incluem xinxim galinha, arroz polvo, bolinho estudante (preparado com tapioca granulada, canela, açúcar e coco ralado), frutos mar e carne. Os pratos típicos Bahia são super saborosos! Bora experimentar um prato típico feito na hora?
Além dos pratos típicos saborosos, a Bahia também tem praias belíssimas e uma vasta riqueza cultural. Os pontos turísticos baianos, de fato, contam a história do Estado e, até mesmo, do Brasil. Vale a pena imergir no universo baiano.
E aí, gostou de conhecer os pratos típicos da Bahia? A comida típica da Bahia, em sua maioria, tem origem afro-brasileira, sendo regada a azeite de dendê, leite coco e outros temperos super saborosos! Vai dizer que não dá água na boca? A comida baiana de Salvador é simplesmente uma delícia!









