Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Coach curso: roupas adequadas para entrevista de trabalho

De Camila, publicado dia 29/08/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenvolvimento Profissional > Curso coaching: o que vestir para entrevistas de emprego

“A roupa é um autoconceito que você carrega consigo mesmo.”
Henri Michaux (1899-1984)

Procurar emprego, escrever uma carta de apresentação, fazer um currículo e se preparar para uma entrevista de emprego nunca são tidos como “brincadeira de criança”. Pelo contrário, a preparação para um processo de seleção pode ser assustador para muitos e extremamente estressante outros.

A verdade é que seria maravilhoso se pudéssemos pular essa etapa e já cair direto dentro da empresa que tanto sonhamos, com o emprego que sempre almejamos. No entanto, a realidade está longe de ser assim.

De acordo com uma pesquisa por uma empresa de recrutamento:

  • 52% dos empregadores gastam menos de um minuto lendo um currículo,
  • 56% dos recrutadores recebem, em recursos humanos, 4 a 6 candidatos a entrevistas individuais para um único cargo,
  • Em 64% dos casos, os candidatos passam por duas entrevistas durante um processo seletivo.

Não podemos, portanto, negar que a entrevista é um momento crucial na jornada de busca por um emprego. E nessa hora, não é só a nossa desenvoltura que conta: o modo como nos vestimos também pode influenciar – e muito! – na decisão final do recrutador.

Sempre visando em te ajudar da melhor maneira possível, Superprof preparou várias dicas sobre como se vestir durante uma entrevista profissional.

Veja também nosso guia para se destacar em entrevistas de emprego.

Aula de coach: por que um “dress code” ajuda encontrar um emprego?

Como ter sucesso em sua entrevista de emprego se você for ao escritório de recrutamento usando shorts, tênis e uma camiseta colorida?

A cultura corporativa penetrou em todos os estilos de vida e na esfera social: tornou-se lógico e normal cuidar da aparência quando se está diante de um superior dentro da empresa.

Independente da posição desejada, candidatos a uma vaga de emprego devem se vestir bem na hora de comparecer uma entrevista.

Isso porque a roupa é um reflexo da sua personalidade.

Dizem que “o hábito não faz o monge“. No entanto, uma roupa mal cuidada certamente impedirá uma boa impressão, apesar de todas as habilidades que alguém pode ter.

Lembre-se que você está indo para uma entrevista de emprego e não uma festa!

Estilo: uma comunicação não verbal

O código de vestimenta é parte da comunicação não verbal: ele transmite mais de 90% da mensagem que queremos transmitir.

Então, além do forte aperto de mão, do sorriso, das boas perguntas feitas, esse elemento-chave da linguagem não verbal deve igualmente ser tratado da melhor maneira possível.

Vestir-se para uma entrevista pode fazer toda a diferença para te destacar dentre os outros candidatos (que também estarão bem vestidos para o evento, diga-se de passagem).

Um processo de seleção é, muitas vezes, extremamente competitivo. Sendo assim, a vestimenta é um ponto importante que contribui para o candidato se sobressair.

A personalidade e o comportamento dos candidatos influenciam or recrutadores em 82% na hora da seleção, segundo a empresa de recrutamento RegionJobs.

Roupas adaptadas ao tipo de trabalho

Ao se vestir bem, é preciso, antes de mais nada, se sentir confortável portanto as roupas escolhidas. Caso contrário, a insegurança chamará mais atenção que o estilo. Sendo assim, é preciso saber se vestir corretamente para cada tipo de situação.

Um exemplo: não se aparece portando terno e gravata em uma entrevista para trabalhar em um restaurante de praia ou par ser salva-vidas.

Portanto, é necessário adaptar seu estilo ao ambiente de trabalho e à vida da empresa.

Por que se vestir bem?

Simplesmente marcar pontos nos primeiros segundos.

Negligenciar a roupa em uma entrevista de videoconferência pode passar despercebido quando a webcam está bem enquadrada na parte superior do corpo: camisa branca finamente passada, “sorriso Colgate” e cabelo limpo, enquanto as pernas estão sem nada, pois o candidato veste um short!

No entanto, tal descuidado pode comprometer a autoconfiança do candidato quando o recrutador apresentar uma pergunta mais complicada ou até mesmo maliciosa (a não ser que ele seja uma pessoa muito confiante, obviamente!)

Confira algumas dicas que contribuirão para se preparar para entrevistas de recrutamento!

Escolha sua roupa de acordo com o trabalho desejado

Os setores que recrutam hoje não exigem necessariamente o uso de uma gravata ou um traje super formal: o mundo mudou.

Dependendo da área, jeans, camisa branca e possivelmente um blazer escuro podem ser suficiente, especialmente nas áreas de informática e comunicação (TI).

Por outro lado, o terno e gravata são “uniformes” nas profissões de finanças, bancos e seguros ou, por exemplo, nos setores jurídicos.

Ambientes de trabalho formais exigem roupas formais.

O setor legal é uma área que continua a ser muito formal e normativa, fazendo com que a quebra desses códigos de vestimenta seja suficiente para desestabilizar ou desqualificar um candidato.

Em finanças, direito ou recursos humanos, seu interlocutor provavelmente será muito sério.

Sendo assim, é preciso se adaptar de acordo com a cobiçada posição, tomando sempre cuidado em permanecer autênticos, naturais e sóbrios.

Sinta-se confortável

Não há nada pior do que uma pessoa desconfortável em suas roupas. E tal desconforto é transmitido aos recrutadores, o que influenciará no resultado final do processo de seleção.

Você preparou e repetiu seu discurso em uma simulação da entrevista ou imaginou sua entrada na sala de entrevistas? O próximo passo é, portanto, escolher a roupa que irá usar nesse dia.

Pesquise sobre o estilo da empresa

Para conseguir se vestir adequadamente de acordo com o ambiente profissional da empresa para a qual você tenta uma vaga, é preciso conhecê-la de antemão. Para tal, é necessário fazer uma pesquisa sobre ela.

Consulte o site da instituição, suas páginas do Facebook, os perfis de empregados no LinkedIn. Desta forma você poderá ter uma ideia de como as pessoas que trabalham lá se vestem e isso evitará que você se encontre fora de sintonia.

É bobo pensar assim, mas a verdade é que a roupa também reflete as qualidades humanas e é um critério inevitável que auxilia as habilidades profissionais.

Dicas para escolher roupas adequadas: maiores chances de conseguir um emprego

Para criar uma primeira impressão positiva durante uma entrevista de recrutamento, escolher o estilo de roupa certo é fundamental.

Aqui estão algumas dicas para saber como se vestir.

Dependendo do tipo de emprego procurado, a escolha da roupa ideal para a entrevista pode ser um desafio.

Critérios para se vestir

Ficar natural e autêntico: roupas que restringem sua linguagem corporal devem ser evitadas.

Se você sorri e faz perguntas sem ser prepotente ou arrogante, você ganha pontos: ser simpático na medida certa é uma forma de argumentação.

A escolha das cores: recomenda-se escolher cores neutras (bege, cinza, preto, branco, azul marinho), pois elas não chocam a intersubjetividade dos gostos.

A parte de cima – a camisa ou camiseta –  de cor clara, coberta por um paletó azul marinho, por exemplo.

Dicas para roupas femininas

É aconselhável que as mulheres usem roupas clássicas e sóbrias. Os cortes apertados, saias muito curtas e cores muito chamativas devem ser evitadas.

Dê preferência a uma calça escura e uma camisa clara (bem passada, obviamente).

Vale ter em mente que as cores claras remetem à imagem de um temperamento alegre, enquanto as cores escuras evocam firmeza, austeridade e rigor.

As cores dependem, portanto, do tipo de trabalho procurado e dos sinais de empregabilidade que se deseja enviar ao recrutador.

Dicas para roupas masculinas

Para os homens, o estilo de vestimenta ideal é menos diversificado do que o das mulheres.

A roupa clássica, composta por calças, paletó escuro e camisa leve, é um coringa. Às vezes, o uso da gravata pode ser adicionado (verifique se os outros candidatos usam um ou não, para evitar que você fique muito fora do padrão).

Saber se diferenciar hierarquicamente de acordo com a maneira que se veste é apreciado no local de trabalho (exceto quando praticado de forma excessiva!).

Dedique-se a passar as roupas no dia anterior à entrevista. Encerar os sapatos (de cor clara se as calças forem escuras e vice-versa) um dia antes também é fundamental, pois isso agregará um ar mais refinado ao seu look.

Independente do tipo de emprego procurado e do sexo do candidato, ser pontual, sorridente e discreto – não faça uma chegada estrondosa – é ainda melhor se você souber como combinar a sobriedade do estilo de roupa sem precisar se estressar!

Descubra dicas para que você passe por suas entrevistas de emprego com sucesso.

Coaching curso: roupas a evitar em processos de seleção!

Seria uma pena perder um posto por causa de roupas ou acessórios mal escolhidos e não adaptados aos códigos da empresa que você deseja integrar.

Aqui estão as algumas roupas A EVITAR:

  • Roupas muito justas,
  • Saias muito curtas,
  • Jeans e moletom,
  • Decotes muito cavados,
  • Cores muito vibrantes,
  • Tênis,
  • Camiseta de malha,
  • Maquiagem muito pesada,
  • Saltos muito altos,
  • Jóias muito chamativas.

É melhor evitar de usar mais de três cores diferentes, assim como de passar muito perfume (os recrutadores procuram um profissional qualificado e não um pedaço de incenso que deixe seu cheiro pela sala de reunião!).

Opte por cores sóbrias, evitando tons muito chamativos no dia do primeiro contato com o empregador.

Evite roupas com babados: elas passam uma imagem não profissional na maioria dos ambientes de trabalho.

É aconselhável vestir-se bem, mas em tecidos confortáveis, de modo a permanecer relaxado em seus gestos.

Outro conselho: dependendo da posição para a qual você faz entrevista, você pode vir com uma bolsa (para mulheres) ou uma pasta (para homens).

Além de se apresentar bem vestido no “Dia D”, lembre-se também levar com você todos os documentos necessários para uma entrevista de emprego: um laptop, um pequeno caderno para a tomada de notas, cópias de CV, canetas…

E ainda: fique por dentro sobre como chegar pronto a uma entrevista de emprego!

No mais, BOA SORTE!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar