Muitas vezes, a matemática pode se tornar um verdadeiro fardo: um problema na sua vida! Com tantas fórmulas, teoremas, álgebra, geometria, funções malucas, temos a impressão de estar em outro planeta! Muitas pessoas, de fato, se perdem "nesse meio".
Nessa disciplina, entre todos os exercícios, existe um que todos nós estudamos e não parece ser um dos mais fáceis: o cálculo mental. Essa é frequentemente a ovelha negra para os estudantes! Quando estamos na frente de todos esses números e precisamos fazer tudo de cabeça, tudo começa a girar!
Apesar disso, o fato de conhecer de cor as tabuadas, as somas, divisões, quem sabe até as raízes quadradas, pode ser uma vantagem no dia a dia do estudante. Você não se sente um pouco bobo de ter de usar o seu smartphone para calcular a conta do restaurante? Ou para efetuar uma simples regra de três ou um cálculo de porcentagem?
A tecnologia parece ter substituído nossas capacidades de calcular mentalmente, mas isso não passa de uma impressão. Ela é apenas um complemento, uma ferramenta de apoio ao nosso cérebro. Saiba que você é perfeitamente capaz de contar rapidamente!
Conheça agora dicas e orientações sobre como calcular mais rápido do que sua própria sombra! Ou mais rápido do que sua própria calculadora! Vamos descobrir como é possível fazer cálculo mental? Descubra tudo sobre como cálcular mais rápido!
Relembre as noções básicas de cálculo mental
Ao invés de procurar uma calculadora no fundo da bolsa ou ter de baixar um aplicativo qualquer no seu celular para efetuar a mais simples operação matemática, que tal treinar o cálculo mental com um curso de matematica?
Reveja as principais operações: adição, multiplicação e divisão, além das raízes quadradas. Relembre a tabuada. Em seguida, use algumas técnicas para calcular rapidamente, utilizado os números de 1 a 9. A partir daí, você já vai ter uma grande vantagem nos cálculos mais complexos. Conheça algumas dessas técnicas:
- Para fazer uma soma com um número que acabe com 9, arredonde primeiro esse número e depois subtraia 1. Por exemplo: para calcular quanto é 525 + 29, faça 525 + 30 - 1 = 554;
- Vale o mesmo mecanismo para somar o número 11: você soma a dezena primeiro e depois acrescenta 1. Exemplo: 428 + 11 = 428 + 10 + 1 = 438 + 1 = 439;
- Faça o mesmo tipo de cálculo com todos os números que acabam com 1, como 668 + 31 = 668 + 30 + 1 = 698 + 1 = 699;
- Quando quiser multiplicar algum número por 4, multiplique primeiramente por 2 e depois multiplique novamente o resultado por 2. Por exemplo: 36 x 4 = 36 x 2 x 2 = 72 x 2 = 144;
- Para multiplicar por 10 é bem simples, principalmente quando se trata de um número inteiro. Basta acrescentar um zero depois do último número, como em 128 x 10 = 1280. Quando se trata de um número com vírgula, basta andar a vírgula uma vez à direita, como em 68,5 x 10 = 685. Por sua vez, para multiplicar por 100, acrescente 2 zeros depois do último número inteiro, ou ande 2 casas à direita. E por aí vai;
- Para multiplicar por 5, é possível multiplicar primeiro por 10 e depois dividir por 2, como em 224 x 5 = 224 x 10 / 2 ou seja 2240 / 2 = 1120.
Percebeu como existem algumas regrinhas básicas que podem ser aplicadas para facilitar a realização do cálculo mental? Aprendendo, aplicando e lembrando de tais regras, rapidamente você se tornará um grande especialista em cálculos mentais (ou seja, um especialista em fazer contas de cabeça)! Entendeu como fazer conta de cabeça?
Faça o mínimo de esforço ao calcular
Essas dicas práticas de matemática são úteis para muita gente e, no fundo, são bem fáceis de realizar, uma vez que nosso cérebro funciona dessa maneira e muitos professores utilizam este método de memorização aula matematica ensino medio.
Num mundo onde tudo funciona cada vez mais depressa e o instantâneo faz parte de todas nossas ações, sempre queremos que as coisas estejam praticamente prontas: a louça lavada antes de ligar a máquina, a roupa limpa e passada para sairmos, a comida pronta no forno... O mesmo acontece em matemática, com a aritmética ou outros cálculos!
O objetivo é de simplificar a sua vida, seus pensamentos, adquirir automatismos e ganhar tempo. Tudo isso treinando seu cérebro simultaneamente! Para isso, que tal começar a fazer aulas particulares com um professor em sua casa? Você sabe quantas aulas são necessárias para que você avance na disciplina?
Em função do seu nível e de suas habilidades, mas também em função de suas dificuldades e expectativas, o professor vai trazer soluções sob medida, e truques para que você aprenda a calcular rapidamente.
Ele vai trazer dicas como essas que citamos acima, e também dará outras pistas fundamentais para que você tenha muitas operações resolvidas em mente.
Atividades para potencializar o cálculo mental
Existem várias atividades de soma, subtração e multiplicação, que você pode realizar para potencializar ainda mais a prática do cálculo mental. Vamos entender melhor quais são essas atividades para praticá-las posteriormente? Essa é uma boa dica de como calcular mais rápido!
Dobro
A primeira atividade que você pode fazer é a de "dobro". Quando for solicitado que você some dois números iguais, faça o seguinte: multiplique esse número por dois! Quer um exemplo disso? Veja o exemplo abaixo, considerando que a soma solicitada tenha sido "5+5" (que é igual a 10):
5 x 2 = 10
O resultado é o mesmo. Então, se você tiver que resolver a soma de dois números iguais, não perca tempo e o multiplique por 2.
Dobro mais um
A outra atividade é a "dobro mais um". Quando for solicitado que você some dois número consecutivos, faça o seguinte: multiplique o menor número por 2, e some o resultado com 1. Veja o exemplo, a seguir, considerando que a operação matemática seja "55 + 56" (que é igual a 111):
55 x 2 = 110
110 + 1 = 111
Portanto, o segredo é justamente multiplicar o menor número por 2 e, posteriormente, somar 1 ao resultado final. Dessa forma, você resolverá os exercícios de estudos matemática mais facilmente, se garantindo nas contas cabeça!
Números quase consecutivos
A outra atividade é a "número quase consecutivos". Quando for solicitado que você some dois números quase consecutivos, faça o seguinte: multiplique o número intermediário por 2. Vamos a um exemplo? Considere que a operação matemática seja 8 + 10 (que é igual a 18):
9 x 2 = 18
Perceba que o número intermediário é o 9, uma vez que o número, que fica entre o 8 e o 10, é justamente o 9. O dobro do 9 é o mesmo resultado de 8 + 10. Interessante, não é mesmo?
Translação
A outra atividade é a "translação", que consiste em somar ou subtrair um valor a algum número e adicionar ou tirar esse mesmo valor do outro número da operação matemática. O objetivo é arredondar um dos números para facilitar o processo de soma. Veja um exemplo:
48 + 23 = (48 +2) + (20 - 2)
50 + 21 = 71
Viu como pode ser fácil fazer cálculo de cabeça? Com dicas de como fazer cálculo mental rápido, a vida fica bem mais simples, na hora de fazer operações matemáticas, seja de subtração ou soma. Se você for subtrair, ao invés de usar a operação matemática de soma, use a de subtração!
Distribuição
Também existe a atividade de "distribuição", que se refere à prática de decompor um dos números em uma operação de soma. Tal decomposição é feita em números que facilitam a realização do cálculo. Veja o exemplo, a seguir, considerando que a operação é "6 x 3.142":
6 x 3.142 = 6 x (3.000 + 100 + 40 + 2)
= 18.000 + 600 + 240 + 12
= 18.852
É muito mais simples e rápido multiplicar o 6 por 3.000, 100, 40 e 20, e depois fazer a soma dos resultados da multiplicação, do que multiplicar o 6 por 3.142 "de cabeça". Então, essa atividade de ensino matemática é excelente!
Subtração de unidades, dezenas e centenas
Em um cálculo de subtração, se subtrai primeiro as unidades de um número e, depois, as dezenas e centenas. Então, se faz uma decomposição do número subtraído, sendo essa feita de forma consecutiva. Vamos a um exemplo, considerando que a subtração é "153 - 67".
67 = 60 + 7 (decomposição do número 67)
153 - 7 = 146 (subtração pela unidade)
146 - 60 = 86 (subtração pela dezena)
Se preferir, você também pode começar subtraindo pela dezena, e depois pela unidade, uma vez que o resultado será o mesmo. É muito mais fácil subtrair pelo número decomposto, não é mesmo? Essa é uma ótima estratégia de como calcular mais rápido!
Fatoração
A estratégia de "fatoração" consiste em fatorar os dois números que encontram-se em uma operação de multiplicação para multiplicar números que podem ser calculados mais facilmente. Vamos a um exemplo, considerando que a multiplicação é "36 x 52"?
36 x 52 = (6 x 2) x (3 x 13)
(6 x 13) x (3 x 2)
= 78 x 6
= 468
Vamos praticar essas atividades? Essas estratégias de como fazer cálculo mental rápido irão ajudá-lo bastante, principalmente na educação matemática, uma vez que existem muitas vantagens cálculo mental. Uma dessas vantagens é a melhora do raciocínio lógico-matemático, inclusive de crianças.
Estratégias para calcular mais rápido
Há várias estratégias para calcular mais rapidamente, principalmente se forem "números grandes". A decomposição de números é uma das estratégias mais usadas, e pode ser feita de cabeça, facilmente. Além disso, você também pode usar a estratégia de valor aproximado. Vamos conhecê-las e entender como fazer cálculo mental rápido?
Decomposição mental de números e cálculo de soma
A estratégia de cálculo mental de "decomposição de número de cálculo de soma" consiste em decompor os números e depois fazer uma operação básica: a soma. Vamos começar? Qual o resultado de 480 + 260?
A decomposição da soma 480 + 260 deve ser feita da seguinte forma:
840 = 800 + 40 + 0
260 = 200 + 60 + 0
Depois, se deve somar essas partes, de forma separada:
800 + 200 = 1000
40 + 60 = 100
0 + 0 = 0
Por fim, você precisa somar os resultados parciais encontrados no passo anterior.
1000 + 100 + 0 = 1100
Percebeu como é bem mais fácil e rápido fazer a soma de 480 + 260 através do método de decomposição? O resultado final encontrado é o 1100!
Cálculo com uso de valores aproximados
O uso de valores aproximados também pode facilitar a realização de cálculos "de cabeça". Como os valores usados serão aproximados, os resultados também serão aproximados (ou seja, o resultado não será exato). Vamos começar? Qual o resultado de 478 + 163?
A aproximação dos números 478 e 163 deve ser feita da seguinte forma:
478 = 480
163 = 160
Depois, se deve somar os números aproximados:
480 + 160 = 640
Então, o resultado aproximado é 640. Mas, lembre-se: esse é apenas o resultado aproximado, pois o resultado exato é 641. Viu como o valor aproximado foi bem próximo do valor exato? Pois é, essa também é uma boa estratégia!
Para utilizar a técnica de valores aproximados, você precisa saber fazer a aproximação (que funciona como um arredondamento) da maneira correta, certo? Essa aproximação deve ser feita da seguinte forma (ou seja, seguindo esta regra):
1️⃣2️⃣3️⃣4️⃣
Números que terminam entre 1 e 4
Os números que terminam entre 1 e 4 devem ser aproximados para o número anterior que termina com 0 (por exemplo, o 163 foi "arredondado" para o 160, na exemplificação acima).
5️⃣6️⃣7️⃣8️⃣9️⃣
Números que terminam entre 5 e 9
Os números que terminam entre 5 e 9 devem ser aproximados para o número posterior que termina com 0 (por exemplo, o 478 foi "arredondado" para o 480, na exemplificação acima).
A mesma lógica deve ser aplicada ao arredondamento de números decimais. Dessa forma, qualquer cálculo matemático feito "por cabeça" fica bem mais fácil. Vale ressaltar que existem várias estratégias específicas, tanto de soma quanto de subtração, multiplicação e divisão. E aí, entendeu como fazer conta de cabeça?
A aula de matematica se encaixa perfeitamente nesse contexto: seja com curso de matematica online, aulas tradicionais em uma universidade ou em uma escola, ou ainda aulas particulares em casa - você vai encontrar o método mais adequado para aprender novas abordagens e assim calcular as operações, assimilar um teorema, etc.
Atualize seu cérebro
A noção de informática "atualizar" também funciona quando o assunto é o cérebro. Na verdade, sua mente trabalha como um computador, o qual deve ser atualizado constantemente, para que aprenda "novas coisas", por exemplo.
Segundo o Salk Institute em La Jolla, na Califórnia (EUA), nosso cérebro teria a capacidade mínima de 1 petabyte (o mesmo que 1015 no Sistema Internacional de Unidades), ou seja, uma capacidade de memória equivalente a todo o conteúdo que podemos encontrar na Internet.
Para se ter uma ideia, só os 4 gigantes da web que são Facebook, Google, Microsoft e Amazon estocariam sozinhos 1200 petabytes em dados.
Os pesquisadores deste instituto americano também descobriram que nosso hipocampo (glândula que se localiza no cérebro responsável pela nossa memória) e seus neurônios precisam de pouquíssima energia para funcionar a 100%.
Dessa maneira, se nosso cérebro é a estrutura central com seu disco duro, nossa mente e nossa capacidade de compreensão e de aprendizagem são os softwares que devem ser regularmente atualizados.
Nosso cérebro também tem necessidade de variar os métodos de aprendizagem para estimular suas diferentes capacidades: quanto mais você se interessar por assuntos diversos, mais vai forçá-lo a colocar os neurônios em funcionamento, e assim fazer a informação circular mais depressa.
Por isso que o cálculo mental contribui para seu pensamento. Então, para progredir em matemática, "instale novos programas": aprenda novos métodos para aprimorar sua maneira de pensar, leia bastante e procure fontes de conhecimento diversificadas.
Não vá tão depressa em matemática
De nada adianta correr: é preciso respeitar o seu ritmo de aprendizagem da disciplina. Aliás, você pode aprender matemática de um jeito diferente se conseguir descontrair um pouco, não colocar tanta pressão nos estudos. Considere incluir a calma e a tranquilidade na hora de estudar.
Se você quer aprender a calcular depressa, se deseja resolver todos os problemas em poucos minutos, comece treinando suas capacidades mentais, ou seja, consolide seus conhecimentos e faça regularmente exercícios de matemática.
Para solificar o seu conhecimento e ter uma base matemática de alto nível!
Quanto mais você se precipitar, mais correrá o risco de errar e pular etapas essenciais nos seus estudos. O resultado será uma nota ruim! Comece com calma, devagar, decifre o problema matemático por partes, identifique o que você já sabe resolver, como você pode solucionar, qual o melhor método para seguir.
Faça o balanço do que você conhece e veja se consegue integrar no cálculo para encontrar a solução. É essencial relembrar o que você já sabe: utilize vídeos na internet, consulte diretamente seu professor de matemática na escola ou procure um professor particular para que ele ajude no que você está precisando.
Mais do que encontrar depressa a resposta, é importante entender o caminho que você percorreu para chegar ao resultado. Um professor sabe indicar alguns caminhos e métodos alternativos que vão esclarecer muitas de suas dúvidas.
A beleza da matemática só se mostra a seguidores pacientes
Maryam Mirzakhani
Reserve um um tempo para assimilar as noções de base dos cálculos, as principais teorias matemáticas e aplique esse conhecimento nos exercícios mais fáceis. No começo, isso dará mais segurança e você pode, aos poucos, aumentar a dificuldade e o nível dos exercícios.
Lembre-se sempre: um ritmo progressivo é muito mais eficaz para o avanço dos estudos em matemática. De forma progressiva, você conseguirá deixar o seu conhecimento "mais sólido", tendo base em matemática suficiente para conquistar os mais grandiosos resultados!
Divirta-se aprendendo
Apesar de o professor ser a pessoa mais indicada para identificar as dificuldades do aluno e assim poder ajudá-lo (com o apoio de seus pais e seus amigos), você pode aprender técnicas para melhorar sozinho seus estudos em matemática.
A vida do dia a dia apresenta inúmeras situações que podem contribuir para seus estudos: lembre-se sempre de utilizar essas situações de maneira lúdica e com bom humor! Nós progredimos muito mais quando gostamos do que fazemos, não é verdade? Veja algumas opções de fazer cálculo mental matemática enquanto se diverte:
🛒
Fazendo compras no supermercado
Enquanto fizer compras no supermercado, e colocar itens no carrinho de compras, verifique o preço de cada item, e estime o valor total. Depois, veja se acertou o valor total das compras!
🍲
Cozinhando com vários ingredientes
Quando estiver cozinhando com vários ingredientes, converta das unidades de volume, sem verificar a resposta certa. Depois, veja se você fez a conversão da maneira correta!
🍰
Dividindo o bolo na proporção correta para 5 pessoas
Quando você for dividir um bolo com os seus familiares ou amigos, trabalhe o conceito de "proporção", dividindo o bolo em quantidades iguais para 5 pessoas.
Enquanto estiver fazendo compras no supermercado, tente estimar o valor total do seu carrinho. Não se trata de calcular exatamente o preço, centavo a centavo, mas de ter uma noção aproximada. Isso serve para testar seus conhecimentos e suas habilidades de calcular rapidamente.
Uma outra dica para treinar sua velocidade nos cálculos em matemática é cozinhando: para fazer uma receita de bolo ou de torta, você pode se familiarizar ou desenvolver seu talento de cálculo mental lidando com quantidades e pesos, convertendo medidas, unidades de volume (grama, quilograma, litro, decilitro, etc).
É uma excelente ocasião para trabalhar noções de proporção de frações, por exemplo, na hora de dividir um bolo de cenoura em pedaços iguais para 4 ou 6 pessoas. Dessa forma, você dividirá o bolo em quantidades iguais, de modo que nenhuma pessoa fique com um bolo maior ou menor.
A matemática está presente em nossa vida todos os dias: seja na hora de calcular o trajeto de carro, a quantidade de quilômetros, arrumando alguma coisa em casa, costurando... Você sempre vai encontrar algum motivo para pensar em números e treinar sua mente!
Para ter bons resultados em matemática, não tem muitos segredos: só a prática constante, a frequência e a repetição dos exercícios lhe proporcionarão facilidade e agilidade intelectual para calcular mais depressa.

Com ou sem professor, faça exercícios de matemática para exercitar o seu cérebro até que você tenha reflexos espontâneos na hora de calcular. O cérebro é uma máquina, e você precisa colocá-lo para funcionar, além de alimentá-lo e cuidá-lo!
Assim, o seu cérebro terá um bom desempenho sempre. Depois de seguir todos esses conselhos e praticar todos esses exercícios, de repente você vai se dar conta de que estará fazendo operações de cabeça, bem depressa!
Recursos online que ajudam no cálculo mental
Para evoluir em matemática com o cálculo mental, a Internet é também um recurso precioso e complementa perfeitamente suas aulas. Existem muitos sites especializados que propõem videoaulas, explicações, quiz, textos complementares, exercícios, jogos e muito mais. Selecionamos alguns para você:
- Khan Academy: ONG educacional criada e sustentada por Salman Khan. Com a missão de “fornecer educação de alta qualidade para qualquer um, em qualquer lugar”, oferece uma coleção grátis de vídeos de matemática entre outras matérias.
- Olimpíada Brasileira de Matemática: com 30 anos de tradição, a OBM disponibiliza, em seu site, download de provas e gabaritos anteriores.
- Calcule Mais: Videoaula de matemática e exercícios de matemática desde o ensino fundamental até o ensino superior e concursos públicos.
- Site Mais: reúne de maneira organizada vários recursos educacionais multimídia disponíveis para um curso de matematica online de fácil uso do professor e do estudante de Matemática.
- Só Matemática: são mais de 3.000 páginas de conteúdo, onde você irá aprender Matemática de maneira descontraída, tanto na teoria como na prática.
- Matematiquês: questões, provas, curiosidades, resumos e muito mais sobre Matemática!
- Portal Matemática: o portal da matemática é um site que visa auxiliar alunos do ensino fundamental e médio, e o seu foco principal é o pré-vestibulando e os interessados que visam ingressar na carreira pública por meio de concursos.
- Me Salva: O projeto tem a motivação de ajudar estudantes de todo país na compreensão da temida disciplina de cálculo diferencial e integral.
- Kuadro: no kuadro, as pessoas aprendem com vídeos e exercícios, trocam conhecimento, tiram dúvidas… Enfim, um grande grupo de estudos.
Percebemos que para evoluir em matemática e também em cálculo mental, a questão da memorização é essencial: lembre-se, mais uma vez, que é preciso decorar os princípios de base da matemática, como as tabuadas de adição e multiplicação. Refaça os exercícios, repita muitas vezes.
Quanto mais você preparar seu cérebro para se lembrar, mais os automatismos surgirão e sua capacidade de calcular mentalmente será multiplicada por 10! Para progredir, é preciso praticar com regularidade, utilizar diferentes estratégias para que os processos se tornem mais naturais e espontâneos.
Isso exige, claro, tempo de estudo da matemática, dedicação, trabalho, paciência e motivação, mas os resultados vão surpreender e você vai guardá-los pelo resto de sua vida! Portanto, liberte-se! Divirta-se praticando a matemática e utilize todos os recursos que você dispuser, seja na Internet, seja em livros e revistas.
Procure sempre buscar novos desafios e não se esqueça de ser rigoroso em seus estudos e durante os exercícios. Você em breve estará com todos os cálculos e operações em sua cabeça! Ah, encontre o melhor curso de matematica basica no Superprof!
Como ser bom em matemática: 10 estratégias
Todos temos lembranças de como é estudar matemática. Seja no ensino fundamental, no ensino médio, na universidade para aqueles que optaram por um curso voltado para a área de exatas… Você conhece alguém que faz algebra linear curso? A verdade é que as aulas de matematica deixam uma marca registrada em nossa memória!
Essa disciplina ainda é muito importante no desenvolvimento da criança, e é por isso que ela é ofertada desde cedo na escola. Algumas instituições já introduzem a noção de cálculos antes mesmo da Educação Infantil.
Isso porque é essencial aprendermos desde pequenos as noções de lógica, de grandeza, de síntese, de espaço, de memorização. Só o fato de refletir diante de um problema desenvolve inúmeras habilidades. Inclusive, se desenvolve as habilidades cerebrais devido à realização de contas aritméticas.
Se compreende, de forma aprofundada, a matemática, desenvolvendo uma base sólida da matéria.
Mas é frequente encontrarmos algumas dificuldades ao longo do processo de aprendizagem. Quando nos deparamos com um problema ou uma fórmula mais complexa, ficamos completamente bloqueados! E pior: tal bloqueio ocorre com muitas crianças!
Se não tivermos a distância necessária e relembrarmos tudo o que já vimos, o estudo pode virar uma catástrofe. As notas começam a cair, a autoestima também, e um ciclo vicioso se instala. Não é fácil: pelo contrário, a matemática pode ser uma matéria traumatizante.
Estatísticas oficiais do desempenho dos alunos em avaliações nacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e até mesmo o vestibular, comprovam que as dificuldades em relação a essa disciplina estão longe de ser superadas.
Mas é justamente por esses motivos que a Superprof chega com essas dicas. Não desanime: a solução para ir bem nos estudos dos números não está tão longe assim. Você é perfeitamente capaz de evoluir em matemática e se tornar um excelente aluno ou um especialista nos cálculos. Veja como!
Vamos passar às dicas práticas agora? Todas essas aulas de reforço escolar, aulas em casa e outros estudos com um professor de matemática devem valer para alguma coisa, certo? Para melhorar suas notas, por exemplo. Mas como você consegue aprimorar ainda mais seu desempenho e aumentar seu conceito em matemática?
Seja você estudante de ensino fundamental, esteja procurando aulas de matematica ensino medio, universidade, curso técnico: o objetivo é o mesmo para todos. Veja então nossos dez grandes conselhos para evoluir e avançar nos estudos:
- Domine um tópico antes de passar para o próximo;
- Treine regularmente sua memória com exercícios de matemática;
- Comece revisando as bases da matemática: cálculo, multiplicação (tabuada), números decimais, divisão, bissetriz, triângulo (retângulo, isósceles), teorema de Tales, teorema de Pitágoras, simetria, círculo, ângulo, geometria, trigonometria, álgebra, aritmética, raiz quadrada... Enfim, todos os conceitos fundamentais para preparar um vestibular, um concurso em qualquer área.
- Sempre escreva no papel;
- Estude em um lugar calmo: no quarto ou na biblioteca;
- Fale com seus colegas sobre os assuntos mais complexos: procure sempre oportunidades para explicar o que você já sabe, ajude os outros e procure ajuda;
- Anote cada etapa da resolução do problema;
- Escreva à lápis e passe a limpo;
- Saiba fazer um bom rascunho;
- Não espere a madrugada para estudar;
- Ilustre o problema;
- Utilize suportes concretos: ter medo de matemática pode se resolver graças a pedagogia adaptada de suportes concretos. Imagine a matemática através de pedras, objetos, queijo... Isso pode tornar essa matéria tão abstrata em algo mais concreto.
- Identifique se você tem algum bloqueio psicológico: ele pode ter origem em outra coisa, algum problema familiar, por exemplo. Nesse caso, o melhor a fazer é consultar um psicólogo.
Caso precise de auxílio, uma aula de matematica basica ou avançada pode ser de grande ajuda! Além disso, existem alguns livros que também podem auxiliá-lo, como o "Aritmética com cálculo mental: como você fez?", das educadoras Berticelli (da Universidade Federal do Paraná) e Zancan (da Universidade Federal de Santa Maria).
Encontre o método de estudo mais adaptado para você
Ao contrário das dicas anteriores, que podem ser consideradas úteis ou mesmo essenciais para todo mundo, as dicas que daremos a seguir dependerão do método de estudo aplicado e/ou personalidade de cada um.
Afinal, cada pessoa tem sua maneira de estudar e seu próprio ritmo de aprendizado, e isso deve ser respeitado para que haja de fato uma melhora no rendimento escolar. No entanto, todos devemos ser capazes de identificar as melhores ferramentas para aprender matemática da forma mais eficiente possível.
Para isso, você pode começar se perguntando como funciona sua memória. Você é uma pessoa visual, por exemplo? Existem diferentes tipos de memória: visual, auditiva, olfativa, cinestésica... e cada uma delas funciona de um jeito diferente.
Sistema de fichas de revisão
Para aqueles que têm boa memória visual, por que não trabalhar com um sistema de fichas de revisão usando um código visual de cores? As fichas podem ser divididas por temas e em cada uma delas pode-se anotar fórmulas e palavras chave. Em seguida pode-se atribuir uma cor para cada ficha.
Leitura das próprias anotações em voz alta
Já quem tem boa memória auditiva, além de prestar muita atenção nas aulas e anotar as ideias mais importantes, ler as próprias anotações em voz alta é uma excelente forma de memorizar o conteúdo. Dessa forma, você conseguirá assimilar melhor o conteúdo de matemática aprendido.
Troca de ideias com os colegas de classe
Outra maneira de estudar matemática é trocando ideias com seus colegas de classe. Estudar em grupo é muito eficaz, pois quando um não entende bem o conteúdo, um colega poderá explicar com outras palavras.
Orientação de um professor particular
Às vezes a pedagogia e a metodologia empregadas pelo professor podem não ser as mais adaptadas para todos os alunos. Ter alguém que possa explicar a mesma coisa, mas usando uma outra linha de raciocínio pode fazer toda a diferença.
E aí, vamos verificar se você está mesmo "se garantindo" em fazer cálculos mentais? O mental calculation precisa estar "em dia", certo? Vamos lá a uma questão simples. Após fazer o cálculo mental (não esqueça de utilizar as estratégias que indicamos), veja se o resultado está correto!
Qual o resultado da soma 347 + 258?
O resultado correto é: 605. Viu como fazer conta de cabeça pode ser simples? A orientação de um bom professor, atencioso e pedagogo, pode ajudar o aluno a recuperar a autoconfiança e motivação para estudar.
Além do mais, ter um acompanhamento individualizado permitirá resolver as suas dificuldades e trabalhar os pontos essenciais para que você recupere as notas. As aulas matemática podem auxiliar com eficiência nesse momento, assim como o cálculo mental professores.
Saiba como solucionar as dificuldades em matemática de uma vez por todas! As aulas particulares de matemática - com ênfase em cálculo mental - da Superprof te ajudarão verdadeiramente! Tais aulas matemática ensino contam com aplicações treinar cérebro e atividades potencializar cálculo mental.
Se você gostou da lista de estratégias cálculo mental deste artigo, comente e compartilhe! Esperamos que o nosso texto tenha explicado bem sobre como calcular mais rápido. No mais, esperamos que você já esteja fazendo cálculos de cabeça! Para aprimorar ainda mais suas técnicas, agende uma aula de matemática.
Excelente postagem, muito útil essas informações para que possamos chegar a um bom nível de agilidade nos cálculos matemáticos o que é de fundamenta importância em um mundo cada vez mais competitivo.
Muito bom.
Muito bom.
Muito bom
Parabéns pelas idéias e possiblidades!
Parabéns, ótimo conteúdo .
Excelente artigo.
Ótimo artigo, Me deu novas ideias.
Otima explicacao