Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estudar para o ENEM com um professor particular

De Marcia, publicado dia 16/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > O Exame Nacional do Ensino Médio demanda preparação específica

Quem está prestes a fazer uma prova importante como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) certamente pensa em se preparar da melhor forma. E isso, para alguns, pode significar contar com a ajuda de um professor particular.

A vantagem das aulas particulares sobre qualquer outra modalidade de estudos é que você contará com o apoio de um profissional, 100% focado em você. Ele estará ali para tirar suas dúvidas, dar dicas de estudos e do que pode cair na prova e até atuará como uma espécie de motivador, já que incentivará você e fornecerá ferramentas para que não desista.

Por essa razão, alguns estudantes consideram que ele é figura fundamental no que diz respeito a garantir bons resultados na prova.

E ainda que essa não seja uma regra válida para todo candidato, ao contratar um professor particular, você vai, no mínimo, aprender um pouco mais sobre as matérias pertinentes.

Um dos papéis fundamentais do professor particular é incentivar e motivar seus alunos.

Se você quer entender melhor como funciona esse trabalho e por que você deveria cogitar a hipótese de contratá-lo, continue lendo. Preparamos abaixo um artigo sobre o assunto.

Ter aulas para o ENEM

Um professor particular pode ajudá-lo nas mais variadas empreitadas. Trata-se de um profissional que pode acompanhá-lo desde os primórdios da sua vida escolar. Talvez você e alguns dos seus amigos já precisaram de reforço escolar. E por quem as mães procuravam quando isso acontecia? Pelo professor particular!

Mais tarde, na hora de estudar um novo idioma, ou mesmo desenvolver algum talento especial como a culinária ou a música, lá estava ele… o professor particular novamente!

E se ele já marcou tantas fases importantes na sua vida, por que ficaria fora da sua preparação para o ENEM?

Muitas vezes, o estudante se vê perdido diante de tanto conteúdo. Ele precisa estudar a matéria de praticamente três anos para dois únicos dias de prova. É natural que se sinta “atropelado”, sem saber exatamente por onde começar, e ainda que receba apoio de seus professores da escola ou mesmo de familiares que já prestaram o exame, uma ajudinha extra é sempre bem-vinda.

Existem professores que trabalham focados em preparar alunos para esse tipo de exame. Alguns, inclusive, têm anos de experiência nesse tipo de trabalho. Trata-se, portanto, de um especialista.

Para encontrá-lo, você pode falar com amigos e vizinhos em busca de indicações, ou mesmo consultar plataformas especializadas em aulas. Um bom exemplo é a Superprof, que conecta alunos e professores de todo o Brasil. Basta digitar no campo de pesquisa que está em busca dessa especialidade e escolher o profissional que mais se adéqua ao seu perfil e necessidade.

Os valores da hora/aula podem variar bastante e as aulas podem acontecer na modalidade presencial ou online. Sendo assim, você pode alinhar um plano de aulas com o professor escolhido para arrasar na prova.

Um cursinho pré-ENEM vale a pena?

Nem todo estudante está disposto a pagar por aulas particulares. Alguns pela questão financeira, outros, por acreditarem que não renderão o esperado estudando somente a dois, com o professor. Há quem prefira estudar sozinho ou em grupos maiores.

Há alunos que optam por estudar em cursinho por renderem melhor em grupos.

Porém, uma outra alternativa encontrada por alguns é o cursinho pré-ENEM. Algumas instituições que visam preparar alunos para vestibulinhos e vestibulares também oferecem cursinhos preparatórios para a prova do ENEM. Aliás, tais cursos não são encontrados somente nas grandes instituições especializadas: podemos encontrar ainda outras escolas menores e até mesmo professores autônomos que oferecem algo do gênero.

Trata-se de um preparatório que se assemelha ao pré-vestibular, já que visa abordar mais profundamente e revisar toda a matéria do Ensino Médio, com foco no que costuma cair na prova.

Nesses cursos, é possível ainda refazer exames anteriores, com direito a correção com comentário dos professores e realizar simulados, de modo a testar seus níveis de conhecimento e tomar consciência do quanto se encontra preparado para realizar a prova.

Os plantões de dúvidas costumam ficar disponíveis para que o aluno consiga focar nos pontos em que se encontra em maior dificuldade.

Os cursinhos podem variar em modalidade e duração. Há alunos que começam a se preparar até mesmo um ano antes da prova. Assim, iniciam seu cursinho logo no começo do ano letivo e ele se prolonga até pouco antes da prova.

Outros, preferem se preparar apenas por 3 ou 6 meses, o que presume um estudo mais resumido, com base no enfoque das matérias mais cobradas na história da prova e na solução de dúvidas e dificuldades. Há instituições que oferecem ainda a opção de somente plantão de dúvidas, ou cursos ultra rápidos, de apenas 1 mês.

A quantidade e duração de aulas também pode variar. Existem os intensivos, nos quais há aulas em todos os dias da semana, às vezes até aos sábados e aqueles nos quais os encontros acontecem duas ou três vezes por semana.

Como se pode ver, se o estudante procurar bem no mercado, há um amplo rol de opções, e uma delas certamente será capaz de satisfazer suas necessidades.

Entretanto, se você ainda está em dúvida quanto a procurar por um desses cursinhos ou contratar um professor particular, lembre-se de que o primeiro é geral, destinado a todas as pessoas que estão se preparando para a prova e o segundo é focado em você, com um profissional que trabalhará exclusivamente para solucionar suas dificuldades.

E mais uma vez reiteramos que também se trata de uma questão de perfil. Há pessoas que alcançam bons resultados em aulas particulares e outras que se comprometem e rendem melhor quando se matriculam em aulas em grupo.

Quais as vantagens de ter professor particular para o ENEM?

Pode ser que você esteja se perguntando quais são, de fato, as vantagens de estudar para o ENEM com professor particular. Para ajudá-lo, listamos abaixo algumas das principais.

O foco é você

Nem todo mundo é bom em português e a dificuldade em física não é algo comum a todo estudante. Há pessoas que odeiam idiomas por terem dificuldades em aprendê-los (e isso envolve as regras gramaticais da nossa língua) e outras capazes de gabaritar uma prova de termodinâmica.

Física não é difícil para todos e biologia pode não ser a matéria mais fácil. O professor particular foca em suas dificuldades.

Isso acontece porque as pessoas são diferentes e aprendem de formas distintas. Assim, o professor particular vai focar em você, buscando entender suas dificuldades e ajudá-lo a encontrar uma forma de superá-las.

Tudo acontece no seu ritmo

Além de diferentes talentos, as pessoas também têm diferentes ritmos para avançar no aprendizado. Nos cursos convencionais, há um ritmo específico no qual as coisas acontecem, normalmente baseado na média da maioria das pessoas.

Pode ser que alguns alunos não consigam acompanhar bem, ou ainda se sintam desmotivados tamanha a insistência em certos assuntos que já estão claros para eles. Já com o professor particular, o ritmo das aulas também será o seu. Tudo seguirá um equilíbrio, no qual você não se sentirá abandonado e nem desafiado demais.

O professor acompanha você

Em um curso realizado em grupo, especialmente quando esse grupo é grande, pode ser que o professor só se dê conta que você está com dúvidas quando propuser algum exercício para entrega ou avaliação. Já na aula particular, a avaliação é contínua, acontece aula após aula, quando o professor acompanha você nos exercícios e observa quais os seus pontos fortes e aspectos a serem melhorados.

Ele vai notar se você estiver com dificuldades, muitas vezes antes que você mesmo perceba. Além disso, se notar que determinada abordagem de ensino não está funcionando, ele poderá pensar imediatamente na possibilidade de adaptá-la. Assim, não há tempo perdido: as aulas são focadas totalmente nos métodos que funcionam para você.

A motivação vem no pacote

É comum que alguns alunos se sintam desmotivados e incapazes, diante de uma quantidade tão grande de matéria para estudar. Nesse caso, o professor particular tem um papel fundamental. Já que atua em contato direto com o aluno, acompanhando seus avanços e anseios, ele acaba se tornando uma espécie de psicólogo.

Isso porque, além de identificar as dificuldades do aluno em relação ao aprendizado, ele também detecta indícios de desânimo e baixa autoestima, sintomas comuns diante do estresse e da pressão que ocorre durante a preparação para uma prova importante.

A partir daí, cabe a ele, a partir do preparo de atividades específicas e da conversa, atuar como motivador do aluno, restaurando a sua autoconfiança e reforçando a necessidade de continuar lutando pelos seus objetivos.

Ter aulas sob medida para o ENEM

Percebeu como é possível contar com um profissional focado em você, que dará aulas específicas para que você vença suas dificuldades e ainda trará questões que normalmente são abordadas no ENEM?

O professor particular está ali por você. Ele vibra com suas conquistas e acredita em seu potencial.

Ele pode estar em suas redes sociais, na agenda de contatos de um amigo de escola ou mesmo no seu condomínio. Não estamos falando de um mágico ou super herói.

O professor particular pode fazer muito por você no que diz respeito à preparação para o ENEM. Basta estar disposto a estudar nessa modalidade. Basta estar receptivo ao conhecimento transmitido por ele.

O que você está esperando então para acessar a nossa plataforma Superprof e começar a procurar por um profissional que atenda às suas expectativas?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar