Sou autor de 4 Métodos para Bateria e 1 para Percussão, todos com CDs contendo músicas para a prática do instrumento (Play Backs). Um dos métodos para bateria tem como público alvo crianças a partir dos 3 anos de idade (pré alfabetização), que também acompanha CD com áudios específicos.
Sou Músico e professor há 30 anos, com especialidade em Bateria e Percussão. Fui supervisor musical da revista "Batera & Percussão" e colunista da revista "Teclado & Piano", onde abordava a "Teoria Musical". Tenho formação e algumas pós graduações (acumulo 56 certificados e diplomas na área).
Wilson Dias
Músico, Professor, Contador de Histórias
Butantã - S. Paulo - S.P.
Fone: 11 - 99622 2008 site: (informação ocultada) e-mail: (informação ocultada) (informação ocultada)
Baterista e Percussionista, com sólidos conhecimentos em teclados,
violão e flauta doce:
“Personalidade e firmeza no toque é o que caracteriza o estilo único e inovador desse instrumentista. A sutileza de vir com o som de um pequeno sino, enquanto todos esperam um ataque enfurecido de pratos, faz dele um músico especial”. (Caderno2 –O.E.S.P.).
Sua formação foi primeiramente na música popular, depois passou pela música erudita, tendo estudado, principalmente, em aulas particulares e em algumas escolas como: Escola Municipal de Música (E.M.M.), onde, em 30 anos da escola, foi o primeiro percussionista a se formar; Universidade Livre de Música (U.L.M.); Conservatório Musical Ars et Sciêntia do Brasil (C.M.A.S.B.) e Faculdade Mozarteum de São Paulo.
Dos Estudos:
Bateria - Duda Neves
José Eduardo Nazzário
Alcides Trindade -“ Cidão”- ( Orq. Sinf. Municipal )
Antonio Almeida -“Toniquinho”-( U.L.M. )
Percussão – Elizabethe Del Grande
( Orq. Sinf. Do Est. de S. Paulo - OSESP )
Joaquim Abreu – “Zito -
( Orq. Sinf. Brasileira e Duo Diálogos )
Violão - Claudio Hudinick
( C.M.A.S.B. )
Piano - Eda Fiori
( E.M.M. )
Teclados - Sandra Lopes
( Vivace Centro de Artes )
Licenciatura - Faculdade Mozarteum de São Paulo.
Cursos Especiais - László Ördög - Método Kodâly de Ensino musical
Maria Örgög - II II II
( ambos - Hungria )
Isa Poncet - Método Dalcroze de
Ensino musical (Inst. Jaques Dalcroze - França)
Tea Syntex - Vários Programas
( Escola de Informática p/ música )
Verena Marschat - Método Orff de Ensino musical
(instituto Orff de Espanha)
Doug Goodkin – Método Orff de Ensino musical
(inst. Orff de S. Francisco)
Sofia Lopes Ibor – Método Orff de ensino musical
(inst. Orff de S. Francisco)
Carl Smith – Percussão Corporal e com sucata
(Grupo Stomp N. York)
Keith Terry - (percussão corporal )
Cursos - Master Classes - * Steven Schick ( Univ. da Califórnia - E.U.A. )
* Vick Firth ( Univ. e Orq. Sinf. De Boston - E.U.A. )
* Ney Rossauro ( Univ. Fed. de Sta. Maria , R.G. do Sul)
* Carlos Tarcha ( U.S.P. e Orq. Sinf. Municipal )
* João Carlos Dalgalarrondo ( Unicamp )
* Jonh Bowdler ( Unesp )
Outros cursos de pequena duração (apenas dos últimos 6 anos):
• Google for Education (Ferramentas p/ sala de aula)– de jun à dez 2018
• XVII Oficina Rítmica de Dalcroze com Iramar Rodrigues (Genebra/Suiça)
– jul/2018
• XVi Oficina Rítmica de Dalcroze com Iramar Rodrigues (Genebra/Suiça) – jan/2017
• Salada rítmica com Anita Gritsch – abril/2016
• Curso internacional ORFF jan/2016
• Vivências Moçambicanas – músicas e brincadeiras de Moçambique –
Lenna Bahule. - 12/2015
• Cantar e Dançar com a Tradição – música, danças e brincadeiras
brasileiras - Lia Marchi – 05/2015
• Sampa Circesongs – improvisação vocal e corporal - Sesc V Mariana –
02/2015
• Anita Gritsch (Austria) – Rítica –Música e Movimento” – em out/2013 e
04/2014
• Adolfo T. V. Miri (cacique Guarani) – O Canto Infantil na Cultura
Guarani” – maio/2013
• Michelle Rodrigues – “As Diversas Corporalidades Africanas nas Danças
Brasileiras” – ago/2013
• VI Crso Internacional Orff Schulwerk no Brasil – 14 a 18 jan/2013 (46
horas/aula)
• Rubens Oliveira – “Gumboot Dance” 05/2012 – dança Sul Africana.
• I Simpósio Internacional Orff Schulwerk no Brasil 12/01/2011 (4 horas)
• V Curso Internacional Orff Schulwerk no Brasil 13 a 17/01/2011 ( 41
horas/aula)
• Estevão Marques (instituto Orff de São Francisco – USA) –
“Miranbolâncias pelo Mundo” (ago/2011)
• Pedro Paulo Salles (orientador USP) – “Sonoridades Indígenas” –
07/2011
• Sandra Oak – “Prática de Repertório” – jun/2011
• Encontro Fladem (Foro Latinoamericano de educação musical)
out/2011
(acumula 56 diplomas e certificados na área)
Da experiência profissional:
• Como músico, nos 30 anos de experiência profissional, atuou na maior parte do tempo, envolvido no trabalho de criação (composições, arranjos, etc...) e também integrou vários grupos dos mais variados gêneros e estilos :
* Música Popular : Música Instrumental brasileira, Jazz, Rock, Fusion, Reggae, Funk, Samba, Música Afro, Música Latina, etc, etc...
* Música Erudita : Orquestra Sinfônica, Música de
Câmara, Música Antiga, Música Contemporânea, etc, etc...
Tocou com vários cantores/compositores, onde atuou não só como instrumentista, mas também foi responsável pelos arranjos de bateria e percussão (não raras as colaborações nos arranjos gerais). Tendo atuado em várias casas de espetáculo, salas de concerto e teatros de todo país.
Participou de Festivais de Música como o Festival de Inverno de Campos de Jordão em 1998.
Presidiu, por dois anos consecutivos, a banca de jurados dos “1º e do 2º FestMed” , Festival Musical da Faculdade de Medicina da U.S.P.
Fez parte da Comissão Julgadora de Festivais de bateria:
“Timer Drum Fest” (conservatório Vila Lobos SP)
“Festival de bateria de Cachoeira Paulista” (por dois anos)
Dirigiu alguns espetáculos como o “Musical-Teatral da Semana Mundial da Amamentação” de 1997, onde além da direção, escreveu os roteiros, compôs a música tema da campanha do ano e produziu o espetáculo ( envolvendo 117 pessoas, entre músicos, coralistas, atores, cenógrafos, etc.).
• Como professor: ministrou aulas de Bateria, Percussão, Teoria, Percepção, Iniciação Musical (musicalização), violão, teclado, flauta doce e Prática de Conjunto.
Escolas / Conservatórios: ( que lecionou )
• Conservatório Brooklin Paulista
• Espaço Cultural Vértice
• Colégio Magno
• Colégio Santo Américo
• Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA)
• Cons. Mus. Ars et Sciêntia do Brasil
• Musici
• Musicales
• Vivace Centro de Artes
• Musiarte
• Arte Livre
• Palco
• Tom Maior
• Colégio Catamarã
• Como autor: realizou vários workshops e palestras. Escreveu 4 métodos/livros para o seu instrumento, sendo seu último trabalho editado em 9 livros incluindo 3 CDs com 48 faixas; gravou um CD com composições suas com o grupo “Instrumental 220” e com o “br.som” (ambos de música instrumental brasileira);
* foi supervisor musical da revista “Batera & Percussão” por 5 anos; escreveu, por 7 anos para a Revista “Teclado & Piano” uma coluna sobre Teoria Musical.
• Contador de Histórias: com um trabalho impar de contar histórias utilizando equipamentos sonoros feitos de material reciclado e tornar a sonorização o elemento principal de suas tramas, atuou muito em escolas, clubes e unidades do SESC, além de ministrar palestras e work-shops sobre suas estratégias e técnicas de contação à profissionais da área
• Em 2014 ministrou a oficina “Ritmos do Brasil” por 5 meses no Sesc Vila Mariana;
• Em 2015 e 2016 ministrou oficinas na ABRAORFF:
- “Da Sucata ao Som, do Som à Música”
- “O Lixo é um Luxo”
* ainda 2015 e 2016, a oficina “música com Sucata” como parte da IX
Semana da Arte no Colégio Humboldt.
Canal No You tube “ wilson dias”:
(informação ocultada)
(na Playlist, veja o assunto de interesse)
Atualmente, se divide entre as atividades de músico (compositor/arranjador/instrumentista), onde integra o grupo “Divina Arte” (música erudita); toca como free-lancer com alguns artistas; é professor, lecionando em aulas particulares, na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA); Conservatório Brooklin Paulista; Espaço Cultural Vértice; ministra work-shops/palestra para contadores de história e professores em geral; e dirige um Home-Studio – grava e edita áudio e vídeo
Profissionalismo, didática, carisma, musicalidade, dedicação, difícil listar todas as qualidades e aptidões desse excelente músico e mestre da música! Trabalhamos juntos em algumas escolas e ele sempre exemplar. Super recomendo!!!
Um professor que realmente sabe ensinar demonstrando todas as suas falhas e te aperfeiçoando a cada aula, as aulas dele te faz sentir confortável querendo continuar a estudar com ele, e caso queira passar para uma escola de música ele faz todo o preparo para que se saia bem na prova.
Um dos melhores profissionais qu conheço, extremamente focado, didático, insentivador. Indico tranquilamente!
Meu primeiro professor de bateria no conservatorio Ars Et Scientia(nao existe mais),me ensinou a ter bom gosto musical, Grande professor!!!!!
Profissional extremamente competente, professor com ampla experiência e enorme bagagem, tem como pontos fortes o trato fácil, a segurança de seus conhecimentos e a técnica refinada.
Conheci o Wilson na faculdade, sempre realizando seus trabalhos com muito capricho, seriedade e criatividade, e depois, durante minha atuação no Setor de Programas e Projetos da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas da cidade de São Paulo, tive a oportunidade de contratar sua oficina de "Percussão nas histórias", para contadores de histórias, trabalho que agradou muito os participantes. Um ótimo profissional.
Conheço desde o nascimento.
Sempre mostrou interesse em aprender e ensinar.
Baterista, de ouvido.
Cursou Faculdade, apenas pra cumprir tabela.
Exigência das Escolas Renomadas.
Licenciatura Plena.
É capaz de ensinar até pessoas com dificuldade de aprendizado.
Pode confiar.
Ótimo profissional. Muito dedicado ao seu trabalho na formação de novos músicos. Levando-se em consideração o bom caráter, altamente recomendável.
Trabalhei com o Wilson por muitos anos, no colégio Santo Mérico ele é um super professor!!
Recomendo ele oara qualquer escola com certeza!!!
Excelente profissional, faz um trabalho muito bom com crianças ensinando música de forma lúdica.
Procura por aulas de bateria perto de sua casa? Nós te apresentamos uma lista seleta de professores que podem te ajudar. Superprof também oferece aulas de percussões se precisar. Aprender já não é mais problema, há aulas de cajón para todos os gostos! Encontrar aulas de pandeiro nunca foi mais fácil: você vai adorar aprender.
Na casa do professor | Casa do aluno | Por webcam | |
1 hora | R$100 | R$100 | R$70 |
5 horas | R$450 | R$450 | R$350 |
10 horas | R$830 | R$830 | R$700 |