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Vamos

Problemas de áreas e perímetros

1

Qual é a área de um retângulo sabendo que seu perímetro é e que sua base é o triplo de sua altura?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

base do retângulo

 

altura do retângulo

 

2 Escrevemos as equações

 

perímetro

 

3Formamos o sistema, na primeira equação estabelecemos a relação entre a base e a altura e, na segunda, o perímetro.

 

 

4Substituímos o valor de da primeira equação na segunda equação, de modo que calculamos o valor de

 

 

5Para encontrar o valor de substituímos na primeira equação.

 

 

6Assim, a base mede e a altura é

2

Qual é o perímetro de um retângulo sabendo que sua área é e que sua base é três centímetros maior que sua altura?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

 

base do retângulo

 

altura do retângulo

 

2 Escrevemos as equações

 

área

 

3Formamos o sistema, na primeira equação estabelecemos a relação entre a base e a altura e, na segunda, a área.

 

 

4Substituimos o valor de da primera equação na segunda equação, de modo que calculamos o valor de

 

 

Logo,

5Para encontrar o valor de substitimos na primeira equação.

 

 

6Assim, a base mede e a altura é e o perímetro é de

3

A base de um triângulo é três unidades maior que sua altura. Se sua área é , quais são as medidas do triângulo?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

 

base do triângulo

 

altura do triângulo

 

2 Escrevemos as equações:

 

 

3Formamos o sistema, na primeira equação estabelecemos a relação entre a base e a altura e na segunda, a área.

 

 

4Substituimos o valor de da primeira equação na segunda equação, de modo que calculamos o valor de

 

 

Logo, o valor é , (o valor   é desconsiderado, pois não se pode ter medidas negativas).

 

5Para encontrar o valor de substituimos na primeira equação.

 

 

6Assim, a base mede e a altura é

4

A base de um triângulo é o dobro de sua altura. Se sua área é  , quais são as medidas do triângulo?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

 

base do triângulo

 

altura do triângulo

 

2 Escrevemos as equações.

 

 

3Formamos o sistema e na primeira equação estabelecemos a relação entre a base e a altura e na segunda, a área.

 

 

4Substituimos o valor de da primeira equação na segunda equação, de modo que calculamos o valor de

 

 

Logo, o valor é , (o valor não é considerado, pois não se pode ter medidas negativas).

 

5Para encontrar o valor de substituimos na primeira equação.

 

 

6Assim, a base mede e a altura é de 

5

A base de um triângulo isósceles é 2 unidades maior que sua altura. Se sua área é , quais são as medidas do triângulo?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

 

base do triângulo

 

altura do triângulo

 

2 Escrevemos as equações.

 

 

3Formamos o sistema e na primeira equação estabelecemos a relação entre a base e a altura e na segunda, a área.

 

 

4Substituimos o valor de da primeira equação na segunda equação, de modo que calculamos o valor de

 

 

Logo, o valor é , (o valor é desconsiderado, pois não se pode ter medidas negativas).

 

5Para encontrar o valor de substituimos na primeira equação.

 

 

6Assim, a base mede e a altura é de

Problemas da fazenda

1

Uma fazenda tem perus e porcos. No total há cabeças e patas. Quantos porcos e perus há?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

 

número de perus

 

número de porcos

 

2 Escrevemos as equações, na primeira equação relacionamos as cabeças e na segunda equação as patas:

 

 

3Resolvemos o sistema por redução, multiplicando a primeira equação por -2:

 

 

4Para encontrar o valor de substituímos o valor de na primeira equação:

 

 

5Assim, há perus e  porcos.

2

Pedro e João têm perus. João diz: se você me der perus, teremos a mesma quantidade. Pedro responde: se você me der perus, eu teria três vezes mais do que você teria. Quantos perus tem cada um?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

 

número de perus de Pedro

 

número de perus de João

 

2 Escrevemos as equações:

 

 

3Isolamos na primeira equação e substituímos na segunda:

 

 

4Para encontrar o valor de substituímos o valor de na primeira equação:

 

 

5Assim, Pedro tem perus e João tem perus.

3

Maria vai ao mercado e compra maçãs e laranjas por R$ .Se tivesse comprado maçãs e  laranjas, ela teria pago R$ . Qual é o preço de cada fruta?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

 

preço da maçã

 

preço da laranja

 

2Formamos o sistema:

 

 

3Resolvemos o sistema por redução, multiplicando a primeira equação por -2 e a segunda por 3:

 

 

4Calculamos o valor de substituindo o valor de na primeira equação:

 

 

5 Assim,o preço da maçã é R$ e o da laranja é R$ .

4

Pedro compra peras e mangas por R$ . No dia seguinte, compra pera e mangas e paga R$. Se em ambos os dias o preço das frutas não apresentou aumento nem diminuição, qual é o preço de cada fruta?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

 

preço da pera

 

preço da manga

 

2Formamos o sistema:

 

 

3Resolvemos o sistema por redução, multiplicando a segunda equação por -5:

 

 

4Calculamos o valor de substituindo o valor de na segunda equação:

 

 

5 Assim, o preço da pera é R$   e o da manga é R$ .

5

No mercado, vendem maçãs e pêssegos por  R$ . Também vendem maçã e pêssegos por R$ . Qual é o preço de cada fruta?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

 

preço da maçã

 

preço do pêssego

 

2Formamos o sistema:

 

 

3Resolvemos sistema por redução:

 

 

4Calculamos o valor de substituindo o valor de na primeira equação:

 

 

5 Assim, o preço da maçã é R$ e o do pêssego é R$ .

Problemas aritméticos

1

A soma de dois números é 11 e sua diferença é 7, quais são esses números?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

 

número maior

 

número menor

 

2Formamos o sistema:

 

 

3Resolvemos  o sistema por redução:

 

4Substituimos o valor de na primeira equação:

 

 

5Assim, os números procurados são e .

2

A soma de dois números é 33 e a terceira parte do maior menos a metade do menor é 1, quais são esses números?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

número maior

 

número menor

 

2Formamos o sistema:

3Resolvemos o sistema por redução, multiplicando a segunda equação por 2:

 

4Substituímos o valor de na primeira equação:

5Assim, os números procurados são e .

3

A soma de dois números é 21 e um deles é igual ao dobro do outro, quais são esses números?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

número maior

 

número menor

 

2Formamos o sistema:

3Resolvemos o sistema por substituição:

4Substituimos o valor de na segunda equação:

5Assim, os números procurados são e .

4

A cifra das dezenas de um número de duas cifras é o dobro da cifra das unidades, e se a esse número subtrairmos , obtemos o número que resulta ao inverter a ordem das suas cifras. Qual é esse número?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis:

 

cifra das unidades

 

cifra das dezenas

 

2 Representamos o número:

 

 

3 Representamos o número invertido:

 

 

4Formamos o sistema:

 

 

5Substituimos o valor de na segunda equação:

 

 

6Resolvemos a equação:

 

 

7Calculamos o valor de

 

 

8O número procurado é

5

Encontre um número de duas cifras sabendo que sua cifra das dezenas soma com a cifra das unidades e que, se invertermos a ordem das suas cifras, obtemos um número que é igual ao primeiro menos .

Solução

1 Estaabelecemos as variáveis

 

cifra das unidades

 

cifra das dezenas

 

2 Escrevemos as condições:

 

número

 

número invertido

 

3Formamos o sistema:

 

 

4Isolamos na primeira equação e na segunda fazemos a operação:

 

 

5Substituimos o valor de na primeira equação:

 

 

6Assim, o número é

Problemas de custos

1

João comprou um computador e uma televisão por R$   e os vendeu por R$ . Quanto custou cada ítem, sabendo que na venda do computador ele obteve um lucro de e na venda da televisão ele obteve um lucro de ?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

 

preço do computador

 

preço da televisão

 

2 Escrevemos os preços de venda:

 

 

 

3Formamos um sistema com a equação de compra e outra com a equação da venda:

 

 

4Eliminamos os denominadores:

 

 

5Resolvemos o sistema por redução, multiplicando a primeira equação por -110:

 

 

6Substituimos o valor de na primeira equação:

 

 

Assim, o preço do computador é R$ e o preço da televisão é R$ .

2

Antonio diz a Pedro: "O dinheiro que tenho é o dobro do que você tem", e Pedro responde: "Se você me der seis reais, teremos a mesma quantidade". Quanto dinheiro tinha cada um?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

 

quantia de dinheiro de Antônio

 

quantia de dinheiro de Pedro

 

2Formamos o sistema, na primeira equação expressamos o que diz Antônio e na segunda expressamos o comentário de Pedro, lembrando que se ele der R$ , terá R$   a menos:

 

 

3Resolvemos o sistema por substituição, substituímos o valor de na segunda equação:

 

 

4Calculamos o valor de na primeira equação:

 

 

5Assim, Antônio tem R$ reais e Pedro tem R$ reais.

3

Em uma empresa trabalham pessoas. dos homens e das mulheres usam óculos. Se o número total de pessoas que usam óculos é igual a , quantos homens e quantas mulheres há na empresa?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

 

número de homens

 

número de mulheres

 

2 Escrevemos as condições para homens e mulheres que usam óculos:

 

 

3Formamos o sistema:

 

 

4Eliminamos os denominadores na segunda equação:

 

 

5Resolvemos na segunda equação, isolando da primeira equação.

 

 

6Substituimos na segunda equação e resolvemos:

 

 

7Substituimos o valor de na primeira equação:

 

 

8Assim, o número de homens é e o de mulheres é .

4

Pagamos R$ na compra de dois eletrodomésticos. Se no primeiro tivéssemos recebido um desconto de e no segundo um desconto de ,  teríamos pago R$ . Qual é o preço de cada eletrodoméstico?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

preço do primeiro

 

preço do segundo

 

2 Escrevemos as condições dos descontos:

 

 

3Formamos o sistema:

 

 

4Eliminamos os denominadores na segunda equação:

 

 

5Resolvemoso sistema por redução, multiplicando a primeira equação por -90:

 

 

6Calculamos o valor de substituindo o valor de na primeira equação:

 

 

7 Assim, o preço do primeiro eletrodoméstico é de R$ e o do segundo eletrodoméstico é R$ .

5

Na compra de dois cadernos e três lápis foi pago R$ e pela compra de um caderno e quatro lápis foi pago R$ . Qual é o custo de cada ítem?

Solução

1 Estabelecemos as variáveis

preço do caderno

 

preço do lápis

 

2Formamos o sistema:

 

3Resolvemos o sistema por redução, multiplicando a segunda equação por -2:

4Calculamos o valor de substituindo o valor de na segunda equação:

5 Assim, o preço do caderno é R$ e o lápis é R$ .

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Ms. Kessia

As palavras são a minha forma de ver o mundo. Escrevo, traduzo e crio histórias que viajam entre línguas e pessoas. Na Superprof, trabalho com tradução do espanhol e conteúdo editorial em português para a página brasileira, um espaço onde posso unir criatividade, cultura e conexão todos os dias. Between languages, stories and people, that’s where I feel at home, turning ideas into words that connect and inspire. Because every text, when written with care, becomes a bridge between worlds. 🌟