Neste artigo, exploraremos uma série de exercícios resolvidos que demonstram como trabalhar com funções lineares. Vamos abordar diferentes aspectos, como a identificação da inclinação e da interseção, a representação gráfica e a resolução de problemas práticos.

Sendo assim, represente as funções indicadas e resolva os seguintes problemas.

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Vamos

Exercícios de função linear

1

y = 2

Solução

Represente a função constante:

y = 2

Essa função refere-se a todos os pontos de coordenadas (x,y) onde y = 2, ou seja, todos os pontos (x,2), onde x é uma variável independente, à qual pode ser atribuído qualquer valor. Por exemplo: (1, 2), (−4, 2), (5, 2), e assim por diante.

2

y = - 2

Solução

Represente a função constante:

y = - 2

Essa função refere-se a todos os pontos de coordenadas (x,y) onde y = - 2, ou seja, todos os pontos (x, -2), onde x é uma variável independente, à qual pode ser atribuído qualquer valor. Por exemplo: (1, -2), (−4, -2), (5, -2), etc.

3

Solução

Represente a função constante:

Essa função refere-se a todos os pontos de coordenadas (x,y) onde , ou seja, todos os pontos ) sendo que x é uma variável independente, que pode ser atribuída qualquer valor. Por exemplo:

4

y = 0

Solução

Represente a função constante:

y = 0

Essa função refere-se a todos os pontos de coordenadas (x,y) onde y = 0, ou seja, todos os pontos (x,0), sendo que x é uma variável independente, que pode ser atribuída qualquer valor. Por exemplo: (1,0), (−4,0), (5, 0), etc.

5

x = 0

Solução

Represente a reta vertical:

x = 0

Esta não é uma função e refere-se a todos os pontos de coordenadas (x,y) em que x = 0, ou seja, todos os pontos (0,y), sendo que y é uma variável independente, que se pode atribuir qualquer valor. Por exemplo: (0,1), (0,−3), (0,5), e assim por diante.

6

x = - 5

Solução

Represente a reta vertical:

x = − 5

Esta não é uma função e refere-se a todos os pontos de coordenadas (x,y) onde x = − 5, ou seja, todos os pontos (−5, y), sendo que y é uma variável independente, que pode atribuir qualquer valor. Por exemplo: (−5, 1), (−5, −3), (−5, 5), etc.

7

y = x

Solução

Represente a função:

y = x

Essa função refere-se a todos os pontos de coordenadas (x,y) onde y = x, ou seja, todos os pontos (x,y), onde y é igual a x, e ambos são variáveis independentes, podendo ser atribuídos quaisquer valores. Por exemplo: (1, 1), (−3 ,−3), (5, 5), etc.

Para poder representar no gráfico de forma correta eficiente, elaboramos uma tabela onde colocamos, à esquerda, os valores de x (quaisquer que escolhermos) e, à direita, o valor correspondente de y, que é calculado pela função.

8

y = 2x

Solução

Represente a função linear:

y = 2x

Para facilitar a representação gráfica, elaboramos uma tabela onde, à esquerda, colocamos os valores de x (que podemos escolher livremente) e, à direita, o valor correspondente de y, que será obtido ao calcular o valor de x na função y = 2x. Isso nos ajuda a visualizar de forma mais clara a relação entre os valores de x e y.

9

y = 2x - 1

Solução

Represente a função afim:

y = 2x − 1

Para facilitar a representação gráfica, criamos uma tabela onde, à esquerda, colocamos os valores de x (que podemos escolher livremente) e, à direita, o valor correspondente de y, obtido ao calcular a expressão  y= 2x − 1 com os valores atribuídos a x. Dessa forma, podemos visualizar de maneira mais clara a relação entre x e y nessa função.

 

 

10

y = −2x − 1

Solução

Represente a função afim:

y = - 2x − 1

Para facilitar a representação gráfica, criamos uma tabela onde, à esquerda, colocamos os valores de x (que podemos escolher livremente) e, à direita, o valor correspondente de y, obtido ao calcular a expressão y = -2x − 1 com os valores atribuídos a x. Dessa forma, podemos visualizar de maneira mais clara a relação entre x e y nessa função.

11

Solução

Represente a função afim:

Para facilitar a representação gráfica, elaboramos uma tabela onde, à esquerda, colocamos os valores de x (que podemos escolher livremente) e, à direita, o valor correspondente de y, obtido ao calcular o valor de y na função com os valores atribuídos a x. Essa abordagem ajuda a visualizar com clareza a relação entre x e y na função.

 

12

Solução

Represente a função afim:

Para facilitar a construção do gráfico, elaboramos uma tabela onde, na coluna da esquerda, colocamos os valores de x (que podemos escolher livremente), e, na coluna da direita, registramos os valores correspondentes de y, calculados substituindo x na expressão da função. Essa abordagem torna mais clara a relação entre x e y, ajudando a visualizar o comportamento da função.

13

Represente a seguinte função, sabendo que sua inclinação (coeficiente angular) é −3 e sua interseção com o eixo y (coeficiente linear) é −1

Solução

A função afim correspondente é:

y = − 3x −1

14

Represente a seguinte função, sabendo que sua inclinação é 4 e que ela passa pelo ponto (−3,2)

Solução

A função é: y = mx + n

Com m=4, substituímos o valor de m: y = 4x + n

Um ponto é (−3,2), substituímos o valor do ponto:

2 = 4 · (−3) + n  ⟹   n = 14

Logo, a função é:

y = 4 x + 14

15

Represente a função, sabendo que passa pelos pontos A(−1, 5) e B(3, 7)

Solução

A função é: y = mx + n

Passa pelo ponto (−1,5): 5 = − m + n

Passa pelo ponto (3,7): 7 = 3m + n

Resolvemos o sistema por redução: −5 = m − n 

A função é: 

  

16

Represente a seguinte função, sabendo que ela passa pelo ponto P(2,−3) e é paralela à reta de equação y = −x + 7

Solução

A função é: y = mx + n

Duas retas paralelas têm o mesmo coeficiente angular, logo m = −1

Passa pelo ponto (2,−3): −3 = −1⋅2 + n ⟹ n = −1

Portanto, a função é:
y = − x−1

 

17

Nas primeiras 10 semanas de cultivo de uma planta, que inicialmente media 2 cm, foi observado que seu crescimento é diretamente proporcional ao tempo, passando a medir 2,5 cm na primeira semana. Determine uma função afim que represente a altura da planta em função do tempo e faça a representação gráfica.

Solução

Altura inicial = 2 cm

Crescimento semanal = 2,5 − 2= 0,5

A função é: y = 0,5x + 2

 

18

Para o aluguel de um carro, cobra-se um valor fixo de R$ 100 por dia, mais $ 0,30 por quilômetro rodado. Determine a equação da reta que relaciona o custo diário ao número de quilômetros percorridos e elabore o gráfico. Se em um dia foram percorridos 300 km, qual será o valor total a ser pago?

Solução

A equação da reta que representa o custo é: y = 0,3x + 100

Para calcular o custo com 300 km:

y = 0.3 x + 100

y = 0.3 · 300 + 100

y = 190

O valor total a ser pago será de R$190.

19

Calcule os coeficientes da função: f(x) = ax + b, dado que f(0) = 3 e f(1) = 4

Solução

Sabemos que:

f(0) = 3  ⟹  a⋅0 + b = 3  ⟹  b = 3
f(1) = 4  ⟹  a⋅1 + b = 4  ⟹  a +3=4  ⟹  a = 1

Portanto, a função é:
f(x) = x + 3

20

Calcule os coeficientes da função: f(x) = ax + b, dado que f(0) = −1 e f(1) = 2.

Solução

f(0) = −1  ⟹  a⋅0 + b = −1  ⟹  b = −1
f(1) = 2  ⟹  a⋅1 + b = 2  ⟹  a−1 = 2  ⟹  a = 3

Portanto, a função é:
f(x) = 3x − 1

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Ms. Kessia

Produtora de conteúdo apaixonada por conectar culturas por meio das palavras, equilibrando a criação para redes sociais com o desafio de criar para o mundo dois meninos incríveis.