Antes de começar com os exercícios é importante lembrar o básico.

Os/as melhores professores/as de Matemática disponíveis
Samuel isidoro
5
5 (470 avaliações)
Samuel isidoro
R$129
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Marcos
5
5 (312 avaliações)
Marcos
R$100
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Júlio césar
5
5 (523 avaliações)
Júlio césar
R$100
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Matheus
5
5 (120 avaliações)
Matheus
R$80
/h
Gift icon
1a aula grátis!
João victor
5
5 (86 avaliações)
João victor
R$80
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Barbara
5
5 (75 avaliações)
Barbara
R$50
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Leticia
5
5 (143 avaliações)
Leticia
R$79
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Rubens augusto
5
5 (47 avaliações)
Rubens augusto
R$60
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Samuel isidoro
5
5 (470 avaliações)
Samuel isidoro
R$129
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Marcos
5
5 (312 avaliações)
Marcos
R$100
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Júlio césar
5
5 (523 avaliações)
Júlio césar
R$100
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Matheus
5
5 (120 avaliações)
Matheus
R$80
/h
Gift icon
1a aula grátis!
João victor
5
5 (86 avaliações)
João victor
R$80
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Barbara
5
5 (75 avaliações)
Barbara
R$50
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Leticia
5
5 (143 avaliações)
Leticia
R$79
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Rubens augusto
5
5 (47 avaliações)
Rubens augusto
R$60
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Vamos

O que é uma função quadrática?

Uma função quadrática é uma função polinomial de segundo grau e sua regra correspondência é , onde são constantes reais e

O gráfico de uma função quadrática é uma cônica (círculo, elipse, parábola ou hipérbole),
mas nesta seção vamos resolver apenas funções quadráticas de  parábolas.

O gráfico de (a função quadrática mais simples), permite observar algumas características das parábolas. Entre outras coisas,  e  para qualquer outro valor real de . Portanto, a função tem um mínimo no ponto , que se chama vértice da parábola.

Se a parábola se encontra na parte inferior (abre para cima)

Se , a parábola se encontra na parte superior (abre para baixo)

Como resolver e representar uma função quadrática?

Existem dois métodos para resolver e representar uma função quadrática. A seguinte detalharemos os passos de cada um:

Fórmula do vértice

1Encontre os valores de .

2Encontre o valor do vértice com a fórmula do vértice.

3Encontre o valor de substituindo o valor de

4Escreva as coordenadas .

Resolver o quadrado

1Escreva a equação.

2Divida pelo valor do termo .

3Passe a constante da equação para a direita.

4Complete o quadrado ao lado esquerdo da equação.

5Fatorize o lado esquerdo da equação.

6Encontre e escreva as coordenadas .

Propostas de exercícios

Resolva e represente as seguintes funções quadráticas

1

Solução

1) Vértice

Aplicamos a fórmula do vértice

Assim, o vértice é

2) Ponto de interseção com o eixo

Igualamos a função a zero e calculamos suas soluções

Obtemos as soluções

Assim, as interseções com o eixo são e

3) Ponto de interseção com o eixo

Assim, a interseção com o eixo é

4) Com os dados anteriores, a representação gráfica é: 

 

2

Solução

1) Vértice

Aplicamos a fórmula do vértice

Assim, o vértice é

2) Ponto de interseção com o eixo

Igualamos a função a zero e calculamos suas soluções

Obtemos a solução

Assim, a interseção com o eixo é

3) Ponto de interseção com o eixo

Assim, a interseção com o eixo é

4) Com os dados anteriores, a representação gráfica é:

3

Solução

1) Vértice

Aplicamos a fórmula do vértice

Assim, o vértice é

2) Ponto de interseção com o eixo

Igualamos a função a zero e calculamos suas soluções

Como o discriminante é negativo, , não há interseção com o eixo é

3) Ponto de interseção com o eixo

Assim, a interseção com o eixo é

4) Com os dados anteriores, a representação gráfica é: 

 

 

4

Encontre o vértice e a equação do eixo de simetria das seguintes parábolas:

Solução

O vértice da parábola é dado por e o eixo de simetria por .

a) Para a parábola , o vértice é dado por2

c)

d)

e)

f)

5

Indique, sem desenhar, em quantas interseções são cortadas o eixo de abscissas pelas seguintes parábolas:

Solução

Aplicamos o determinante e a partir de seu sinal concluímos se as parábolas cortam vezes vez ou nenhuma vez o eixo das abscissas.

  • Calculamos o determinante de: Como o determinante é positivo, temos dois pontos de interseção.
  • Calculamos o determinante: . Calculamos o determinante de . Como o determinante é zero, há um ponto de interseção.
  • . Calculamos o determinante . Como o determinante é positivo, há dois pontos de interseção.

Para a equação \( y = x^2 - 4x + 4 \), calculamos o determinante de \( (-4)^2 - 4(1)(4) = 16 - 16 = 0 \). Como o determinante é zero, há um ponto de interseção.

Para a equação \( y = -x^2 - x + 3 \), calculamos o determinante \( (-1)^2 - 4(-1)(3) = 1 + 12 > 0 \). Como o determinante é positivo, há dois pontos de interseção.

6

Uma função quadrática tem uma expressão na fórmula e passa pelo ponto . Calcule o valor de .

Solução

Substituímos o ponto na função2Resolvemos

7

Sabe-se que a função quadrática da fórmula passa pelos pontos . Calcule e .

Solução
  1. Substituímos o valor de cada ponto em
  2. Obtemos o seguinte sistema de equações
  3. Resolvendo o sistema de equações obtemos
8

Uma parábola tem seu vértice no ponto e passa pelo ponto . Encontre sua equação.

Solução

1A equação é expressa pela fórmula2Substituímos os valores do vértice

3Substituímos os valores do ponto por onde passa e isolamos

4Substituímos o valor de e resolvemos

9

Partindo do gráfico da função , represente:

Solução

Usaremos o gráfico

a) Passamos o gráfico de de maneira que o vértice se encontre em :

b)

Passamos o gráfico de de maneira que o vértice se encontre em

c)

Passamos o gráfico de de maneira que o vértice se encontre em

d)

Passamos o gráfico de de maneira que o vértice se encontre em

e)

Passamos o gráfico de de maneira que o vértice se encontre em

f)

Passamos o gráfico de de maneira que o vértice se encontre em

 

Gostou desse artigo? Deixe uma nota!

5,00 (1 Note(n))
Loading...

Vinicius

Licenciado em letras e mestre em literatura. Gosto de ensinar, produzir e traduzir. Junto a vontade de viajar com a de ler, escrever e desenhar.