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Vamos

Tabela da distribuição normal

A tabela de distribuição normal é utilizada para localizar valores definidos para a variável z.

Variável aleatória em distribuição normal

1

Se é uma variável aleatória de uma distribuição , encontre: .

Solução

Se é uma variável aleatória de uma distribuição , encontre: .

Neste caso, estamos utilizando uma distribuição normal estândar. Para resolver o problema usaremos a seguinte fórmula:

Agora temos que localizá-lo em nossa tabela de distribuição normal. Localizamos o valor quando , mas precisamos do valor quando , então utilizamos obtemos . Além disso, como a distribuição normal é simétrica, então .

Quer dizer que, aproximadamente dos valores de estão a menos de três desvios padrão da média.

Distribuição normal, média e desvio padrão

1

Em uma distribuição normal de média e desvio normal , calcule o valor de a para que:

Solução

Em uma distribuição normal de média e desvio normal , calcule o valor de a para que:

Utilizando a fórmula , vamos substituir o valor da média ( ), e o desvio padrão ( ).

Ao simplificarmos, obtemos:

Onde continuamos

Agora devemos localizar na tabela de distribuição normal o valor e observamos que corresponde a , então:

Distribuição normal aplicada à temperatura ambiental

1

Em uma cidade se estima que a temperatura máxima no mês de junho se mantém em uma distribuição normal com média de e desvio padrão de .

Calcule o número de dias do mês dos quais se esperam atingir máximas entre e .

Solução

Em uma cidade se estima que a temperatura máxima no mês de junho se mantém em uma distribuição normal com média de e desvio padrão de .

Calcule o número de dias do mês dos quais se esperam atingir máximas entre e .

Utilizando a fórmula , vamos substituir o valor da média (), e o desvio padrão ( ).

Procuramos os valores correspondentes na tabela de distribuição normal:

Portanto

Isso quer dizer que durante todo o mês apenas dias alcançarão temperaturas entre e graus.

Distribuição normal aplicada ao peso dos alunos

1

A média do peso de alunos de um colégio é e o desvio padrão de .

Supondo que os pesos são distribuídos normalmente, encontre quantos alunos pesam:

1. Entre e .

2. Mais de .

3. Menos de .

4. .

5. ou menos.

Solução

A média do peso de alunos de um colégio é e o desvio padrão de .

Supondo que os pesos são distribuídos normalmente, encontre quantos alunos pesam:

1 Entre e .

Substituindo:

Localizando os valores na tabela de distribuição normal e operando:

Portanto, se multiplicarmos a probabilidade

Dos alunos estão entre e quilos.

2 Mais de .
Substituindo e simplificando temos:

Multiplicando a probabilidade por obtemos

.

É impossível encontrar algum aluno acima dos quilos.

3 Menos de .

Substituindo e simplificando temos:

Multiplicando a probabilidade por obtemos

alunos que pesam menos de quilos

4 .

Quando a distribuição é contínua a probabilidade de que a variável tenha um valor exato é sempre nula (). Portanto

.

5 ou menos.

Dados os resultados anteriores:

Existem zero alunos que pesam quilos exatos e há alunos que pesam menos de quilos, portanto, existem alunos que pesam quilos ou menos.

\displaystyle 500 \cdot P(X < 64) = 500 \cdot P(X \leq 64) = 11[/latex].

Distribuição normal para aplicar provas

1

Supõe-se que os resultados de uma prova mantém uma distribuição normal com média de e desvio padrão de .

Se pede:

1. Qual é a probabilidade de que uma pessoa que faça a prova obtenha uma qualificação superior a ?

2. Calcule a proporção de alunos que têm uma pontuação que exceda em, pelo menos, cinco pontos a marca entre apto e não-apto (são declarados não-aptos dos alunos que tiveram os pontos mais baixos)

3. Sabendo que a qualificação de um aluno é maior do que , qual é a probabilidade de que sua qualificação seja de fato superior a ?

Solução

Supõe-se que os resultados de uma prova mantém uma distribuição normal com média de e desvio padrão de .

Se pede:

1. Qual é a probabilidade de que uma pessoa que faça a prova obtenha uma qualificação superior a ?

Substituímos os valores na fórmula:

A probabilidade de que uma pessoa obtenha uma pontuação maior do que ao fazer a prova é de .

2 Calcule a proporção de alunos que têm uma pontuação que exceda em pelo menos cinco pontos a marca entre apto e não-apto (são declarados não-aptos dos alunos que tiveram os pontos mais baixos).

Substituímos os valores na fórmula:

Localizamos a probabilidade na tabela de distribuição normal, que é . Isto significa que

Isolamos :

Calculamos :

A porcentagem de alunos que são aptos e que excedem em pontos a marca de não-aptos é de .

3 Sabendo que a qualificação de um aluno é maior do que , qual é a probabilidade de que sua qualificação seja de fato superior a ?

Substituímos:

Com o primeiro cálculo deste exercício sabemos que a probabilidade de que um aluno obtenha uma pontuação maior do que pontos ao fazer a prova é de .

Agora utilizaremos a fórmula de probabilidade condicional:

Substituímos:

A probabilidade de que um aluno que obteve uma pontuação maior do que tenha conseguido de fato uma pontuação acima de é de .

Distribuição normal para classificar grupos

1

Após um teste de cultura geral podemos observar que os pontos obtidos mantém uma distribuição .

Desejamos classificar os examinados em três grupos (de baixa cultural geral, de cultura geral aceitável e de excelente cultura geral) de modo que no primeiro grupo estejam dos examinados, no segundo grupo e no terceiro grupo.

Quais são as pontuações que marcam a transição de um grupo ao outro?

Solução

Após um teste de cultura geral podemos observar que os pontos obtidos mantém uma distribuição .

Desejamos classificar os examinados em três grupos (de baixa cultural geral de cultura geral aceitável e de excelente cultura geral) de modo que no primeiro grupo estejam dos examinados, no segundo grupo e no terceiro grupo.

Quais são as pontuações que marcam a transição de um grupo ao outro?

Localizamos na nossa tabela o parâmetro correspondente à probabilidade , que é :

Desse modo, se . Então

Agora localizamos na tabela o parâmetro para a probabilidade de , que é . O que significa que

Desse modo, se . Então

De baixa cultura até pontos.

De cultural aceitável entre e .

De excelente cultura a partir de pontos.

Cálculo de coeficiente intelectual através de distribuição normal

1

Vários testes de inteligência deram uma pontuação que mantém uma lei normal com média de e desvio padrão de .

1 Determine a porcentagem de examinados que obteriam um coeficiente entre e .

2 Qual o intervalo centrado em que contém dos examinados?

3 Em uma população de indivíduos, se espera que quantos obtenham um coeficiente superior a ?

Solução

Vários testes de inteligência deram uma pontuação que mantém uma lei normal com média de e desvio padrão de .

1 Determine a porcentagem de examinados que obteriam um coeficiente entre e .

Substituímos os valores na fórmula:

A porcentagem de examinados que obteriam uma pontuação entre e é de .

2 Qual o intervalo centrado em que contém dos examinados?

Como queremos pegar do centro de examinados, então devemos pegar o intervalo que está entre e

Localizamos na tabela o parâmetro para a probabilidade de e de

Substituímos e isolamos

e

Então o intervalo é: .

O intervalo centrado que contém dos examinados obterá uma pontuação entre e .

3 Em uma população de indivíduos, se espera que quantos obtenham um coeficiente superior a ?

Substituímos os valores na fórmula, calculamos o parâmetro e localizamos a probabilidade na tabela

Multiplicando esta probabilidade pelos indivíduos, obtemos

Em uma população de indivíduos, se espera que deles tenham um coeficiente superior a .

Uso da distribuição normal para calcular probabilidade

1

Em uma cidade, uma em cada três famílias possuem telefone.

Se escolhemos famílias ao acaso, calcule a probabilidade de que entre elas existam pelo menos com telefone.

Solução

Em uma cidade, uma em cada três famílias possuem telefone.

Se escolhemos famílias ao acaso, calcule a probabilidade de que entre elas existam pelo menos com telefone

n: Quantidade de famílias para escolher.
p: Probabilidade de escolher uma família que tenha telefone.
q: Complemento da probabilidade.
Para resolver este tipo de exercício usaremos o Teorema de Moivre-Laplace para Probabilidade:.

Se é uma variável aleatória binomial de parâmetros y, então pode ser aproximado de uma distribuição normal de média  e desvio padrão  (onde ) se se cumpre as duas condições seguintes:

Condição 1.  .
Condição 2.  .
Então, a variável binomial ficaria aproximada pela variável normal .

Como , é cumprida a condição 1.

Então, é cumprida a condição 2.

Então utilizamos a fórmula .

Substituímos os dados:

Agora utilizamos a fórmula de distribuição normal

Substituímos, operamos e localizamos o valor da probabilidade na nossa tabela de distribuição normal:

Ao escolher famílias ao acaso, existe uma probabilidade de de que pelo menos famílias possuam um telefone.

Probabilidade de um evento com variável aleatória

1

Em uma prova há perguntas de múltipla escolha. Cada pergunta tem uma resposta correta e uma incorreta.

Estará aprovado quem responde mais de respostas corretas.

Supondo que as perguntas sejam respondidas ao acaso, calcule a probabilidade de aprovação na prova.

Solução

Em uma prova há perguntas de múltipla escolha. Cada pergunta tem uma resposta correta e uma incorreta.

Estará aprovado quem responde mais de respostas corretas.

Supondo que as perguntas sejam respondidas ao acaso, calcule a probabilidade de aprovação na prova

Utilizamos o Teorema de Moivre-Laplace para Probabilidade:

Comprovamos as condições:

Primeira condição:


Segunda condição: 

Como ambas condições se cumprem, usaremos a fórmula

.

Substituímos:

Agora utilizaremos

Ao responder ao acaso em uma prova de múltipla escolha existe a probabilidade de de aprovação.

Distribuição normal para probabilidade

1

Um estudo mostrou que em um bairro, dos lares têm pelo menos duas televisões. Escolhemos ao acaso uma amostra de lares em tal bairro.

Se pede:

1 Qual é a probabilidade de que pelo menos dos lares citados tenham ao menos duas televisões?

2 Qual é a probabilidade de que entre e de lares tenham ao menos duas televisões?

Solução

Um estudo mostrou que em um bairro, têm pelo menos duas televisões. Escolhemos ao acaso uma amostra de lares em tal bairro.

Se pide:

1 Qual é a probabilidade de que pelo menos dos lares citados tenham ao menos duas televisões?

Utilizamos o Teorema de Moivre-Laplace para Probabilidade. Comprovamos se se cumprem as condições:

Como ambas condições são cumpridas, usaremos a fórmula .

Substituímos:

Agora utilizaremos .

Substituímos:

2 Qual é a probabilidade de que entre e dos lares tenham ao menos duas televisões?

Utilizando a fórmula , vamos substituir o valor da média e o desvio padrão

A probabilidade de que entre e lares tenham ao menos televisões é de .

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Vinicius Magalhães

Licenciado em letras e mestre em literatura. Gosto de ensinar, produzir e traduzir. Junto a vontade de viajar com a de ler, escrever e desenhar.