"Viva como se fosse morrer amanhã. Trabalhe como se fosse viver para sempre."
Gandhi
Terminar a graduação, o mestrado, o doutorado ou qualquer outra etapa da vida acadêmica é um sonho para muita gente, não é mesmo? Antes de começar a escrever o trabalho de conclusão, você precisa escolher o tema que deseja tratar e o projeto adequado à ele. E é aí que muitos alunos entram em pânico por não saber exatamente por onde começar.
Será que é melhor já iniciar logo o trabalho de pesquisa? Ou escolher o seu orientador? Mas em qual literatura devo me basear? Devo escrever sobre um problema já existente ou trazer algo novo? É claro que a resposta a essas perguntas depende um pouco de que ponto da vida universitária você está. Afinal, há algumas diferenças básicas entre a dissertação do mestrado, a tese do doutorado, a monografia e o trabalho de conclusão da primeira graduação.
Mas também existem coisas que todas elas têm em comum: a redação. Elaborar um bom texto, com um embasamento teórico válido e uma linha de raciocínio coerente é uma forma inteligente de avançar etapas com consciência e preparo. E é nisso que vamos ajudá-lo. Bora conferir nossas dicas?
1 - Faça anotações e fique atento às instruções
Cada universidade funciona de uma maneira. Embora existam regras gerais, há normas que vigoram dentro de cada instituição, e você precisa conhecê-las. Verifique, por exemplo, se você:
- Precisa escolher a partir de uma lista de assuntos pré-estabelecidos;
- Deve consultar previamente a literatura envolvida na pesquisa;
- Tem que seguir regras específicas de acordo com o tema (análise qualitativa ou quantitativa, estudo de campo, pesquisa experimental, etc).

Escolha já pensando que, ao final, você vai precisar defender o seu trabalho diante de uma mesa examinadora. Pense ainda que seus professores vão gostar muito de ver elementos ensinados em sua matéria aparecendo em seu estudo. É claro que isso deve ser feito de forma natural e coerente, sem "puxar o saco". Espera-se que o tema da pesquisa possa trazer soluções e, ao mesmo tempo, ser condizente com o campo que você decidiu verificar.
2 - Procure associar duas áreas ou disciplinas
Na medida do possível, você pode pensar em unir duas disciplinas que você domina. Na graduação, esse campo se torna maior. Mas ainda que vá redigir uma tese ou monografia, provavelmente vai receber orientação do seu professor sobre quais matérias estudar nos primeiros semestres. Baseando-se nelas, será possível escolher dessa forma. Entretanto, se concluir que a sua linha de estudo vai em um único tema, não hesite em fazê-lo.
Embora não exista um manual de monografia e teses, pode ser que a sua instituição demande alguma delimitação na pesquisa. Mas lembre-se de que a escolha de um assunto para o seu projeto de estudo fará a diferença não somente no curso, mas também em sua vida profissional. Por essa razão, o indivíduo pode se dar o direito de fazer algo do seu interesse genuíno, embora diversas etapas demandem uma análise do orientador para desenvolvimento.
Seguem aqui alguns exemplos de áreas que funcionam bem quando mescladas:
- Literatura e informática;
- História e videogames;
- Matemática e redes sociais;
- Cinema e política;
- Publicidade e feminismo;
- Família e saúde;
- Marketing e ecologia;
- Administração de empresas e área hospitalar...
E muito mais. O seu orientador pode ajudá-lo. Além disso, há alunos que optam por fazer um curso de redacao online para obter dicas de escrita, e assim evitar problemas no desenvolvimento da análise. Embora o conteúdo do seu artigo seja o fator principal, uma monografia bem escrita faz toda a diferença, tanto para a universidade, quanto para o mercado de trabalho mais tarde.
3 - Use a metodologia do funil
Como primeiro passo, é importante reunir diversos assuntos do seu interesse. Há pessoas que partem para uma pós-graduação já sabendo exatamente o que fazer (algumas já o sabem desde o Ensino Médio). Outras, ainda precisam decidir e, para essas, devemos dizer que, embora o seu orientador analise e auxilie, quem escolhe, de fato, é você. Para isso, você pode fazer uma coletânea de assuntos que lhe interessam. Em seguida, conversando com o seu professor, avalie quais teriam real importância social e elimine da lista os demais.

A partir daí, inicie sua análise para fazer a escolha de um (ou dois que possam trabalhar associados). O tema do seu trabalho deve ser algo preciso e não muito amplo. Se você escolheu serviço de saúde infantil e família, por exemplo, é possível direcionar a sua pesquisa para o problema de lidar com uma doença na administração familiar, por exemplo. Ou seguir o seu estudo no direito ao acesso hospitalar de qualidade quando o assunto é saúde pública.
Tudo isso quem vai desenvolver é você, ainda que possa contar com um auxílio na redação e monografia. Lembre-se de que o seu artigo pode incluir momentos históricos ou focar somente na parte social e política do problema proposto.
4 - Delimite o assunto
Na maioria dos cursos, você tem um único ano para trabalhar na sua dissertação. É assim que funciona na faculdade ou mesmo no mestrado. Dessa forma, não haverá tempo para realizar um estudo muito longo e elaborado. Por essa razão, o melhor a fazer é limitar e planejar a sua pesquisa aplicada. Caso escolha um período determinado da história, você deve ser capaz de justificar o porquê da escolha e de que forma a sua análise propõe soluções para o contexto que temos hoje.
Estamos falando de um trabalho universitário que representa apenas uma parte do seu projeto profissional ou de vida. Isso também significa que o seu conhecimento prévio tem papel fundamental em todo o resultado. Pense que cada curso realizado é parte de um processo que fará de você um profissional diferenciado. A educação é o caminho a seguir e, para quem chegou a esses níveis, a escrita também é fundamental. É por isso que há quem faça aulas de produção de texto associadas às orientações. Trata-se de uma forma de garantir um trabalho de excelência tanto em conteúdo quanto em forma.
Caso sinta muita dificuldade, você pode recorrer a cursos de redação.
5 - Inspire-se em outros tópicos de redação
Você não precisa procurar por um assunto inédito e perfeito, jamais escolhido por alguém no Brasil. Isso é praticamente impossível de encontrar. Você pode propor um novo ângulo sobre algo que já foi abordado. Aliás, trata-se de uma prática fortemente recomendada. Para isso, o melhor a fazer é consultar a literatura relacionada ao tema. Ali estará um histórico de tudo o que foi falado. Com base nisso, será possível escolher a sua própria linha de pesquisa.

Só não se esqueça de que um TCC (trabalho de conclusão de curso) deve ser relevante não somente no seu campo de escolha. E também que o curso universitário é o melhor momento para buscar uma oportunidade de escrever o seu primeiro artigo acadêmico ou ingressar em grupos de pesquisa. Aproveite tudo isso para, mais tarde, decidir em que vertentes deseja dar seguimento.
6 - Formule um problema com base no assunto encontrado
Cada indivíduo tem suas diferentes visões de mundo. Elas são todas válidas e servem para encontrar recursos que permitam a administração e solução de problemas. Assim, pense que é o problema central da sua tese que vai reger toda a escrita. Se quer saber como fazer uma monografia, podemos elencar aqui alguns critérios. Ainda que o assunto seja gestão de empresas, você pode inovar na forma pela qual o analisa.
Os conceitos principais para a abordagem do problema são: originalidade, fácil compreensão, plausibilidade e relevância. Pode ser que ele seja mais voltado ao papel de questões sociais ou mesmo à gestão, ou ainda desenvolvimento infantil e família. Não importa! Haverá público para cada vertente e é a individualidade do seu estudo que o fará inédito, diferente dos demais.
7 - Reflita antes de validar o seu assunto
A escolha do assunto é um passo muito importante. Ela é única para cada indivíduo, e o papel do ensino é orientar, nesse caso. Entretanto, é de seu interesse e papel fazer uma análise pessoal:

- Você tem embasamento e recursos suficientes para analisar o problema?
- Tem acesso a documentos (talvez até mesmo de empresas, como no caso de gestão hospitalar) de qualidade para aprofundar o estudo?
- Consegue dar um passo adiante no planejamento relacionado a esse tópico?
- O prazo será suficiente para propor uma solução em termos diferentes das que já existem?
- É um assunto que o encanta para manter a sua motivação ao longo dos meses em que trabalhará nele?
- O resultado vai ser útil não só para ser aprovado, mas também para a sua futura vida profissional?
- Você vai se sentir confortável e confiante ao defender a tese ao final?
Se, além da ajuda do seu orientador, você sentir que precisa de um curso voltado à escrita, vá em frente com esse passo. Na universidade, você vai ter um acompanhamento a dissertação acadêmica, mas isso não significa que não pode buscar algo mais direcionado também. Não se esqueça de que você ainda é um estudante elaborando seu primeiro artigo. Não se sinta cobrado a mostrar um nível de um indivíduo acostumado a lidar com empresas.
E você? Está elaborando seu TCC ou já passou por essa fase e tem uma história de sucesso sobre isso? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco.