A Itália possui ilhas maravilhosas, em especial a Sicília. Dentro dessa ilha, existem várias cidades, que contam com sítios arqueológicos, praias de tirar o fôlego, templo, parques e até mesmo montes. Portanto, esse destino é simplesmente incrível.
Se você deseja fazer uma viagem para Sicília, acompanhe este artigo. Falaremos sobre qual a melhor época para viajar, os melhores destinos, como chegar e dicas de hospedagem. Aqui está o seu guia de viagem para Sicília!
Qual a melhor época para fazer uma viagem para Sicília?
A melhor época para fazer uma viagem para Sicília depende dos seus objetivos, ou melhor, do que você pretende fazer nessa ilha italiana. Vale ressaltar que o clima de Sicília varia bastante ao longo do ano. Pensando nisso, falaremos de cada época do ano para você fazer uma viagem para Sicília no melhor período.
Março a julho (primavera)
Durante a primavera, a temperatura da Sicília costuma variar entre 15ºC e 25ºC. Os dias são mais ensolarados, enquanto as noites são mais frescas. Além disso, a paisagem é bela, uma vez que as flores costumam florescer nesse período.
Nessa época do ano, o ideal é realizar as seguintes atividades: exploração de sítios arqueológicos, como o Vale dos Templos em Agrigento e caminhadas no Parque Regional de Madonie e no Monte Etna. Vale ressaltar que esse período é de temperatura mais amena e com poucos turistas. Portanto, você pode aproveitar a Sicília sem multidões e com um preço mais acessível.
Julho a setembro (verão)
O verão é o período em que as pessoas mais gostam de viajar para a Sicília. As temperaturas nessa época variam em torno de 30ºC, podendo até mesmo passar dessa média. Além disso, durante o verão, tanto o dia quanto a noite apresentam temperaturas mais quentes.

Essa é a época perfeita para curtir as praias da Sicília, como Scala dei Turchi e San Vito Lo Capo. Além disso, nesse período ocorrem diversos festivais na Sicília, como a Festa del Mare em Cefalù e a Festa di Sant'Agata na Catânia. Também é possível praticar snorkeling e mergulho.
Nesse período, a região da Sicília fica mais movimentada e "viva", uma vez que todos os bares e restaurantes funcionam durante o dia e a noite. Além disso, as praias costumam ficar lotadas, especialmente em agosto, que é o período de férias na Europa.
Outubro a novembro (outono)
Com variação de temperatura entre 15ºC e 25ºC, o outono também é outra boa época para viajar para a Sicília. O melhor mês desse período para viajar é em outubro, pois, nos meses seguintes, a temperatura costuma baixar um pouco, especialmente à noite.
Esse é o período perfeito para o turismo gastronômico, uma vez que ocorre a colheita de uva e azeite. Assim, ocorrem diversos festivais de vinho e comida na Sicília durante o outono. Um exemplo de festival maravilhoso é o Festival do Vinho de Marsala. Se você fizer uma viagem voltada para a cultura e gastronomia da Sicília, o outono é a época perfeita!
Dezembro a fevereiro (inverno)
A temperatura da Sicília durante o inverno não "cai" tanto quanto em outras regiões da Europa, tá? Nessa época, a temperatura fica entre 10ºC e 15ºC. Nas regiões com altas altitudes, como no Monte Etna, pode nevar, inclusive.
A principal atividade que você pode fazer na Sicília durante o inverno é esquiar no Monte Etna. Além disso, você também pode conhecer as áreas mais históricas da ilha, como de Siracusa, Palermo e Ragusa. Lá também ocorrem os festejos natalinos e de ano novo nesse período. Vale ressaltar que, no inverno, algumas praias dessa ilha italiana e restaurantes podem não funcionar ou terem horário reduzido.
Os melhores destinos de Sicília
Pensando nos melhores destinos de Sicília, decidimos fazer um roteiro de viagem, passando por cidades como Palermo, Catania, Taormina, Siracusa, Ragusa e Cefalú. Vamos acompanhar?
Palermo
A sua primeira parada deve ser em Palermo, a capital da Sicília. Essa cidade é a maior da ilha e se apresenta como um centro político, econômico e cultural. É lá que fica o centro administrativo da Sicília, por exemplo. No primeiro dia em Palermo, recomendamos que você conheça os seguintes lugares:
- Palácio dos Normandos: com arquitetura árabe-normanda, esse palácio possui uma estrutura de tirar o fôlego;
- Capela Palatina: essa capela também possui uma arquitetura árabe-normanda, contando com alguns mosaicos belíssimos;
- Catedral de Palermo: essa construção normanda possui vários itens históricos, que deixam qualquer um de boca aberta;
- Mercado de Ballarò: esse é um mercado tradicional da Sicília. Aproveite para aproveitar a gastronomia local nesse mercado.
No segundo dia em Palermo, recomendamos que você realize um passeio tranquilo pelo Monte Pellegrino, que proporciona uma bela vista do mar e de quase toda a cidade. Indicamos também que você conheça o bairro Kalsa, pois ele é histórico e representa a cultura local.
Se você quiser realizar ainda um outro passeio, o jardim botânico de Palermo também é uma outra boa opção tranquila. Além disso, não deixe de assistir a um concerto de ópera no Teatro Massimo. Por fim, durante a noite, jante em algum restaurante local. Dois pratos que indicamos são: arancini e pasta alla Norma.
Veja como ter uma aula de italiano para iniciantes com a Superprof.
Catania
Após passar 2 dias em Palermo, você pode pegar um carro e dirigir por 210 km, aproximadamente, até Catania. De carro, o tempo para chegar é de, em média, 2 horas e meia. De ônibus, você demora um pouco mais, ou melhor, cerca de 3 horas.

A cidade de Catania fica localizada na região leste da Ilha da Sicília, próxima ao Monte Etna. Esse vulcão é ativo, e fica em uma grande altitude, apresentando em torno de 3.329 metros de altura. Vale ressaltar que ele apresenta erupções de forma frequente.
Perdendo apenas para Palermo, essa cidade é a segunda maior. Ela também serve como um centro econômico e cultural. O adicional é que lá também é um centro universitário. No primeiro dia em Catania, recomendamos que faça o seguinte:
- Mercado do peixe: esse mercado oferece diversos frutos do mar deliciosos e fresquinhos;
- Piazza del Duomo: é uma bela praça que conta com a famosa fonte do elefante;
- Catedral de Catania: essa catedral é belíssima, apresentando arquitetura barroca;
- Teatro romano: esse teatro é formado por ruínas romanas que fazem parte da história da cidade.
Já no segundo dia, recomendamos que realize uma excursão no Monte Etna, fazendo trilhas. No final do dia, jante em um restaurante local que ofereça pratos com frutos do mar. Dessa forma, você pode ter a melhor experiência em Catania!
Taormina
Com distância de apenas 55 km, aproximadamente, de Catania, é possível chegar rapidamente na cidade de Taormina. De carro, o tempo é de apenas 1 hora, e de ônibus é de 1 hora e 15 minutos. Lá você consegue conferir o famoso Mar Jônico e o Monte Etna.

A cidade de Taormina chama atenção por diversos motivos, incluindo as suas praias e patrimônios históricos. As praias dessa cidade são verdadeiros paraísos para aproveitar uma linda paisagem e para tomar um banho de mar. Vale a pena conhecer!
Portanto, essa cidade é perfeita para quem deseja conferir tanto as belezas naturais quanto a riqueza histórica da ilha da Sicília. No primeiro dia em Taormina, aproveite para fazer o seguinte:
- Teatro grego: esse teatro proporciona uma bela vista do Etna, além de ter uma arquitetura bem preservada.
- Jardim público: é um ótimo local para fazer um passeio tranquilo e relaxante;
- Corso umberto: é a principal rua de Taormina, contando com cafés e lojas;
Já no segundo dia, você pode conferir a ilha Isola Bella e a catedral Duomo di Taormina. Não deixe também de curtir as praias de Taormina, que contam com águas cristalinas e vistas exuberantes. Essa cidade é perfeita para relaxar!
Siracusa
Com distância de 120 km, aproximadamente, de Taormina, é possível chegar em Siracusa em apenas 1 hora e 30 minutos de carro e 2 horas de ônibus. Essa cidade já fica na parte sudeste da Ilha da Sicília, próxima ao Mar Jônico. Ela chama atenção pela sua riqueza histórica. Vale ressaltar que essa região foi importante para o império romano na antiguidade.

Por isso, a cidade de Siracusa possui sítios arqueológicos, além de catacumbas e teatros gregos e romanos. O centro histórico dessa cidade, inclusive, conta com ruínas preservadas e edifícios antigos. As pessoas, que amam história, vão adorar conhecer Siracusa!
Diante disso, recomendamos que você conheça o seguinte no primeiro dia de viagem na maravilhosa cidade de Siracusa:
- Parque Arqueológico de Neapolis: lá é possível conferir um maravilhoso anfiteatro romano e um antigo teatro grego;
- Ilha de Ortigia: essa ilha conta com várias ruas históricas, além de uma bela catedral, chamada de Catedral de Siracusa.
- Fonte de Aretusa: é uma fonte natural, que fica localizada no centro de Siracusa.
Já no segundo dia, você pode conhecer o Museu Arqueológico Paolo Orsi e jantar em um restaurante à beira mar. Portanto, você pode aproveitar para descansar um pouco durante o segundo dia na cidade de Siracusa.
Ragusa
Com uma distância de 120 km, aproximadamente, de Siracusa, fica a cidade de Ragusa. De carro, você consegue chegar em apenas 1 hora e meia. De ônibus, o percurso é um pouco mais demorado, chegando à 2 horas.
Essa cidade fica localizada na região de Val di Noto, mais precisamente na parte sul da Sicília, Itália. A sua arquitetura barroca é tão grandiosa, que é considerada um Patrimônio Mundial, conforme a UNESCO. A parte de Ragusa Ibla conta com vários edifícios históricos. A parte de Ragusa Superiore, por sua vez, é mais moderna. Nessa cidade, você pode conhecer os seguintes lugares no primeiro dia:
- Centro histórico de Ragusa Ibla: conta com vários edifícios de arquitetura barroca;
- Catedral de San Giorno: também possui uma bela arquitetura barroca;
- Jardim Ibleo: esse é lugar indicado para entrar em contato com a natureza e caminhar;
No segundo dia em Ragusa, você pode conhecer o Museu Arqueológico, os cafés e as lojas. Além disso, você também pode descansar para conhecer a última cidade do nosso roteiro: Cefalù. No final do dia, um jantarzinho com uma comida siciliana também "cai bem", não é mesmo?
Cefalù
Com uma distância aproximada de 200 km, você consegue chegar em Cefalù, próxima ao Mar Tirreno. Essa cidade é popular por apresentar uma bela arquitetura medieval, além de praias e catedrais. Ela também possui riquezas culturais e históricas. Ao longo do primeiro dia em Cefalù, você pode fazer o seguinte:
- Catedral de Cefalù: essa catedral de arquitetura normanda possui belos mosaicos;
- Rocca di Cefalù: é possível caminhar até o topo da montanha para avisar uma paisagem deslumbrante;
- Praia: as águas cristalinas e areias douradas das praias de Cefalù são exuberantes.
Já no segundo dia, você pode passar pelo centro histórico e jantar em um bom restaurante de comida siciliana. Prontinho! Esse é o nosso roteiro para passear pelos principais destinos da ilha da Sicília. Que tal fazer esse roteiro de carro com os seus amigos ou familiares? Aproveitando, você também pode conhecer a Sardenha!
Como chegar na Sicília?
Não existe voo direto entre o Brasil e a Sicília (Itália). Portanto, você precisa realizar algumas conexões no meio do caminho, tá? Em primeiro lugar, você precisa "partir" de um aeroporto internacional para fazer uma viagem transatlântica para alguma cidade europeia (com duração entre 10 e 12 horas). Algumas opções de aeroportos internacionais do Brasil são:
- Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo);
- Aeroporto Internacional do Galeão (Rio de Janeiro);
- Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães (Bahia);
- Aeroporto Internacional de Recife - Guararapes/Gilberto Freyre (Pernambuco);
- Aeroporto Internacional de Porto Alegre - Salgado Filho (Rio Grande do Sul);
- Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins (Ceará).
Portanto, você pode viajar para alguma cidade europeia a partir desses aeroportos (e alguns outros também). Para fazer a conexão e viajar para Sicília, recomendamos que você viaje para Roma (Aeroporto Fiumicino) ou Milão (Aeroporto Malpensa).
Vale ressaltar que algumas outras cidades europeias também contam com aeroportos que fazem conexão para a Sicília, como Amsterdã, Paris, Lisboa, Madrid e Frankfurt. Chegando em alguma dessas cidades da Europa, você já pode viajar para a Sicília, que conta com os seguintes aeroportos principais:
- Trapani (Aeroporto Vicenzo Florio);
- Catânia (Aeroporto Fontanarossa);
- Palermo (Aeroporto Falcone-Borsellino).
Várias empresas aéreas disponibilizam voos diretos para a Sicília, como Vueling, Easyjet, Ryanair, ITA Airways e Alitalia. Esses voos duram entre 1 hora e meia e 3 horas. Outras opções são: fazer uma viagem de trem de Roma para a Sicília (a duração de viagem é entre 9 e 12 horas) ou fazer uma viagem de ferry de Nápoles para a Sicília.
Resumindo: a sua viagem para a Sicília pode durar entre 15 e 25 horas, dependendo do ponto de partida, do transporte usado, do tempo de espera entre as conexões e do ponto de chegada. Por fim, não esqueça de que os brasileiros não precisam de visto para estadias na Itália que duram até 90 dias.
Dicas de hospedagem em Sicília
É possível encontrar hotéis de luxo, pousadas mais simples e aluguel de casa por temporada na Sicília (Itália). Em Palermo, boas opções de hospedagem são Grand Hotel Wagner e Azzolini Palm Beach Hotel. Em Catânia, você pode ir para o II Príncipe Hotel e o Palace Catania.
Além disso, em Taormina, você pode conhecer o Belmond Grand Hotel Timeo e o Hotel Villa Belvedere. Já em Siracusa, duas boas opções são Grand Hotel Ortigia e Hotel Roma. Em Agrigento, se hospede no Colleverde Park Hotel ou no Hotel Villa Athena. Por fim, no Trapani, contrate uma hospedagem no Residence La Ganancia ou no Hotel San Michele.
Então, vamos fazer o seu sonho virar realidade com uma travel para visitar a costa da Sicília ou até mesmo visitar a ilha de Capri? Compre sua passagem aérea e faça viagem incrível duração dias por um dos principais destinos Europa Itália. Para isso, você pode comprar um pacote de viagens ou simplesmente seguir o nosso roteiro apresentado neste artigo de uma viagem para Sicília!