As festas juninas são eventos importantes que ocorrem em junho, principalmente no Nordeste brasileiro. Essa tradição tem origem religiosa, e comemora três santos, São João, São Pedro e Santo Antônio.
Esses festejos não celebram somente os santos, mas como também comemoram o período de intensas chuvas que geram uma boa colheita para a região. Portanto, junho é um período de agradecimentos e celebrações - em especial, para o povo nordestino.
Se você tem vontade de curtir o São João, veja em nosso artigo quais são os maiores do país. Fizemos um guia sobre os festejos juninos. Acompanhe e saiba mais!
São João de Caruaru (Pernambuco)
Como o nome já diz, o São João de Caruaru é um evento junino que ocorre no agreste pernambucano, no município de Caruaru. Essa cidade é um grande polo econômico de turismo, sendo uma das principais do nordeste brasileiro. Lá também ocorre a "Feira de Caruaru", uma das maiores do nosso país.
Conforme o livro Guinness World Records, o São João de Caruaru é o maior evento regional ao ar livre do mundo. Portanto, é uma festa grandiosa que vale a pena conhecer. Ela se inicia em 1 de junho e termina somente em 30 de junho, ocorrendo festas todos os dias durante o mês inteiro. Nesse período é possível assistir a shows de grandes artistas, seja de forró ou sertanejo.
Além disso, no São João de Caruaru ocorre a apresentação de várias quadrilhas - que se preparam o ano inteiro para se apresentar nesse período. Há, também, fogueira, fogos de artifícios e várias comidas típicas das festas juninas, como macaxeira, bolo de tapioca, pé de moleque, pão doce, cuscuz e pamonha.
Portanto, durante o mês de julho, toda a cidade volta os seus olhos a esse evento junino que ocorre em Caruaru. O espaço principal da festa - ou seja, onde ocorrem as quadrilhas e se instalam as barraquinhas de comidas típicas - é o Pátio Luiz Gonzaga. Os festejos que ocorrem lá são gratuitos e a sua infraestrutura é excelente.
Vale ressaltar, ainda, que em Caruaru ocorre o maior São João do mundo - havendo uma disputa acirrada com o de Campina Grande, na Paraíba (inclusive, muitos afirmam que o de PB é ainda maior). Isso porque milhares de pessoas do Brasil - e do restante do mundo - vão para Caruaru a fim de festejar essa maravilhosa tradição.
Se você quiser conhecer Caruaru durante o mês de julho, não esqueça também de conhecer um importante ponto turístico do município: o Museu do Forró. Nesse local é possível conhecer um pouco mais das tradições nordestinas e descobrir curiosidades sobre esse evento tão importante para a região.
Nesse município existe, também, o Museu do Barro - que fica bem próximo ao do forró. Lá é possível acompanhar obras, feitas em barro, de vários artesãos. Portanto, Caruaru é um município rico em tradição e cultura!
Encontre aqui aula de dança curitiba!
São João de Campina Grande (Paraíba)
Muitas pessoas não imaginam, mas o São João de Campina Grande é um evento bastante antigo. Isso porque a sua primeira edição ocorreu em 1983, em uma palhoça. Esse é um dos maiores São João do mundo (muitas pessoas também afirmam que é o maior, havendo uma disputa acirrada com o de Caruaru).
Atualmente, o São João de Campina Grande ocorre no Parque do Povo, o local onde ocorrem os principais eventos de grande porte do município e foi inaugurado em 1986. Em uma noite, passam por lá, em torno de 100 mil pessoas. Além disso, é possível ver várias barraquinhas de comidas típicas nessa festa junina. Já os eventos acontecem todos os dias do mês de junho.
Já em 2000, foi criada a Cidade Cinematográfica, localizada em uma parte do Parque do Povo, onde é possível ver réplicas de "monumentos" antigos, como o Telégrafo, a Catedral e a Vila Nova da Rainha. Dessa forma, a festa fica completa para comemorar os ritmos do São João!
Vale ressaltar que existe um alto investimento, principalmente da parte da prefeitura, para a realização do São João. Por exemplo, foi criado um palco 360º, para que todas as pessoas consigam ver os shows dos artistas com mais facilidade.
Se você deseja conhecer Campina Grande durante o São João, não esqueça de "passar" pelo Museu dos Três Pandeiros, um ponto turístico que mostra a história do Forró. O local foi projetado por Oscar Niemeyer e o seu objetivo é preservar a tradição nordestina no país.
São João de São Luís - Bumba-meu-boi (Maranhão)
O São João do Maranhão é conhecido pela lenda do Bumba Meu Boi. Você conhece essa história? Nós vamos contar, acompanhe:
Reza a lenda que um escravo matou um boi, chamado "Mimoso". Ele sacrificou o animal para atender os desejos da sua esposa que estava grávida e não via a hora de saborear uma língua de boi. Porém, o Mimoso era o boi preferido de Pai Francisco, o senhor desse escravo.
Descobrindo toda essa história, o Pai Francisco exigiu que o seu escravo desse um jeito de ressuscitar o Mimoso. Para isso, foram convidados pajés, índios e curandeiros para fazer esse milagre acontecer. E, no final, Mimoso ressuscitou. Diante desse acontecimento, todos festejaram.
A partir dessa história, surgiu o São João do Maranhão, também conhecido pelo evento do Bumba-meu-boi. Por isso, a sua festa junina possui características bem particulares. Algumas das suas danças mais comuns são:
- Boi de orquestra;
- Boi de matraca;
- Cacuriá;
- Tambor da crioula.
Além dessas danças, também é possível saborear muitas comidas típicas na festa junina do Maranhão. Alguns exemplos são: torta de caranguejo, vatapá, pé de moleque, canjica, bolo de milho e suco de cupuaçu ou bacuri (também é possível optar pelo famoso refrigerante Guaraná Jesus).
Vale ressaltar ainda que no São João de São Luís ocorre o evento da influencer digital Thaynara OG. A festa é em benefício do Unicef e atrai vários artistas. Isso porque muitos famosos são convidados para esse evento. Essa festa junina é muito bonita e bem organizada, e por isso vale a pena comparecer. Veja as opções de aula de dança infantil.
São João de Aracaju - Forró Caju (Sergipe)
Aracaju é uma das principais cidades do Nordeste quando o assunto é São João. Isso porque ela recebe milhares de turistas em junho e volta as suas atividades para os festejos juninos.
Esse evento é dividido da seguinte forma: os shows de forró e sertanejo ocorrem no Forró do Caju, localizado no centro de Aracaju, enquanto a cidade cenográfica fica na Orla da Atalaia. Esse segundo evento se chama Arraiá do Povo.
No forró do Caju é possível assistir aos shows dos principais artistas do Brasil e dançar bastante quadrilha. Esse evento ocorre, geralmente, na Praça Hilton Lopes, no Mercado Central de Aracaju. Já a cidade cenográfica é repleta de itens que lembram uma vila nordestina.
No ciclo juninho de Aracaju também é possível comer vários pratos deliciosos com base de milho, como: cuscuz, bolo de milho, mungunzá e canjica. Não é à toa que o município lota nesse período, recebendo cerca de 200 mil pessoas.
Diante da importância desse evento para o município, a população de Aracaju se prepara o ano inteiro para o mês de junho. É nesse período, inclusive, que a região cresce economicamente em termos de turismo.
São João de Teresina - Cidade Junina (Piauí)
Assim como as outras cidades do Nordeste, Teresina também entra no clima do São João durante o mês de junho. É possível assistir às quadrilhas e shows de artistas de forró e saborear as comidas populares da região nesse período.
A festa junina piauiense ocorre há mais de 40 anos, e por isso virou tradição na região. Ela atrai cerca de 25 mil pessoas para curtir os arraiás. Além de Teresina, o município de São João do Piauí também oferece eventos juninos, que ocorrem na Praça Honório Santos.
É importante falar que ocorrem festas juninas em todas as cidades nordestinas - e até mesmo fora do Nordeste do Brasil. Você pode, por exemplo, curtir o São João no Ceará, Salvador, Recife, entre outras capitais. Isso porque essa região inteira possui uma forte tradição em relação a esse festejo.
Na verdade, o Nordeste inteiro respira São João durante o mês de junho. Em todos os locais é possível assistir a shows de forró - com zabumba, triângulo e sanfona. Isso é simplesmente incrível!
E aí, gostou de conhecer as principais festas juninas que ocorrem pelo Brasil? Também preparamos outros artigos que falam sobre esse importante evento. Aproveite para lê-los com calma, e adquirir ainda mais conhecimento sobre a cultura brasileira.
Por fim, se você quer aprender a dançar quadrilha para participar das festas juninas, temos uma recomendação especial para atingir o seu objetivo: aulas de dança com os professores do Superprof para aprender festa Sao Joao. Não esqueça também de comentar e compartilhar este post!









