Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como determinar o preço do seu curso de fotografia?

Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Qual valor estabelecer para suas aulas de fotografia?

“Você não tira uma foto, você a cria”, Ansel Adams

Se você prefere o modo manual ou automático, não importa: é bem possível desfrutar do seu talento em fotografia dando aulas para iniciantes ou especialistas nesta arte em particular.

No entanto, os cursos de fotografia não são os mais comuns, por isso pode ser difícil decidir sobre qual o valor deve ser cobrado.

Alguns fotógrafos profissionais tendem a subestimar seus valores, enquanto outros elevam seus preços e podem desencorajar os alunos que estão à procura de cursos mais acessíveis. O segredo é, portanto, escolher o preço mais coerente ao curso que ensina a profissão de fotógrafo para artistas em formação.

Descubra todos os critérios a levar em conta para definir o valor para seu curso de fotografia!

Quais são os preços de uma aula de fotografia no mercado?

E se você se destacar de outros fotógrafos graças a um preço atraente?

Como se destacar de outros fotógrafos? Em escolas particulares de fotografia, os preços podem subir lá nas alturas! Foto de Ansel Adams.

Como em qualquer assunto, é essencial estudar a situação do mercado de trabalho da fotografia. Com o advento das redes sociais baseadas em fotos, como o Instagram, as aulas para aprender fotografia estão se proliferando. Encontrar seu lugar como fotógrafo profissional, portanto, requer um bom conhecimento dos seus concorrentes!

Com sua câmera e experiência afiada em estética, o professor de fotografia não terá dificuldade em encontrar estudantes que queiram aprender a fazer lindas fotos profissionais!

Uma pequena comparação entre os diferentes preços dos cursos de fotografia no Brasil:

  • Escola particular de fotografia: até 7 mil reais (carga horária de 250 horas em média)
  • Workshop de fotografia: entre 150 e 400 reais (três horas em média),
  • Bacharelado em Fotografia no SENAC-SP: 48 parcelas de 1.494 reais (4 anos de formação)
  • Cursos de extensão em uma universidade pública (UFRGS por exemplo): pagamento de uma taxa de inscrição (330 reais em média)
  • Aulas de fotografia com professor particular: em média 58 reais a hora.

A maioria das pessoas quer fazer uma formação em fotografia sem gastar muito. Ao passar pelos anúncios de curso de fotografia online, como no Superprof, você não só consegue acessar uma rede de alunos bem importante, como também pode se destacar com um preço mais acessível em comparação aos valores altos das instituições privadas.

Defina seu preço de acordo com o conteúdo do curso fotografia

O nível da aula de fotografia

Ao procurar por um fotógrafo profissional no Superprof, os alunos olham primeiro para o nível do curso. Logicamente, quanto mais avançado é o curso, mais elevada será a sua taxa. Os estudantes que desejam se aprofundar nessa arte estarão realmente mais inclinados a pagar um bom preço à altura do curso!

Como regra geral, os cursos de fotografia se enquadram em três categorias:

  • O curso de fotografia de nível iniciante (fotografia básica),
  • O curso de fotografia de nível intermediário,
  • O curso de fotografia de nível avançado ou especialista.

É possível propor simultaneamente vários níveis no momento de criar seu anúncio.

Neste caso, o fotógrafo deve especificar a possível evolução de suas taxas de acordo com as demandas e expectativas do aluno.

Também é possível organizar aulas de fotografia em pequenos grupos (com alunos do mesmo nível) e, assim, oferecer taxas decrescentes aos alunos ao longo da formação. Quanto mais atrativas forem as reduções, mais os alunos irão recomendar aos seus entes queridos e você se beneficiará do famoso boca a boca!

Especializações dos cursos de fotografia

E se a especialidade fosse sua força?

Enquadramento e composição, fotografia analógica, fotografia animal, fotografia de moda, culinária, fotojornalismo, arquitetura, fotografia social… Existem muitas opções de especialidade na área das artes visuais.

Se a aula aborda os fundamentos da fotografia para iniciantes, os valores em geral permanecem na média mais baixa do mercado. Por outro lado, quanto mais raras as especialidades oferecidas, mais o professor ou fotógrafo profissional pode inflacionar seus preços.

Aqui estão algumas especialidades que vão atrair os alunos:

  • Foto preto e branco,
  • Foto em estúdio – retrato,
  • Fotos noturnas,
  • História da fotografia
  • Macrofotografia
  • Foto da arquitetura da cidade,
  • Foto de culinária,
  • Sessão de fotos de casamento,
  • Reportagem fotográfica (para se tornar um fotojornalista).

Também tenha em mente que as técnicas de fotografia são essenciais para agradar aos alunos dos níveis mais avançados; por isso, especifique em seu anúncio sua proficiência em profundidade de campo, luz natural ou balanço de branco.

Um curso avançado garante que você possa dar aulas de fotografia pelos melhores preços!

O material e o lugar das aulas de fotografia

Alguns professores oferecem aulas de fotografia em lugares alternativos ou em estúdios profissionais: essa qualidade de curso tem um preço!

Quanto custa uma aula de fotografia profissional? Seu curso vai acontecer em um estúdio de fotografia? Por que não aumentar seu preço?

Na maioria dos casos, a aula de fotografia acontece ao ar livre, na cidade ou no campo. Já que a fotografia em geral requer uma deslocamento físico, o fotógrafo pode cobrar alguns reais extras para financiar o combustível ou o transporte público.

Dar um curso em um estúdio de fotografia continua sendo a atividade mais lucrativa para o professor. Se ele tiver seu próprio estúdio de fotografia, melhor ainda: ele tem a oportunidade de aumentar o preço do seu curso, e o aluno ainda tem acesso a um alto nível de profissionalismo.

O material usado durante o curso de fotografia também pode aumentar relativamente o preço do curso:

  • Tripé profissional,
  • Câmera digital profissional,
  • Software de edição de fotos ou de imagens (tipo Photoshop),
  • Flashs para fotos em estúdio,
  • Filtros de polarização,
  • Drone,
  • Objetivas
  • Dispositivos digitais, etc.

Claro, os alunos têm a opção de trazer sua própria câmera. No entanto, os iniciantes raramente têm material de alta qualidade para se tornarem grandes fotógrafos. O professor pode eventualmente oferecer um aluguel da câmera, de acordo com a preferência do aluno, e assim aumentar o preço de sua aula.

Defina o preço da sua aula de fotografia de acordo com sua cidade

Para definir seu preço enquanto professor de fotografia, você ainda precisa conhecer o mercado das artes visuais em sua cidade!

O preço médio de uma aula sem dúvida depende da renda média das pessoas em sua área. Em geral, os professores de fotografia na região de São Paulo ou Rio de Janeiro são os mais bem pagos pelos alunos, embora essa situação possa variar dependendo da concorrência.

Descubra os preços médios das aulas de fotografia de acordo com a metrópole:

  • Curso de fotografia em São Paulo: 60 reais
  • Curso de fotografia no Rio de Janeiro: 68 reais,
  • Curso de fotografia em Belo Horizonte: 65 reais,
  • Curso de fotografia no Recife: 45 reais,
  • Curso de fotografia em Porto Alegre: 46 reais,
  • Curso de fotografia em Brasília: 28reais,
  • Curso de fotografia em Curitiba: 60 reais,
  • Curso de fotografia em Manaus: 61 reais,
  • Curso de fotografia em Salvador: 30 reais.

Entre o ensino de fotografia no Rio de Janeiro e em Salvador, podemos ver uma diferença significativa de quase 38 reais por hora!

Conclusão: para fazer um curso livre, uma formação de curta ou longa duração em fotografia, você vai ter que levar em conta o tamanho e o custo de vida de sua cidade.

Quanto menos fotógrafos estiverem presentes na sua cidade, mais alunos você poderá atrair!

Estabelecer um preço para a aula de acordo com o perfil do professor

Você é um profissional de fotografia de estúdio?

Você já deu aulas e oficinas e ajudou seus alunos a imortalizarem um momento no modo automático?

Como encontrar estudantes para um estágio introdutório em fotografia? A “bagagem” é fundamental: sua experiência e seus diplomas podem fazer de você um profissional de fotografia requisitado!

Não se trata apenas de fazer belas fotos se você pretende se tornar um professor de fotografia: o fotógrafo deve comprovar sua bagagem na área (você já vendeu suas fotos? já fez uma exposição? já tirou fotos em grandes eventos? possui um equipamento profissional?  …).

O aluno olha automaticamente para a sua experiência como fotógrafo: para entrar no mundo das aulas particulares, não basta um simples domínio de desfoque, nitidez ou tempo de exposição!

Existem diferentes diplomas e formações possíveis para você comprovar seu nível em fotografia:

  • Bacharelado em fotografia (atualmente só disponível em duas instituições no Brasil – SENAC-SP e Faculdades Integradas Barros Melo – Olinda)
  • Cursos particulares em escolas de fotografia – cursos de longa formação
  • Cursos de nível superior – Tecnólogo, oferecidos em centenas de instituições de ensino superior no Brasil
  • Cursos de nível técnico oferecidos em instituições de ensino superior no Brasil
  • Cursos superiores em artes visuais, comunicação, jornalismo ou publicidade.

Naturalmente, esses diplomas são bem valorizados e, portanto, muito procurados pelos alunos. Quanto mais certificações em artes visuais o professor tiver, maior pode ser o valor da sua hora de aula.

Ser um bom fotógrafo é importante, mas ser um bom professor é melhor ainda!

Pois bem: conhecer light painting, edição ou tratamento de imagens ou longa exposição em fotografia não é necessariamente sinônimo de boa qualidade de ensino. O professor deve antes de tudo ser um excelente pedagogo, mostrando paciência e sabendo ouvir seus alunos.

No Superprof, os nossos alunos têm a oportunidade de deixar uma opinião positiva ou negativa aos professores: esta é uma oportunidade para o fotógrafo construir uma sólida reputação como pedagogo e assim atrair o olhar de novos alunos de fotografia.

Então, por que não viver de sua paixão graças às aulas de fotografia em casa?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar