À uma certa altura do curso universitário, não tem jeito: você precisa começar a pensar no TCC (trabalho de conclusão de curso). Pode até ser que você já saiba sobre qual tema vai tratar e que já tenha até encontrado o problema ideal para análise. Mas aí, de repente, parece que o seu raciocínio fica travado.
Você simplesmente não sabe por onde começar, como estabelecer o seu plano de escrita, qual metodologia adotar... Mas não se preocupe que você não é o único. Muitos estudantes se sentem dessa forma e você pode até consultar um modelo de sumário para monografia para ajudá-lo. Além disso, existem algumas dicas mais práticas disponíveis para você seguir. Quer ver?
Pesquise antes de fazer o seu sumário de monografia

Antes de iniciar qualquer esboço, pesquise um pouco. Quando tiver uma ideia de conteúdo, leia, reflita, sintetize ideias. Traga mais elementos sobre o tema. Uma nova fonte ou um trecho em negrito podem fazer a diferença na formatação, mas antes vamos falar um pouco do conteúdo. Você precisa manter uma mente crítica e aberta à diferentes teses, especialmente se o seu plano for voltado à ciências humanas e sociais. Nesse caso, não haverá uma resposta certa ou errada, mas uma infinidade de análises e pensamentos. Nada pode ser feito no "automático".
Considere diferentes tipos de sumário e planejamento
A depender do seu curso (graduação, mestrado, doutorado, etc.), você vai precisar estabelecer o título e as seções. O plano pode ser científico, temático, diagnóstico, ou de análise. Antes de mais nada, é importante observar as normas e diretrizes da instituição de ensino na qual você faz o curso. Lembre-se de que você terá que escrever muitas páginas, e não poderá sair do tópico e nem encher linguiça. O bom trabalho vai estar de acordo com as normas da organização e contar com uma estrutura em capítulos que segue corretamente o índice.
Escreva o seu plano científico
Os títulos dos capítulos do seu trabalho devem seguir a ordem de elementos segundo a estrutura do modelo proposto. A quantidade de páginas, os trechos destacados, as justificativas e o padrão de formatar precisam ser pensados antes de iniciar a redação. Uma revisão de literatura, hipóteses, uma metodologia de pesquisa, análise de resultados, conclusões e recomendações são válidas mas devem justificar o título do estudo.
Informe-se sempre sobre o número de capítulos e a ordem de elementos que devem aparecer na análise. As orientações textuais também são importantes, uma vez que permitem uma fluência do conteúdo, organizados a cada página. Essa organização deve vir antes de iniciar o texto. A parte textual, de que maneira formatar e a norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) também serão objetos de direito e análise.
A sua tese necessita de uma parte teórica, na qual são abordados elementos de outros trabalhos e uma análise inicial do material que temos como fonte para desenvolver o capítulo. Trata-se de um passo importante no que diz respeito a uma forma introdutória. Uma seção menos analítica logo após o sumário talvez seja uma boa pedida. Em seguida, uma abordagem mais empírica é válida, contanto que preceda uma parte de resumo e recomendações.

Embora o sumário da monografia não mostre, ao final, você vai trazer a bibliografia e os agradecimentos, que podem ser à família, aos professores, aos amigos e à todos que você acredita que ajudaram no processo. Embora você seja o único responsável pela parte textual e a formatação, o momento de defesa da tese mostra que nada se faz sozinho, afinal você contou com o apoio de muita gente querida para chegar até aí. E essas pessoas todas precisam saber do quanto foram importantes.
Outros elementos a se planejar para a dissertação
Além dessas principais, pode haver a necessidade de outras seções. Você pode também precisar avaliar um outro texto indicado pelo seu orientador. A pesquisa ocorre em qualquer tipo de trabalho de conclusão universitário, seja na dissertação, na monografia, na tese ou no TCC. Tais modelos têm algumas particularidades e diferenças entre si que você vai conhecer melhor a partir do trabalho do seu professor.
Independentemente do seu campo de estudo, a redação de um trabalho como esse demanda tempo e esforços. A diagramação, a argumentação, a formatação conforme as normas ABNT, o número de páginas, a bibliografia, a paginação, a capa, o título... são muitos detalhes para se pensar! Você tem que entender como funciona uma tese, uma antítese e uma síntese, por exemplo. Existem muitos outros termos técnicos e regras que também será importante conhecer. É por isso que o estudos são a sua primeira base.
Como um script mais provisório, podemos dizer que você deve apresentar o tema e isso demanda conhecimento da causa. Por essa razão, o melhor a fazer é iniciar a sua pesquisa o mais cedo possível. Assim que conseguir um orientador ou assim que os professores alinharem expectativas, você já deve começar. Trata-se de uma forma inteligente de ter mais tempo para adquirir as informações necessárias para uma análise bem embasada. Você também precisa saber como numerar sumário de monografia e como organizar sumário de monografia. Isso porque é a partir do sumário que você poderá ir acompanhando o andamento do seu trabalho. É claro que a primeira versão será algo provisório, que você terá a oportunidade de ir aprimorando depois.

Por essa razão, você pode até começar a pensar no índice ao mesmo tempo que escolhe o tema. Embora seja necessário dar um passo de cada vez, e não haver regras que proíbam pensar nessa parte primeiro, você pode esboçar essa folha no Word antes de começar a escrever o primeiro capítulo. E, dependendo do seu orientar, é possível até compartilhar tais itens com ele de antemão. Ao final, pelo menos, você já terá um modelo pronto e a organização vai se tornar mais fácil.
Dicas finais para o sumário do seu trabalho de conclusão
O sumário oficialmente é a última parte do trabalho. Você deve ter uma ideia dele, mas só vai concluí-lo ao final. Durante a fase da pesquisa, você pode abrir um documento de Word apenas para ir fazendo anotações, pode até ativar o salvamento automático e dispor as ideias sem se importar muito com a organização. Destaque pontos em negrito e utilize itens com diferentes tamanhos e cores para localizar mais facilmente as informações mais tarde. Trata-se de um pré trabalho, uma vez que a sua dissertação só vai tomar forma mesmo quando iniciar o primeiro capítulo.
O segundo passo diz respeito à organização dessas informações já coletadas. É algo que tem que ser feito de acordo com a linha de raciocínio que deseja desenvolver. Mais uma vez, compartilhar com o seu orientador vai ajudá-lo a dar uma forma ainda melhor ao seu pré trabalho. Seu plano tem que ser lógico e consistente, ao mesmo tempo que os momentos de transição devem ser leves e concisos. Seja direto e prático: ao ler o seu plano, você mesmo precisa entender qual o ponto de partida e aonde deseja chegar.
Tenha em mente que nada vai funcionar no modo automático, é você que vai pensar em cada etapa. Os capítulos devem ter mais ou menos o mesmo tamanho e, embora o foco esteja na solução, você não pode perder o problema abordado de vista. Tome muito cuidado para não fugir do tema e não "encher linguiça". Em alguns modelos de curso, há encontros semanais com o tutor e eles são o momento de compartilhar o que já foi escrito e validar ideias para os próximos passos. Muitos alunos recorrem a cursos de redação para ajudar.

E quando pensar que está tudo pronto, ainda será necessário formatar de acordo com a NBR da ABNT correspondente a esse tipo de modelo. Mas, até chegar a isso, você certamente ainda terá muitas dúvidas. Lembre-se de que um TCC é um texto dividido em seções, com formatação específica e no qual cada página é um passo rumo à conclusão do seu nível universitário. As regras para o índice desses trabalhos precisam ser respeitadas.
Como elaborar sumário de monografia
Pode ser que, apesar de todo esse acompanhamento, você ainda precise de ajuda. E não estamos falando das aulas na graduação ou dos encontros semanais do mestrado e doutorado. Talvez o seu problema vá além do que diz respeito a pesquisar e desenvolver o assunto. Eles podem ser de ordem ou textuais. Talvez você já saiba o que quer dizer no capítulo, mas não saiba, de fato como escrever o texto.
Problemas de gramática, ortografia e organização de ideias não podem ser resolvidos com um único clique: você vai precisar da ajuda de professores reais. É por isso que tanta gente contrata um professor particular de redacao online para acompanhá-lo desde o sumário até a conclusão da dissertação. Ter a certeza de que essa parte também caminha bem, é uma forma de garantir bons resultados.
Por fim, lembre-se de que estamos falando de um trabalho que vai marcar a conclusão do seu curso superior; e que poderá ser importante para a sua futura carreira. Portanto, não dá para ser algo provisório.









