Qual é a história das aulas de tango argentino? Como surgiu e evoluiu ao longo dos anos? Quais as características e principais músicas ou compositores?
Este estilo musical teria surgido ao final do século XIX no Rio da Prata, em Buenos Aires, na Argentina. Posteriormente, tornou-se famoso também em Montevidéu, capital do Uruguai.
Os especialistas ainda divergem sobre os estilos musicais que inspiraram a sua criação. Entretanto, sabe-se que Cuba teria sido uma dos alumbramentos devido à habanera, que possui ritmo bastante semelhante.
Durante muito tempo, as músicas eram tocadas em locais específicos, marginalizada por tocar em bordéis e centros de prostituição. Os cafés também podiam ser incluídos nesta lista. Geralmente, utilizava-se o violino e o violão, mas estes não eram os únicos instrumentos, afinal, muitos músicos também carregavam as flautas consigo.
O tango é um estilo musical que surgiu durante o século XIX. Fonte: Pixabay
Inicialmente, a dança acontecia entre dois homens, que não poderiam se olhar durante todo o processo. Contudo, com o passar dos anos e os incrementos da música, prostitutas começaram a dançar e a mudar o ritmo de como as apresentações aconteciam.
Foi somente um século depois que as músicas começaram a fazer sucesso entre a alta burguesia graças a Paris. Ganhando, assim, o espaço em salões e festas de maior porte, considerada a purificação da alma pelos seus seguidores, apesar de antes de fazer parte da burguesia ser um estilo que sofria com intenso preconceito.
Como dito anteriormente, o tango teve a origem ao final do século XIX e posteriormente se popularizou entre as classes mais altas da sociedade argentina. Começou a ser visto com outros olhos, após ter sido muito marginalizado.
Em 1907 para frente, passou pelas fases de ouro, em que contava com inúmeros artistas relevantes e são reconhecidos mundialmente por moldarem como o estilo é visto atualmente.
Muitas personalidades argentinas e uruguaias divulgaram este estilo musical com mais intensidade a partir da década de 20 do século passado. Alguns escritores, inclusive, falaram sobre o tango em suas obras e o modo como se popularizou entre todas as classes da época, como José Gonzalez Castillo e Fernán Silva Valdez.
Carlos Gardel, Ignacio Corsini, Agustín Magaldi, Rosita Quiroga, Azucena Maizani e Enrique Santos Discépolo são alguns cantores famosos da época e que são lembrados até os dias atuais na história do tango.
Quais as características do tango?
O tango possui algumas características bastante demarcadas em todas as danças e músicas, sendo:
Expressividade: tenta-se acentuar os sentimentos para deixar claro quais são, como está se sentindo e a intensidade de algo, seja um sentimento bom ou ruim.
Grande carga dramática: exalta-se o sentimento por meio das cordas vocais ou ritmos mais rápidos conforme o enredo da música caminha.
Valorização de sentimentos mais intensos: por ter sido um estilo musical presente frequentemente em casas de prostituição, a sensualidade foi um dos pontos que demarcaram uma das suas características, a valorização da sensualidade enquanto dança.
Improviso durante as músicas: muitos movimentos surgem no momento conforme o andar das músicas, e o mesmo serve para as letras e a troca dos instrumentos.
Não existem muitas informações de qual teria sido o primeiro tango da história, pois os compositores e cantores elaboraram este estilo conforme o passar dos anos, até que estourou ao final do século XIX.
Ademais, apesar de não se saber ao certo qual foi o primeiro tango da história, um dos maiores destaques foi de Carlos Miguel, em “El día que me quieras”.
Acariciame en sueño / El suave murmullo / De tu suspirar / Como ríe la vida. Tradução:Me acaricia em sonho / O sopro suave / Do seu suspiro / Como a vida ri
Foi a partir do ano de 2009 que a UNESCO determinou que o tango faria parte do patrimônio cultural argentino e uruguaio.
A evolução do tango até os dias atuais
Você sabe qual foi a evolução deste estilo musical desde o seu surgimento até os dias atuais? Abaixo, falaremos melhor sobre alguns artistas e nomes famosos, quais eram as características das músicas e muito mais.
O poeta Manuel Bandeira se manifestou sobre este tipo de música afirmando que ela era uma resolução poética, elogiando o seu processo de criação e desenvolvimento.
Em um dos poemas de Bandeira, um homem está morrendo com problemas pulmonares e pergunta ao médico o que pode ser feito para corrigir a situação e impedir que faleça. Então, o doutor diz a ele que a única forma para impedir isso de acontecer é tocando o tango argentino.
Época de ouro
O poeta e compositor Enrique Discépolo afirmou que o tango é um estilo musical triste que permite que as pessoas possam dançar. E isso diz muito sobre as suas características.
Apesar de ter sido considerado impróprio na Argentina durante muito tempo, ganhou o coração de Paris a partir de 1907, quando começou a ser tocado em rádios e ser apresentado em shows. Inclusive, hoje em dia muitas pessoas vão até à Argentina e ao Uruguai justamente para conhecer a música em seu país de origem.
O tango é uma dança criada para duas pessoas, seja do mesmo sexo ou não. - Fonte: Pixabay
O estilo sensual das músicas e a sua expressividade, expondo sentimentos intensos como a paixão e a tristeza, fizeram com que o coração de muitos europeus fossem conquistados, em seguida, do resto do mundo. Agora, trata-se de um estilo musical amplamente conhecido.
Dança em pares
Uma das principais características são as danças em pares. No início, eram dois homens juntos que não poderiam se olhar durante a realização dos movimentos. Entretanto, posteriormente, com as épocas de ouro, as mulheres foram incrementando o palco.
Já existem vários ritmos de tangos, como tango-canção, o tango canyengue, o tango milonga, o tango romanza e o tango jazz. Inclusive, na atualidade é possível citar o tango eletrônico, que se popularizou por ser um ritmo mais animado com mistura do pop.
Quais os principais compositores de tango?
Com mais de um século de existência e sendo patrimônio internacional e cultural da Argentina, muitos compositores fizeram parte desta história. Abaixo, separamos quais são os principais deles - inclusive brasileiros!
Alfredo Le Pera
Alfredo Le Pera é filho de imigrantes italianos que nasceu no estado de São Paulo (SP). Tornando-se jornalista e compositor, teria se mudado para a Argentina com os seus pais no início do século passado, em 1902. Posteriormente, foi para a capital do Uruguai, onde viveu grande parte de sua vida. Seu período de atividade musical foi de 1931 a 1935.
O tango é um estilo musical surgido no século XIX que, durante muito tempo, foi marginalizado. - Pixabay
La Pera teve grande participação no teatro, fazendo parte de peças como "Piernas locas, bocas rojas"; "La vida se va en canciones" e "Está abierta la heladera". Não há dúvidas, segundo historiadores, que ele nasceu justamente para a arte. Fez parte da música, de apresentações, participava de exposições e atuava com o jornalismo. Já foi, inclusive, tradutor!
No ano de 1928, trabalhou com a empresa cinematográfica Leopoldo Torre Ríos onde atuou com a tradução de diversos filmes para o idioma local. Também trabalhou como tradutor em Paris, para a gigante da época, a Paramount.
Algumas músicas de tango que se tornou conhecido por tocar foram Arrabal amargo, Cuesta abajo, Por una cabeza e Recuerdo malevo.
Ángel Villoldo
Ángel nasceu no dia 16 de fevereiro de 1864 e morreu no dia 14 de outubro de 1919. O sepultamento ocorreu no Cemitério da Chacarita. Realizou muitas composições ao longo da sua vida, sendo as principais e mais conhecidas delas: El porteñito, El esquinazo, El presumido, La paloma, Una fija e El torito.
Ele foi para a França em 1907 com um contrato assinado na época. Até hoje, é considerado um dos primeiros letristas oficiais de tango. Além de atuar como compositor, também trabalhou durante muito tempo como jornalista e guitarrista argentino.
Ángel Villoldo foi um dos mais renomados compositores de tango do século passado. Fonte: PIxabay
Uma das músicas mais conhecidas criada por ele foi El Choclo, que atravessou o mundo inteiro e, inclusive, logo após a Segunda Guerra Mundial, recebeu uma série de adaptações em filmes.
Osvaldo Fresedo
Osvaldo foi um compositor que nasceu no dia 5 de maio de 1897 e morreu em 18 de novembro de 1984, também na capital argentina. Até o ano de 1919, havia participado de diversos grupos de tango. Entretanto, foi chamado para ir aos Estados Unidos junto a outros profissionais, como Tito.
Algumas composições realizadas por ele foram Rosarina linda, Muchachita del Montmartre, Perdón Viejita, Pimienta, Vida mía e Sollozos.
Osvaldo Fresedo criou a sua primeira orquestra a partir de 1924 - Fonte: Pixabay
Um dos pontos interessantes é que, a partir do ano de 1924, começou a trabalhar para a construção da sua própria orquestra de tango. Inclusive, foi ele um dos responsáveis por adicionar outros elementos à música, trazendo um estilo completamente diferente, com o uso da harpa e da bateria.
Enfim, neste artigo abordamos brevemente sobre a história do tango e quais são os seus principais compositores ao longo da história, assim como as músicas e características. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente conosco para que possamos te ajudar.
Gostou desse artigo?Deixe uma nota!
5,00 (2 note(s))
Loading...
Daiane Souza
Jornalista (0007147/SC) e redatora SEO com vasta experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!