"Aquele que não progride todos os dias, retrocede todos os dias"
Confúcio
Você chegou ao último ano do mestrado! Parabéns! Essa é a reta final (a menos que você se torne um estudante de doutorado). Entretanto, antes de validar o seu diploma e pensar na carreira profissional, será necessário redigir uma dissertação. E aí tudo pode se complicar se você não souber exatamente o que deseja fazer e quais os prazos.
Uma tese é um trabalho que se inicia junto com o segundo ano do mestrado. É impossível fazer algo tão elaborado assim de última hora. É melhor planejar tudo com antecedência, em um calendário sob medida. Mas e quando você não sabe exatamente como funciona esse calendário?
Fique tranquilo... preparamos abaixo um cronograma que vai ajudá-lo nisso também. Acompanhe!
Quatro dicas para elaborar o seu cronograma
Antes de pensar em simplesmente seguir os passos funcionais da sua dissertação, é necessário planejar tudo. Para isso, preparamos 4 dicas especiais:
- Conheça as instruções da sua instituição - A maioria das universidades já preparam o cronograma oficial para os estudantes do mestrado. Você tem datas para encontros com o seu professor/orientador, bem como entrega de cada capítulo e submissão do trabalho pronto. Isso auxilia você a organizar a sua própria agenda e seguir cada passo;
- Comece pelo final - Calma... não leve essa dica em sentido literal. Referimo-nos na verdade a saber do que vai escrever. Pense em você já defendendo a sua tese. Imagine o trabalho impresso que vai entregar ao final. Tudo isso ajuda você a pensar em um tema para desenvolvimento. Quando tiver toda essa estrutura na sua cabeça, pode começar a elaboração;
- Condense etapas - Pense na seguinte sequência: pesquisa - redação - revisão - defesa. Faz sentido para você? Assim será a apresentação do seu projeto de mestrado. Se você já escreveu algum artigo durante o primeiro ano, escolher será mais fácil, já que terá experiência. Mas pense que, quanto mais organizado, mais fácil será o desenvolvimento da sua linha de estudo;
- Cumpra metas - Não estamos falando somente daquelas estabelecidas pelo seu professor, mas das suas metas pessoais. Assim, não se preocupe apenas em ser aprovado, mas na elaboração.

O seu calendário será o seu guia. Ele permite que você antecipe etapas caso saiba que terá uma viagem, por exemplo. Ou que se permita rearranjar prazos para assumir algum outro compromisso. O mais importante é que ele te dará uma visão mais geral das etapas e isso traz tranquilidade e foco para colocar em prática.
Tenha uma aula de redação diferente com um Superprof.
Pontos principais do seu calendário
Passo 1 - Escolha de um tema e um orientador para a sua tese
Uma monografia é diferente de um TCC (trabalho de conclusão de curso) da faculdade. Você necessita de um orientador para acompanhá-lo em seu desenvolvimento. É importante fazer essa escolha antes de começar o curso, inclusive. Ele vai definir a sequência mais apropriada para a redação de uma monografia. Entretanto, vale lembrar que o seu auxílio será um pouco mais científico.
Vale lembrar que essa escolha está relativamente ligada ao tema, uma vez que cada um tem sua especialidade. O tema deve seguir relativamente a linha de pesquisa do seu professor. Também, é importante já definir o professor logo de início, já que a escolha das disciplinas fixas do primeiro ano também pode ser orientada, de modo a construir bases para o seu trabalho de conclusão, elevando a qualidade das suas ideias. Caso precise muito de apoio para escrever, talvez seja o caso de fazer um orçamento para aulas de produção de texto e redação.
Passo 2 - Coleta de dados
Quanto mais cedo puder iniciar a sua pesquisa, melhor. Assim que validado o seu projeto acadêmico, você já pode iniciar essa etapa. Reúna autores que vão ajudá-lo no tema e crie uma pasta no seu computador para salvar os documentos que contêm esses dados. Quanto mais organizadas estiverem as suas informações, mais fácil será transformá-las em artigo. Lembre-se de que a sua nota também se dará em função da qualidade e organização de ideias.
Passo 3 - Validação do problema
O seu orientador deve validar o seu problema. Para contextualizar e, finalmente, escrever, é importante contar com o auxílio do seu professor. Trabalhos de conclusão de curso acadêmico acontecem de forma bem mais complexa do que o final da graduação. Por isso esse acompanhamento todo é importante. O seu texto deve ser todo ajustado conforme normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Quanto melhor a qualidade do seu texto, maior será a sua nota e o seu preparo para o mercado de trabalho. Mas, antes de mais nada, você precisa ter o aval do seu professor quanto ao quê escrever.
Passo 4 - Elaboração e validação do plano detalhado
Monografias precisam de um planejamento. E não estamos falando isso de maneira informal. Além de ter a sua própria agenda para não se perder no cumprimento dos prazos, você vai ter que entregar um plano de projeto para o seu professor. É com base nele que o professor vai criar as expectativas inerentes ao seu progresso no curso do trabalho.
Aqui, você tem que saber o que vai colocar em cada parte. Normalmente, o documento completo conta com 3 capítulos, além de introdução, conclusão, bibliografia e agradecimento. É importante esboçar tudo isso e apresentar ao seu orientador. Dessa forma, possíveis ajustes necessários serão feitos antes de iniciar a escrita, otimizando os resultados e evitando retrabalhos.

Passo 5 - Pesquisa de campo (se houver)
Algumas monografias precisam de uma pesquisa de campo para elaborar a tese. Se for o caso, ela deve ser feita na sequência do plano detalhado. Caso seja necessário, você pode pedir ao professor para validar os questionários e direcionar a utilização dos dados coletados. Alinhe a sua agenda com os entrevistados, ainda que isso implique em fazer mudanças em outras nuances do seu planejamento.
Lembre-se de que postergar essa etapa pode fazer com que você fique na dependência de certos dados, mais tarde, e não esteja apto a prosseguir, o que acaba atrasando todo o processo. À essa etapa, a apresentação de dados ao professor deve ser contínua, de modo que o trabalho seja todo orientado.
Passo 6 - Escrita e revisão da dissertação
Enfim, chegamos finalmente à etapa da redação. Alguns alunos buscam dicas online para entender qual a sequência mais apropriada para a redação de uma monografia. Outros, começam a fazer orçamento do curso de redação. Se você nunca teve contato com artigos de cunho científico, é hora de começar a ler mais. Há alunos que iniciam seu estudo baseando-se em pesquisas sobre escritores que falam sobre temas correlatos.
Embora trate-se de uma experiência interessante, é necessário algo mais. É hora de integrar e sintetizar todas as ideias trazidas pelas suas pesquisas em cerca de 80 páginas. Não dá para fazer tudo de uma vez. O seu professor vai acompanhar cada capítulo (haverá uma data reservada para a entrega de cada parte). Trabalhos acadêmicos demandam uma escrita contínua e regular.

Além disso, mais ou menos na metade desse prazo total, você vai passar pela qualificação. Uma vez aprovado, é seguir com a sua dissertação e começar a se preparar para defendê-la ao final. Tudo deve ser escrito com muita cautela e atenção, e o seu professor vai corrigir parte a parte.
Melhore a sua escrita com uma aula de redacao online.
Passo 7 - Submissão e preparação para a defesa
Bom, dissemos aqui que você vai começar todo o processo pensando em defender a sua tese, não é mesmo? É como se falássemos de um progresso em equipe. Trabalhos acadêmicos não são uma via de mão única, que você simplesmente escreve o que acredita e segue em frente. Seu professor vai aprovar cada etapa, cada capítulo. Mas é claro que você deve fazer sempre uma apresentação o mais completa possível. Se preferir, você pode até já ir ajustando conforme as normas ABNT, para evitar se esquecer disso ao final.
No prazo final, você precisará entregar a sua monografia, pronta, revisada e corrigida. Mas, para que isso aconteça, será necessário ter os encontros semanais com o seu professor, como se fosse uma espécie de consultoria, para acompanhar o passo a passo. Caso contrário, será praticamente impossível que, ao final, você mude todos os rumos da pesquisa e ainda consiga cumprir o prazo. Assim, uma vez terminado o seu trabalho que foi todo orientado e moldado, é hora de entregar a versão final ao seu professor.
Uma vez concluída essa etapa, prepare-se para defender a sua dissertação. A defesa normalmente acontece alguns meses depois dessa entrega, o que significa que você certamente terá tempo para se preparar. Qualquer coisa, mantenha-se em contato com o professor para obter ajuda quanto à introdução ou a estrutura, por exemplo. E no dia da defesa, vá confiante!
Se o seu trabalho foi todo bem orientado e você realizou uma pesquisa bem elaborada, não há o que temer! Se possível assista antes à defesa de algum amigo ou familiar. Isso auxilia a ter uma ideia do que vai acontecer no dia e reduz a sua ansiedade. E assim se inicia um dos seus primeiros passos profissionais.

Precisando de ajuda na monografia e não sabe como conseguir? Por que não acessar a nossa plataforma Superprof e fazer um curso de redação com foco em dissertação?









