Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como alternar entre os diferentes teclados no seu PC

De Joseane, publicado dia 18/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Informática > Trocar o teclado entre QWERTY e AZERTY

Embora o Brasil ainda não esteja entre os países mais informatizados do mundo, a verdade é que a população brasileira tem avançado cada vez mais rumo a informatização.  Cada vez mais brasileiros tem aprendido a utilizar o computador e adotado essa máquina em seus lares ou no trabalho.

De acordo com a pesquisa TIC 2013, 49% dos domicílios brasileiros têm um computador em casa. Nessa categoria estão computadores de mesa, notebooks o tablets.

Ter um computador em casa não significa, portanto, que o brasileiro sabe realmente como manipular a máquina. Na realidade, entre os mais velhos, o percentual de pessoas com mais de quarenta anos que sabem utilizar o computador é bem baixo, sobretudo comparado com outros países.

Entre os jovens, a coisa melhora de figura pelo menos em se tratando dos jovens das grandes cidades, já que fora dos grandes centros ainda são muitos os jovens que nunca utilizaram o computador ou utilizam de forma passiva e não sabe realmente manusear e fazer alguns comandos básicos no computador.

Pensando naqueles que são são lá tão íntimos da informática, o Superprof decidiu fazer esse guia básico explicativo para ensinar você a mudar o seu teclado, alternando entre as configurações QWERTY e AZERTY. Continue lendo para saber mais….

Por qual razão mudar o teclado de QWERTY para AZERTY?

É isso aí meus amigos, a era digital chegou chegando e hoje já faz parte da nossa rotina. Seja nos diferentes círculos profissionais, em casa, na área do lazer, já faz um tempo que fazer cursos de informática se tornou algo essencial, sobretudo para quem quer e precisa se adaptar a essa revolução digital, ou seja, basicamente todo mundo.

Você já utilizou o teclado AZERTY? Esse é o famoso teclado AZERTY! Qual teclado você usa?

Não dá mais para fugir e nem se esconder da revolução da informática que hoje tem se tornado um conhecimento de base em qualquer área. Bem, hoje te ensinaremos a lidar com uma pequena parte da informática, uma parte básica mas cujo conhecimento é essencial sobretudo se você é um utilizador assíduo de computadores: os diferentes tipos de teclados!

 Dos muitos tipos de teclados existentes, os teclados QWERTY e AZERTY são os mais utilizados.

O teclado QWERTY (também conhecido como o teclado Sholes) é assim chamado por causa da ordem em que as teclas são distribuídas na primeira linha de letras. Este tipo de teclado é o mais usado nos Estados Unidos e em países da América Latina, incluindo o Brasil.

o teclado AZERTY é o tipo de teclado mais usado na Europa. A diferença com a distribuição QWERTY é a alteração das duas primeiras letras da sequência inicial.

Os teclados QWERTY e AZERTY tem, portanto,a  ver com a forma com que as teclas são distribuídas. É importante conhecer esses dois diferentes layouts para que não se estranhe quando deparar um com teclado cujo layout é diferente daquele que você está acostumado.

Por exemplo, se você estiver viajando pela França ou outro país da Europa em que se use o teclado AZERTY, e precise usar um computador local, saiba que o teclado será diferente daquele que você está acostumado a utilizar. No começo você vai ter um pouco de dificuldade para digitar, mas você se acostuma!

É importante saber também que você pode mudar a configuração do teclado e até o idioma deste para facilitar na hora de digitar um texto, utilizar os acentos e pontuações, entre outros. Falaremos sobre mais adiante!

Veja aqui como instalar o Pacote Office no seu PC ou Mac.

Atalhos para mudar a língua do teclado

Como dissemos, é possível configurar o seu teclado para que este se adapte melhor ao seu sistema de escrita. A configuração mais importante diz respeito ao idioma do teclado que pode ser modificado de acordo coma língua na qual você está escrevendo. Assim, no seu teclado seja ele QWERTY ou AZERTY você consegue modificar o idioma para português, inglês, francês, entre outros.

Aula de informática O legal é saber utilizar os diferentes tipos de teclados!

Essa modificação é sobretudo importante pois vai facilitar a acentuação das palavras. Como sabemos, os diferentes acentos ortográficos não são os mesmos nas diferentes línguas.

Quem nunca ficou longos minutos tentando achar um determinado acento ou pontuação em um determinado teclado?

Pois bem, para evitar essa peleja, o ideal pé modificar o idioma do teclado. Para tanto, a manipulação é a seguinte:

  1. Vá no menu Iniciar e abra o Painel de controle.
  2. No grupo Hora, Idioma e Região clique na seção Alterar métodos de entrada.
  3. Se o idioma de sua preferência não estiver na lista, clique em Opções > Adicionar um método de entrada.
  4. Em seguida, selecione um dos idiomas disponíveis e clique em Adicionar > Salvar.

Ao mudar o idioma do teclado, você muda também o tipo de teclado, por exemplo: francês é sempre o modo AZERTY e português ou inglês são sempre o modo QWERTY.

Aprenda, aqui, as diferentes formas de fazer print da tela do seu computador!

Procurando por um curso de informatica online?

Como mudar do teclado QWERTY para AZERTY?

Digamos que você está com passagem para Europa, seja a passeio ou mesmo para fazer um intercâmbio ou ainda para trabalhar em uma empresa na Europa e gostaria de levar o seu computador com você! Saiba que ao chegar no seu destino Europeu, ainda que os computadores lá possuam o teclado AZERTY, você não vai precisar comprar um teclado novo.

Você pode simplesmente mudar a configuração do seu teclado QWERTY para o modo AZERTY! Como fazer?

Aprender a digitar mais rápido Quando alteramos o tipo de teclado, conseguimos digitar mais rapidamente em um determinado idioma!

A forma mais fácil de mudar o seu teclado QWERTY para o modo AZERTY é fazendo a alteração do idioma do teclamo como explicamos no parágrafo anterior. Mudar o idioma do teclado muda automaticamente a configuração das teclas! Super fácil né?

Faça um curso de excel online!

Mas você também pode navegar rapidamente entre as configurações do teclado QWERTY e AZERTY usando qualquer uma das seguintes combinações de teclas:

  • ALT + Shift,
  • Shift + ALT ou
  • – se você estiver usando um teclado AZERTY – Shift + Alt Gr.

Como bloquear o modo AZERTY?

Digamos que você não tenha mesmo se adaptado ao modo AZERTY do teclado e prefere continuar utilizando o seu bom e velho QWERTY, você pode bloquear o modo AZERTY em suas configurações. Para tanto, a manipulação é a seguinte:

  • clique no menu Iniciar > Configurações > Hora, Idioma e Região.
  • Clique em Alterar métodos de entrada,
  • selecione o teclado que você deseja excluir e clique em Remover > OK.

Inversão de letras por números nos teclados de notebook

Coisa mais chata com os Notebooks é quando ocorre a inversão de letras por número, não é mesmo? O pior é que quando isso acontece, a primeira reação do usuário com pouco conhecimento de informática é se desesperar.

Saiba que independentemente do tipo de teclado que você usa, pode acontecer do seu notebook começar a trocar letras por números. Isso é algo recorrente em teclados de laptops e pode ser causado por um simples esbarrão na tecla NumLock. Neste caso, basta apertar a tecla Fn e pressionar novamente o NumLock para que tudo volte ao normal. Super simples!

Saiba como mudar a língua do seu computador.

Como mudar para o teclado QWERTY ou AZERTY no seu smartphone?

Nem só de computador vive o mundo da informática e da tecnologia não é verdade?

Configurar teclado do celular Seja um usuário ativo e saiba manipular bem seu celular e computador!

Os telefones celulares modernos, os famosos smartphones são quase unanimidade no mercado e pelo menos 90 por cento dos brasileiros possuem um smartphone.

O smartphone é o dispositivo mais usado entre os brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Deloitte que foi apresentada nesta quinta-feira, 18, 92% dos consumidores possuem o handset ou utilizaram recentemente, um crescimento de 5 pontos percentuais em relação a análise feita um ano antes.

A questão aqui, e que faz parte do tema desse artigo, é saber se somos usuários ativos dessa tecnologia toda. Você sabe realmente utilizar o seu smartphone? Você sabe pelo menos mudar a configuração de teclado do seu smartphone?

O método mais simples para trocar de teclado no Android é baixar um aplicativo dessa categoria pela Google Play Store. Alguns dos mais famosos são o SwiftKey e o Gboard, da própria Google.

Após fazer a instalação da ferramenta, é hora de ativá-la. Para isso, o passo a passo é o seguinte:

  • vá nas configurações do seu dispositivo,
  • depois “Idioma e entrada”
  • e “Teclado e métodos de entrada”.

Dependendo da versão do Android, nesta seção serão exibidos todos os teclados instalados no aparelho, inclusive o original. Se isso não acontecer, clique na opção

  • “Teclado atual” e, na sequência, em “Escolher teclados”.

Na janela seguinte, haverá uma lista com os teclados baixados por você. A partir daí, você só precisa marcar a chave do teclado desejado, no lado direito da tela, para ativá-lo na hora.

Independentemente do teclado escolhido, você ainda pode alterar o idioma usado pelo recurso. Na seção “Teclado e métodos de entrada”, toque sobre o teclado ativo no momento e selecione “Idiomas”. Além disso, é possível definir estilos de entrada personalizados (como optar pelo padrão QWERTY ou AZERTY por exemplo) e até alterar as cores das teclas.

Se você ainda tiver dúvidas sobre como alternar entre os diferentes teclados, entre em contato com um dos nossos professores de informática e faça uma aula de consultoria!

E que tal fazer um curso de excel avançado?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar