Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Fotografar melhor com programas de celular

De Camila, publicado dia 22/09/2018 Blog > Artes e Lazer > Fotografia > Bons aplicativos para fotografia

“A fotografia cresce comigo e eu cresço com a fotografia.”
Anna Di Prospero

A fotografia é uma prática muitas vezes cara, raramente acessível para quem não tem um certo orçamento para gastar com ela. No entanto, é uma disciplina cheia de criatividade, que permite uma riqueza de interpretações e uma abertura crescente quando se decide tirar fotos.

Devido ao preço elevado dos equipamentos, é normal hesitar na hora de comprar uma câmera reflex ou até mesmo de pedir uma emprestada para um amigo que a possua. E tudo isso acaba sendo um obstáculo para aqueles que desejam se tornar fotógrafos profissionais.

Na hora do desespero para se tirar fotos, acaba-se recorrendo aos aparelhos celulares, pois, atualmente, a maioria deles é equipado com câmera fotográfica.

E você sabia que é sim possível aprimorar suas técnicas fotográficas apenas com o que ela tem a oferecer?

Segundo pesquisas, 70% das pessoas tiram fotos com um smartphone pelo menos uma vez por semana. Esta é um porcentagem que, acima de tudo, ilustra a presença que os telefones celulares têm em nossas vidas e em nossa relação com a fotografia.

Mas então, como progredir em fotografia com uma simples câmera de telefone?

Fique ligado nesta matéria que Superprof te dá algumas boas sugestões!

Dê uma espiada também no mina guia de fotografia que preparamos para você.

Dominar a utilização das fotos

Claro, tirar fotos com um telefone é mais fácil do que com uma câmera digital Nikon ou Canon. Mas essa simplicidade às vezes implica que realmente não termos muita consciência do porquê tiramos determinadas fotografias. É então necessário distinguir as fotografias de “pura diversão” das fotografias que se faz para um propósito fotográfico concreto, artístico e / ou profissional.

A utilização dos aplicativos de fotografia serão diferentes, pois variam de acordo com o objetivo do fotógrafo: para tirar um olho vermelho, melhorar a iluminação e o brilho da foto ou ainda só para cortar um detalhe relativo a uma imagem gravada apenas como “bloco de notas” (por exemplo, o preço de produtos em lojas para nos lembrarmos mais tarde).

A captura de luz em uma fotografia pode ser um problema. Os aplicativos podem ajudar muito na hora de regular a intensidade de luz de uma foto.

Distinguir as duas formas de se fazer fotos com smartphone equivale a dar um lugar real à fotografia, ou seja, colocá-la em uma posição técnica real, cujas ferramentas são empregadas para torná-la cada vez melhor. Utilizar a câmera do celular com esta mentalidade permite ao amador realmente progredir em sua prática fotográfica.

Existe um número enorme de aplicativos disponíveis para download. Sendo assim, é importante saber que alguns dentre eles se destacam por vários motivos:

  • Eles são gratuitos,
  • Eles são mais conhecidos que outros,
  • Eles são intuitivos e fáceis de usar,
  • Eles têm recursos interessantes e, muitas vezes, com grande variedade,
  • Eles são adequados para todos os tipos de telefones, desde iPhone a Samsung, Nokia, etc. com sistema Android

Mas então, quais são esses famosos aplicativos que atendem a (quase) todos esses critérios? Eles ajudam mesmo a aprender fotografia e progredir de maneira simples? Veremos mais sobre esses apps na sequência.

Instagram

Este é um aplicativo com o qual não pensamos, de cara, de maneira instintiva. No entanto, ele reúne todos os critérios necessários para fazer com que amadores melhorem suas habilidades fotográficas.

Instagram é um aplicativo mega popular no mundo inteiro. Isso porque ele permite ao usuário mexer no enquadramento da fotografia, melhorar a exposição da imagem, atenuar a intensidade de luminosidade, para trabalhar na saturação das cores, etc. Esta é uma ferramenta que permite, portanto, ter belas fotos como resultado final.

Além de poder mostrar imagens de trabalho e / ou da vida em geral (que não é mesmo obrigatório, pois o aplicativo pode ser utilizado apenas para editar fotos), o Instagram ainda permite uma edição manual das fotografias, caso nenhum dos filtros disponíveis agrade o usuário.

Com características diferentes, o Instagram é, portanto, uma ferramenta completa para aqueles que desejam aprimorar técnicas de fotografia e edição sem correr o risco de prejudicar seus retratos. Entre os recursos disponíveis, podemos encontrar:

  • Muitos filtros oferecidos pelo aplicativo,
  • Enquadramento e corte de imagem,
  • Saturação das cores,
  • Modo preto e branco,
  • Configuração de brilho,
  • Definição das sombras,
  • E muitas outras coisas.

Simples, gratuito, eficaz e sociável, o Instagram apresenta, como podemos perceber, as ferramentas ideais quando se trata de aprender a fotografar e a progredir nessa área!

A edição também ajuda no resultado final das selfies. As selfies podem ficar bem melhor depois de um retoque na imagem!

Veja ainda uma breve seleção de contas de fotografia no Instagram que são super legais!

VSCO Cam

O VSCO é um dos aplicativos mais essenciais a se ter no  telefone quando se trata em fazer progresso nas habilidades ligadas à fotografia. Bem conhecido, esse aplicativo permite, através de uma interface elegante, retocar as imagens de maneira simples e eficaz.

Ajustar o equilíbrio de branco, recortar a foto, ativar o flash, aplicar um filtro, girar a foto… Esses são apenas alguns dos recursos disponíveis no VSCO (assim como na maioria dos seus concorrentes  mundo virtual dos apps).

Além disso, os filtros oferecidos por ele são diferentes e mais numerosos do que os disponíveis no Instagram. Este é, para quem procura desenvolver prática fotográfica digital, um um excelente complemento. Isso porque ainda nem mencionamos que VSCO pode ser baixado gratuitamente!!!

Em suma, o VSCO Cam é um aplicativo essencial para fotos, se destacando dos demais pela sua qualidade, eficiência e simplicidade do recursos apresentados.

Snapseed

O Snapseed é um dos aplicativos favoritos dos usuários de programas de edição de imagem em smartphones. De fato, embora ele tenha mais ou menos a mesma funcionalidade que o VSCO Cam, ele oferece melhores opções, melhorando as possibilidades de retocar as fotos.

Com ele é possível, por exemplo, apagar um traço em uma parede ou uma mancha em uma peça de roupa para obter um melhor resultado final. Sem contar com a possibilidade de modificar a qualidade e / ou a intensidade luminosa.

Para melhorar ainda mais, o aplicativo também é gratuito!

FaceTune

Disponível na App Store (ou seja, só para aparelhos da Apple), FaceTune é um aplicativo que permite fazer selfies mais bonitas, ou seja, boas fotos de se mesmo. Uma fotografia tirada com um smartphone não é necessariamente de boa qualidade, especialmente quando a câmera junto à tela do telefone é a escolhida para bater a foto.

O FaceTune permite trabalhar a imagem do rosto, fazendo com a pessoa da foto fique bem no resultado final.

A ferramenta para suavizar a textura da pele é essencial quando o objetivo é focar una boa aparência do modelo. No final, ela funciona como um filtro polarizador, ó que melhor!

O aplicativo ainda conta com vários filtros e “gráficos” que dão a possibilidade ao amador de ir ainda mais longe e mudar a estrutura da face capturada.

Nada melhor do que ter boas fotos de bons momentos. Seja de fotos de viagens ou registros profissionais, os aplicativos de edição de imagem são sempre boas ferramentas.

Descubra dicas para te ajudar a melhorar suas habilidades em fazer selfie.

Prisma

O Prisma é uma verdadeira mina de ouro quando o assunto são truques de edição fotográfica para aqueles que desejam desenvolver essas habilidades através do smartphone. Esse aplicativo permite aplicar filtros relativamente fortes às fotos proporcionando às imagens uma atmosfera diferente àquela encontrada na hora da captura da foto.

Fazer fotos com um “toque” de obra de arte inspiradas em grandes tendências artísticas é o objetivo do Prisma. Os resultados são, muitas vezes, bastante espalhafatosos, mas nem por isso menos interessantes e divertidos.

Vale ressaltar que não de trata de um curso de fotografia ou um aplicativo que dá conselhos sobre o assunto, mas sim de uma ferramenta interessante para transformar – e muito – as imagens iniciais.

PicsArt

Com uma interface muito clara que propõe a edição básica de fotos, o Picsart prova ser uma aposta segura quando se trata de modificações leves.

Esse aplicativo é uma joia rara para quem quer aprender mais sobre enquadramento, edição e conceitos de filtro e nitidez da foto. No entanto, a maioria das funções só pode ser manuseada quando com o aparelho conectado à internet.

A ferramenta de corte também é muito útil quando se deseja isolar um elemento do outro dentro da mesma foto, seja ela em preto e branco, de casamento ou de paisagem.

Adobe Photoshop Express

Versão para celulares do famoso e aclamado Photoshop, esse aplicativo permite manuseios básicos como cortar, colar, montar e editar fotos. Tudo isso de maneira muito mais simples se comparado com a versão para computador. O Adobe Photoshop Express tem, no entanto, suas qualidades e pode ser baixado por todos os fotógrafos aprendizes que buscam aprimorar suas técnicas.

De uma simplicidade desconcertante, este aplicativo permite, então, dar uma nova vida a fotos de família ou selfies, levando em consideração o lado profissional da edição associado ao seu nome.

Manipular as imagens com aplicativos pode fazer milagres em suas fotos! A edição de imagens no celular pode salvar muitas fotos consideradas “perdidas”!

E por que não utilizar vídeos tutoriais para aprender fotografia?

Meitu

Este é um aplicativo chinês que provocou burburinho em meio aos aplicativos de fotografia. A verdade é que Meitu – disponível tanto para Android para iOS (Apple) – é utilizado em massa pela população chinesa! E o motivo da sua popularidade é simples e direto: ele permite embelezar as pessoas!

Você deve estar se perguntando: “mas como é isso, ‘embelezar as pessoas’“?

O princípio é simples: quando se tira uma selfie, o aplicativo propõe diferentes tipos de maquiagem, correção de imperfeições, suavização dos traços faciais e muitas outros detalhes que tornam o rosto capturado mais bonito e saudável!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar