Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais assuntos mais caem no enem ?

De Isabella, publicado dia 10/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Conteúdos cobrados no vestibular

O exame nacional do ensino médio é o principal vestibular do país, e por isso muitas pessoas desejam descobrir como é possível se preparar para o Enem, obter uma boa nota e conseguir uma vaga nas principais universidades do Brasil.

Não existem muitos segredos para conseguir a aprovação. O primordial é: estudar os assuntos que mais caem no enem. Isso porque, se você focar nessa matéria, será possível resolver a maior parte das questões e obter uma nota elevada na prova do vestibular.

O problema é que nem todo mundo sabe quais são os principais assuntos do enem. E, a fim de ajudar todos os vestibulandos, nesse artigo separamos os conteúdos mais cobrados no vestibular. Para saber mais, é só continuar acompanhando a matéria! Então, vamos lá?

Assuntos de química que mais caem no enem

química no vestibular Os principais assuntos de química cobrados no vestibular são: ligações químicas e reações orgânicas.

A química é uma das matérias mais queridas do Enem, já que esse vestibular não costuma cobrar questões muito difíceis sobre esse segmento. É necessário apenas relacionar os conhecimentos de química e aplicá-los na vida real. Assim, o estudante consegue acertar a maior parte das questões da prova.

Ligações químicas

A matéria sobre ligações químicas consiste no estudo sobre os elementos químicos e as ligações que ocorrem entre os seus átomos. Essa matéria é subdivida em duas: ligações iônicas e ligações covalentes. A primeira ocorre entre metal e ametal ou metal e hidrogênio. A segunda ocorre entre ametal e ametal e ametal e hidrogênio. Todos esses conceitos costumam ser cobrados na prova de vestibular.

Reações orgânicas

As reações orgânicas são fazem parte da química orgânica e têm ganhado destaque nas questões dos últimos anos do Enem. Entender como dá-se as reações orgânicas e conseguir equilibrá-las são abordagens que podem ser cobradas nas questões do exame. Então foque nesses assuntos!

Assuntos de matemática que mais caem no enem

matemática no vestibular As principais matérias de matemática cobradas no Enem são: problemas de primeiro e segundo grau, porcentagem e estatística básica.

A matemática é uma das principais matérias abordadas no exame nacional – inclusive, é uma das que possui mais questões na prova -, e por isso você deve saber de forma aprofundada todos os assuntos listados a seguir.

Problemas de primeiro e segundo grau

O assunto que envolve problemas de primeiro e segundo grau é muito cobrado no Enem. Essas matérias consistem em realizar a igualdade de expressões para fazer a transformação de uma identidade numérica para uma ou mais variáveis atribuídas.

Esse assunto normalmente é estudado no período do ensino fundamental, mas devido à sua importância, é um assunto muito abordado da prova do Enem.

Porcentagem

A porcentagem é um assunto muito cobrado no Enem, e o principal motivo disso é: a porcentagem é muito comum no nosso dia a dia, e por isso também é abordada na prova do vestibular. Mas não pense que as questões são básicas, pois normalmente esse assunto é cobrado de forma aprofundada, com cálculos que normalmente exigem um pouco mais de conhecimento do aluno em relação à matemática.

Estatística básica

Se você se assustou quando percebeu que a matéria de estatística é uma das mais cobradas no Enem, não se preocupe: apenas o básico é abordado no vestibular. O ideal é que você saiba resolver questões que envolvem média, mediana e desvio padrão, por exemplo. Simples, não é mesmo? Então foque em estatística básica!

Assuntos de física que caem no ENEM

física no vestibular Os principais conteúdos de física cobrados no vestibular são: mecânica, eletricidade e energia, ondulatória e termodinâmica.

A matéria de física tende a ser muito cobrada no Enem. Isso porque é possível relacionar os assuntos dessa matéria com ocorrências do nosso dia a dia, e o exame nacional tende a cobrar questões que relacionam o conhecimento teórico com experiências do cotidiano.

Mecânica

Física mecânica é uma das principais matérias do enem, e por isso esse assunto deve ser muito estudado, se você é um vestibulando. Esse ramo da física envolve estudos sobre os movimentos, ressaltando a movimentação dos carros, dos corpos e até mesmo do sol.

A mecânica é dividida em duas partes: a cinemática e a dinâmica. A primeira consiste em uma análise matemática acerca dos movimentos dos corpos, de modo a não explicar as causas da movimentação e sim avaliar o próprio movimento em si. Já a segunda estuda as causas que provocam a movimentação dos corpos. Assim podemos afirmar também que a dinâmica consiste no estudo das forças, destacando-se as Leis de Newton e as suas aplicações.

Eletricidade e energia

A eletricidade e a energia são segmentos da física que pesquisam os fenômenos que se relacionam com as cargas elétricas. Esse ramo é dividido em duas áreas: eletrostática e eletrodinâmica. A primeira estuda as propriedades relacionadas às cargas elétricas que se encontram em repouso. E a segunda pesquisa os fenômenos relacionados com as cargas elétricas que se encontram em movimento.

A respeito desse assunto, estude conteúdos como:

  • Lei de Ohm;
  • Efeito Joule;
  • Capacitores;
  • Lei de Coulomb;
  • Carga elétrica;
  • Corrente elétrica;
  • Campo elétrico e potencial;
  • Resistência elétrica;
  • Superfícies equipotenciais;
  • Corrente contínua e alternada;
  • Tensão, potência, energia e corrente;
  • Poder das pontas;
  • Blindagem.

Ondulatória

A ondulatória também é um assunto amplamente cobrado no exame nacional do ensino médio. Esse estudo consiste nas perturbações que ocorrem no meio que geram a formação de ondas. Existem diversas classificações acerca desse assunto e por isso essa matéria é considerada um pouco extensa.

As ondas podem ser mecânicas, eletromagnéticas, unidimensional, bidimensional, tridimensional, transversal e longitudinal. Por isso é necessário estudar de forma aprofundada todos esses conceitos.

Termodinâmica

A termodinâmica é o ramo da física que pesquisa a transformação de energia em trabalho mecânico. Esse é o princípio básico que explica o funcionamento dos refrigeradores, os motores de combustão e outras máquinas industriais. Quando a matéria de termodinâmica é cobrada no Enem, normalmente estes assuntos são cobrados:

  • Máquinas térmicas;
  • Comportamento dos gases;
  • Fenômenos térmicos;
  • Ciclo de Carnot;
  • Leis da termodinâmica.

Esse assunto é cobrado de forma bastante contextualizada no Enem, de modo a relacioná-lo com os acontecimentos do cotidiano. Então, foque bastante nessa matéria, e estude esse assunto relacionando-o com aspectos do nosso dia a dia. Assim é possível fazer uma boa prova.

Assunto que biologia que caem no ENEM

biologia no vestibular As principais matérias de biologia cobradas no vestibular são: ecologia, bioquímica, genética, histologia, reino animal e fisiologia humana.

A matéria de biologia faz parte do segmento de Ciências da Natureza e suas Tecnologia, e assim como os assuntos, esse é um dos mais importantes do Enem.

Ecologia

A ecologia é o ramo da biologia que consiste no estudo das relações entre os seres vivos – entre si ou com o meio ambiente. Esse é um dos assuntos mais complexos e vastos da biologia, e por isso pode ser amplamente cobrado no Enem já que por meio dele é possível entender o funcionamento de toda a natureza.

A ecologia não é considerada uma ciência isolada já que ela se inter-relaciona com diversos outros assuntos da biologia. Então, ao estudar esse assunto, tente relacioná-lo com os outros conteúdos de biologia.

Bioquímica

A bioquímica estuda a composição química das células. E, como todos os seres vivos são compostos de células, podemos abranger e afirmar que a bioquímica também pode consistir nos estudos dos seres vivos. Assim, esse assunto estuda a composição dos seres.

Em relação a esse assunto, é necessário estudar sobre o metabolismo celular (anabolismo ou catabolismo), as substâncias presentes nos seres vivos (orgânicas ou inorgânicas) e os componentes químicos mais presentes na natureza, como o C, H, O, N, P e S.

Genética

A respeito da genética, o enem costuma abordar assuntos como: DNA e sua estrutura, mecanismos de síntese proteica e genes. Além disso estude os cálculos de probabilidade, a estrutura de dupla-hélice, mecanismos de transcrição, tradução e replicação de DNA, anticódons, códons e bases hidrogenadas.

Dê uma atenção especial também a assuntos como: genes dominantes e recessivos, retrocruzamento, fenótipo e genótipo, pois esses assuntos costumam cair na prova do enem.

Reino animal

A prova enem costuma cobrar bastante a matéria sobre reino animal. Isso porque esse assunto é necessário para que possamos ter uma maior compreensão acerca da nossa própria espécie e do planeta terra.

Essa matéria considera que todos os organismos multicelulares, nutrição heterotrófica e eucarionte são animais. Mas dentro dos animais, existem diversos tipos de organismos, com variações fisiológicas, morfológicas e anatômicas. Por isso o reino animal é subdividido em diversos grupos, como os vertebrados e os invertebrados.

Fisiologia humana

A fisiologia humana consiste no estudo sobre a anatomia e a fisiologia do corpo humano. Sobre esse assunto, podem cair questões na provas enem sobre embriologia, métodos contraceptivos, digestão e reprodução humana. Devido à sua importância para a humanidade, essa é uma matéria muito cobrada no Enem.

Seguindo todas as nossas dicas, e estudando os assuntos listados neste artigo, é possível obter uma boa nota no exame e realizar o seu sonho de entrar em uma universidade de renome. Com o Enem pode-se também conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade particular ou obter o financiamento estudantil. Então, não perca essa grande oportunidade de conquistar os seus sonhos profissionais!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar