“A leitura faz florescer novos conceitos, novas ideias e novas atitudes.”
Antônio Costta
O hábito da leitura é muito importante, pois é através dele que temos a possibilidade de adquirirmos conhecimentos sobre diversos assuntos. Como disse Antônio Costta, ler faz com que novos conceitos floreiem dentro de nós. E quando falamos de conceitos, não estamos falando apenas de livros acadêmicos ou de teoria não. Ler romances, poemas e diversos outros gêneros literários também desperta em nós conhecimento, além de contribuir enormemente para o desenvolvimento do nosso domínio da língua portuguesa.
Interessado(a) em literatura? Se você está fazendo aula de português 1 ano ensino médio, aula de portugues para enem ou aula de portugues para concurso, então não perca a oportunidade de se lançar na leitura de alguns bons livros.
A seguir preparamos uma lista com livros de oito escritores brasileiros premiados que que valem a pena serem conferidos!
Você vai ver que a maioria dos livros foi indicada e laureada com o Prêmio Jabuti de Literatura. Vale lembrar que este é um dos prêmios mais importantes do gênero no Brasil, não só pelo fato de ser concedido pela Câmara Brasileira do Livro, mas também por ser um dos mais tradicionais da literatura do nosso país, criado em 1959 com o objetivo de destacar a excelência na produção literária nacional.
Confira também um manual com os melhores autores brasileiros de todos os tempos!
Quarenta dias - Maria Valéria Rezende

Publicado em 2014, Quarenta Dias foi contemplado com o prêmio Jabuti logo em 2015, como reconhecimento da destreza com a qual Maria Valéria Rezende conta a história de Alice, uma professora de francês que acaba sendo forçada a se mudar do nordeste (João Pessoa, Paraíba), para o sul do país (Porto Alegre, Rio Grande do Sul).
Já dá para imaginar o contraste e os embates que esta personagem vai viver. Ótima inspiração para as redações da aula de portugues 3 ano!
Além de livros para adultos, Maria Valéria Rezende também se dedica à literatura infantil, com a qual já ganhou um Jabuti em 2009 com a publicação No Risco do Caracol na Categoria Infantil. Isso é que é versatilidade de escrita!
Você pode se aprofundar nessa obra com cursos online de portugues.
Torto Arado - Itamar Vieira Junior
Romance publicado em 2019 Torto Arado fala sobre um acidente de infância vivido por duas irmãs que vivem no sertão da Chapada Diamantina. Tais irmãs vivem em uma realidade na qual a escravidão foi abolida apenas no papel e tal acidente marcante fará com que elas criem um forte e importante laço que contribuirá pela luta à emancipação.
Doutor em Estudos Étnicos e Africanos, o baiano nascido em Salvador não poderia ser mais qualificado para tratar sobre um tema histórico tão marcante para a sociedade brasileira e que ainda encontra ressonância nos dias atuais. Esta obra em questão foi laureada com o Jabuti 2020 na Categoria Romance.
Curioso(a) para conhecer a lista das publicações literárias brasileiras mais famosas?
Casa Entre Vértebras - Wesley Peres
Você já leu algum livro narrado na primeira pessoa e no qual não conseguimos descobrir seu nome? Pois assim é Casa Entre Vértebras de Wesley Peres, publicado em 2007.
Além de escritor, o goiano mestre em literatura também é psicanalista. Não é a toa que, além da consciência individual ocupar o primeiro plano do romance, o autor ainda aborda temas variados que se configuram em um repertório de obsessões. Parece profundo... E não esperaríamos menos de um escritor-poeta-psicanalista!

Oeste, a Guerra do Jogo do Bicho - Alexandre Fraga
Este thriller publicado em 2014 é um romance que narra uma trama ligada ao escuro mundo do jogo do bicho da cidade do Rio de Janeiro. História original e de tirar o fôlego, como testemunham muitos leitores, Oeste, a Guerra do Jogo do Bicho, do escritor Alexandre Braga é tão intensa que Douglas Eralldo, do blog Lista Literárias, também intitulou a obra de "porque usar coletes à prova de balas".
Ainda segundo Eralldo, "o autor através de uma narrativa em terceira pessoa, fluída e rápida, vai contando ao leitor, especialmente por meio da ação e da reação, uma saga na qual a disputa por poder e dinheiro parece interminável, o que obviamente gera uma sucessão de mortes e atentados que dão o caráter eletrizante e sem pausas do livro."
Esta pode ser uma ótima leitura nos momentos de pausa da aula de portugues online!
E que tal um top dez de livros brasileiros clássicos para crianças?
O livro das semelhanças - Ana Martins Marques
Agora um livro de poesia para a nossa lista de literatura brasileira premiada! O Livro das Semelhanças de Ana Martins Marques foi publicado em 2015 e marca o leitor pelo fato de falar diretamente com ele, explorando fronteiras sentimentais com versos sensíveis e envolventes.
Para se ter uma ideia de como os versos de Ana Martins Marques conseguem tocar os leitores em O Livro das Semelhanças, escolhemos o comentário que Felipe Chevarria deixou na página do site Good Reads dedicado a esta obra:
"Poesia é um troço lindo que faz o coração sentir como se tivesse tomado chá no inverno. E esse livro é pura poesia boa <3"

Na mesma sessão de comentários, a leitora Laura Regina aponta que "Marques nos mostra a beleza das diferenças nas semelhanças (e as igualdades nos diferentes) em textos sobre amor, romance, mares, artes e tantas outras cartografias."
Só de ler esses comentários já dá pra sentir a poesia no ar! Uma boa maneira de começar uma aula de português, por exemplo.
Ólhos D'Água - Conceição Evaristo
Conceição Evaristo marca a literatura brasileira por ser uma mulher negra que escreve sobre mulheres negras com propriedade de causa e uma potência em sua voz.
Mestre em Literatura e doutora em Literatura Comparada, Conceição consegue tratar questões importantes da nossa sociedade - como a opressão à mulher negra e pobre -, assim como questões profundas que tocam a humanidade como um todo de maneira poética e lúcida.
Em 2015, Evaristo ganhou o importante Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Contos e Crônicas com Olhos D'Água que, ao longo dos seus 15 contos, expõe a violência urbana que atinge as mulheres negras.
No entanto, o primeiro prêmio literário da autora foi alcançado lá em 1958, quando ela ganhou um concurso de redação na escola ao terminar o primário!
Na dúvida sobre os clássicos da literatura que mais caem no vestibular?
Barba Ensopada de Sangue - Daniel Galera
Publicado em 2012, Barba Ensopada de Sangue trata sobre a morte, mas não de uma maneira violenta como o título pode remeter. O livro conta a história de um protagonista de nome desconhecido que encontra uma carta de seu pai anunciando seu suicídio.
Paulista nascido em 1979 e criado em Porto Alegre, RS, Daniel Galera tem oito livros publicados, entre romances, contos, novelas e HQs, além de ter participado de mais oito antologias ao longo da sua carreira de escritor e tradutor literário.
Barba Ensopada de Sangue ganhou alguns prêmios no seu ano de lançamento, dentre eles o terceiro lugar do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Romance e o primeiríssimo lugar do Prêmio São Paulo de Literatura em 2013.

Diálogos Impossíveis - Luis Fernando Verissimo
Também publicado em 2012, Diálogos Impossíveis do premiado Luís Fernando Veríssimo não poderia estar de fora da nossa lista. Neste livro de crônicas, Veríssimo analisa a existência humana e sua dimensão absurda através de situações cômicas e ao mesmo tempo ácidas.
Laureado com o prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ficção 2013, Diálogos Impossíveis, como disse Paloma Viricio em seu site sobre livros, filmes e séries, reúne crônicas que falam sobre "impossibilidade, incomunicabilidade e mal entendidos", ou seja, sobre a vida!
Luís Fernando Veríssimo é um dos escritores contemporâneos mais conhecidos atualmente. Também, não era para menos, já que essa fera já publicou cerca de 60 títulos e, dentre suas várias atribuições (tradutor, jornalista, novelista, etc., etc., etc.), ele ainda é comediante!
Você já leu algum desses livros ou alguma outra obra desses autores que vale a pena ser mencionada? Compartilhe conosco as suas impressões nos comentários!