A ilha da Sardenha é um verdadeiro paraíso, contando com praias de tirar o fôlego, museus, portos e regiões montanhosas. Lá é um bom lugar tanto para o turismo histórico quanto para o turismo de belezas naturais. Ah, e catedrais e igrejas também não faltam nessa ilha!
Neste artigo, fizemos um guia completo para a sua viagem para a ilha de Sardenha. Veja o que fazer nessa famosa ilha italiana, que possui pontos turísticos que deixam qualquer um de queixo caído, e tenha uma experiência dos sonhos!
Qual a melhor época para viajar para a Sardenha?
Normalmente, as pessoas preferem viajar para a Sardenha nos períodos em que as temperaturas se encontram mais amenas. Porém, cada pessoa tem a sua preferência, sendo necessário verificar as especificidades de cada período.

Para curtir as praias da Sardenha com uma temperatura agradável (entre 20ºC e 35ºC) e com um mar de águas mornas, recomendamos que faça a sua viagem entre os meses de maio e setembro. Vale ressaltar que agosto é o período em que a ilha fica mais lotada.
Na primavera (que corresponde aos meses de março a maio), as temperaturas variam entre 15ºC e 25ºC. Nesse período, a paisagem natural fica mais bonita devido ao florescimento das plantas. Além disso, não há muitos visitantes nessa época. OBS: durante a primavera, a água do mar pode ser um pouco fria.
Além disso, no verão (que corresponde aos meses de junho a agosto), as temperaturas variam entre 25º₢ e 35ºC. Nessa época, a água do mar fica mais agradável, apresentando uma temperatura morna. Essa é a época perfeita para aproveitar as praias italianas e praticar mergulho na ilha de Sardenha. Nesse período, a praia costuma ficar mais lotada, especialmente em agosto.
Já no outono (que corresponde aos meses de setembro a novembro), as temperaturas ficam entre 20ºC e 30º₢. Em setembro, o clima da ilha de Sardenha continua agradável, ocorrendo um esfriamento somente nos meses de outubro e novembro. Nessa época, a quantidade de turistas é menor.
Por fim, no inverno (que corresponde aos meses de dezembro a fevereiro), as temperaturas ficam entre 10ºC e 15ºC. Nesse período, o clima costuma ser um pouco imprevisível, havendo chuvas em alguns momentos. Há poucos turistas nessa época, uma vez que as temperaturas são mais baixas e a água é mais fria.
Principais cidades da Sardenha e os seus pontos turísticos
Cidades como Cagliari, Sassari, Alghero, Olbia e Nuoro são indispensáveis para você conhecer. Isso porque lá estão os principais pontos turísticos da ilha de Sardenha. Para que você saiba o que fazer em tais cidades, confira o restante do texto:
Cagliari
Cagliari é a capital da ilha de Sardenha, ficando localizada na parte sul. Ela possui diversas riquezas históricas que contam a história dos bizantinos, romanos e fenícios. Além disso, essa cidade também é considerada um polo cultural e turístico, contando com várias belezas naturais.

A praia do Poetto é um dos principais pontos turísticos de Cagliari. Essa praia é conhecida principalmente pelas suas águas cristalinas e pela sua areia fina. Vale a pena dar um mergulho nessa bela praia e se deslumbrar com uma linda paisagem de tirar o fôlego.
Além disso, Cagliari também conta com diversos outros pontos turísticos, voltados à história Sardenha Antiga, cultura e riquezas naturais. Alguns outros lugares dessa cidade da ilha de Sardenha que você pode visitar estão listados, a seguir:
- Bairro de Castello: esse bairro fica localizado no topo de uma colina e conta com edifícios antigos de arquitetura medieval. Do topo é possível ter uma vista panorâmica do mar e de toda a ilha de Sardenha. Esse lugar conta ainda com duas torres medievais, a Torre dell'Elefante e a Torre di San Pancrazio;
- Anfiteatro romano: construído no século II, d.C, esse anfiteatro é uma das principais relíquias dos romanos na ilha. Nesse anfiteatro, aconteciam batalhas e gladiadores.
- Catedral de Cagliari (Cattedrale di Santa Maria): com diversos detalhes que remetem ao gótico e românico, a arquitetura medieval dessa catedral chama bastante atenção. Ela ainda conta com um campanário para avistar a paisagem da ilha e diversas obras de alto valor;
- Museu Arqueológico Nacional de Cagliari: esse museu conta com itens antigos, dos períodos medievais, romanos, fenícios e pré-históricos;
- Jardim botânico de Cagliari: lá é possível ver várias plantas exóticas e locais da ilha. É um ótimo lugar para fazer um passeio tranquilo.
Esses pontos turísticos são os principais, mas não existem somente esses, tá? Você também pode conhecer a Basílica de San Saturnino, o mercado de San Benedetto, o Bastione di Saint Remy e a Igreja de Sant'Eulalia. Não deixe também de curtir o festejo do Sant Efisio Festa, que ocorre entre os dias 1 e 4 de maio.
Encontre uma professora em italiano perto de você.
Sassari
Localizada na região noroeste da ilha de Sardenha, Sassari é a sua segunda maior cidade. Ela conta com várias riquezas históricas e culturais, além de ser considerada um polo educacional e econômico. Recomendamos que conheça os seguintes pontos turísticos dessa cidade:
- Catedral de São Nicolau (Cattedrale de San Nicola): com arquitetura gótica e românica, essa catedral é uma das mais importantes construções religiosas da ilha de Sardenha;
- Parque de Monte Claro: nesse parque é possível fazer caminhadas e realizar piqueniques. O ambiente é bem tranquilo e permite o contato com a natureza;
- Museu de arte de Sassari (Museo d'Arte di Sassari): esse museu conta com vários objetos de arte, tanto contemporâneos quanto modernos;
- Praça de Itália (Piazza d'Italia): essa é a praça mais importante de Sassari, que conta com vários prédios modernos ao seu redor.
Além desses pontos turísticos, você também pode conhecer alguns outros, como a igreja de Santa Maria, a Universidade de Sassari (que foi fundada em 1562), o Bastione di Santa Maria (uma fortificação antiga) e a igreja de São Pedro. Nessa cidade, também ocorre um evento folclórico importante, chamado de Cavalcata Sarda.
Alghero
Localizada na região noroeste da ilha de Sardenha, a cidade de Alghero foi fundada por genoveses. Então, já dá para imaginar como essa cidade é charmosa, não é mesmo? Ela também foi desenvolvida com forte influência catalã e italiana.

O principal ponto turístico de Alghero é a praia de Maria Pia, que é conhecida por suas águas cristalinas e sua areia branca. Se você quer curtir o verão italiano, mergulhar em águas esverdeadas e observar uma paisagem natural de tirar o fôlego, não deixe de conhecer essa praia!
Alguns outros pontos turísticos de Alghero são muralhas, torres, igrejas, catedrais, grutas e museus. Portanto, você também pode conhecer outros lugares dessa cidade da ilha de Sardenha, como estes listados, a seguir:
- Grutas de Netuno (Grotta Nettuno Sardenha): essas grutas são o agrupamento de diversas cavernas marinhas. Lá você pode realizar passeios de barco e descer as escadas para ter acesso à gruta;
- Catedral de Santa Maria (Cattedrale di Santa Maria): a arquitetura medieval dessa catedral deixa qualquer um de queixo caído, pois conta também com itens decorativos de estilo barroco e gótico.
- Torre del Portal: é uma torre que faz parte de um forte antigo da ilha. De cima da torre é possível ver uma vista belíssima da ilha;
- Museu de Arte de Alghero (Museo Diocesano d'Arte Sacra): esse museu, que fica dentro do convento San Francesco, possui objetos de arte sacra e vários itens religiosos.
Outros pontos turísticos também são interessantes para conhecer a cidade de Alghero, como a igreja de San Francesco, a Torre de San Giovanni, a Marina de Alghero e a praça Sulis. Próximo à essa cidade, você ainda pode conhecer o promontório rochoso Capo Caccia. Sendo assim, há muitos lugares maravilhosos para conhecer nessa cidade.
Olbia
A cidade de Olbia fica na região nordeste da ilha de Sardenha, sendo um polo turístico e comercial bastante importante. Os pontos turísticos de Olbia são, entre outros, igrejas, centros históricos, praias e museus arqueológicos. Algumas opções são:
- Igreja de San Simplicio: é uma das construções religiosas mais populares da cidade, apresentando uma bela arquitetura românica. Vale ressaltar que essa igreja foi construída para celebrar o santo padroeiro da cidade;
- Arco de Augusto: é um arco triunfal, criado pelos romanos, que decora a entrada da cidade;
- Praia de Pittulongu: conta com areia branca e águas cristalinas, assim como a maioria das outras praias da ilha de Sardenha. Lá é possível praticar esportes aquáticos;
- Parque Natural de Tavolara: possui paisagens naturais de tirar o fôlego, uma vez que conta com várias ilhas, incluindo a ilha de Tavolara. Esse parque possibilita a prática de snorkeling e mergulho.
Em Olbia, você também pode conhecer o Museu Arqueológico de Olbia (Museo Archeologico di Olbia), o Porto de Olbia, mercado de Olbia e Corso Umberto I, que é uma das ruas comerciais mais importantes da cidade, contando com restaurantes, cafés e lojas.
Nuoro
Nuoro é uma cidade que fica bem no centro da ilha de Sardenha. As diversas montanhas que cercam a cidade são o que mais chamam atenção na sua paisagem. Algumas opções de pontos turísticos para conhecer em Nuoro são:
- Museu do Artesanato Sardo (Museo del Costume): conta com itens de artesanato de Sardenha e apresenta as tradições da ilha, principalmente através de objetos tradicionais e outros artefatos;
- Catedral de Nuoro (Cattedrale di Santa Maria della Neve): essa construção religiosa é uma das mais importantes da cidade;
- Monte Ortobene: é uma montanha que possibilita a prática de trilhas e oferece uma bela vista da cidade de Nuoro;
- Casa-museu de Grazia Deledda: é um museu para celebrar a escritora Grazia Deledda, que se tornou ainda mais conhecida após receber o prêmio nobel de literatura. Nesse museu é possível ver objetos pessoais de Grazia, além de alguns dos seus manuscritos.
Outros pontos turísticos para você visitar em Nuoro são o Museu Etnográfico Sardo, a igreja de San Simplicio, o Parque Natural de Gennargentu, a praça de Santa Maria, a Biblioteca Provincial, entre outros. Existem vários lugares para conhecer nessa cidade da ilha de Sardenha. A ilha de Capri também é outra ilha italiana maravilhosa.
Arquipélago de La Maddalena
Na região norte da Sardenha, existe um arquipélago, chamado de La Maddalena conjunto ilhas. Nesse arquipélago, a principal ilha tem o mesmo nome, ou seja, La Maddalena. As paisagens desse arquipélago são bastante populares, assim como as suas águas cristalinas.

Há também a ilha de Budelli, que conta com a Spiaggia Rosa (Praia Rosa). Essa praia tem esse nome por ter uma areia rosa. Essa coloração é decorrente dos fragmentos de conchas e corais. Vale ressaltar que essa praia é uma das mais populares de La Maddalena.
Nesse arquipélago é possível conferir também outros pontos turísticos, como o Centro Histórico de La Maddalena, o Parque Nacional Archipelago di La Maddalena (Parque Nacional Marinho), a ilha de Caprera, a praia de Cala Coticcio, entre outros. Ah, e outras duas importantes ilhas desse arquipélago são: ilha de Santa maria e ilha de Spargi. Vale pena conhecer o arquipélago Maddalena Costa.
Outras cidades interessantes para você conhecer na ilha de Sardenha são Santa Teresa Gallura (muitas vezes, também chamada de Galures), Gonone, Orosei (onde fica a famosa praia de Cala Gonone), San Teodoro (onde fica a famosa praia Cala Brandinchi praia).
Próximo a San Teodoro, você ainda pode conhecer o Porto San Paolo, que é uma vila que possui praias lindas. Já perto da cidade de Stintino, você também pode aproveitar a praia La Pelosa, que é uma das mais populares da Europa, com mar azul turquesa.
Ah, recomendamos que você também conheça o Alto Punta Marmora, que é o ponto mais alto da ilha da Sardenha, e fica localizado na Cordilheira de Gennargentu. Vale ressaltar que a altitude desse ponto é de 1834 metros acima do nível do mar, aproximadamente.
No topo do Alto Punta Marmora, você ainda consegue aproveitar o Rosa dei Venti, que é um mirante que oferece uma bela vista das paisagens repletas de montanhas. Se você curte observar a natureza, esse passeio é indispensável.
Além disso, no Golfo Orosei, é possível aproveitar a maravilhosa praia de Cala Luna, que possui areia dourada e mar azul-turquesa. Por fim, se você quer elegância e sofisticação, não deixe de conhecer o Porto Cervo, que fica na Costa Esmeralda, e possui colinas verdes e praias, e a Spiaggia del Príncipe Sardenha. A Ilha de San Pietro também é um bom lugar para conhecer!
Como chegar na Sardenha?
Não há voos diretos entre o Brasil e a Sardenha ilha mediterrâneo, sendo necessário a realização de conexões para sair do território brasileiro e chegar na ilha italiana. Em primeiro lugar, é preciso fazer um voo de um aeroporto do Brasil para a Europa. Vale ressaltar que tal aeroporto precisa fazer voo internacional, como o de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Saindo do Brasil, recomendamos que pegue um voo para Roma, Milão, Madrid, Paris ou Frankfurt. Isso porque os aeroportos dessa cidade contam com voos diretos para a ilha. Roma e Milão, em especial, disponibilizam voos para os três aeroportos existentes na Sardenha.
De Roma é possível pegar um voo para a Sardenha, seja no aeroporto de Cagliari-Elmas, no aeroporto de Olbia-Costa Smeralda ou no aeroporto Alghero-Fertilia. De Milão é possível pegar um voo para a Sardenha, sendo da mesma forma que Roma.
Além disso, de Madrid, nem sempre há voos, sendo esses sazonais. Além disso, Madrid tem conexão direta somente com o aeroporto de Olbia-Costa Smeralda. Paris, por sua vez, tem voos diretos para o aeroporto de Cagliari-Elmas e o aeroporto de Olbia-Costa Smeralda. Em Frankfurt, a possibilidade de voos diretos é igual a de Paris, apesar dos voos da cidade alemã serem sazonais.
Dicas de hospedagem na Sardenha
Vamos falar um pouco agora sobre os hoteis na ilha da Sardenha? Listamos algumas opções para você se hospedar, assim como as especificações de cada hotel. Acompanhe:
- Hotel Villa Fanny (Cagliari, na região sul): é um hotel boutique que possui muita elegância. O preço médio é entre 200 e 300 euros por noite (com jardim privativo, Wi-fi e café da manhã incluso);
- Hotel Cala di Volpe (Costa Esmeralda, na região nordeste): é um hotel luxuoso, que fica à beira-mar. O preço médio é entre 1000 e 1300 euros por noite (piscina, praia privativa, spa e serviços de concierge);
- Villa Las Tronas Hotel & SPA (Alghero, na região noroeste): é um hotel 5 estrelas, que possui vista para o mar. O preço médio é entre 300 e 700 euros por noite (com spa, piscina, restaurante e acesso ao mar);
- Grand Hotel President (Olbia, na região nordeste): é um hotel 4 estrelas, que possui vista para o porto de Olbia. O preço médio é entre 150 e 300 euros por noite (com Wi-fi, bar, restaurante e quartos com varandas);
- Hostel Mistral 2 (Oristano, na região centro-oeste): é um hotel 4 estrelas. O preço médio é entre 80 e 150 euros por noite (com restaurante, piscina, estacionamento e Wi-fi).
Para explorar a ilha de Sardenha da melhor forma, recomendamos que passe uns 15 dias na ilha. Além de visitar Sardenha, você também pode conhecer a região de Córsega, que é uma ilha do Mar Mediterrâneo localizada na França. Depois, você também pode viajar para a Sicília. Durante a sua estadia, não esqueça também de saborear o famoso queijo casu marzu.









