Assim como todo esporte divide seus treinos, a aula de natação também! No período de aprendizado é muito importante entender que o tempo é o maior aliado para descobrir e também aperfeiçoar novas técnicas. Na natação, a sua aula será composta de fases, e todas elas serão essenciais para um bom resultado.
Antes de mais nada, é bastante importante reforçar que a metodologia de uma escola para outra pode diferenciar um pouco, no entanto, a maioria mantém as etapas similares. Veja:
Aquecimento: nada deve iniciar se não houver um aquecimento adequado. Dentro de uma hora de aula, o primeiro passo será alongar o seu corpo de maneira suave sem muita intensidade. Essa técnica é necessária para que o seu corpo tenha o fluxo sanguíneo ideal para distribuir energia suficiente para os músculos e articulações.
Prática: após realizar o seu alongamento, você poderá iniciar as atividades junto ao seu instrutor, que irá te direcionar para os respectivos movimentos do nado escolhido. É importante pontuar, que a prática está inteiramente ligada ao nível de aprendizado que você se encontra. Em um nado adulto iniciante de aproximadamente uma hora, por exemplo, o aluno poderá nadar até 500 metros para fortalecer seus músculos e praticar os movimentos. Em uma categoria mais superior, o nadador pode percorrer até 2000 e 3000 metros dentro da piscina.
Alongamento para finalizar: para finalizar as atividades, o alongamento final deve estar no cronograma de treino. Essa etapa é importante, pois os músculos do nadador certamente estarão muito cansados. Nessa hora, o alongamento poderá relaxar todo o corpo, evitando que o aluno se sinta tenso ou dolorido. Reforçamos o fato de que o alongamento não deve ser intenso e sim confortável.
Aulas de natação são como treinos de academia. Existem etapas e períodos para a realização de cada tarefa. Lembre-se sempre do fato de que os níveis determinam muito a divisão de suas aulas, considerando por exemplo, que uma criança não realizará a mesma frequência de atividades que um adulto está habituado a fazer.
De todos os modos, nunca pule os degraus ou ache que toda a preparação não é necessária. Afinal de contas, o aprendizado depende muito da nossa disciplina.
A primeira aula de natação
A primeira aula de natação pode parecer sempre a mais difícil, mas com o conhecimento básico sobre ela, você poderá se sentir mais confortável e determinado, principalmente se você busca um bom desempenho e condicionamento físico. Você contratou um professor, fechou o preço e está tudo certo para começar, e agora?
De todos os modos, sabemos que a aula natação pode ser desafiadora para algumas pessoas, considerando que a atividade exige força e persistência. Ao mesmo tempo, devemos salientar que o aluno deve ter consciência de que o seu nado apenas será satisfatório se ele mantiver sua regularidade.
Para começar a sua primeira aula, foque sempre no professor, pois é ele que guiará o seu plano de atividades. Sem um instrutor, você corre o risco de não garantir o seu desenvolvimento e muito menos a sua segurança. A natação deve ser regularizada e inteiramente satisfatória.

Além da parte prática, também existem os cuidados pessoais necessários para que você inicie a sua primeira aula de natação. Um deles, por exemplo, é levar consigo todo o aparato ideal para a prática da natação, Óculos, toucas e roupas apropriadas, farão com que o seu desempenho seja completo.
Ao mesmo tempo, você pode anotar em sua lista, todos os itens necessários para o pós treino, afinal, ninguém quer sair da piscina sem nenhuma toalha para se secar. Em uma mochila você poderá incluir itens como: toalha, troca de roupa, itens para higienização corporal, laços de cabelo e outros. Algumas pessoas, por exemplo, treinam a natação antes do trabalho, e por isso levam consigo aparatos como secadores, chapinhas e pentes.
Em síntese, a primeira aula é a experiência onde você poderá captar o máximo de informações necessárias e enfim aprender como tudo funciona.
Logo você estará habituado e muito feliz com o seu desempenho!
O curso de natação e a evolução do nado
Quem pensa que a natação é uma atividade recente está muito enganado, afinal, a mesma já existe há milênios, uma vez que o homem não possuía características anfíbias, e por isso acabou desenvolvendo uma habilidade que o tornasse capaz de se movimentar debaixo da água de modo eficiente. Além disso, a natação representava a sobrevivência de homens que precisavam enfrentar rios, lagos e mares.
Após toda essa história e aperfeiçoamento da prática, hoje consideramos a natação como um esporte que sugeriu muitas mudanças ao decorrer do tempo.
Durante este período, por exemplo, os trajes de natação foram aperfeiçoados graças a tecnologia, evitando que a aderência ao corpo do nadador fosse tanta, ao ponto de atrapalhá-lo em seu nado. Os trajes modernos, possibilitam um maior conforto e rendimento para o aluno.
Ao decorrer do tempo, a natação foi melhor trabalhada até o ponto de ser considerada como um dos esportes que mais oferecem saúde e condicionamento físico para quem o pratica.

Além de fortalecer os diversos músculos superiores, localizados principalmente na região do tronco, a prática também opera de maneira positiva nas partes inferiores, como as pernas. Também destacamos o fato de que a natação é uma atividade que garante um menor risco de lesões, quando comparada aos outros esportes.
Para problemas internos, a aula de natação para adultos também pode ser uma excelente alternativa, uma vez que a mesma ameniza problemas cardiorrespiratórios, promove uma melhor capacidade pulmonar, regula os batimentos cardíacos e estabiliza a pressão arterial.
Ou seja, o avanço do nado ao decorrer dos anos, nos possibilitou conhecer mais sobre as alternativas que temos para praticar atividades diferenciadas sem grandes sofrimentos. Hoje, a maioria das pessoas podem optar por aprender a nadar em um curso de natação ao mesmo tempo que colocam a saúde em dia.
Você poderá entender isso mais adiante! Você pode encontrar a sua aula de natação em Porto Alegre clicando aqui.
O que fazemos quando nadamos?
Como dissemos anteriormente, a natação nos abre a oportunidade de aprender e praticar um esporte, ao mesmo tempo em que cuidamos da nossa saúde física e emocional.
Mas afinal, o que fazemos quando nadamos? O que essa prática trás de bom para nós?
A verdade da natação está no fato de que ela pode ser praticada desde o mais novo até a pessoa de maior idade, afinal, o corpo poderá trabalhar de diversas maneiras através das devidas indicações de um professor de natação.
Quando nadamos, fomentamos diversos benefícios para o corpo através dos movimentos realizados. Por exemplo: ao praticar com constância o nado "golfinho", é certo que os seus músculos do tórax serão trabalhados. E desse modo ocorre com o restante.

Um dos pontos positivos da natação, está no fato de que tudo é realizado com muito equilíbrio, focando a distribuição de energia e força em todas as partes do corpo. Isso é feito para que não haja exaustão ou dano em alguma região específica. Afinal, para manter o corpo em perfeita harmonia debaixo da água, todos os nossos membros precisam estar em combinação.
Uma vez que toda a composição seja feita, nosso corpo estará suficientemente pronto para realizar uma excelente performance na água, considerando que todas as regiões estão em constante movimento.
Ao contrário do que muitos podem pensar, o nado também é indicado para pessoas que não sabem nadar, inclusive crianças, através de professores dedicados a oferecer uma instrução correta para cada pessoa.
Em síntese, sabemos que quando nadamos praticamos o fortalecimento físico, treinamos a nossa mente e trabalhamos nossos estímulos interiores, como a circulação e a respiração.
Tudo é feito de modo a gerar ótimos atletas ou apenas pessoas que desejam se divertir de maneira segura. E para isso, nada melhor do que fazer um curso com um professor particular, seja para fazer aulas em grandes capitais - natação perto de mim em Salvador, Rio de Janeiro ou São Paulo - ou em cidades do interior.
Entender os níveis de natação
Não podemos esquecer dos níveis que a natação contempla, afinal, uma criança não poderia nadar da mesma maneira que um adulto. Considerando este exemplo, pontuamos que as técnicas, intensidades e cuidados são diferentes de acordo com o nível de experiência que o aluno se encontra.
Por exemplo, para que o processo de aprendizagem seja feito de modo organizado, alguns itens podem ser necessários para as pessoas que possuem determinada dificuldade de se manter seguro na água, como crianças ou iniciantes. Nesses casos, a presença dos materiais é fortemente indispensável.
Quando tratamos da natação neste sentido, falamos da divisão de classes que existe para tratar cada fase de uma maneira ideal. Podemos utilizar como exemplo, os níveis para adultos: adultos iniciantes, adultos intermediários e adultos avançados, ou também a natação para crianças, que pode ser separada por idades.
Adiante, você também poderá conhecer os diversos níveis de evolução da natação. Cada uma dessas fases contempla materiais e treinos diferentes, focando no progresso e nas limitações do grupo respectivamente.

Atualmente, a ordem pedagógica dos níveis é composta pelas etapas abaixo:
Adaptação ao meio líquido: é o período onde o aluno irá descobrir os seus sentidos e reações ao mundo aquático. Em outras palavras, o momento é dedicado para que você possa se familiarizar com a piscina, a fim de aprender novas técnicas de nado.
Flutuação: na flutuação, você aprenderá a controlar os seus pulmões juntamente com o seu corpo através de exercícios de sustentação.
Respiração: ao chegar nesta fase, o seu corpo estará devidamente preparado para gerenciar a sua respiração de acordo com o nado que você realizará.
Propulsão: a propulsão é determinada pela capacidade que o seu corpo tem de se locomover embaixo da água. Ela poderá ser avaliada através dos exercícios e treinos indicados pelo seu instrutor.
Mergulho elementar: no mergulho elementar, você aprende sobre as diversas formas de como entrar na água para realizar o nado. Ainda que pareça simples, muitos fatores são considerados antes da realização desta etapa.
Ao final, percebemos que a natação possui duas vertentes os níveis criados para determinadas idades e os níveis de evolução de aprendizado.
Agora que você chegou até aqui, será mais fácil iniciar uma aula de natação com segurança e disciplina.
Se desejar aprender mais sobre este esporte, acompanhe nossos demais artigos sobre natação. Até a próxima!
Obrigada,amei as informações me ajudou muito.