O Pilates é conhecido por melhorar a força muscular, a flexibilidade e o equilíbrio.
Dessa forma, tornou-se uma excelente forma de exercício para a saúde integral. Praticá-lo em casa significa progredir no seu próprio ritmo, sem pressão, sendo um diferencial para iniciantes ou para quem está retomando atividades físicas.
Além disso, esta prática ajuda na redução do estresse e na melhoria da postura, beneficiando tanto a saúde física quanto mental.
No entanto, encontrar as melhores aulas de pilates online nem sempre é uma tarefa fácil. Mas não é impossível… quando se considera algumas dicas.

Fazer Pilates em casa é uma alternativa para quem busca melhorar a saúde e o bem-estar. Entre os principais benefícios, está a flexibilidade de horários.
Sem a necessidade de deslocamento, você pode praticar Pilates em qualquer momento do dia, adaptando-se à sua rotina e preferências pessoais. Além disso, a prática em casa oferece um ambiente confortável e privado, ideal para aqueles que preferem um espaço mais pessoal que um estúdio público.
Eu pratico esportes todos os dias e te garanto que seria capaz de ficar um dia inteiro apenas para falar sobre os benefícios deles.
Vem comigo e confira as principais dicas de como fazer pilates em casa!
Invista em um tapete de Pilates
Um bom tapete de Pilates servirá para fornecer a aderência e o amortecimento necessários durante os exercícios. Escolha um tapete com espessura suficiente para proteger suas articulações e que seja feito de material durável e fácil de limpar.
Para praticar Pilates em casa, além de tudo, deve-se começar selecionando um local que ofereça tranquilidade e conforto. Esse espaço deve ser suficientemente amplo para permitir movimentos livres. Prefira áreas com boa ventilação e iluminação, que servirão para melhorar seu foco e disposição durante a prática.
Praticar pilates online já é uma realidade.
Vista roupas confortáveis e adequadas para exercícios
As roupas para a prática de Pilates devem permitir movimentos livres e ser confortáveis. Prefira tecidos leves e respiráveis para manter o corpo fresco e seco. Evite roupas muito largas, pois podem se enroscar ou dificultar a visualização do alinhamento do seu corpo durante os exercícios.
Defina horários regulares para a prática
Estabelecer uma rotina é super importante para manter a consistência em sua prática de Pilates. Determine horários fixos durante a semana para o exercício, assim como você faria com uma aula em um estúdio.
Dessa forma, está criando um hábito, garantindo que você reserve tempo suficiente para o treino.
Eu costumo trabalhar em home office e fazer tudo em casa (inclusive os esportes). E se tem uma coisa que observei ao longo do tempo é que ter horários ajuda demais para que a gente tenha mais disciplina em fazer nossas atividades, não tenha estresse com planejamento etc.
Comece com exercícios básicos e progrida
Para quem está começando ou retornando ao Pilates, inicie com exercícios básicos e fundamentais. Dessa forma, estará, lentamente, adquirindo força e flexibilidade, além de familiarizar-se com as técnicas de Pilates.
À medida que se sentir mais confiante e forte, aumente gradualmente a intensidade e a complexidade dos exercícios.
Utilize vídeos ou aplicativos de Pilates para orientação
Para quem está começando ou não tem muita experiência, vídeos e aplicativos de Pilates são super indicados e poderão te auxiliar neste caminho.
Afinal, eles oferecem instruções sobre como realizar cada exercício, dicas de alinhamento e sugestões para modificar movimentos conforme seu nível de habilidade. Esses recursos são ótimos para manter a motivação e garantir que está executando os exercícios corretamente.
Mantenha a postura correta durante os exercícios
Uma boa postura fará total diferença no Pilates. Cada movimento deve ser feito com atenção ao alinhamento do corpo. Assim sendo, está incluindo manter a coluna em uma posição neutra, os ombros relaxados e distantes das orelhas, e o abdômen engajado.
A manutenção da postura correta ajudará a maximizar o resultado dos exercícios, promove o fortalecimento muscular equilibrado e reduz o risco de lesões. Se estiver em dúvida sobre sua postura, use um espelho para se autoavaliar ou peça a alguém para observar e dar feedback.
Concentre-se na respiração controlada
A respiração é um componente de impacto do Pilates. Basicamente, ajuda a controlar os movimentos, a manter o ritmo dos exercícios e a aumentar a produtividade do treino.
Neste esporte, usamos a respiração lateral torácica com frequência, onde você respira profundamente pelas costelas, mantendo o abdômen contraído. Esta técnica de respiração ajuda a manter a estabilidade do núcleo durante os exercícios e aumenta a oxigenação do sangue, melhorando, assim, o desempenho e a recuperação.
Não exceda seus limites e ouça seu corpo
Sempre respeite os limites do seu corpo ao praticar Pilates em casa. Se um exercício parecer muito difícil ou causar dor, diminua a intensidade, sempre modificando a intensidade do movimento. O Pilates é uma prática de baixo impacto e deve ser confortável.
Minutos por dia de pilates
Ouvir o seu corpo e adaptar os exercícios conforme necessário ajuda a evitar lesões, tornando, assim, uma prática sustentável e benéfica a longo prazo.
Inclua uma variedade de exercícios para trabalhar todo o corpo
Uma abordagem holística é outro ponto que você deverá se atentar em Pilates. Portanto, inclua uma variedade de exercícios que trabalhem diferentes partes do corpo assegura um treinamento equilibrado.
Consequentemente, poderá melhorar a força e a flexibilidade em geral, além de prevenir o desequilíbrio muscular e a monotonia. Varie sua rotina incluindo exercícios para o abdômen, costas, pernas, braços e glúteos. Proporcione, assim, um treino completo, melhorando sua postura e equilíbrio geral do corpo.
Mantenha-se hidratado
A hidratação é muito importante para qualquer rotina de exercícios, e o Pilates não é exceção. Manter-se hidratado (o ideal são 2 litros por dia) ajuda na manutenção da energia, na prevenção de cãibras e na promoção de uma recuperação muscular. Beba água antes, durante e depois da sua prática de Pilates para que seu corpo funcione da melhor maneira possível.
Aqueça antes e faça alongamentos após os exercícios
Iniciar sua sessão de Pilates com um aquecimento ajuda a preparar o corpo para o exercício, aumentando a circulação sanguínea e a flexibilidade muscular. Após a prática, invista um tempo para alongar. Ajude a relaxar os músculos trabalhados, reduz a tensão muscular e melhora a flexibilidade.
Estabeleça objetivos realistas e acompanhe seu progresso
Definir objetivos (realistas) é uma parte importante da prática de Pilates em casa. Seja aprimorar a flexibilidade, aumentar a força muscular ou melhorar a postura, ter objetivos manterá você motivado.
Uma dica é sempre acompanhar seu progresso, seja através de um diário ou um aplicativo. Esse processo te ajudará a manter o foco e a ver o quão longe você chegou.
Combine Pilates com outras formas de exercício
Embora o Pilates seja um treino completo, combiná-lo com outras formas de exercício aumentará seus benefícios. Por exemplo, adicionar atividades cardiovasculares, como caminhada ou natação, melhora a saúde do coração e a resistência.
Eu gosto de alinhar com caminhadas e bicicleta ao ar livre. Esportes ao ar livre nos ajudam a desconectar um pouco do mundo entre 4 paredes, sabe? Mas nada impeça que você faça musculação, por exemplo.
Uma dica é acordar uma hora mais cedo e fazer esportes no comecinho da manhã, quando o sol ainda está aparecendo! Não se esqueça do protetor solar!
Seja consistente em sua prática
A constância é um dos maiores segredos para o sucesso no Pilates. Estabeleça uma rotina regular para praticar Pilates e tente aderir a ela. A consistência ajuda na construção de força e flexibilidade, e na formação de um hábito saudável. Mesmo em dias de menor motivação, uma prática mais curta é melhor do que nenhuma.
Justamente por isso que contar com uma rotina de hábitos saudáveis, removendo gatilhos, ajudará a conquistar essa meta.
Veja também os principais canais de pilates no YouTube.
Professor ou curso de pilates
A prática de Pilates, quando orientada por um professor ou através de um curso particular, traz benefícios ainda maiores.
Um instrutor oferecerá, assim, orientação personalizada, assegurando que cada posição e movimento sejam executados corretamente.
Assim sendo, você poderá evitar lesões e maximizar os benefícios do Pilates, como melhoria da postura, aumento da flexibilidade e fortalecimento muscular. Além disso, um professor poderá adaptar os exercícios às necessidades individuais, considerando quaisquer limitações físicas ou objetivos de cada praticante.
A interação direta com um instrutor também proporciona um feedback imediato e construtivo, facilitando ajustes e correções durante a prática.
Ou seja, todo esse processo acelera o processo de aprendizado, trazendo, assim, uma evolução ainda mais rápida.
Basicamente, contar com a orientação de um professor em cursos particulares de Pilates é uma escolha bem interessante para quem deseja aprender as técnicas corretamente.
E, claro, quando pensar em desistir, lembre das várias manchetes que mostram os benefícios dos pilates:
Os princípios do pilates estão presentes nas aulas por meio dos movimentos que melhoram a consciência corporal, promovem o aumento da densidade óssea e aumentam a flexibilidade e a resistência física.
Pedro Coelho, da TotalPass
E então, você tem mais alguma dica de como fazer pilates em casa que não citei e que acha interessante para os demais leitores? Comente conosco.









