Um sonho é um desejo que o seu coração faz, enquanto você está dormindo.
Walt Disney
O setor de cinema de animação no Brasil está em constante expansão. A cada dia mais jovens, que cresceram assistindo às suas criações, sonham em aderir a ele. Prova disso são as bilheterias desse tipo de produção e o ibope dos eventos ligados a jogos digitais.
Mas você já se imaginou trabalhando com criação de animações? Pense que ninguém começou com uma grande produção de filmes. Se você quer chegar lá, será necessário fazer alguns cursos de design e começar com algo menor, como um desenho animado.
Qual o melhor software para criar um desenho animado?
A tecnologia está presente em vários momentos da história do cinema. No início, o filme animado acontecia primeiro no papel. As ferramentas digitais surgiram só bem mais tarde. Hoje em dia, muitas vezes temos acesso a tantas opções, que ficamos com dúvida sobre qual escolher.
Softwares para iniciantes
Existem muitas ferramentas online para a criação de vídeos ou desenhos animados. Alguns sites contam com personagens pré criados, e você só precisará dar vida à eles. Você poupa o trabalho de desenhar e pratica criar apresentações simples. Os principais dessa categoria são: LightMV, GoAnimate, Powtoons, Moovly, FlipaClipe e Tooncast 3D.
Softwares para especialistas
Quem está fazendo um curso de design pode testar outras ferramentas com mais recursos. Você pode até escolher algum programa usado por especialistas. Nessa lista, podemos citar: AutoDesk Maya, AutoDesk Softimage, Houdini, Aurora 3D Animation Maker, Adobe After Effects e Blender.
Softwares para profissionais
Um animador profissional utiliza muitos programas e ferramentas específicas. A escolha depende, muitas vezes, do que se deseja animar e dos resultados esperados. Alguns, inclusive, permitem dar uma aparência mais elaborada para o seu filme. São eles: AnimationPaper, Moho, Pencil2D e Animate CC.

Dependendo também do estúdio para o qual você vai trabalhar, podem demandar uma ou outra opção. Um animador pronto para o mercado domina diversas técnicas e é versátil o suficiente para variar o uso dessas ferramentas.
É possível fazer uma criação de baixo (ou nenhum) custo?
Se você fizer um curso completo de design, vai aprender que o software não é a única maneira para criar um desenho animado. No início do século XX, o desenho dos personagens era feito em celuloide, uma folha transparente. O movimento era conseguido pela rápida troca de uma para outra. Hoje em dia, essa técnica deu lugar à indústria dos digitais.
Entretanto, nada impede que você dê os primeiros passos com desenhos em papel. Nem todo mundo tem acesso a recursos para investir em ferramentas melhores. Sendo assim, por que não fazer um flipbook? Estamos falando de um livreto, no qual você desenha o personagem em cada página, com pequenas alterações. À medida que folheia rapidamente, você verá a imagem em movimento.
Desenhar em folhas e depois copiar as imagens para um site de edição também é válido. Ao final, bastará adicionar as falas e os efeitos sonoros e o seu filme estará pronto.
Existe ainda um outro método tradicional nesse mercado: o sotp motion. Esse tipo de produção é baseado em princípios de animar um personagem modelado com massinha ou montado com lego. O segredo é montar a cena e fotografá-la várias vezes, à medida que move os elementos envolvidos. A sequência de imagens vai sugerir movimento e o resultado será uma animação. O filme "A fuga das galinhas" foi rodado dessa forma.
Você pode ainda desenhar com um software online grátis. Se você está fazendo um curso, provavelmente já sabe onde começar a procurar. Para começar, você pode recorrer a um software digital de código aberto, por exemplo. Não precisa (e nem deve) ir direto a um Adobe After Effects.

Também é possível fazer um curso de design online grátis. Há muito conteúdo em vídeo no Youtube e blogs dedicados ao tema. É claro que trata-se apenas de uma introdução ao ensino - você não se tornará um animador profissional só por esse caminho. Terá apenas aulas básicas que vão ajudá-lo no início, e quem sabe você toma gosto e, daqui a alguns anos, está entre os alunos de graduação?
Aprenda um pouco com esse conteúdo, faça algumas aulas com um professor particular e arrisque-se em sua primeira produção nesse sentido. Lembre-se de que a arte nasceu com você, só será necessário adicionar as técnicas.
Quais os materiais necessários para a arte da animação?
As técnicas usadas determinarão o quanto você precisa investir. Normalmente, o design de animação requer pouco material. Com uma caneta esferográfica e algumas folhas de papel, é possível fazer uma obra de arte. É por isso que o design é tão universal - todos podem ter acesso à ele.
No entanto, filmes animados requerem um pouco mais de material. Para cada segundo de filme, são necessárias 24 folhas. Pense na duração do que deseja produzir e faça as contas do investimento. São 1.440 desenhos por minuto! Além disso, com o que você vai desenhar? Lápis, aquarela, caneta e outros itens do tipo também precisam entrar na lista.
E existe até lápis de cor apagável para quem é da arte. Normalmente, ele é usado para o esboço, visto que a cor é diferente do definitivo. Um software de edição consegue "enxergar" a diferença de cores e isso vai ajudá-lo a apagar as linhas desnecessárias, para melhores versões finais. Você também vai precisar de um scanner para transformar um desenho físico em digital, um professor de desenho online pode melhor te orientar sobre o processo. Ou pode ainda comprar uma mesa digitalizadora e aprender a usá-la com o seu próprio instrutor do curso.
O verdadeiro animador é aquele que cria o personagem, desenha-o em diversas poses, edita para adicionar movimento e grava as vozes. Ele pode não necessariamente fazer tudo isso em todas as suas produções, mas precisa estar preparado para caso algum dia seja necessário fazê-lo. Para esse último ato, você vai precisar de um microfone.

Por fim, um software de animação 2D ou 3D fará toda a diferença em seus resultados. Se pesquisar bem, ainda será possível comprar tudo com desconto.
Confira 10 dicas para criar seus melhores projetos em design
É assustador pensar em desenvolver projetos sozinho? Então aí vão 10 dicas de animadores profissionais:
1- Conheça suas habilidades - É possível que você aprenda com uma introdução de dados grátis encontrada na internet. Alguns alunos, logo nas primeiras aulas, se pensam capazes de produzir um longa metragem. Não entre nessa, pois as chances de desistir no meio do caminho são grandes. Entrar para o time dos animadores requer tempo e investimento, já que o iniciante fará praticamente todas as etapas sozinho;
2 - Planeje seu tempo - Por mais que tenha aprendido a criar animações em um curso, os melhores filmes são resultantes de planejamento. Filmes de animadores iniciantes normalmente têm duração mais curta e personagens mais simples, fáceis de animar. Nem sempre é fácil adicionar vida a uma imagem. Pense também em quanto tempo tem disponível para investir em seus projetos;
3 - Escolha a técnica - Celuloide, stop motion, software... são muitos os princípios para a criação de animações. Primeiro, determine as técnicas e depois desenhe cada personagem em diversas poses e expressões. Crie os diálogos e conte com um programa para mover os lábios de cada um de acordo com as falas. Fazer um curso específico pode ajudar a desenvolver suas habilidades nesse quesito. No mais, use todo o seu talento e seja feliz!

4 - Use sua imaginação - É você que determinada quem é cada personagem e o que acontece com ele. O mercado de jogos e filmes demanda criatividade. O conteúdo online grátis ajuda você com a parte técnica, mas um toque pessoal é o que vai fazer a diferença;
5 - Trabalhe cada personagem - Um dos melhores princípios do cinema é dar vida ao personagem. Você deve pensar em tudo: a história, a aparência e até o cheiro são parte de uma composição que ajuda você a escrever um roteiro coerente e que vai conquistar a atenção do público;
6 - Adiante seu trabalho - Especialmente para animadores iniciantes, é muito importante adiantar o seu trabalho. Assim, crie diálogos, use ferramentas diferentes para adicionar movimentos inesperados e faça todo o mais para surpreender ao seu público. Lembre-se de que ninguém faz algo bem feito às pressas;
7 - Invista em hardware de desenho - Contar com um programa para animação é fundamental, mas existem alguns materiais físicos que não podem faltar em seu ateliê. Pode ser que o melhor vídeo que você já viu na vida tenha sido produzido com poucos recursos. Mas as chances de isso acontecer com você são remotas. Então, procure por desconto se for necessário, mas não deixe de investir;
8 - Faça cursos de animação - Você não precisa embarcar em uma graduação em artes, mas será importante ter um curso que forneça pelo menos dados suficientes para suas primeiras criações. Sendo assim, não deixe de encontrar um professor para ajudá-lo. Você pode fazer aulas particulares como mentoria;
9 - Inspire-se - Nem sempre o mero ensino motiva suficientemente os alunos. Não são os cursos de desenho em si que inspiram, mas a disponibilidade de entregar-se ao trabalho. E isso você só adquire à medida que se insere no universo das artes. Assim, assistir a filmes de animações é fundamental;
10 - Divirta-se - O bom animador vê prazer em seu trabalho. Ele vibra a cada criação. Assim, só embarque nessa carreira se for realmente o que você quer. Ser artista envolve muitas frustrações e não há cursos para aprender a lidar com elas. Assim, só fica quem realmente ama o que faz.
Quer encontrar um professor particular para ajudá-lo a desenvolver o seu talento? Então acesse agora mesmo a nossa plataforma Superprof.



















Oi tudo bem meu nome é Vitória eu amo muito vocês espero que vocês tenham gostados desenhos novos e legais para vocês assistir à vontade de comer um pouquinho guaranázinho
Eu estudo sou cantora artista de arte sou muito divertido e legal