"Uma língua que não é ensinada é uma língua que se mata. E matar uma língua é um crime."
J. Julian
De alguns anos para cá, o ensino do espanhol foi implantado nas escolas convencionais. É normal que alunos do Ensino Médio especialmente o estudem como uma matéria da grade curricular. Aliás, trata-se de um assunto que cai no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) - os alunos podem escolher se querem fazer a prova de línguas estrangeiras de inglês ou espanhol.
Entretanto, assim como acontece com o inglês, quem deseja se aprofundar precisa procurar por um curso. Talvez até mesmo em idade escolar, o reforço se faça necessário. E não há problemas em procurar por um professor particular para ajudá-lo. Entretanto, nem todas as pessoas desejam, de fato, aprender mais sobre o espanhol convencional, ensinado na sala de aula.

Já se sentiu sozinho por falar português no meio de tantos "vizinhos" que falam espanhol? Se respondeu "sim", estude espanhol. O catalão pode ser o próximo passo.
Na verdade, existe um projeto de lei para implantação oficial do ensino do espanhol em todas as escolas, com o objetivo de facilitar nossas relações com os países vizinhos. Afinal, praticamente toda a América Latina, com exceção a nós, fala espanhol. E a grande maioria dos institutos de línguas ensinam essa vertente, também chamada por alguns de castelhano. Porém, existem outras possibilidades dentro do estudo da língua da Espanha. Com um professor particular, é possível estudar até mesmo o catalão.
Aprendendo catalão na Espanha
O catalão é falado na Catalunha, em Múrcia e Valência (comunidades autônomas espanholas) e Aragão. Também pode ser encontrado em outros países como Andorra, em Roussilon (França) e em Alghero - Sardenha (Itália). Normalmente, quem deseja estudá-lo tem alguma ligação com tais regiões (ascendentes vieram de lá) ou interesse em algum trabalho que as envolva. E por que não viajar para lá para aprender "direto na fonte"?
Sim, muitas pessoas fazem um intercâmbio para aprender línguas, e se a sua ideia é um curso de catalão, você precisa escolher um local onde ele é falado para estudar e praticar. Além disso, terá uma vivência completa que também envolve cultura e história. Dificilmente você conseguiria reunir tudo isso em uma escola de espanhol aqui no Brasil. Mas vale lembrar que trata-se de algo que exige planejamento e um alto investimento.
Além disso, caso opte por viajar para aprender, é importante realmente levar esse propósito a sério. Afinal, de nada adianta fazer amizade com brasileiros por lá e falar catalão somente na escola. Você precisa praticar o idioma em todos os locais que frequentar, 24 horas por dia. Só assim ganhará a naturalidade necessária para chegar à fluência. Normalmente, quando falamos em intercâmbio, automaticamente pensamos no inglês.
Mas é importante pensar que é possível estudar quaisquer línguas diretamente na região na qual elas são faladas. Você só precisa escolher bem a escola, a estadia e buscar informações sobre o local. Assim, será possível escolher com consciência e verificar as possibilidades de trabalhar também enquanto estuda, ver as opções de cursos e duração do programa e estabelecer todas as diretrizes para que o seu aproveitamento seja o melhor possível.
Curso de espanhol catalão com professor particular
Mas e quem não pode viajar para a Espanha? Estaria condenado a nunca realizar o sonho de aprender catalão? Perderia a oportunidade de conhecer um pouco mais a cultura dos seus ancestrais ou mesmo de conquistar uma posição mais elevada no trabalho? Calma! Se você não tem condições de ir até a Espanha (ou outra localidade na qual a língua nativa é o catalão), você pode estudar aqui no Brasil mesmo, com um professor particular.

Para encontrar esse profissional, você pode pedir indicações a amigos, olhar os classificados do seu bairro ou simplesmente acessar uma plataforma especializada em unir alunos e professores, como a Superprof. E o melhor é que o professor particular pode focar na gramática ou na comunicação, trazendo o conhecimento que você precisa para atingir seus objetivos. Você também pode analisar se a metodologia de aprendizagem que o profissional utiliza funciona para você.
As aulas podem acontecer na sua própria casa, ou mesmo online, o que significa que é possível até mesmo estudar com um professor nativo de uma dessas regiões. E ele nem precisa morar no Brasil para isso. Você pode fazer a primeira aula gratuita e conversar sobre o que o levou a escolher aprender catalão. Além disso, aspectos culturais podem ser abordados durante as sessões, tornando o aprendizado muito mais rico e efetivo.
O valor que você vai investir pode variar de acordo com alguns fatores, como a carga horária, a formação e a experiência do professor. O nível de idioma dos alunos e a modalidade do professor (ele é nativo? tem mestrado ou doutorado? é um adolescente que ainda está estudando?) também influenciam no preço, que pode variar para mais ou para menos. E, dependendo do que você precisa, nem sempre optar pela tarifa mais baixa é uma boa escolha.
Durante a sua procura, é bem provável que a maioria dos professores sejam especializados no espanhol da Espanha ou da América Latina. Se a sua vontade é fazer um curso de catalão, procure fazer uma busca mais refinada. O mesmo acontece com os institutos de línguas. Há pessoas que vão de escola em escola procurando por um curso de catalão e descobrem que o idioma oferecido é o espanhol convencional, ao qual estamos acostumados. Acabam por concluir que as aulas individuais são a opção mais indicada.
Aprendendo catalão por aplicativo de idiomas
Você já usou o Duolingo? Trata-se de um exemplo de aplicativo que oferece aulas de catalão diretamente no seu celular. A grande vantagem é que você pode estudar a caminho do trabalho ou da faculdade. Os exercícios propostos visam ampliar o seu vocabulário, dar noções de gramática, ajudar a formar frases corretamente e estudar diálogos. A cada lição, você ganha pontos e vai avançando no jogo. O aprendizado se dá, portanto, de forma leve e descontraída.
Podemos citar também o Funeasylearn, que funciona mais ou menos na mesma linha. Você aprende a partir do nível em que está - não é preciso começar pelo básico se você já fez um curso e está no intermediário, por exemplo. Apesar dos desafios, por esse meio você não terá com quem tirar suas dúvidas. O fato de não ter um professor para conversar diretamente pode incomodar o aluno, que acaba buscando outros meios para aprender.

Para algumas pessoas, entretanto, a ideia de aprender algumas palavras pelo celular, sem depender de professores, e nos dias e horários que melhor lhe atenderem (ainda que isso signifique estudar de madrugada, durante um episódio de insônia) é algo fascinante. Normalmente, essas ferramentas funcionam para quem tem algumas características autodidáticas e a disciplina necessária para, de fato, estudar.
Estude catalão sozinho a partir de material online
Ler é o caminho mais fácil para ampliar o seu vocabulário em quaisquer línguas. E você pode ainda fazer um curso online (há opções grátis, inclusive). Nesse caso, o seu aprendizado vai depender da dedicação que você dispende às aulas. Entretanto, trata-se de um meio que não é para todos os perfis. Se você já tentou fazer um curso de inglês por esse meio e não funcionou, talvez utilizá-lo para aprender catalão também não traga bons resultados. Algumas pessoas somente aprendem quando acompanhadas por professores e isso não significa que há algo de errado com elas. É tudo uma questão de perfil.
E também, convenhamos, ter alguém para dar dicas, tirar dúvidas, oferecer feedback e ainda praticar os diálogos que aparecem na lição faz toda a diferença no desenvolvimento da capacidade de se comunicar. E ainda aumenta a motivação. Pode ser que você consiga sair do nível básico para um intermediário, por exemplo, utilizando essas ferramentas. Mas, à medida que se aproxima da fluência, a figura do professor vai se tornando mais necessária. E ainda nem consideramos a parte cultural, que certamente só acontece no face a face.
Há ainda estudantes que usam esses recursos como um complemento ao curso. Um software de pronúncia, uma lição com música, ou mesmo um site que traga algo sobre história e cultura podem tornar a sua relação com o idioma mais fácil. É uma prática que ajuda a aprender catalão. Muitas vezes, o aluno aprende algo novo e leva para a aula, para obter mais informações.
Embora não pareça tão fácil encontrar um curso de catalão aqui no Brasil, esses meios que sugerimos já são uma ajuda. O mais importante é que não desista por pensar que se trata de uma cultura pouco representativa. Você sabia que existem mais de 10 milhões de pessoas no mundo que falam o catalão? Além dessas, mais 3 milhões não falam, mas conseguem entender alguma coisa, ou mesmo "se virar" em algumas situações. Existem mais falantes do catalão do que do sueco e do búlgaro, por exemplo.
Nos cursos com professores particulares, você pode aprender novas palavras, aprimorar sua gramática e vocabulário, sair do nível básico, estabelecer um diálogo ou mesmo melhorar a pronúncia a ponto de conseguir cantar uma música em espanhol catalão.

Se você está em busca desse aprendizado, não deixe de acessar a nossa plataforma Superprof para encontrar um professor particular online ou na sua região.