Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como obter o diploma necessário para ensinar a língua russa

De Ana, publicado dia 15/05/2019 Blog > Idiomas > Russo > Como está sua formação em russo?

Quais diplomas eu preciso ter para ensinar russo?

Aposto que essa é a pergunta que você se faz todos os dias?

Hoje estamos aqui para explicar tudo que você precisa saber sobre a formação necessária para cada estrutura educacional.

Fique atento, pois a primeira dica pode servir para todos as pessoas que desejam trabalhar na área da educação, vamos lá:

Todo profissional da educação precisa estar em constante aprendizado.

Então…

Se pensa em dar aulas de russo e não tem certificação de proficiência na língua, faça o TORFL!

Almeja dar aulas na Educação Básica, mas não tem diploma universitário, comece agora mesmo a estudar para o vestibular.

Ou possui graduação em Letras, mas seu objetivo é ser professor universitário, faça pós-graduação!

Continue conosco para saber mais detalhes do que é preciso para obter um diploma e conquistar seu objetivo profissional.

Saiba tudo que você precisa para se tornar professor de russo!

Proficiência em Russo para dar aulas em escolas de idiomas

Geralmente, os cursos de idiomas partem da premissa de que seus candidatos tenham fluência no idioma e certificação na língua.

Em alguns cursos, basta ter domínio em língua estrangeira para ocupar o posto de professor de idiomas.

O que acontece é que muitos cursos de idiomas sabem que a fluência na língua pode vir a partir de diferentes experiências, como vivência no exterior, ter o russo como língua estrangeira, profissional autodidata, ter aprendido o idioma através de cursinho, etc.

Mas mesmo com fluência no idioma, as melhores escolas de idiomas exigem que seus profissionais tenham certificado emitido por órgãos internacionais, atestando domínio em russo. O chamado TORFL.

O certificado TORFL é reconhecido internacionalmente. A maioria dos cursos de idiomas solicitam que o profissional tenha proficiência na língua russa.

Mas o que é TORFL?

O TORFL, teste of de russian language, em inglês, é um teste de avaliação de proficiência  em língua russa para estrangeiros, supervisionado pelo Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa.

Quem pode participar?

Todos os estudantes que tenham uma preparação prévia de russo. Os alunos serão avaliados em cinco critérios: gramática, escrita, audição e leitura.

Níveis de certificação?

  • Nível elementar – A1
  • Nível básico – A2
  • Nível intermediário – B1
  • Nível pós-intermediário – B2
  • Nível avançado – C1
  • Nível falante nativo – C2

O resultado do teste é reconhecido internacionalmente.

Onde fazer TORFL?

Muitas escolas de idioma disponibilizam o teste de proficiência para seus alunos de russo. Basta preencher o formulário de inscrição. Efetuar o pagamento, que fica em torno de R$ 380,00, em média.

A orientação que as escolas de idiomas costumam dar ao estudante é ir no dia do exame portando caneta e identidade.

Por que se certificar?

É uma vantagem competitiva se você decidir estudar na Russia ou dar aulas em cursinhos.

Vale lembrar que o teste é obrigatório para quem almeja ingressar nas instituições de ensino superior da Rússia ou até mesmo no processo de obtenção de cidadania Russa.

Descubra se é possível como se tornar professor de russo sem ser nativo!

Como obter diploma de Licenciaturas para dar aulas de russo no Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Todo profissional que almeja dar aulas precisa ter o diploma de licenciatura para concorrer a uma vaga de professor de russo nas instituições públicas e privadas.

Dicas de como se dar bem no vestibular para licenciatura. Retome os clássicos da literatura para se sair bem nos vestibulares.

A graduação em Licenciatura é o curso que habilita o profissional a dar aulas no ensino fundamental II e ensino médio.

A maioria das universidades importantes, em todo o Brasil, adotam o Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio ) como forma única de ingresso no vestibular.

Existem outras instituições públicas e privadas que têm outras formas de ingresso no vestibular, como o CEDERJ.

Descubra onde podemos ensinar russo?

Mas como obter o diploma de graduação em licenciatura?

A princípio o vestibulando precisa ter diploma de formação no ensino médio e reconhecido pelo MEC. Com o diploma em mãos, vamos lá!

Como se candidatar a uma vaga?

É responsabilidade do vestibulando:

  • Ficar atento aos editais do vestibulares
  • Se inscrever na data estabelecida pela banca
  • Solicitar isenção de pagamento de prova
  • E se não conseguir ter sua solicitação de isenção deferida, o vestibulando precisa pagar sua inscrição na data correta.

Atenção!

  • O vestibulando precisa chegar no dia da prova com, pelo menos, uma hora de antecedência, munido de caneta esferográfica preta ou azul e identidade.

Recapitulando, o estudante precisa:

  • Se inscrever no vestibular
  • Realizar a prova (normalmente acontece em duas etapas: prova de conhecimentos gerais e específicos)

Como já mencionado, a maioria das instituições públicas adotaram o Enem como forma única para ingressar na faculdade, mas há outras instituições de ensino muito importante que adotam seu próprio vestibular, por exemplo a UERJ. Então, fique atento aos editais com as datas de inscrição!

Aqui, você pode saber tudo sobre o Enem!

Diploma de Bacharelado e agora, posso dar aulas de russo?

Como já mencionado anteriormente, a graduação em licenciatura que habilita o profissional a dar aulas em instituições públicas e privadas de ensino.

Saiba como fazer a complementação pedagógica. O diploma de bacharel habilita o profissional a ser pesquisador.

Mas não fique desanimado, existe outra forma de complementar o seu currículo para obter diploma de licenciaturas, é o chamado curso de formação continuada.

Como fazer o curso de formação continuada para dar aulas de russo?

Se você já possui o diploma de bacharelado em russo pode fazer o curso de formação continuada para dar aulas em uma instituição de ensino que ofereça o curso.

Geralmente o curso tem duração de um ano e precisa fazer estágio para receber o diploma de licenciatura.

Como obter o diploma de pós-graduação para dar aula na universidade?

A maioria da universidades exige, além do diploma de graduação,  curso de pós-graduação. As universidades privadas, muitas vezes, disponibiliza vagas para quem tenha, no mínimo, especialização. Nas universidades públicas, o nível de exigência é maior.

Mas como conquistar o diploma de pós-graduação?

Especialização

O curso de especialização é um grau acadêmico de pós-graduação lato sensu que tem como exigência diploma de graduação. No Brasil, essa modalidade de ensino tem duração de 360 horas e, ao final do curso, o estudante recebe o título de especialista.

A especialização atribui ao estudante habilidades técnicas específicas no tema de seu interesse.

Esse curso é a chance que o profissional tem de conseguir um diploma de pós graduação mais rápido, pois ele contribui na oportunidade de se especializar em uma área de conhecimento voltada para o mercado de trabalho.

Processo seletivo para entrar na especialização:

A princípio, o estudante precisa ter diploma de graduação para se matricular em uma especialização.

As regras são de acordo com cada instituição de ensino superior, são elas que definem os critério de seleção.

Podendo acontecer da universidade solicitar análise do currículo, entrevista com o graduado, prova de conhecimentos gerais ou específicos.

Mestrado

O mestrado acadêmico é um curso stricto sensu, com duração de dois anos. O curso visa aprofundar aprendizado adquirido na graduação.

Entretanto, o foco do curso é a formação de professores universitário e pesquisadores que gostam de estar em constante contato com a pesquisa.

O mestrado acadêmico de russo é ideal para quem tem conhecimento avançado de inglês e fluência em russo. E que pretende realizar pesquisa na faculdade, dar aulas em universidade e planeja estudar durante boa parte do dia.

Uma vez que o curso tem a finalidade de ampliar o conhecimento sobre determinado tema de interesse acadêmico, estimulando a reflexão teórica.

O estudante de pós-graduação que consegue terminar o curso tem o diploma de mestre, ao final do curso.

Processo seletivo para entrar no mestrado:

Para concorrer a uma das vagas, o estudante precisa passar pela análise de currículo, prova de conhecimento geral e específico, teste de proficiência em um idioma estrangeiro, entrevista e apresentação de projeto de pesquisa.

Vale frisar!

As melhores instituições que oferecem os cursos de pós-graduação são as universidades públicas, pois elas têm incentivo e investimento do governo.

O diploma de pós-graduação habilita o profissional para grandes possibilidade de emprego como professor de russo. As instituições de ensino superior buscam profissionais que além de licenciatura tenha pós-graduação.

Aproveite para ler também: Quais os diplomas para se ter proficiência em russo?

Doutorado

O doutorado também é um curso de pós-graduação stricto sensu, ele visa oferecer conhecimento teórico mais amplo do que o mestrado.  Normalmente, o curso tem duração de quatro a cinco anos de estudo.

Assim como o mestrado, ele tem como objetivo formar pesquisadores e professores universitários, sempre abordando temas de maior complexidade e relevância acadêmica.

Processo seletivo para entrar no doutorado:

Para concorrer uma vaga de doutorado, o estudante precisa passar por análise de currículo, aprovação do seu projeto de pesquisa e entrevista.

A banca pode exigir ou não prova de conhecimentos gerais e específicos, assim como pode acontecer de exigir domínio em dois idiomas estrangeiros. Leia atentamente o edital!

Curiosidade:

Quem tem apenas graduação também pode se candidatar a uma vaga de doutorado, desde que o seu projeto seja de grande relevância acadêmica.

No entanto, a maioria das instituições de.ensino dão preferência para o candidato que tenha título de mestre.

Etapa final, conclusão de curso:

A tese é o nome dado ao trabalho de conclusão de curso de um doutorando. Ao final do curso, o estudante da pós precisa se submeter a sua tese para a banca examinar.

Essa tese deve conter um ponto de vista inédito e que tenha relevância para o avanço na área.

No dia da avaliação, o doutorando é submetido a várias perguntas dos especialistas da banca. Ao passar pela sabatina, ele recebe o título de doutor.

Onde deseja dar aulas, no Ensino Médio ou Universidade?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar