"Estude, não para saber mais; mas para saber melhor."
Sêneca
Quando você chega ao segundo ano do mestrado, a dissertação pode passar a ser, ao mesmo tempo, uma meta e uma preocupação. E não dá para escrever no improviso, afinal será necessário redigir cerca de 80 páginas. Também não será possível "encher linguiça". Você precisa seguir a uma metodologia estabelecida pela sua instituição de ensino (guiada pelo seu professor / orientador). Mas talvez você também precise de uma ajuda extra.
E não estamos falando necessariamente em termos de conteúdo, ou daquelas práticas duvidosas (e criminosas) na qual o estudante paga para que alguém faça o trabalho em seu lugar. Um meio legal e inteligente de obter ajuda é a partir das aulas de redação.
Como todos costumam sentir-se um pouco perdidos, este artigo trás algumas dicas para o antes, durante e depois da sua dissertação. Acompanhe! Você não vai se decepcionar!
Fase da pesquisa: o que fazer antes de escrever uma dissertação
Antes de iniciar a redação, o aluno estuda por aproximadamente 1 ano, apenas assistindo às aulas das matérias relevantes para o desenvolvimento do tema que escolheu. É importante aproveitar bem essas aulas como um preparatório, tanto para a sua fase profissional, quanto para o próprio desenvolvimento do artigo.
Passo 1 - Siga as regras da sua instituição de ensino
Informe-se, com o seu professor/orientador sobre todas as regras da faculdade na qual está estudando. Além disso, embora existam diretrizes, não há uma única metodologia que se aplique às dissertações e trabalhos acadêmicos. Portanto, não hesite em perguntar. Quanto mais você souber sobre a sua universidade, melhor.
Passo 2 - Defina o seu cronograma de trabalho
Normalmente, na fase da dissertação, o aluno tem encontros semanais com o orientador. A cada semana, será necessário ter evoluído na produção. Informe-se sobre as datas para terminar cada capítulo. Há pessoas que só se lembram dos prazos quando estão muito próximos. Já imaginou o desespero de saber que precisa terminar o capítulo na semana que vem, sendo que ainda está na primeira página? Para não passar por isso, organize-se com antecedência, sempre tomando por base esses prazos oficiais.

Passo 3 - Alinhe metas com o seu orientador
Você precisa de um tema para escrever. A dissertação é algo bem específico e é o professor que vai orientar o seu texto. Então, você precisa compartilhar com ele todas as ideias que tiver a respeito. Você é o autor, mas professores têm conhecimento científico para ajudá-lo a entender que caminho tomar no seu projeto. Se as metas estiverem alinhadas, serão necessários menos ajustes. Na verdade, o orientador vai ajudá-lo desde o início, na escolha das matérias para assistir aulas no primeiro ano.
Passo 4 - Explore a literatura existente
Uma vez determinado o tema, o aluno do mestrado precisa saber qual vertente abordar. Com o auxílio do professor, é possível escolher alguns autores para ler. Algumas obras podem aparecer em forma de resumo. O importante é fazer todas as leituras necessárias para uma tese com embasamento científico e análise bem elaborada. Lembre-se de que o seu projeto de conclusão do curso é, de certa forma, um dos seus primeiros contatos com o universo da pesquisa.
Passo 5 - Escolha um "problema" para tratar
Aqui, mergulhamos mais fundo no tema proposto. Por que você quer escrever sobre ele? Lembre-se de que não se trata de uma mera introdução: você vai precisar escrever páginas e mais páginas, seguir normas de análise e trazer elementos presentes nas referências que justifiquem o seu objetivo. Procure escolher algo que você já domina um pouco e gosta de falar sobre. Não é proibido mudar de ideia logo no início mas evite que isso aconteça muitas vezes. Lembre-se de que, quanto mais rápido você começar, mais apto estará a cumprir os prazos necessários.
Passo 6 - Determine as diretrizes da pesquisa
O que você quer avaliar? De que maneira o fará? Como vai proceder com a pesquisa? Existem abordagens qualitativas, quantitativas e um sem número de meios para desenvolver o seu raciocínio. Lembre-se de que os estudos são parte importante da sua formação. Pode ser que os professores da instituição na qual você estuda sigam alguma linha de raciocínio que você precisa, ao menos, entender. Saber aonde deseja chegar e por que facilita na hora de escolher o que escrever. Lembre-se de que uma dissertação não poderá ser um texto raso ou confuso. Ele precisa ser bem estruturado, ter bom embasamento teórico e trazer ideias claras e concisas.
Passo 7 - Saiba analisar e interpretar resultados
Durante a pesquisa, você vai ter acesso a muitos estudos anteriores. Isso vai começar a acontecer a partir do momento em que fizer a matrícula, durante o estudo das matérias teóricas. Aproveite essa etapa para coletar dados, ler trabalhos acadêmicos, trazer elementos novos à sua busca e preparar-se para começar a escrever. A propósito, você conhece as normas de formatação ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)? Normalmente, é necessário segui-las. Por essa razão, esse último momento de aulas em transição para a escrita do seu trabalho talvez seja o momento certo para começar a fazer um curso de redação.

Escrevendo a dissertação: como manter o seu trabalho fluido e organizado
As metas traçadas durante o preparatório devem se manter após o início da escrita. Você continuará cumprindo prazos, talvez até de forma mais direta e isso também demanda algumas medidas. Não hesite em pedir ajuda ao seu orientador ou mesmo ao seu professor particular de redação sempre que achar necessário. Os resultados certamente vão refletir na qualidade do seu trabalho. Então, vamos lá...
Passo 8 - Faça um planejamento detalhado
Na sua instituição, pode ser necessário fazer esse plano mais cedo. Apenas siga o que for necessário e tenha em mente que algumas mudanças podem ocorrer ao longo dos avanços da sua pesquisa. E entenda que isso não é, de fato, um problema. Desdobre sempre seus argumentos de maneira lógica para evitar fugir do raciocínio principal da sua tese. Quem chega à essa etapa certamente já teve uma experiência prévia: o TCC da faculdade. Embora trate-se de algo mais simples, a necessidade de organização de tempo e ideias e do desenvolvimento de uma linha de raciocínio que faça sentido é a mesma.
Existem pequenas variações nos modelos propostos, de acordo com o que a instituição de ensino adota. Mas uma dissertação pode ter 3 capítulos, por exemplo, sendo um introdutório, um teórico e um analítico. Tais partes vêm junto com uma introdução e uma conclusão. Para ir pensando nessa estrutura, você precisa ler teses do seu autor preferido para a pesquisa e conhecer estudos acadêmicos. Esse conhecimento é necessário para alcançar seus objetivos na pós graduação.
Passo 9 - Escreva a introdução
Lembre-se de que, para começar a escrever, você deverá conhecer elementos de outros trabalhos no mesmo tema e similares. Esse estudo dos textos de referência permite traçar objetivos de análise para o seu estudo, sempre seguindo as normas da sua instituição e consultando seus professores. Será possível saber se está no caminho certo desde essa primeira folha. Alguns elementos, entretanto, são importantes para considerar nesse momento.
Proceda mais ou menos da seguinte forma: escolha um gancho para introduzir o assunto e faça-o. Dê motivos para lidar com o tema, pontue o marco teórico e traga o problema. O método de análise para o problema e o plano de ação também fazem parte. Há itens que são obrigatórios e outros não. Saber disso ajuda você a direcionar seus esforços.
Passo 10 - Desenvolva sua tese
Como já dissemos, pode ser que a sua dissertação se divida em 3 partes e você precisa manter uma fluência ao passar de uma para outra. É claro que cada caso é um caso e existem teses em diferentes moldes, mas você precisa fazer cada página valer a pena. Faça a sua análise com estudo e conhecimento, buscando dados em textos de um autor principal, sem perder de vista seus objetivos, que já vem desde o início.
Passo 11 - Escreva a conclusão
A conclusão não funciona como um mero resumo, ela vai muito além disso. O estudo vai resultar em um fechamento de ideias. Considere exemplos das suas referências e conte com o auxílio do seu professor. Lembre-se de que a conclusão do estudo e do curso marcam o objetivo das dissertações.
Passo 12 - Escreva um resumo
Você vai precisar fazer um resumo do seu projeto. O texto deverá ser simples, porém completo, com todos os dados principais trazidos na redação original. Para ideias textuais, procure ler exemplos antes de começar a escrevê-lo. Quanto mais conhecimento e familiaridade com o tema, mais fácil será essa etapa.
Passo 13 - Escreva os agradecimentos
É comum agradecer às pessoas que o acompanharam durante o desenvolvimento do seu TCC do mestrado. Amigos, familiares, professores, colegas, especialistas, e quaisquer outros que, de certa forma, prestaram auxílio. Seja autêntico, evitando frases feitas.
O que fazer depois da dissertação?
Terminei a dissertação, e agora? Calma que ainda não é hora de respirar aliviado. Alguns procedimentos após a escrita evitam que o trabalho seja entregue com erros e digitação ou formatação. Quer ver?

Passo 14 - Verifique a formatação
O seu trabalho precisa seguir as normas de formatação ABNT. Verifique se as aplicou corretamente. Busque referências no assunto e observe bem cada capítulo. Trata-se de um estudo importante para qualquer TCC de graduação. Ela acontece desde o primeiro nível superior até o doutorado.
Veja como ter aula de redacao online.
Passo 15 - Faça uma revisão geral
Revise todo o seu trabalho. Confira se realizou todas as etapas, se há erros de português, se não se esqueceu de citar o autor. Cada capítulo, cada folha, cada etapa precisa dessa análise para validar o seu estudo. Desde a introdução até a tese final, o seu artigo de conclusão precisa estar bem feito. Não se esqueça do título!
Passo 16 - Prepare a sua defesa
Pode ser que você tenha precisado de aulas de revisão para escrever o seu trabalho. Talvez o seu professor tenha ajudado na escrita e revisão das páginas. Mas na hora de se preparar para a defesa, você vai ver que tudo isso valeu a pena. Esse dia sim marcará a conclusão da sua pós graduação.

E você? Está escrevendo e precisa de auxílio profissional? Existem muitos professores particulares focados em aula de redação diferente para dissertações. Acesse agora mesmo a nossa plataforma Superprof e encontre um deles.









