Como se tornar uma trancista? O que faz um trancista? O que você precisa para começar o seu negócio de uma vez por todas e viver do que ama? Se tem uma coisa que digo para todos os meus leitores é que fazer o que a gente ama melhora, e muito, a nossa qualidade de vida e saúde mental, principalmente quando podemos pagar o pão de cada dia com isso.
No entanto, saliento que esta carreira nem sempre é fácil e, até que você engate no mercado e tenha nome, será necessário muito esforço e reserva de emergência para se manter. Até porque, durante os primeiros meses, é comum ter dificuldade em atrair clientes.
Contudo, ao contar com bom material e um espaço razoável para atender seu público, com uma boa locações e sala, mesmo que na sua residência, já estará com meio caminho andado!
Futuramente, caso o seu negócio comece a se desenvolver mais, há a opção de alugar um estabelecimento em regiões mais favorecidas da cidade, para aumentar e valorizar o preço do seu trabalho.
Sempre falo sobre a importância de oferecer uma boa experiência para as clientes. O preço é importante. Entretanto, nem sempre é a única coisa a ser avaliada na contratação de um serviço.
Enfim, neste conteúdo de hoje, falarei mais sobre o que precisa para como ser trancista, como começar, como abrir o seu negócio e muito mais. Vamos lá!
Habilidades necessárias para se tornar um trancista
Tornar-se uma trancista profissional requer habilidades específicas, conhecimento, conhecimento da representatividade e importância desse trabalho, criatividade e paixão pela arte de trançar cabelos. Você saberia dizer quais são as habilidades e conhecimentos necessários, a importância de investir em cursos e o retorno financeiro a longo prazo que a profissão pode proporcionar?
Desenvolva habilidades manuais e destreza, uma vez que a trancista trabalha com as mãos para criar tranças, torções e outros estilos de penteado. Ser paciente e cuidadoso é crucial para realização de tranças exige tempo e atenção aos detalhes.
Um bom trancista deve possuir habilidades de comunicação e empatia para entender as necessidades e desejos dos clientes, sendo capaz de oferecer orientações e sugestões adequadas de acordo com cada perfil.
O conhecimento técnico é imprescindível para quem deseja ser trancista. Além de dominar diferentes técnicas de trançado e manuseio de cabelos, conheça os produtos e acessórios adequados para cada tipo de fio.
Nesse sentido, cursos profissionalizantes e workshops são essenciais para aprimoração, além de oferecerem atualizações sobre as tendências e inovações do mercado.
A criatividade é um atributo crucial para esta profissão, pois permite que eles desenvolvam estilos únicos e personalizados para cada cliente. Com a criatividade, irá explicar novas técnicas e combinações de estilos, fazendo com que o trabalho se torne mais atraente e diversificado.

Trabalhar com cabelos em casa é uma excelente forma de ganhar renda extra. O amor pela profissão é outro aspecto, pois é o que impulsiona o especialista a aprimorar constantemente suas habilidades e buscar excelência no atendimento. A paixão pelo trabalho se traduz em satisfação e realização, além de ser um fator determinante para conquistar e fidelizar clientes.
Quanto ao retorno financeiro, é bastante rentável a longo prazo, especialmente para aqueles que se destacam pela qualidade do trabalho e inovação. No entanto, inicialmente, ter uma reserva de emergência te auxiliará a fugir de perrengues.
A demanda por profissionais capacitados e criativos é alta e, com o tempo e a experiência, o trancista aumenta seus ganhos, trabalhando de forma independente ou até mesmo abrir seu próprio salão de beleza especializado em tranças.
Como criar um portfólio de tranças
Quer saber quais são as dicas para começar o seu portfólio de tranças, onde o publicar para que as clientes tenham acesso e consigam saber mais sobre os seus serviços?
Boas fotos
Para começar, tire boas fotos. Serviços de estética são puramente visuais, e no caso de tranças, sejam afros ou não, também! Invista em uma boa câmera. Seja pelo celular ou uma câmera avulsa… o valor final não se torna tão caro e verá que os resultados do investimento são simplesmente impressionantes.
Pesquise no Youtube por vídeos práticos que ensinam a como tirar fotos engraçadas ou minimalistas (tudo vai depender do seu estilo, ok?), para postar nas suas redes sociais. Se necessário, utilize aplicativos para edição de fotos, serão muito úteis para controlar o contraste, brilho, matiz, nitidez e outros pontos.
Site
Um site é um excelente portfólio para uma trancista, divulgando seu trabalho e atrair novos clientes. Abaixo, abordo mais dicas para criar um site otimizado em experiência do usuário, como apresentar o serviço com fotos e descrições, e a importância de aplicar técnicas de SEO local.
Ao criar um site para uma trancista, priorize a experiência do usuário, garantindo que seja fácil navegar e encontrar informações relevantes, como contato e fotos (lembre-se do que eu disse antes, sobre ser um serviço visual!).
Escolha um design limpo e responsivo, que se adapte a diferentes dispositivos e tamanhos de tela. O menu de navegação deve ser claro e intuitivo, permitindo que os visitantes encontrem rapidamente o que procuram, como serviços oferecidos, preços, depoimentos e informações de contato.
Apresentar o serviço de forma atrativa é fundamental para conquistar clientes. Investir em fotos de alta qualidade dos penteados realizados é uma ótima maneira de mostrar o talento e a versatilidade da trancista. Organize as fotos em galerias temáticas ou categorias, como tipos de tranças, ocasiões especiais e estilos para cabelos curtos e longos.
Inclua descrições detalhadas dos serviços, explicando as técnicas utilizadas, tempo de execução e cuidados necessários para manter o penteado. Crie categorias bem otimizadas de serviços!
SEO LOCAL
O uso de técnicas de SEO local é crucial para aumentar a visibilidade do site nos mecanismos de busca, atraindo potenciais clientes da região onde atua. Mas, como fazer isso? É mais simples do que parece.
Inclua informações relevantes sobre a localização, como endereço, horário de funcionamento e áreas atendidas. Utilize palavras-chave relacionadas à profissão e à localidade nas metatags, títulos, descrições e conteúdo do site.
Integre o site às redes sociais, facilitando o compartilhamento de conteúdo e a interação com os clientes. Isso ajudará a fortalecer a presença online e a credibilidade no mercado, veja um bom curso de tranças que geralmente tem essas etapas para ajudar você na presença online.
Rede social
Além do site, sabia que pode usar as redes sociais a seu favor? Sim! Poste sobre os seus serviços. Uma dica de ouro é os divulgar em grupos da sua cidade. Isso fará toda a diferença, pesquise por grupos regionais e abuse dos benefícios do marketing grátis de mídia.
Outra coisa que faço quando quero divulgar os meus serviços, e que no fim dá super certo, é o marketplace do Facebook. Sério, ele é muito eficaz e eu simplesmente adoro! O marketplace possibilita divulgar o seu número de telefone, além de fotos sobre a realização dos seus serviços.

O ideal, além de tudo, é que faça uma pesquisa de mercado e compreenda quais são as redes sociais mais acessadas pelo seu tipo de público, isso te auxiliará, e muito, quando for realizar a divulgação do seu portfólio.
Encontrando clientes e promovendo seus serviços de tranças
Encontrar bons clientes é fundamental para o sucesso na sua área (e a fidelização é essencial!). Existem várias estratégias de marketing e divulgação que podem ser utilizadas para atrair o público-alvo, como o Google Meu Negócio, busca orgânica, tráfego pago e outras opções de promoção da marca.
O Google Meu Negócio, por exemplo, possibilita que empresas e profissionais sejam encontrados nos resultados de buscas e no Google Maps. Crie e mantenha um perfil atualizado com informações de contato, endereço, horário de funcionamento, fotos e descrição dos serviços.

Incentive clientes satisfeitos a deixarem avaliações e depoimentos, pois isso ajudará a aumentar a credibilidade e a visibilidade do seu perfil nos resultados de pesquisa.
Busca orgânica
A busca orgânica refere-se ao tráfego gerado pelos mecanismos de pesquisa, como o Google, quando os usuários pesquisam palavras-chave relacionadas aos serviços oferecidos.
Para aparecer nos resultados de busca orgânica, invista em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), como a criação de conteúdo relevante e otimizado com palavras-chave, uso de metatags e títulos adequados, e obtenção de links de outros sites de qualidade.
Tráfego pago
O tráfego pago, por outro lado, consiste em anúncios criados em plataformas como o Google Ads e redes sociais (Facebook Ads, Instagram Ads, etc.).
Possibilita, dessa forma, que o trancista alcance um público mais amplo, segmentado por localização, interesses, idade, entre outros critérios. O tráfego pago gera resultados rápidos e, se bem executado, oferece um bom retorno sobre o investimento (o famoso ROI).
Outras opções de divulgação de marca incluem a participação em eventos e feiras do setor, parcerias com influenciadores digitais e a criação de conteúdo para redes sociais, veja em cursos de tranças online detalhes sobre essa prática.
Estar presente nas principais redes sociais, como Instagram e Facebook, e compartilhar fotos, vídeos e dicas relacionadas à profissão é uma maneira eficaz de atrair clientes e fortalecer a reputação do trancista. Ou seja, essencial para branding!

E então, tem mais alguma dúvida sobre como se tornar uma trancista, como abrir um negócio e atrair clientes tanto por tráfego pago quanto orgânico?
Comenta aqui comigo as suas dicas e auxilie os demais leitores da Superprof.
Meu nome é dri pretendo fazer o curso d transita p abrir meu próprio negócio.uso tranca a 1 ano e seis meses foi a melhor coisa q fiz,já acordo linda p brilhar
Que incrível, Dri! Explorar o curso de tranças para abrir seu próprio negócio é uma ótima ideia. Sucesso na sua jornada empreendedora e continue brilhando! ✨