Tornar-se um influenciador é um dos trabalhos mais atraentes dos últimos anos. Muitos jovens da atualidade sonham em ser como seus ídolos.
Porém, essa tão sonhada profissão exige muito rigor e paciência. Então, para ir do amador ao profissional, descubra tudo o que você precisa saber sobre a carreira de influenciador.
Neste artigo, você descobrirá:
- A importância das aulas particulares para se tornar um criador de conteúdo,
- As vantagens e desvantagens da profissão de influenciador,
- As habilidades essenciais e necessárias para a profissão,
- Conselhos para iniciar a sua carreira, como cursos e passos a seguir,
- Os principais aplicativos e ferramentas para influenciadores,
- O salário de médio de um influenciador.
Pronto para lançar sua carreira?
Quais são os prós e os contras de se tornar um influenciador?
Antes de mais, é importante ressaltar que essa tão cobiçada profissão tem seus prós e contras. Afinal, nem tudo são flores.
Uma das maiores vantagens de ser um influenciador é poder viver de sua paixão. De fato, você pode trabalhar em áreas como viagens, culinária, fotografia e compartilhar essa paixão nas redes sociais.
Os influenciadores também têm a vantagem de serem seus próprios chefes. Você não precisa se preocupar com o que um chefe pensa ou com as regras da empresa. Você está em posição de decidir quando e como fazer seu trabalho e para quem. Portanto, você tem controle total sobre sua agenda e o que compartilha e não compartilha com seu público.
Como influenciador, você também pode ter ótimas colaborações e oportunidades disponíveis.
dos consumidores já compraram algum produto por recomendação de um Influencer
Sem falar no salário que é muito vantajoso assim que você ultrapassa um certo número de inscritos e na possibilidade de viajar pelo mundo!

No entanto, trabalhar em redes sociais raramente é isento de desvantagens. Em particular, a profissão de influenciador consome muito tempo e energia, pois exige muitas horas do seu dia para o gerenciamento, criação de conteúdo e resposta a comentários.
Além disso, o retorno não é imediato. As vezes demora-se muito para conseguir ter alguma renda com suas redes.
A reputação e o status de um influenciador estão constantemente sujeitos a padrões de pressão, incluindo pressão para receber curtidas, o que afeta a forma como os influenciadores são posteriormente vistos publicamente. Portanto, eles devem estar sempre atentos e reagir às tendências atuais, que às vezes podem gerar transtornos.
Por fim, por muitas vezes o influenciador precisa conter-se nas falas, para não sofrer o famoso "cancelamento". Nem tudo que se pensa pode ser dito.
Por que ter um professor particular para ser influenciador?
Tornar-se um influenciador está ao alcance de todos, basta definir com antecedência seus objetivos. Porém, antes de embarcar nessa aventura, fazer aulas particulares para treinar pode ser muito benéfico para se destacar de outros influenciadores e ganhar confiança.
As aulas particulares permitem que você aprenda e treine técnicas de comunicação e oratória para se dirigir a um grande público.
Além disso, professores particulares podem apoiar o influenciador no desenvolvimento de sua comunidade. Eles poderão orientá-los sobre as melhores práticas para engajar seus seguidores e ensiná-los a usar os dados para melhorar o desempenho do conteúdo postado de acordo com sua área de influência.
O objetivo também é ajudá-lo a gerenciar parcerias e colaborações e criar vínculos com outros influenciadores para aumentar sua comunidade e, assim, aumentar sua visibilidade.

Além disso, ter aulas particulares fornecerá todas as chaves necessárias para que o influenciador desenvolva suas habilidades: estabelecer uma estratégia de longo prazo, melhorar seu conteúdo, fazer postagens certeiras, etc.
Os influenciadores podem, portanto, fazer cursos em:
- Marketing digital,
- Comunicação oral,
- Montagem de vídeo,
- Gráficos,
- Fotografia
- Gerenciamento, entre outros.
Assim, ter aulas particulares é uma maneira eficaz de adquirir habilidades. Habilidades que sempre serão úteis, mesmo fora da profissão de influenciador.
Qual o salário de um influencer?
O salário da profissão Influencer tem questões muito específicas e não é algo tão simples de se saber. Essa nova profissão está sendo comentada pelas quantias astronômicas recebidas por certas personalidades do ramo.
Entretanto, não é tão simples saber quanto ganha um influenciador, pois isso vai variar muito conforme o nível de popularidade do seu perfil, a taxa de engajamento e a área de influência que atua, se moda, estilo de vida, esportes... Todas essas questões influenciam nos valores, além também da rede social em que se é mais popular. Hoje, o YouTube é a rede que mais bem remunera seus influenciadores, já que um perfil com mais de 7 milhões de seguidores pode ganhar até 300mil dólares.
Mas muitos YouTubers tem que manter também seu Instagram em dia, com uma boa taxa de engajamento.

Com base no número de seguidores nas redes, a notoriedade ou popularidade é calculada conforme com a importância e o tamanho de uma comunidade. Assim são classificados os influenciadores:
- Nano-influenciadores (até 10.000 assinantes),
- Micro-influenciadores (até 100.000 assinantes),
- Macro-influenciadores (mais de 100.000 assinantes),
- Mega-influenciadores (mais de 3 milhões).
Outra questão importante é que não basta ter muitos seguidores, é importante que eles manifestem em sua rede, curta e comente o seu conteúdo, demonstrando uma boa taxa de engajamento.
Se você busca ter uma boa renda como influenciador, é importante que você leve a sério sua profissão, se especialize, gerencie bem o seu conteúdo e encare isso como sua fonte de renda.
Como começar a carreira de influencer?
Muitas pessoas têm o desejo de se tornar um influenciador mas não sabem muito bem por onde começar. Veja então os melhores cursos e o que fazer para tirar o melhor proveito dessa carreira tão lucrativa.
Segundo uma pesquisa da Nielsen, existem pelo menos 500mil influencers no Brasil com mais de 10mil seguidores. Nesse universo tão concorrido, é importante saber como se destacar.
Apesar de não existir uma faculdade específica para quem quer ingressar nessa carreira, existem cursos superiores que aproximam-se com os objetivos da profissão e podem te ajudar na carreira:
Relações Públicas: foco na gestão e comunicação de uma empresa
Jornalismo: escrever e produzir conteúdos
Marketing: estratégias de engajamento
Gestão Comercial: comportamento dos consumidores, planejamento
Publicidade e Propaganda: produção de conteúdo para atrair o público
No Brasil, há também faculdades que oferecem cursos rápidos, presenciais ou à distância, para quem quer ser influencer. Outra opção são as aulas particulares, como dissemos à pouco.
É importante também estar atento às tendências e as mudanças rápidas que acontecem nesse meio. Uma rede social nova pode surgir a qualquer momento e se tornar popular em pouquíssimo tempo.

Há também alguns pontos que se deve ter em atenção, são eles:
- Qual a plataforma mais adequada para o seu conteúdo,
- Nível de trabalho esperado para se ter sucesso,
- Tipo de conteúdo e publicação mais rentável,
- Gerenciamento de várias contas em diferentes redes e sua imagem de marca,
- Quais marcas escolher e parcerias firmar de acordo com a sua identidade e perfil nas redes,
- Como se destacar e desenvolver a sua rede profissional.
Estudo e profissionalização nunca são demais em qualquer que seja a carreira, por isso, invista em formações e seja um profissional da melhor qualidade.
Top aplicativos para um influenciador digital
Para ser um bom influenciador, você precisa criar um conteúdo exclusivo, que prenda a atenção dos seus seguidores e mantendo a autenticidade. Para te ajudar, ferramentas, softwares e aplicativos podem ser muito úteis para organizar, editar e publicar todo o seu conteúdo.
Com as ferramentas e aplicativos certos, você pode aproveitar todas as possibilidades criativas. Por exemplo, Facetune para edição de fotos, Adobe Lightroom para edição de luz, Instagram Layout para um layout personalizado, InShot para edição de vídeo, Canva para criações de arte e muito mais.
Você também pode usar aplicativos para gerenciar sua conta e seguidores. Esses aplicativos podem permitir que você gerencie várias contas ao mesmo tempo, saiba o número de seguidores e responda aos seus comentários.
Graças a essas ferramentas, você poderá saber quem está te seguindo e quem está comentando sobre você, o que é muito importante para o desenvolvimento da sua comunidade.
Por fim, você também pode usar ferramentas para acompanhar as estatísticas e a evolução da sua rede. Essas ferramentas podem ajudá-lo a saber quais tipos de conteúdo atraem sua comunidade e melhorar sua estratégia para atingir seus objetivos.
Nome | Função | Android / iOS | Gratuito / Pago |
---|---|---|---|
Hyperlapse | Criar time-lapses criativos (vídeos longos são tornados mais curtos) | Apenas iOS | Livre |
CapCut | Vídeos com legendas, redimencionamento e muito mais. | Android e iOS | Livre |
Shuffles | Recorte objetos de imagens, crie colagens e dê vida a eles com animação e efeitos. | Android e iOS | Livre |
FollowMeter | Acompanhe seus seguidores do Instagram | Android e iOS | Livre *Contém anúncios e compras na aplicação |
MetriCool | Ferramenta para analisar, gerir e fazer crescer a sua presença digital | Android e iOS | Livre (versão paga existente) |
Reportly - Follower Tracker | Acompanhe seus principais seguidores, seguidores perdidos, seguidores fantasmas, bloqueadores, seguidores mútuos - curtidas, comentários, tags removidos e contas excluídas. | Android e iOS | Livre *Contém anúncios e compras na aplicação |
Facetune | Editor de foto e vídeo | Android e iOS | Livre *Contém anúncios e compras na aplicação |
Adobe Lightroom | Editor de foto profissional | Android e iOS | Livre (versão paga existente) |
Layout do Instagram | Formate seu conteúdo, faça colagens de fotos | Android e iOS | Livre |
InShot | Edite ótimos vídeos | Android e iOS | Livre |
Canva | Crie conteúdo com identidade artística | Android, iOS e computador | Livre (versão premium paga existente) |
Buffer | Gerenciar todas as suas postagens | Android, iOS e computador | Livre na versão básica e pago em versões premiuns |
HootSuite Analytics | Centralize todas as atividades nas redes para planejar | Android e iOS | Pago (teste grátis 30 dias) |
Hashtags populares por StatStory | Encontre as hashtags certas do momento | Android e iOS | Livre |
Favikon | Domine seu perfil de influenciador | Android e iOS | Livre |
Quais as competências necessárias para ser um bom influencer
Para se tornar um influenciador, é essencial ser independente e ter as qualidades necessárias para trabalhar sozinho , como rigor e regularidade no trabalho. Saber administrar e operar de forma independente é uma necessidade para um influenciador, assim como é necessário que se tenha noções básicas de gestão e contabilidade.
Além disso, habilidades de comunicação também são essenciais. Expressão oral, expressão escrita e conhecimento das redes sociais são importantes. Os influenciadores precisam se sentir à vontade para falar e se expressar por meio de ações e palavras.
Os influenciadores também devem entender e saber como criar conteúdo por meio de fotografia e vídeo, além de conhecer algumas noções de design gráfico. Ousar ser original e criativo em seu trabalho é o que diferencia um influenciador do outro.
Finalmente, ter algumas habilidades em marketing digital é uma vantagem real. Saber medir o impacto do seu conteúdo, saber encontrar um público-alvo e criar um conteúdo adequado é essencial para evoluir no longo prazo.
Muito bom!!
Aprender lidar com a Internet
Gostei
Amei tanto e aprendi muito
Obrigado, Patricio 😊
Muito bom