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Entenda como impulsionar sua carreira com o LinkedIn

De Marcia, publicado dia 19/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Informática > Descubra tudo sobre o LinkedIn

“Uma carreira é construída de fracassos e sucessos.”  – Jean Ethier-Blais

Uma rede social profissional é como uma rede social tradicional: ela deve ser mantida atualizada, de modo a otimizar seu alcance. Encontrar clientes, procurar prospects, ampliar seu networking para melhorar a comunicação digital… tudo isso é possível graças a plataformas como o LinkedIn.

Ter um perfil do LinkedIn significa ter a garantia de dominar as boas práticas de emprego hoje, desenvolver uma reputação de qualidade ou arquivar seu currículo on-line para encontrar um novo posto. Não é à toa que esta rede profissional está presente em mais de 200 países e disponível em 20 idiomas diferentes!

Uma página do LinkedIn é, portanto, um meio para se certificar de desenvolver uma rede profissional, seja ela qual for, e para criar um cartão de visita digital. Mas, para fazer negócios nessa plataforma, ainda é necessário saber como dominar o básico em relação a ela. Aqui está tudo que você precisa saber sobre o LinkedIn. Lá vamos nós!

Como encontrar um emprego no LinkedIn?

“Muitas pessoas têm talento, mas é o trabalho que determina a carreira.” – Alice Parizeau

No campo de busca de emprego e redes profissionais, o LinkedIn está em primeiro lugar, já que 30.000 mensagens são publicadas a cada semana, de acordo com Jeff Bullas, um campo frutífero para headhunters e para quem deseja caprichar em seu marketing digital. É por isso que encontrar um emprego é possível!

Candidato encontra patrão O LinkedIn coloca você diante de diversas oportunidades de trabalho.

Para encontrar um emprego no LinkedIn , você deve primeiro saber como preencher seu perfil de forma eficaz. A foto do perfil é muito importante, pois é ela quem será sua vitrine, seu cartão de visita, sua identidade digital. Então, certifique-se de selecioná-lo cuidadosamente, de acordo com a posição que você está procurando: nem muito formal nem muito casual é o caminho certo para destacar suas habilidades!

Porque sim, páginas com foto de perfil são consultadas 30% mais do que as outras, e é por isso que, se você quiser aumentar sua notoriedade nas redes sociais, deve pensar nisso desde o começo! É então necessário saber como detalhar sua carreira, mais do que você o faria em um curriculum vitae básico.

No LinkedIn, tudo é examinado, e deve ser acessível sem que você precise perguntar: experiência, diplomas, habilidades adquiridas, línguas estrangeiras, estágios… tudo o que pode ser um terreno fértil para relações profissionais é digno de interesse aqui.

Mas isso não é tudo, porque além de preencher bem seu perfil, você deve saber como se referir a ele, apresentá-lo aos recrutadores. Use (sem abusar) palavras-chave e hashtags, o que permitirá listar as seções e habilidades nas quais você está procurando prospects.

E, finalmente, não é suficiente ter um perfil bonito para criar uma rede e encontrar trabalho: você precisa estar ativo regularmente na sua página do LinkedIn. Ao se inscrever para ofertas, escreva diretamente para os empregadores ou mantenha um blog profissional em paralelo, assim você mostra seu interesse em uma área ou empresa específica.

Além disso, estar ativo no LinkedIn também significa interagir com os outros. Aqui, ouviremos pequenas ações triviais, mas que podem fazer a diferença, como:

  • Felicitar alguém pela nova posição;
  • Escrever para outros usuários;
  • Participar em grupos de discussão;
  • Compartilhar conteúdo relevante na sua página;
  • Impulsionar artigos ou publicações que você mesmo escreveu;
  • Solicitar recomendações de ex-empregadores, professores, supervisores;
  • Etc.

Assim, para ser recrutado, o trabalho em rede é essencial como técnica. Um headhunter irá identificá-lo mais facilmente desta forma, o que é a vantagem da rede profissional do Linkedin. Então mãos à obra e boa sorte!

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Como se cadastrar no Linkedin?

Isso parece evidente, mas você não pode procurar emprego em redes sociais profissionais sem estar cadastrado no LinkedIn. Mas vale a pena perguntar então como realizar esse cadastro.

De modo geral, não há nada mais simples do que criar uma conta no LinkedIn, já que a abordagem se parece, em todos os aspectos, com outras plataformas. Você só precisará de informações básicas e, dentre essas informações, encontramos:

Otimize seu perfil Cadastrar-se no LinkedIn é como preencher uma ficha comum de emprego.

  • Seu nome;
  • Seu endereço de e-mail;
  • Uma senha;
  • Seu país;
  • Seu código postal e sua cidade;
  • Sua situação (funcionário, aluno, procurando ativamente um emprego, gerente da empresa, etc.);
  • O nome da instituição / empresa / escola que você está frequentando atualmente.

Seja você um influenciador, um recrutador ou um candidato, criar uma conta Linkedin pode gerar tráfego em torno de suas atividades e de seu perfil profissional, enquanto trabalha em sua estratégia digital. É por isso que você precisa preencher seu currículo para que seja o mais transparente possível.

Completar seu currículo significa definir suas expectativas, detalhando cada experiência, cada grau obtido, para que você brilhe nas redes sociais e torne-o mais conhecido de seus alvos em potencial!

Como usar o Linkedin como recrutador?

O LinkedIn não é reservado para pessoas que procuram trabalho, longe disso! Mas então, como criar emulação e interesse em torno do seu negócio? Como fazer marketing de conteúdo com sucesso para mídias sociais? Como solicitar candidatos em potencial e novos contatos sem se colocar em uma posição inferior?

Em suma, usar o LinkedIn como recrutador envolve saber usar as redes sociais de maneira diferente. Primeiro de tudo, você tem que definir o talento ideal, que será determinado de acordo com as necessidades da equipe, o espírito da empresa ou a experiência necessária.

Encontre o candidato ideal Para recrutadores, a rede também é útil no que diz respeito a fazer novas contratações.

Depois de discutir com toda a equipe , geralmente é aconselhável definir três perfis máximos, de modo a não se dispersar na busca pelo talento perfeito. Aqui, novamente, as palavras-chave são colocadas em sua pesquisa sobre o LinkedIn, porque elas são as que compartimentam as habilidades e áreas de especialização dos candidatos potenciais.

Muitos recrutadores não prestam atenção, mas os códigos booleanos também são uma maneira eficaz de pesquisar um candidato com precisão. São apenas pequenas siglas que serão adicionadas à nossa palavra-chave na barra de pesquisa. Um pouco como HTML finalmente!

Os 4 principais tipos de sinais booleanos são:

  • As aspas  “”, que  permitem procurar uma expressão exata;
  • NOT, que permite excluir determinados termos da pesquisa;
  • OR, que expandirá a pesquisa para outras palavras ou conceitos;
  • AND, que irá refinar a pesquisa, associando dois elementos entre si.

Também é possível optar por uma conta paga, que permite desenvolver mais serviços de recrutamento do que uma conta básica do LinkedIn. Embora você possa usar totalmente uma conta pessoal para conduzir sua pesquisa, a conta da empresa acaba sendo outra solução. Ao adicionar uma guia “Carreira”, onde suas ofertas de emprego aparecem, você está em busca de talentos!

Essa área de promoção de sua empresa deve permitir que você atraia possíveis candidatos com todos os elementos que um perfil do LinkedIn deve incluir: uma foto de perfil, conteúdo de qualidade transmitido diariamente, etc.

Não hesite em pedir a seus colaboradores, para que sigam esta página, a fim de trazer coerência e credibilidade à sua abordagem. No entanto, existem três elementos básicos para um potencial candidato sobre uma empresa em que ele poderia trabalhar, qualquer que seja:

  • Qualidade de vida no trabalho;
  • As possíveis evoluções na carreira;
  • As missões propostas.

Você também pode visualizar os perfis que lhe interessam diretamente, por meio de um contato de InMail. No entanto, tenha cuidado para não ser muito invasivo.

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Nossas dicas para usar o LinkedIn!

Para usar bem o LinkedIn, algumas dicas básicas são necessárias, para que você faça um contato, cumpra suas metas de negócios ou aproveite novas oportunidades de forma brilhante. Estamos falando de um grande aparato de ferramentas que, quando bem dominadas, podem fazer maravilhas pela sua carreira.

Aprendendo a configurar seu perfil Usar bem o LinkedIn é fundamental para fazê-lo funcionar.

O registro é o passo mais crucial, pois é nesse ponto que você inserirá todas as suas informações básicas, que serão acessíveis aos usuários posteriormente. Certifique-se de colocar uma boa foto de perfil (a visibilidade de um perfil é multiplicada por 11, quando se inclui uma foto), mantenha informações corretas e atualizadas e tudo fluirá bem!

Além disso, se você quiser cancelar a assinatura porque suas expectativas não são atendidas ou sua estratégia de marketing não funcionou, isso é possível!

Para divulgar sua página e aproveitar o LinkedIn, não hesite em ser ativo e responsivo. Publique conteúdos que possam interessar à sua primeira rede, não importa quantos membros você tenha na sua comunidade, responda às publicações, interaja com os outros, parabenize as pessoas pela sua posição, enfim, mostre que você existe!

Mas faça tudo isso sem se tornar invasivo! Essa é a sutileza dessa primeira rede social profissional. Esteja ciente de que também é possível usar uma conta Premium que, mesmo que demande o pagamento de uma taxa, pode fazê-lo dar um passo à frente de outros candidatos ou empresas concorrentes.

Veja quem visitou o seu perfil, tenha acesso a informações adicionais sobre as empresas, envie InMails, tudo isto é possível a partir da assinatura da versão paga do LinkedIn.

De qualquer forma, destacar-se no LinkedIn é a chave. É possível fazer pequenas ações para anunciar a si mesmo sem exagerar. Por exemplo, mude a URL do seu perfil, adicione uma foto de capa, coloque palavras-chave no seu conteúdo de blog, retransmita seu conteúdo em todas as suas redes sociais, enfim, tudo isso para impulsionar sua marca!

Uma estratégia de conteúdo eficaz é feita de detalhes. Procure emprego, evolua profissionalmente, faça marketing na web… para tudo isso, o LinkedIn é uma rede social de qualidade, que permite a todos evoluir neste estranho mundo que é o mercado de trabalho.

Com todas essas dicas, você deve ser mais capaz de lidar com a rede sem ter que se perguntar como obter um emprego com seus diplomas.

Não se esqueça de que Deus ajuda quem cedo madruga, portanto faça a sua parte! Coragem!

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