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Conheça as vantagens da meditação mindfulness

De Joseane, publicado dia 11/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Medite com atenção plena

Atualmente, muito se tem discutido sobre os benefícios da meditação em nossas vidas. Hoje em dia é comum encontrar muitas pessoas querendo buscar na meditação a resposta para suas inquietações, curar sua fragilidade emocional, reduzir as crises de estresse, aliviar as tensões do cotidiano, prevenir doenças, preencher o vazio da alma ou buscar o autoconhecimento.

A meditação tem essa poder de devolver a nós mesmo o controle de nossas emoções e ações, uma vez que reorganiza o nosso equilíbrio mental e físico. O podemos afirma é que todas essas pessoas que buscam a mediação procuram ter qualidade de vida.

Entre os métodos de meditação, a atenção plena tem se destacado na ciência, pois tem sido tema de debate de inúmeros autores, terapeutas e pesquisadores e psicólogos. Essas pessoas se dedicam a oferecer aos seus leitores / pacientes / alunos referências científicas sobre os benefícios da meditação.

Cientificamente, existem muitas evidências comprovando os benefícios da meditação de atenção plena aliado a Teoria Cognitiva, pois ambas têm objetivos em comum.

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Definição de meditação da atenção plena

A meditação mindfulness tem como foco principal priorizar a atenção no momento presente, aceitá-lo como ele é e não fazer julgamentos.

O termo atenção plena – Mindfulness, na língua inglesa – representa um estado mental caracterizado pela ação de regular a si mesmo sem intervenção externa da atenção para as experiências do presente, conduzida a todos os acontecimentos que se manifestam na mente consciente.

Como fazer a meditação mindfulness? Apreciar o momento presente para encontrar a paz interior

Todo tipo de pensamento, seja ele recordações, fantasias, emoções e sensações sentidas no campo da atenção serão percebidas e aceitas como elas são, sem julgamentos. A atenção plena é conhecida como momento de estar consciente da experiência presente.

Ela é uma forma de meditação que tem se destacado no mundo pela técnica que alia práticas que promovem a consciência auxiliando na manutenção de bem-estar físico e emocional dos praticantes. É um forma de tornar se presente e consciente, aprendendo a lidar com as próprias experiências de maneira positiva.

Pontos relevantes sobre a meditação da atenção plena

  • A atenção plena é uma técnica de meditação muito respeitada pela ciência
  • A mindfulness tem origem milenar
  • É possível praticar a meditação de atenção plena em qualquer momento do dia e lugar
  • Acredita-se que a mindfulness promove modificações nos circuitos neurológicos
  • A meditação de atenção plena e a terapia cognitiva têm objetivos em comum.

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De onde vem a meditação da atenção plena?

Acredita-se que o conceito da meditação de atenção plena é oriunda da filosofia oriental budista e teve início por volta de 2500 anos, com Buda.

No oriente, a atenção plena pode ser compreendida como capacidade mental a ser aprofundada e cultivada por meio da prática da meditação. Assim, para se chegar a um desenvolvimento pessoal e espiritual é preciso trabalhar a nossa reação com as nossas experiências e pensamentos.

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No Ocidente, a meditação de atenção plena é muito abordada nas terapias cognitivas, auxiliando muitas pessoas que sofrem com as recaídas da depressão e nas aulas com um professor de meditação.

O que podemos deixar bem claro é que a meditação de atenção plena está longe de ser uma pratica recente, muito pelo contrário, essa prática de meditação tem pelo menos 2.500 anos. Basta conferir nos cânones budistas, com o nome de SATI, na língua pali.

Existe um grande discussão sobre a tradução mais adequada para o nome de origem, mas tudo que precisamos mencionar aqui é que para o budismo, a meditação de atenção plena – mindfulness ou sati – tem uma finalidade de libertação.

Muitas das praticas de meditação se desenvolveram no budismo para se conquistar a iluminação. Buda, para alcançá-la pregou um caminho de 8 passos. Sento a atenção plena o sétimo.

Quem pratica este passo está bem próximo de conquistar um dos fundamentos do budismo, a libertação do seu sofrimento humano.

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Os benefícios da meditação da atenção plena

Basta buscar em sites ligados a ciência artigos sobre mindfulness para constatar os benefícios que a meditação da atenção plena tem proporcionado aos alunos de meditação.

Na psicoterapia, esse tipo de meditação tem auxiliado no tratamento de alguns transtornos. Existem muitas evidências de que na prática a Mindfulness, previne diferentes doenças associadas a falta de equilíbrio entre o corpo e a mente. Talvez essa seja a razão da atenção plena ser tema de debate dos cientistas nos últimos anos, o tema é um dos principais nas inovações dos terapeutas cognitivos.

Como já foi mencionado, na Terapia Cognitiva, esse tipo de meditação aliada a TC vem auxiliando na prevenção das recaídas dos pacientes com depressão. Esse trabalho em conjunto contribui para que os pacientes possam ter consciência de que seus pensamentos e sentimentos são resultados da experiência humana.

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Sendo assim, é preciso aceitá-la como parte do processo evolutivo, o paciente aprendem a ser menos sensível aos pensamentos e respondem de maneira positiva a toda experiência.

Destacamos aqui alguns dos benefícios da meditação de atenção plena:

  • A atenção plena melhora o bem-estar
  • Reencontrar a paz interior
  • Ajuda na concentração
  • Ajuda a focar no momento presente
  • Melhora a saúde física e mental
  • Relaxamento corporal
  • Cura os pensamentos negativos
  • Auxilia a lidar com as emoções do dia a dia
  • Minimiza o estresse
  • Reduz as crises de insônia
  • Auxilia na cura da depressão

Confira todos esses benefícios na prática fazendo sessões de meditação!

Pratique a meditação da atenção plena com um professor

A vantagem de realizar a meditação de atenção plena com um professor é que ele explicara o passo a passo para que você alcance mais rápido ao estado de alerta.

A meditação guiada por um professor tem a facilidade de nos conduzir a capacidade de estar presente, ou seja, estar consciente do que está se passando a nossa volta, os sentimentos, emoções, pensamentos…

Existem diferentes maneiras de iniciar a meditação de atenção plena, e todas essas técnicas são uma forma de meditação que pode ser feita por um profissional especializado. Na meditação guiada, o professor irá nos guiar a alcançar  a esse estado de alerta rapidamente.

O guia nos conduzira a um relaxamento focado em ficar atento aos pensamentos e sensações. O que permitirá que  nossa mente foque no momento presente.

Um pouco do que acontece nas aulas de meditação:

Geralmente, o professor ou guia irá auxilia no seguinte exercício, ele irá solicitar que o aluno sente tranquilamente, pede para que se concentre na respiração ou no mantra. Naturalmente, os pensamentos e sensações irão surgir, o professor irá pedir para que o aluno deixe esses pensamentos e sensações irem e virem, sem julgamentos. Após isso, aluno é guiado a voltar-se a concentração da respiração ou no mantra escolhido por ele. Esse mantra deverá ser repetido calmamente.

Descubra os benefícios de meditar Dedique um momento do seu dia para se conectar consigo mesmo e ter paz

As sensações mais comuns que o aluno poderá sentir serão sutis, um formigamento, uma coceirinha, o professor pedirá que o aluno deixe essa sensação passar e se concentre apenas na sua respiração, deixando fluir os pensamentos e sensações. Em caso do professor sentir que o aluno acabou se desvencilhando da meditação, o professor irá solicitar que ele volte ao início da meditação.

A grande vantagem da meditação guiada por um professor de presença fisica é que ele irá sinalizar qualquer desvio que poderá acontecer durante a aula, assim evitará que esse momento de devaneio comprometa o desempenho do aluno.

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Exercício de meditação solo

Podemos praticar a atenção plena em qualquer momento do dia, seja na sua meditação silenciosa, sentada, na posição de lótus ou realizando as tarefas do cotidiano, o foco é manter sua atenção no presente. Para se beneficiar com os exercícios da meditação, as pessoas precisam praticar pelo menos 20 minutos por dia.

Veja como meditar com a ajuda da internet!

Os benefícios só serão percebidos se você fizer com certa frequência, 20 minutos é o tempo razoável para começar a meditar. Com o tempo você vai percebendo a diferença, a sua mente começa a entrar em equilíbrio, você começa a ter pensamentos positivos e ficará mais feliz.

Para entrar no ritmo da meditação de atenção plena, comece a fazer o exercício a seguir:

  • Sente-se em um posição confortável, pode ser sentado, deitado ou em posição de lótus.
  • Concentre-se na sua respiração, sinta o ar que entra pelo seu nariz e saí pela sua boca.
  • você pode também se concentrar em um mantra ou no movimento da sua barriga subindo e descendo enquanto você inspira e expira.
  • Agora que você limitou sua concentração , comece a ampliar seu foco.
  • Tome conhecimento dos pensamentos que vão surgindo, ideias, sons, sensações, lembranças, sentimentos… Receba-os sem julgá-los, eles estão aí para que você aprenda a lidar com eles.
  • Se, por ventura, sua mente começar a divagar, volte-se ao início da meditação.

Quando você sentir seguro e pronto para avançar, tente assumir um compromisso consigo mesmo de ficar uns 30 minutos fazendo meditação.

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