Jamais considere seus estudos como um obrigação, mas como um oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para o proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.
Albert Einstein
Mais e mais aposentados optam por voltar a estudar na melhor idade, e os motivos para esta retomada de estudos são variados. Seja para prazer e realização próprios, para continuar contribuindo com a sociedade após uma jornada se dedicando a um outro tipo de trabalho (o trabalho antes da aposentadoria), para preencher o tempo livre, para adquirir novos conhecimentos e habilidades, para terminar estudos que não pode concluir por causa do trabalho, ou simplesmente para se socializar com outras pessoas e continuar atualizado com o que acontece no mundo.
Independente das razões para voltar a adquirir conhecimento, a verdade é que voltar a atenção para os estudos é sempre uma escolha frutífera, principalmente quando a pressão de conseguir um diploma e ser bem sucedido profissionalmente já não está mais em jogo.
Você está aposentado e se identifica com as considerações apresentadas acima? Então que tal começar aulas particulares, em grupo, online ou presenciais? Para consolidar este retorno, é preciso tomar algumas providências que muitas vezes não são tão claras para quem ficou muito tempo afastado do ambiente de sala de aula.
Sempre com o intuito de te ajudar no processo de aprendizado, preparamos esta matéria para te explicar alguns passos a seguir e opções a serem consideradas na hora de ter aulas após a aposentadoria.
Que tal um manual com dicas para voltar à universidade depois dos 60?
Planejar a volta aos estudos antes da aposentadoria chegar
Muitas pessoas que começam a chegar perto da idade de se aposentar já sabem que desejam voltar a estudar quando pararem de trabalhar. Seja por necessidade financeira ou por simples desejo de adquirir novos conhecimentos, pessoas perto de se aposentar podem montar seu projeto de estudos para a terceira idade antes mesmo da chegada da aposentadoria.

Muitas empresas financiam projetos de formação para seus empregados, mas são poucas que o fazem para funcionários próximos da aposentadoria. No entanto, com a constante mudança do perfil da nossa sociedade, alguns empregadores entendem plenamente a necessidade de uma reorientação para manter a empregabilidade, considerando que a aposentadoria não é sinônimo de fim da vida profissional. E no Brasil, cada vez mais aposentados continuam a trabalhar durante a terceira idade.
Sendo assim, cabe a você, futuro aposentado(a), defender seus interesses e convencer seu empregador de que a obtenção de uma formação complementar pode ser útil também para a empresa antes de você deixá-la.
Outra opção é você mesmo financiar seus estudos, caso você tenha condições, pois não são todas as empresas que investem tão ativamente na formação de seus funcionários. Desta maneira você terá liberdade de mudar de emprego ou simplesmente voltar para a escola por pura diversão.
Vale lembrar que existem várias formações e cursos voltados especificamente para os aposentados e aposentadas, tanto em centros de extensão em universidade, quanto em iniciativas municipais, estatais e privadas.
Você sabia que pode encontrar pessoas interessantes ao voltar a estudar na terceira idade?
Qual aula fazer na terceira idade?
Depois de resolver a questão financeira e ter certeza que você realmente vai se lançar na aventura de fazer aula na terceira idade, é chegada a hora de analisar as opções de cursos que podem ser seguidos. As alternativas são praticamente infinitas: matemática, física quântica, história da arte, língua estrangeira (inglês, francês, espanhol, etc.).
Muitas pessoas já sabem exatamente em qual tipo de aprendizagem querem se lançar; outras precisam de um tempo para refletir e encontrar um caminho adequado a seguir durante a vida de aposentado(a).
Consulte sites de universidades e centros de ensino superior, e verifique se eles oferecem aulas para a terceira em departamentos de extensão das faculdades nas áreas de sua preferência. Isso pode te dar uma orientação sobre qual caminho seguir, já que você será guiado pelas opções disponíveis.
Outra consideração que pode te ajudar bastante na hora de definir o caminho a seguir é se se perguntar se você deseja ter aulas particulares, fazer uma nova formação universitária, fazer um especialização - como mestrado ou doutorado - ou ainda simplesmente assistir matérias isoladas enquanto ouvinte.
Após a escolha do conteúdo a seguir, ainda é preciso optar pelo formato das aulas: online ou presenciais. Com a pandemia da covid-19, vários cursos que antes não possuíam a opção EAD (Ensino à Distância), agora oferecem aulas online gravadas ou ao vivo. Já a aula presencial ainda continua presentes. Cabe a você verificar quais oferecem os melhores horários, os melhores conteúdos e os melhores preços para você estudar.
Depois de estabelecer todos esses pontos, é chegada a hora de contactar as instituições de ensino ou os professores particulares das disciplinas escolhidas.
Confira quais os incentivos oferecidos para a retomada dos estudos por idosos.
Escolher instituições para o aprendizado depois dos 60
Depois de decidir qual curso ou formação fazer, as pessoas aposentadas precisam também decidir qual tipo de diploma ou certificação desejam obter. Essa escolha te guiará para o tipo de instituição de ensino que seja mais adaptada para seus desejos e objetivos.
A seguir falaremos sobre algumas das várias opções existentes:
- Diploma universitario;
- Cursos livres;
- Cursos EAD.

Formação em uma universidade
Para seguir aulas na universidade, existem dois caminhos: a de aluno ouvinte e a de aluno matriculado.
Aluno ouvinte
A opção de ser um aluno ouvinte proporciona maior liberdade e isso pode ser exatamente o que alunos sexagenários estejam procurando. Com esse status de estudante, você poderá assistir aulas de sua escolha, assim como seminários e palestras, tudo isso sem precisar fazer provas.
Ao fazer esta escolha, o aluno também opta pelo não recebimento de um diploma ou certificado ao final do curso. Mesmo não recebendo nenhum certificado e nem fazendo provas, o aluno ainda sim precisa procurar um responsável pelo departamento onde a matéria é lecionada e verificar quais são os procedimentos específicos demandados pela universidade para que ele possa se apresentar nos horários de aula.
Aluno matriculado
A segunda opção é a do aluno devidamente matriculado em um curso de nível superior, seja ele em nível de graduação, mestrado ou doutorado. Ao se matricular no curso de nível escolhido, o aluno sexagenário precisará passar por todo o processo de formação passado por todos os outros alunos, ou seja:
- disciplinas obrigatórias;
- disciplinas opcionais;
- provas;
- apresentação de trabalhos;
- estágio obrigatório;
- apresentação e defesa de trabalho de conclusão de curso, monografia ou dissertação;
- dentre outros.
Ao completar todas as etapas (que podem ser diferentes para cada tipo de formação), o aluno ganhará o seu diploma e participará de um evento de formatura.
Em dúvida sobre qual matéria escolher para seu próximo curso durante a melhor idade?
Cursos livres
Normalmente, os alunos que frequentam cursos livres não se engajam por causa de um diploma, mesmo porque eles nem são oferecidos pelas escolas que os oferecem. O foco aqui está no prazer de aprender sobre a disciplina escolhida.
Além de uma grande variedade de cursos, é possível encontrar ainda ofertas de workshops e oficinas ao ar livre, sempre com o intuito de transformar o aprendizado ainda mais interessante, descontraído e social.
Escolas e instituições particulares, muitas vezes especializadas em um área específica, são os locais que oferecem tais cursos livres (escolas de idioma, de língua, de esportes...)
Cursos EAD
As aulas em formato EAD - ou seja, Ensino À Distância - têm sido muito procuradas, principalmente após o início da pandemia da covid-19. Assim como as aulas particulares em domicílio, as aulas de EAD podem ser feitas sem que o aluno precise deixar o conforto do seu lar. Sendo assim, elas se tornam a melhor opção para uma pessoa aposentada que não pode sair de casa por problemas de saúde, por exemplo, mas deseja, ainda assim, fazer uma formação.
Outra vantagem do Ensino à Distância é que o aluno não precisa se preocupar com os horários das aulas, pois ele pode acompanhá-las em seu próprio ritmo através de materiais disponíveis online e que podem ser consultados em domicílio. Este método conta com professores que dão plantão online para ajudar o aluno em dificuldade, tirando a dúvidas e oferecendo ajuda da melhor maneira possível.
Para frequentar este tipo de aula, os alunos na melhor idade precisam saber um mínimo de informática, já que precisam consultar as aulas e os materiais online através de um computador conectado à internet.
Aulas particulares para aposentados: como encontrar um professor particular
Se você tem certeza que não deseja começar, retomar ou retornar à universidade, gostou da alternativa de poder fazer cursos livres de acordo com seus interesses e procura algo ainda mais direcionado para seu perfil e suas habilidades, então contratar um professor particular pode ser o caminho ideal a ser seguido.
Aulas particulares permitem uma atenção exclusiva e sob medida do professor para com o aluno, independente da disciplina escolhida. Assim como acontece com os cursos livres, as possibilidades de aprendizado através das aulas particulares é praticamente infinita!
Para ter uma ideia, basta dar uma espiada no site Superprof Brasil. Superprof é uma comunidade destinada a colocar professores particulares e alunos que buscam por aulas individuais em contato. São milhares de profissionais presentes na nossa plataforma que podem ser selecionados de acordo com a região (cidade), o tipo de aula (online via webcam ou presencial) e a disciplina a ser aprendida.
Ficou interessado em um processo de aprendizagem sob medida? Então se conecte agora mesmo na Superprof e entre em contato com os professores que mais te agradarem.
Ah, e a boa notícia é que a primeira aula oferecida pela maioria dos nossos superprofessores é grátis!
O que você está esperando para começar hoje mesmo a procura um curso para terceira idade?





