Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que define um bom professor de corte e costura?

De Glicia, publicado dia 18/10/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Saiba como escolher o tutor de costura ideal

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida” – Confúcio

A famosa frase do filósofo e pensador chinês Confúcio (551-479 a.C.) continua fazendo todo o sentido milênios depois. A principal característica que deve-se buscar em um profissional, independente da sua área de atuação, é a paixão!

Quando alguém ama aquilo que faz, consequentemente essa pessoa trabalhará com amor e buscará fazer sempre fazer o melhor. Dito dessa forma, esse pensamento pode parecer utópico, mas é a mais pura verdade. Pense em como o mundo seria diferente se todos tivessem a oportunidade de escolher suas profissões por afinidade?

Utopias à parte, na profissão de professor, essa questão fica ainda mais clara. Um bom tutor precisa acreditar no que faz e precisa ter uma verdadeira paixão por aquilo para conseguir transmitir seus conhecimentos a outras pessoas. Além, é claro, de possuir excelentes competências pedagógicas e uma boa metodologia de ensino.

Assim, o que define um bom professor de costura, e de qualquer outra disciplina, não é apenas uma, mas diversas qualidades e competências que todos que desejam trabalhar com ensino precisam ter.

Mas, como saber identificar o professor de costura ideal? Como ter certeza que ele reúne todos o requisitos necessários para dar uma boa aula de corte e costura?

Nós, do Superprof, preparamos este artigo para responder a todas as suas dúvidas e te ajudar a escolher o professor particular perfeito!

Veja também o nosso guia completo para escolher o melhor curso de costura!

Escolha um professor de costura que possa te ajudar em seu projeto profissional

Para que seu projeto de aprender a costurar dê certo e você consiga realizar todos os objetivos que definiu, é muito importante que o professor esteja alinhado com suas idéias e expectativas.

Saiba que desejar aprender costura apenas por hobby é bem diferente de querer transformar isso em sua futura profissão. Logo, cada objetivo exigirá um professor com diferentes níveis de competências.

Encontre um professor que corresponda aos seus objetivos e projetos profissionais As qualidades mais buscadas em um professor são a pedagogia e a paixão pelo ensino.

Aprender a pregar botões, fazer uma bainha, reparar pequenos defeitos apenas para necessidades cotidianas é algo bem simples! Aliás, você pode, inclusive, buscar tutoriais, aulas de costura online ou manuais de costura.

Claro que, nada substitui as vantagens de ter um professor para te guiar ao longo do processo. No entanto, um professor iniciante, ou mesmo um estudante de corte e costura ou design de moda poderá te ajudar.

Agora, se você tem um projeto mais complexo e deseja aprender tudo sobre costura do zero, nesse caso você vai precisar de um professor experiente, qualificado e que possa te orinetar.

Há três perfis de professores de costura que podem te ensinar a costurar de acordo com o seu projeto e as suas necessidades. Veja a seguir:

  • Professores iniciantes: geralmente são estudantes dos cursos de moda, design de moda, corte e costura ou modelagem, ou ainda, recém-formados;
  • Professores experientes e diplomados: profissionais da moda, estilistas ou costureiros com muitos ano de experiência e alta qualificação profissional;
  • Professores independentes (com ou sem diploma): os professores independentes geralmente trabalham por conta própria ou como freelancers. Alguns possuem diplomas e outros são autodidatas, mas ambos são capacitados a ensinar a arte do corte e costura.

Para entender melhor as competências de cada professor, além do perfil e dos diplomas, é importante que você busque saber sobre o percurso profissional da pessoa. Onde ela trabalhou e que habilidades foram exigidas dela naquele determinado trabalho.

A seguir, vamos analisar mais em detalhes cada um desses perfis.

Veja aqui quanto você realmente precisa gastar para aprender a costurar!

Professores com pouca experiência, mas muita vontade de transmitir seus conhecimentos

Os professores debutantes possuem, certo, pouca experiência na profissão, no entanto a vontade de avançar e transmitir conhecimentos geralmente é grande.

Esse perfil de professor engloba, normalmente, os estudantes de corte e costura ou de design de moda. Para começar a adquirir experiência profissional, muitos estudantes decidem embarcar na aventura de dar aulas particulares e acabam descobrindo uma verdadeira vocação.

os professores em início de carreira também têm muito a ensinar Escolha um professor que esteja alinhado com os seus projetos profissionais.

Estudantes de design de moda

É muito comum vermos os estudantes que estão cursando a graduação ou um curso técnico em design de moda se interessarem por dar aulas particulares de costura. Fato é que, existe uma grande demanda por cursos de costura hoje em dia e essa é a oportunidade ideal para começar a ter algumas experiências profissionais e ganhar uma graninha extra.

A graduação em moda dura de 4 anos geralmente, já os cursos tecnólogos duram 2 anos. Essas formações preparam o aluno para que ele saiba tudo que envolve a criação e a confecção de roupas e acessórios. Muitos, inclusive, sonham em abrir seus próprios ateliês ou ensinar a arte da costura em instituições respeitadas.

A grade curricular, tanto da graduação como do curso técnico, costuma ser bem completa e dentre os assuntos ensinados estão: criação, desenvolvimento e produção, comunicação visual na moda, arte e cultura, história da moda e da indumentária, planejamento e desenvolvimento de coleções, administração de produto, etc.

Professores recém-formados

Ao terminar a faculdade ou curso técnico, muitos recém-formados não encontraram um trabalho ainda ou não decidiram o que querem fazer da vida daqui por diante.

Dar aulas de costura é uma oportunidade profissional que pode se tornar promissora com o passar do tempo e alguns optam por esse caminho. Apesar da pouca experiência, os professores debutantes têm muita vontade de transmitir o que sabem e estão abertos ao aprendizado também.

Se você está hesitante em contratar um professor porque ele acabou de começar sua carreira, dê uma chance para ele. O aperfeiçoamento só vem com prática e no início da carreira é muito importante ter pessoas que confiem no nosso trabalho!

O professor debutante, como o nome indica, está se iniciando na profissão. Ou seja, ele ainda está no processo de aprendizagem, mas pode te ajudar com os conceitos e conhecimentos básicos sobre costura.

Quer achar o professor de costura perfeito? Então confira nossas dicas!

Escolha professores de costura experientes e qualificados se você tem um projeto profissional complexo

Antes de se tornar professor em uma universidade, escola técnica ou outras instituições de ensino, um costureiro precisa, além do diploma, de muita experiência na área da moda.

professores com muita experiência podem te ajudar no seu projeto profissional Deseja criar sua própria marca de roupas? Procure um professor experiente e qualificado para te ajudar!

Geralmente, após uma formação acadêmica ou profissionalizante, os profissionais da costura buscam trabalhar com grandes marcas de roupas e acessórios, ou em empresas especializadas em moda. Essas experiências profissionais terão grande peso no currículo quando a pessoa decidir lançar sua carreira como professor.

Se você tem um projeto profissional na área da costura e da moda e gostaria de colocá-lo em prática, o mais indicado é que você procure uma formação de altíssima qualidade e, consequentemente, professores capacitados para te ajudarem na realização desse projeto.

Assim, se você deseja trabalhar com moda, abrir um ateliê de costura, criar sua própria marca de roupas e/ou acessórios, o mais indicado é procurar por uma formação universitária ou tecnóloga em moda, corte e costura, design de moda, modelagem, estilismo, etc.

Existe ainda a possibilidade de fazer cursos livres, como os oferecidos pelo Senac, Senai e outras instituições de ensino profissional. Dessa forma você terá certeza de estudar com os melhores professores.

E que tal aprender a costurar com um professor particular?

Professores particulares: aulas personalizadas e uma grande variedade de perfis

Devido à grande dificuldade de se inserir profissionalmente no mundo da moda, seja como costureiro, estilista ou designer, muitos profissionais acabam se tornando autônomos e escolhendo trabalhar como professores particulares.

Escolher dar aulas particulares traz inúmeros benefícios ao professor de costura:

  • Possibilidade de ter uma renda extra;
  • Diversificar suas atividades e experiências profissionais;
  • Participar de projetos em colaboração com outros colegas de profissão (em associações, ONGs, escolas de costura, etc.);
  • Construir uma clientela fiel, que poderá vir a consumir suas criações futuramente;
  • Trabalhar em algo que a pessoa de fato goste e, quem sabe, abrir uma escola de costura no futuro.

O mercado das aulas particulares tem crescido bastante nos últimos anos e a demanda só aumenta. Você que deseja aprender a costurar, saiba que há diferentes cursos particulares: crochê para iniciantes, curso de corte e costura online ou presencial, aulas de tricô, de patchwork, customização, DIY, entre muitas outras.

Por que você deveria contratar um professor particular de costura?

Uma das grandes vantagens de fazer aula particular de costura é  a possibilidade de personalizar o que você vai aprender, de acordo com os seus objetivos e projetos profissionais.

encontrar o melhor professor particular para aprender a costurar roupas e acessórios O que você deseja aprender? Corte, costura, modelagem, desenho de moda? No Superprof você encontra a aula ideal em alguns cliques!

As principais vantagens de fazer aula particular são:

  • Aulas personalizadas;
  • Flexibilidade de horários;
  • Possibilidade estudar no seu ritmo;
  • Acompanhamento pedagógico;
  • Orientação profissional;
  • Suporte didático oferecido pelo professor.

Além disso, você pode escolher entre ter aulas presenciais diretamente na sua casa, no ateliê do professor ou aulas por webcam.  Você sabia que o ensino à distância é bastante difundido hoje em dia e que é possível ter aulas de qualidade pela internet?

Como você pode ver, optar por aulas particulares de costura te oferece inúmeras possibilidades além de trazer muito mais liberdade na hora de escolher, pois mais importante do que os diplomas do professor, é o alinhamento de idéias e competências.

O professor precisa possuir as competências necessárias para te ensinar o que você precisa aprender, e precisa também entender o seu projeto profissional e objetivos para oferecer aulas mais adaptadas.

Mas, onde encontrar um professor que possua todas as competências necessárias para ensinar costura e que responda às suas necessidades?

Aulas particulares através do Superprof.com.br

Você provavelmente já ouviu falar do Superprof, uma plataforma online que conecta alunos e professores em todo o Brasil! Além de oferecer um sistema de inscrição prático e sem burocracia, O Superprof tem uma grande variedade de perfis.

Lá você encontrará desde professores experientes, até estudantes que amam ensinar o que sabem. O ponto em comum entre eles é, sem dúvida, a paixão pelo ensino.

O preço das aulas pode variar de acordo com diferentes fatores: localidade, conteúdo do curso, perfil do professor, etc. Para quem quer aprender apenas o básico para se virar no dia a dia e ser capaz de fazer pequenos reparos, o preço das aulas começa em R$20 a hora/aula, dependendo da cidade e do bairro.

Os cursos mais procurados são geralmente os de corte, costura e modelagem e custam por volta de R$60. Ja cursos mais específicos como patchwork, customização de acessórios, crochê, diferentes tipos de bordado ou manuseio da máquina de costura variam entre R$30 e R$50.

Uma boa oportunidade de aprender a costurar, não acha? Acesse hoje mesmo o site (superprof.com.br) e faça o seu cadastro!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar