Uma bolsa é muito mais do que um item no qual são levados os principais pertences de uma pessoa. A bolsa pode ser considerada um acessório de moda que faz uma boa composição com o look. Por isso, muitos costureiros tentam se aperfeiçoar a fim de criar uma excelente modelagem de bolsa, de forma que essa faça bastante sucesso no mundo da moda.

As principais grifes de moda do mundo utilizam diversos itens de costura para que o modelo da bolsa se torne elegante e fino e atraia cada vez mais homens e mulheres. Muitas pessoas fazem a composição do look apenas com uma bolsa que chama atenção e atrai os olhares das pessoas.

O mundo da moda tem investido cada vez mais na criação de bolsas sofisticadas, e para atender a essa demanda há diversos cursos e aulas de corte e costura com ênfase no desenvolvimento de modelagem de bolsas. Ficou curioso para saber mais informações sobre a costura de bolsas? Neste artigo, separamos as principais dicas sobre o assunto. Confira e saiba mais!

Curso de modelagem de bolsas

aprender a costurar bolsa
A modelagem nada mais é do que a planificação de um desenho técnico ou de uma foto! Assim, o profissional passa para o papel todas as suas ideias para fazer um piloto e depois a bolsa ser costurada!

Sabemos que ao criar uma bolsa, a tarefa mais esperada pelos costureiros é a escolha dos tecidos, dos botões e outros acessórios. Mas para que a bolsa saia conforme o planejado, é necessário fazer a sua modelagem. Para isso, é fundamental que os costureiros e os designers de moda trabalhem em conjunto a fim de fazer os moldes da forma correta e costurar a bolsa de modo que essa fique totalmente ajustada.

Isso porque, para cada detalhe da bolsa, é necessário ter um molde. Por exemplo, se você quiser fazer uma bolsa que tenha detalhes metálicos na sua parte de baixo e detalhes pretos na parte de cima, é necessário desenvolver o molde com essas duas cores e depois destacá-las para trabalhar com cada parte da bolsa de forma separada. Nesse momento, é importante também destacar o fundo e as alças da bolsa para fazer o molde da forma mais precisa possível.

Por isso, quanto mais detalhes uma bolsa tiver, mais moldes terão que ser desenvolvidos - e, consequentemente, mais trabalho ela dará para ser criada e costurada. Por isso, muitos costureiros dizem que é complexo desenvolver a modelagem de uma bolsa! Mas não se preocupe: o processo de criação é muito satisfatório e o resultado é mais ainda!

Para fazer a modelagem de bolsa, o ideal é iniciar a criação do molde pelo fundo da bolsa já que dessa forma é mais fácil medir as laterais e a largura posteriormente. Para isso, é importante começar a desenhar como será o fundo da bolsa a partir do tamanho e do formato que você preferir (por exemplo, desenvolver um retângulo com uma bolsa com tamanho de 15x20 cm).

Depois é necessário destacar o molde, com um estilete ou uma tesoura. Isso é importante para fazer a cópia do modelo para outras partes da bolsa, isso garante que o formato dela será harmônico. Depois é só fazer o molde de todas as outras partes da bolsa e iniciar o processo de criação da peça piloto. Por fim, o profissional já pode iniciar a costura e fazer uma belíssima peça.

Materiais utilizados na confecção de bolsas

aula de costura de mochilas
Há alguns materiais de costura que são fundamentais para realizar a confecção de bolsas. Por isso, é importante que você os tenha do lado para desenvolver um excelente trabalho!

Existem alguns materiais que devem ser disponibilizados para que os costureiros consigam costurar a bolsa com mais eficiência e fazer um excelente trabalho. Isso porque há alguns insumos que são fundamentais para a criação de sacolas, bolsas e mochilas. Os principais utensílios são estes a seguir:

  • Tecido principal;
  • Tecido para forro;
  • Fecho tipo TIC TAC;
  • Ferro de passar;
  • Máquina de costura;
  • Tesouras;
  • Regulador de alça;
  • Zetex;
  • Alça pronta de algodão;
  • Cola;
  • Pincel;
  • Sarja fina;
  • Mosquetão para alça;
  • Argola;
  • Linha para costura da peça.

É válido salientar que não é necessário utilizar todos esses materiais que constam na lista para fazer uma bolsa. Além disso, há outros utensílios que também pode ser utilizados. Isso porque há diversos materiais que podem ser usados pelo costureiro e tudo irá depender do planejamento de criação e da modelagem das bolsas.

Kit de costura para fazer bolsas

kit para aprender a costurar
O kit de costuras é uma boa opção para quem gosta de ter todos os utensílios de costura sempre em mãos!

Nada melhor do que ter um kit de costura ao lado para iniciar a confecção de bolsas, sacolas e mochilas, não é mesmo? O kit básico de um costureiro deve ser formado por linhas variadas, retalhos, fitas adesivas, fita métrica, dedal, agulhas de diferentes tamanhos, tesouras de costura, presilhas, ganchos, colchetes, alfinetes e almofadas.

O kit para fazer bolsas é uma boa dica para ter ao seu lado tudo o que você precisa para realizar um bom trabalho de costura. Colocando todos os materiais listados acima em uma bolsinha é possível ter sempre todos os utensílios necessários para fazer uma boa costura. Portanto, não deixe de montar o seu kit!

Quanto tempo dura um curso de bolsas?

aulas de costura de bolsas
A duração do curso de corte e costura de bolsas é em torno de 12 horas ou mais. A quantidade de horas irá depender da profundidade do curso, ou melhor, do número de áreas de conhecimento que serão apresentadas ao longo do curso.

O curso de corte e costura é uma excelente opção para quem deseja iniciar no mundo do coser. As aulas de corte e costura para iniciantes podem ser assistidas online ou podem ser acompanhadas de forma presencial em instituições de ensino ou ateliês.

Em geral, o curso de corte e costura de bolsas tem como principal objetivo fornecer os conhecimentos necessários para a confecção de sacolas, mochilas e bolsas utilizando máquinas de costura caseiras ou industriais. Na maioria das vezes, nesse curso estão inclusas aulas sobre modelagem de bolsas.

Esse curso pode servir de aprendizado para quem realiza costuras por hobby ou para pessoas que desejam ascender profissionalmente ou dar início ao seu próprio negócio. Por isso, o curso possui aulas de corte e costura voltadas para o público iniciante e aulas para pessoas que já são experts no assunto e desejam apenas aprender coisas novas. Normalmente, o próprio aluno monta o seu programa de aulas de costura, de acordo com o seu objetivo final.

Para aprender a costurar bolsas de forma eficiente, é fundamental que o costureiro faça o curso. Isso porque o processo de produção de bolsas, sacolas e mochilas é complexo e demanda muito conhecimento por parte do profissional. Afinal, a bolsas possuem vários detalhes e muito mais características específicas do que as roupas comuns.

Curso de costura de bolsas em ateliês

Os cursos de costura de bolsas em ateliês são ótimas opções para quem deseja se tornar um expert no assunto e se tornar um profissional ainda mais capacitado. Em geral, nos cursos em ateliês os alunos participam de aulas de costura com diversas outras pessoas, o que gera diversas discussões e compartilhamento de conhecimentos, ideias e habilidades.

Essa é uma excelente opção também para quem gosta de aprender em grupo, conhecer novas pessoas, ajudar e ser ajudado. Isso porque os cursos e aulas de costura em ateliês são dadas em salas, onde há diversas pessoas com o intuito de aprender a costurar.

Curso de costura de bolsas online

O curso de corte e costura online é excelente para quem deseja aprender a costurar no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa. Há ótimos cursos de costura no mercado os quais o aluno pode se matricular e obter bastante conhecimento sobre o assunto.

As vantagens dos cursos de costura online são os preços mais acessíveis e a possibilidade de assistir às aulas quantas vezes quiser e do modo que preferir. Assim é possível aprender com mais facilidade e melhor desempenho. Portanto, se você deseja fazer um investimento de ótimo custo-benefício, aposte no curso de costura online!

Curso de costura de bolsas com professor particular

O curso presencial com professor particular é uma ótima opção para iniciantes. Isso porque, com um professor particular, o aluno pode aprender o passo a passo com acompanhamento individual. Desse modo, os alunos conseguem ter um acompanhamento mais específico, com um expert no assunto que consegue compartilhar o máximo de conhecimento.

Também é possível ter aulas com professor particular pela internet, ou seja, através de aulas de corte e costura online. Essa é uma boa opção para quem deseja aprender a costurar em casa e ainda não possui muito conhecimento sobre o assunto.

Diante de tantas opções de aula corte e costura, cabe a você escolher o melhor método para aprender a costurar. Escolha e inicie as suas aulas para se aperfeiçoar no seu hobby ou se tornar um profissional ainda mais capacitado!

Precisando de um professor de Costura ?

Você curtiu esse artigo?

4,00/5 - 8 nota(s)
Loading...

Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.