A aula de axé é uma alternativa divertida e eficaz para aprender a dançar esse ritmo. Afinal, o professor ensina os passos básicos e mais complexos para os alunos, de modo que eles consigam apresentar uma performance de qualidade nas suas coreografias.
Seja para dançar "xibom bombom", "onda onda" ou "dança da manivela", tenha aulas de axé dança! Assim, a sua performance durante as danças de axé será excelente, e você obterá maior resistência e saúde corporal em geral.
Não deixe de conferir nosso guia completo sobre axé music.
Passos básicos: inicie sua jornada na dança do axé
O axé possui alguns passos básicos, assim como qualquer outro tipo de dança. É importante que os iniciantes aprendam tais passos para progredir nessa dança, uma vez que, como o nome já diz, eles são os básicos para realizar os movimentos mais complexos. Esses passos básicos são:
- Balãozinho: esse passo básico consiste em levantar os braços para cima e tirar os pés do chão, de um lado e depois do outro, conforme o ritmo da canção;
- Vira-vira: esse movimento consiste em colocar um dos pés para frente, fazer um giro com o corpo e, ao final, apoiar o pé;
- Gingado: esse passo se refere ao movimento, de um lado para o outro, com o quadril;
- Balancê: consiste em se movimentar de um lado para o outro, dando ênfase em um dos lados e depois trocando-o;
Além desses passos básicos, existem os mais complexos, que necessitam do aprendizado dos mais fáceis para serem bem executados. Portanto, esses são os primeiros passos ensinados por um professor de dança na aula de axé.
Aula de axé para emagrecer
A aula de axé propicia o emagrecimento devido à intensidade do ritmo: é possível perder entre 500 e 700 calorias em apenas 1 hora. Portanto, a perda de peso é um benefício importante proporcionado pela prática das coreografias de axé.
Se o seu objetivo é o emagrecimento, recomendamos que tenha aulas de axé pelo menos 3 vezes por semana. Além disso, cada aula de dança de axé deve durar em torno de 1 hora para que o gasto calórico seja ainda maior e promova a perda de peso.
Uma dica importante é: se você ainda não consegue seguir o ritmo de 1 hora de aula, comece aos poucos e faça somente 30 minutos, por exemplo. Ademais, antes das aulas, sempre aqueça o seu corpo para não correr o risco de desenvolver alguma lesão.
Além do emagrecimento, as aulas de axé também melhoram a coordenação motora e possibilitam o ganho da flexibilidade corporal. Portanto, você se sentirá mais resistente, forte e disposto com a prática das coreografias de axé.
Por fim, a felicidade é outra vantagem de aprender a dançar. Afinal, conseguimos ser muito mais felizes e ficamos muito mais satisfeitos quando dançamos. Então, vamos movimentar o corpo com músicas de axé e arrasar nas coreografias? Tenha aula de axé para emagrecer!
Coreografias famosas: mergulhe nos clássicos do axé music
Há várias coreografias famosas e clássicas do axé. O tchakabum, por exemplo, lançou "olha a onda", "explosão" e "dança da mãozinha". Já o Asa de Águia lançou a "dança do vampiro" e "a dança da manivela". Enquanto isso, a banda de axé É o Tchan criou as coreografias "dança da cordinha", "na boquinha da garrafa" e "melô do tchan".
O Psirico, por sua vez, lançou uma coreografia que fez bastante sucesso: "lepo, lepo" e As Vingadoras criaram a dança "paredão metralhadora". Portanto, vários cantores lançaram músicas junto às coreografias. Hoje em dia, podemos aprendê-las tanto com vídeos do Tiktok e do Youtube quanto com aulas de dança axé.
Dança da mãozinha - Tchakabum
Que tal uma coreografia nostálgica para aprender a dançar axé? Vamos começar pela dança da mãozinha! É importante ressaltar que essa música é presente em todos os carnavais, não importa de qual ano. Portanto, vale a pena aprendê-la em qualquer período.
Então, acompanhe a dança da mãozinha para apresentar uma excelente performance em relação à essa coreografia durante o carnaval ou em qualquer outra época do ano. Estes dançarinos profissionais mostrarão o passo a passo de tal dança:
Essa música é dos tempos de ouro do axé music, e portanto deve ser apreciada por todos os amantes desse gênero musical. Além disso, a sua coreografia é simples, e portanto, deve ser dançada por todos que querem se divertir ao som do axé.
Por fim, essa canção é tão popular que não é à toa que ela está sempre presente em diversos eventos sociais, como casamentos, festas de 15 anos, entre outros. Portanto, se você está pensando em preparar uma festa, não deixe de incluir a "dança da mãozinha" na sua playlist festiva.
La Bomba - Bragaboys
Essa é mais uma música para relembrar os velhos tempos. Afinal, nada melhor do que uma canção com ritmo contagiante para aprender as coreografias de axé. Então, vamos começar? Uma mão vai na cabeça, bota a mão nessa cintura e vai devagarinho até embaixo, embaixo, embaixo! Acompanhe os movimentos corporais:
Essa música possui movimentos simples, sendo indicada até mesmo para aquelas pessoas que nunca dançaram. Portanto, se você quer começar a dançar músicas de axé, inicie o seu aprendizado por 'La Bomba' do Bragaboys.
Além disso, essa música marcou os anos 90, o que a tornou um clássico do axé, principalmente em termos de coreografia. Portanto, se você quer começar a dançar axé e prefere iniciar o aprendizado por 'La Bomba', essa é uma boa opção também porque essa coreografia é considerada um clássico.
Quer entender sobre a origem do axé? Confira nosso artigo sobre a história desse ritmo.
Dança da manivela - Asa de águia
A banda Asa de Águia já lançou diversas coreografias que fizeram muito sucesso, e uma delas é a "dança da manivela". Essa coreografia é clássica do axé e, consequentemente, do carnaval. Veja como é preciso movimentar o corpo para fazer a dança da manivela:
Para muitas pessoas, essa música é uma lembrança que gera saudade dos velhos tempos. Para outras, essa canção é uma importante representação dos clássicos do axé. Independente de qual seja a sua ligação com a música, essa canção do Asa de Águia é um dos maiores sucessos do axé, sendo um hit importante do carnaval.
É importante ressaltar que essa música exige um pouco mais da resistência e do condicionamento corporal do dançarino. Sendo assim, a recomendamos para alunos das aulas dança de nível intermediário. Por fim, essa coreografia consegue fazê-lo perder muitas calorias por conta da intensidade dos seus movimentos.
Sorte grande - Ivete Sangalo
A cantora Ivete Sangalo já lançou vários hits de carnaval, como "festa", "berimbau metalizado", "tempo de alegria" e "na base do beijo". Outra música muito conhecida da cantora é "sorte grande", que hitou não apenas pela sua letra, mas como também pela sua coreografia contagiante. Aprenda os movimentos:
A energia dessa música é surreal, e dançá-la, então, é uma experiência incrível. Portanto, concentre-se nas aulas de axé para aprender todos os passos e dar o seu melhor durante a sua performance. Ah, e se quiser, aproveite para aprender as coreografias das outras músicas de Veveta!
Onda onda - Tchakabum
Essa é mais uma música nostálgica para quem gosta de axé "das antigas". Inclusive, essa é uma das coreografias de axé mais conhecidas do universo musical. Vamos, então, descobrir os movimentos da música "onda onda"?
"Balança pra lá, balança pra cá, sacudiu, tremeu, remem sem parar. Balança pra cá, balança pra lá, sacudiu, tremeu, remem sem parar. Onda onda, olha a onda. Onda onda, olha a onda". Essa música chiclete é maravilhosa, não é mesmo?
Se você ainda ficou em dúvida sobre os movimentos corporais dessa coreografia, marque uma aula de axé dança com a equipe da Superprof. Como o ensino é personalizado, rapidinho você conseguirá entender os passos e repeti-los perfeitamente.
Xibom bombom - As meninas
"Xibom bombom" é outra música de axé que ficou conhecida pela sua coreografia energizante. Apesar da música abordar sobre a desigualdade social, o seu ritmo é contagiante e possui uma coreografia que faz todos os amantes do axé quererem se movimentar.
Bom xibom, xibom, bombom... Então, curtiu a coreografia? Para melhorar o seu desempenho na dança, você pode ter aula de axé. Isso porque esse ensino de dança o ajudará a realizar os movimentos corporais da música "xibom bombom" com perfeição, tornando a sua performance cada vez melhor.
Confira a lista completa das melhores músicas de axé.
Dicas e truques para aprimorar suas aulas de axé
Existem algumas dicas e truques que podemos dar para que você aprimore a sua performance nas aulas de axé. Assim, você conseguirá movimentar o seu corpo conforme as coreografias mais facilmente. Tais dicas são:
👯♂️
Passos básicos
Comece aprendendo, primeiramente, os passos básicos de axé
🏃♀️
Exercícios de aquecimento
Pratique exercícios de aquecimento, antes da aula de dança
🧍♀️
Mantenha a postura
Busque manter a sua postura durante os movimentos corporais
🎼
Curta a música de axé
Sinta as músicas e se divirta com o som, deixando-se levar pelo ritmo
🎉
Divirta-se na aula de axé
Busque se divertir, tornando a aula de axé mais alegre
🆘
Peça ajuda ao professor de axé
Sempre que necessário, solicite a ajuda do professor de axé. Tal ajuda é mais eficiente com aulas particulares da Superprof!
Então, já contratou professor dança pela Superprof? Siga as recomendações profissional professor dança e arrase nas aulas axé ballet. Se quiser, também pratique outros estilos de exercícios, como funcional, musculação, pilates, jiu jitsu ou zumba pela Superprof portal e outros ritmos que fazem parte da rica cultura brasileira de danças e música.
Qual o lugar mais próximo da zona sul que tem aulas de axé?
Oi Débora, dê uma olhada em nosso site em http://www.superprof.com.br para procurar um professor de axé próximo de você. Boa sorte!