“– Por favor... Desenha-me um carneiro...” (em O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry)

Desenhar animais (animais selvagens, animais marinhos e animais de estimação) é um dos hobbies criativos favoritos das crianças. No entanto, criar desenhos dos animais e da natureza não é uma atividade reservada exclusivamente para o mundo da infância.

Se, para uma criança, aprender a desenhar animais não passa de uma diversão, para um desenhista profissional, fazer um desenho dos diferentes animais (dinossauros, mamíferos, felinos ou répteis) é bastante desafiador, já que cada um quer deixar a sua marca no desenho.

A arte de desenhar começa como um hobbie na infância...os esboços de desenhos da aula de educação artística divertem e fazem passar o tempo. No entanto, para alguns, aprender a desenhar é mais do que um simples hobbie e começa a se tornar uma paixão, com isso buscar curso de desenho para se aperfeiçoar.

Você quer aprender a fazer desenhos de animais?

Aqui está o nosso mini-guia de técnicas para desenhar os animais mais populares!

Aprendendo a desenhar um gatinho...

O gato é um dos animais favoritos das crianças e dos seres humanos de forma geral: brincalhão mas gentil, animado e esbelto, o gato seduz muitas crianças e criadores de animais.

professor ensinando desenho
Quem nunca tentou desenhar um gato?

Para aprender a desenhar um gato, você precisa conhecer sua anatomia. Para isso, nada melhor do que observar seus próprios animais de estimação (caso você tenha gatos), senão você pode fazer uma simples pesquisa no Google e salvar algumas fotos de gatos em posições aleatórias. Quanto mais posições você puder encontrar, melhor.

Isto vai te ajudar a formar uma melhor compreensão de como os gatos se movem, se sentam, saltam, e assim por diante.

Uma vez que você consiga visualizar bem o modelo de gatinho que você quer desenhar, é hora de colocar as mãos à obra!

Comece desenhando a cabeça, porque é essa parte que serve de base para as proporções do corpo. Faça linhas finas e leves primeiro. Depois, desenhe o esqueleto, com a coluna, a cauda, as pernas. Quando terminar o esboço do corpo, faça o desenho das pernas traseiras e depois das patas dianteiras.

Em seguida, apague as linhas desnecessárias e faça linhas curvas para enfatizar a forma dos músculos do gato.

Iremos então aos detalhes (boca, olhos, bigodes, lábios, orelhas, pernas, cabelos). Tenha cuidado, desenhar o pelo de um gato pode ser uma tarefa complexa para um iniciante. O ideal é fazer um curso de desenho artistico, para dominar estes detalhes.

Não se preocupe se a sua primeira tentativa não ficar muito convincente. Se você quiser se aperfeiçoar, você pode buscar por um professor de desenho. 

Fazer um curso de desenho é a melhor forma de dominar certas conceitos e técnicas da arte de desenhar. Mas você pode também aprender a desenhar sozinho seguindo tutoriais de desenho no youtube por exemplo.

Que tal a aprender a desenhar com aulas de desenho online ?

Aula de desenho: como desenhar um leão?

Animal emblemático do filme O Rei Leão e da savana, o leão, o rei dos animais, é um felino que fascina os humanos e não seria por menos, esse é certamente um dos animais mais bonitos e intrigantes do reino animal!

aula de desenho
Desenhar um leão requer alguma prática!

O desenho de um leão é feito geralmente na seguinte ordem:

  • a cara
  • as pernas,
  • pele e crina.

Para desenhar a cabeça, faça um primeiro retângulo, mais largo em direção ao pescoço. A partir daí, uma linha ligeiramente curva desenha a coluna do leão, até o quadril.

Desenhe as pernas rabiscando algumas linhas de construção, desenhe a linha da cauda e, em seguida, os pelos no nível da linha do pescoço.

Trace os contornos finais do leão: uma linha para a área superior da boca e algumas linhas nas articulações das pernas.

Seu leão esta desenhado, resta apenas colori-lo caso você queira um desenho ainda mais realista!

O passo a passo para desenhar um leão é o seguinte:

  • Reúna fotos de referência,
  • comece com esboços rápidos
  • escolha uma pose
  • desenhe o esqueleto,
  • adicione alguns músculos
  • atenção e foco na distribuição do peso
  • desenho o rosto
  • acerte os olhos
  • refine os detalhes faciais
  • adicione um pouco de pêlos
  • Faça os toques finais!

Aprenda a desenhar um personagem feminino de forma realista! Siga nosso tutorial, aqui nesse link.

Curso de desenho: como desenhar um tigre?

Tão fascinante quanto o leão, o tigre é um dos maiores predadores do planeta.

professor desenho
Um desenho digno de mestre!

Para desenhar um tigre é importante observar seu esqueleto e sua musculatura. Observe as proporções entre crânio, caixa torácica e pelvis, bem como as distâncias entre elas.

Começaremos desenhando uma versão simplificada do esqueleto. Se você estiver usando um lápis (o que recomendamos), desenhe linhas muito finas, para que não se sobreponham ao desenho final, você pode sempre apagá-las mais tarde.

O próximo passo é adicionar alguns músculos ao seu esqueleto, isto serve para criar o volume do animal. Certifique-se de que as formas estejam cheias e vigorosas e evite linhas instáveis ou incertas.

Uma vez que o esqueleto esteja pronto, comece a desenhar a cabeça do seu tigre. Lembre-se que a proporção é muito importante. Certifique-se de prestar atenção às proporções entre orelhas, olhos, nariz e boca. Dê uma atenção especial aos olhos do animal!

Refine as formas dos olhos, boca e nariz (note como isso se assemelha à letra " T "). Adicione pupilas aos olhos.

Agora que tem a anatomia do tigre no lugar certo, tudo o que você precisa fazer é adicionar uma camada de pele e pelos ao corpo e refinar as formas da cabeça.

É possível utilizar algumas técnicas para tornar seu desenho realista. Para quem não sabe, é possível fazer um curso de desenho realista com um professor desenho!

Quer aprender a desenhar uma figura masculina? Que tal conhecer algumas técnicas de desenho, aqui.

Como desenhar um coelho?

Aqui estão algumas dicas para desenhar esse pequeno roedor de cenoura, muito amado por crianças, e por adultos também!

tutorial de desenho
Desenhar um coelho em movimento pode ser bastante desafiador

Comece desenhando a forma inicial do corpo e da cabeça. Para facilitar o desenho use a sua folha deitada, ou seja, na horizontal. Faça uma forma oval no centro da folha.

Em seguida desenhe uma forma semelhante a um ovo logo na parte superior direito do desenho anterior. Faça duas linhas na forma oval. A primeira será na horizontal e dividirá a cabeça do coelho em duas partes: inferior e superior.

A segunda linha será na vertical e separará a cabeça no lado esquerdo e direito. Essas linhas de referência serão as referências para a face.

Continue desenhando as orelhas e perna. Para isso faça uma linha em format de “U” de cabeça para baixo no topo da cabeça. Ao lado dela faça uma outra linha, mas como se faltasse o pedaço de uma das pernas.

A seguir, faça as linhas de referência que serão as pernas do coelho. Na parte de trás faça apenas uma linha em formato de “L” como se o “L” tivesse ditado de “barriga para cima” . Já na parte da frente a princípio faça apenas dois traços.

Ao terminar, comece a desenhar o olho e o focinho. Para desenhar os olhos use a parte superior esquerda da cabeça. É por isso que é muito importante definir com exatidão as linhas mestras, pois elas deixam o processo de desenhar muito mais simples.

Para fazer o olho esboce um círculo e dentro desse círculo faça um círculo menor que será a pupila do olho.  Para o focinho do coelho será preciso desenhar as linhas fazendo vários risquinhos. Isso trará a característica de pelos.

Adicione também alguns pelos no bigode do personagem usando pontos e linhas inclinadas.

Para desenhar as patinhas do coelho use as linhas de referência mencionada no início dessa descrição. Continue a usar as linhas tracejadas para criar os detalhes da pelagem do coelho.

No fim dessa etapa, apague as linhas de base e reforce os traços do corpo do coelho.

Para aprender a desenhar flores, clique aqui.

Um curso de desenho ideal!

Se você é um completo iniciante no mundo do desenho, e não tem qualquer tipo de experiência mas ainda assim quer saber como desenhar, você pode optar por fazer aula de desenho online, ou mesmo contratar um professor de desenho.

Parece incomum mas saiba que fazer aula de desenho com professor particular é completamente possível.

Você pode optar por um curso de desenho tecnico ou simplesmente por uma aula de desenho simples. Com alguns poucos cursos você já poderá realizar desenhos simples e bonitos. Você também começará a compreender a técnica da arte de desenhar e, então, conseguirá realizar tutoriais de desenho sem maiores dificuldades.

Desenhar flores é uma excelente forma de começar no mundo do desenho! Em seguida você poderá começar a desenhar algum dos animais propostos nesse artigo e, em seguida, passará a se dedicar aos desenhos de caricatura humana! Fazer desenhos de pessoas requer uma certa habilidade mas, com perseverança e treino, você será capas de realizar lindos portraits!

Se você decidiu começar seu curso de desenho, saiba que aqui no Superprof você pode encontrar o professor ideal que te ensinará a realizar linhos desenhos.

 

 

 

Precisando de um professor de Desenho ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Joseane

Apaixonada por Línguas e Culturas, sou uma viajante assídua que acredita que viajar é a melhor forma de aprender.