Em busca das melhores marchinhas de carnaval mais famosas? Sem dúvidas o carnaval sempre foi referido à felicidade e bastante diversão. Com muitas cores, música, danças, fantasias e festa, as marchas e carros alegóricos inspiram criatividade e representam a típica cultura brasileira.
Se você já participou de desfiles carnavalescos, com certeza se deixou marcar não apenas pelo evento, mas também por suas músicas famosas que acabam contagiando qualquer pessoa que estiver perto. E essa magia acontece todos os anos no Brasil e também em alguns outros países, onde a festa é parcialmente representada.
E hoje, você poderá preparar os confetes e colocar suas fantasias para relembrar a folia completa do carnaval, com a lista exclusiva de marchinhas de carnaval mais famosas que separamos para você.
História das marchinhas de Carnaval no Brasil
Conhecer a origem e a história de determinados assuntos é uma excelente maneira de valorizarmos mais o que é estudado. Mesmo quando não somos muito fãs de algo, a partir do momento em passamos a conhecer melhor os "porquês" que o rodeiam, passamos a gostar mais e mais do assunto.
O mesmo pode ser dito das marchinhas de Carnaval. Pode até ser que você não seja tão adepto do gênero nos seus cursos de canto, mas temos certeza que depois que você ler o conteúdo abaixo, você vai começar a admirar um pouco mais essas músicas!

Segundo um artigo publicado pelo site Britannia Escola, "a marchinha, ou marcha, de Carnaval surgiu em 1899, com Chiquinha Gonzaga. Foi ela que compôs 'Ô abre alas', famosa marchinha que até hoje é cantada por foliões de todo o país."
Em entrevista ao Acontece Unimep, o professor de licenciatura em música Ronaldo do Prado Lima contou mais sobre como e onde surgiu esse gênero musical amado por tantos brasileiros e que aquece a voz e corpo de muitos foliões tanto durante cursos de canto pré e pós carnaval quanto durante os 4 dias da celebração anual mais esperada do Brasil!
O professor Lima conta que “Ó Abre Alas” criada por Chiquinha Gonzaga "para animar o cordão carnavalesco Rosas de Ouro". Quem curte e frequenta o famoso Carnaval do Rio de Janeiro sabe que o Rosas de Ouro existe até hoje. Criado em 1970, atualmente ele faz parte da elite carnavalesca das escolas de samba que desfilam na Sapucaí todo ano!
Ainda de acordo com o professor de licenciatura, "As marchinhas brasileiras descendem diretamente das marchas populares portuguesas, partilhando com elas algumas características como, por exemplo, o compasso binário e cadência militar. As marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920, destacando-se 'Vassourinha', em 1912, e 'A Baratinha', em 1917". E pensar que até isso herdamos dos colonizadores do nosso país!
Continuando a a falar sobre a história deste gênero musical, Lima diz que "no Brasil, as marchinhas ganharam um ritmo mais acelerado, melodias mais simples e letras cheias de malícia. As marchinhas mais famosas surgiram no Rio de Janeiro onde residiram os maiores compositores e cantores da época, como Eduardo Souto, Freire Júnior e Sinhô. Foi predominante no carnaval carioca dos anos 1920 aos anos 1950, sendo gradativamente substituídas pelo samba-enredo a partir do surgimento das escolas de samba."
Principais marchinhas de Carnaval mais famosas
Agora que você já sabe como, quando e onde surgiram as marchinhas que muitos tanto amam cantar na hora de fazer exercícios de voz durante as aulas de canto, que tal ficar por dentro das mais famosas dentre elas? Pois este é exatamente o conteúdo que preparamos para você logo abaixo!
E não se preocupe caso você prefira o Natal ou qualquer outra festa, sempre será possível aprender a cantar pelas suas preferências.
1. Mamãe eu quero – Carmen Miranda
Mamãe eu quero, mamãe eu quero / Mamãe eu quero mamar / Dá chupeta, dá chupeta, dá chupeta pro bebê não chorar
Para iniciarmos nossa aula de canto exclusiva do carnaval, apresentamos a marchinha carnavalesca mais conhecida do Brasil, por jovens e adultos: “Mamãe eu Quero”, da artista Carmen Miranda. Foi por intermédio da famosa canção, que Carmen se tornou reconhecida em nível Internacional.
"Mamãe Eu Quero” foi exclusivamente composta por Vicente Paiva e Jararaca, no ano de 1937, liderada pela gravadora Odeon. Após isso, a música prolongou sua fama até os dias atuais.
Mesmo composta por uma pessoa e cantada por outra, a marchinha foi altamente reconhecida pela voz de Carmen Miranda em segmentos de rádio, desfiles e clubes.
2. Acorda, Maria Bonita – Lampião
Acorda Maria Bonita / Levanta, vai fazer o café! /Que o dia já vem raiando /E a polícia já está em pé!
Em seguida temos “Acorda, Maria Bonita”, escrita pelo conhecido cangaceiro Lampião.
A princípio, a canção foi escrita para a mulher de lampião. A mesma teria abandonado o seu marido para iniciar um novo amor com o cangaceiro, morrendo junto a ele, lutando, no ano de 1938.
Com isso, a marcha possui tom de lamento e tristeza de quem não evita uma despedida como essa.
Para quem não conhece, Maria bonita teria sido a primeira mulher a entrar para o cangaço no ano de 1929.
3. A pipa do vovô – Manoel Ferreira
A pipa do vovô não sobe mais / A pipa do vovô não sobe mais / Apesar de fazer muita força / O vovô foi passado pra trás!
Se você acompanha as marchinhas ou já chegou a ouvir essa música em algum momento da sua vida, podemos te dizer que você é bom em carnaval!
“A Pipa do Vovô”, escrita por Manoel Ferreira, é uma canção considerada erótica e carnavalesca ao mesmo tempo. A mesma fez grandes sucessos no carnaval de 1960.
A música conta com duplo sentido, a história de um vovô que durante um final de semana, tenta empinar sua pipa, mas sem conseguir, ele se joga na frente de um trem. Mas não se preocupe, pois o final trágico não tira a alegria da marchinha!
4. Ó abre alas – Chiquinha Gonzaga
Ô abre alas que eu quero passar / Peço licença pra poder desabafar / A jardineira abandonou o meu jardim / Só porque a rosa resolveu gostar de mim / A jardineira abandonou o meu jardim / Só porque a rosa resolveu gostar de mim
Com o intuito de embalar o desfile do cordão Rosa De Ouro, Chiquinha Gonzaga compôs a marcha “Ó abre alas”, que posteriormente, foi considerada a principal música carnavalesca de todos os tempos.
Neste tempo, a compositora residia em Andarái, e lá, os integrantes do bloco pediram a ela que criasse um hino para suas folias.
Mesmo após a composição da marcha e sua passagem, o hino tão conhecido hoje, passou a ser firmado após vinte anos.
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5. Cabeleira do Zézé – Roberto Faissal e João Kelly
Olha a cabeleira do Zezé / Será que ele é? / Será que ele é?
A marchinha foi composta por Roberto Faissal, no ano de 1964, juntamente com João Kelly, o músico.
A história da canção, é baseada na época em que ambos aproveitavam os intervalos de suas gravações para frequentar um bar em Copacabana, que tinha por nome, São Jorge.
José tinha um grande cabelo, o que naquele tempo parecia muito estranho. No entanto, o mesmo chamava bastante atenção de outras pessoas que estavam no bar, inclusive da namorada de João Kelly.
Com ciúmes de sua parceira, João, juntamente com José, compuseram a marcha que se tornou o grande sucesso de bailes e festivais de carnaval.
6. Cachaça não é água – Marinósio Trigueiros
Você pensa que cachaça é água? / Cachaça não é água não / Cachaça vem do alambique / E água vem do ribeirão
Bastante conhecida em bailes e desfiles, a marchinha “Cachaça não é água”, composta por Marinósio Trigueiros, perdura sua fama até hoje, principalmente por seu título que nos dá um bom ditado popular.
Antes de tudo, Marinósio já atuava com a música, principalmente dentro de bares de sua época. E em uma dessas participações, Marinósio compôs aleatoriamente sua música, combinando a letra com o samba. Feito isso, o mesmo apenas anotou a canção em guardanapo que encontrou por perto.
Após um tempo, o compositor se assustou ao descobrir a sua marchinha havia repercutido no Brasil, chegando até em uma versão pouco modificada no carnaval do Rio.
7. A jardineira – Humberto Porto e Benedito Lacerda
Ó jardineira por que estas tão triste / Mas o que foi que te aconteceu / Foi a Camélia que caiu do galho / Deu dois suspiros e depois morreu
De nome tão lindo e contexto pouco dramático, algumas pessoas também estão aprendendo a cantar “A jardineira”, escrita por Humberto Porto e Benedito Lacerda no ano de 1938. Após sua composição, a canção foi gravada por Orlando Silva, durante o carnaval de 1939.
O contexto inicial da canção, é baseado em um ditado popular da Bahia. Com isso, Humberto e Benedito adaptaram a versão falada por uma marchinha carnavalesca.
Ao mesmo tempo, houve na imprensa, alegações sobre a autoria da música e consequentemente sobre os que a escreveram.
Mas acima de tudo, o carnaval carioca aproveitou muito a repercussão da marchinha, fazendo sucesso não apenas em desfiles, mas também servindo de referência para outros cantores e compositores.
Um exemplo disso está nas outras versões criadas: A flor da jardineira, As filhas da jardineira e O triunfo da Camélia.
De qualquer modo, a popularidade da música se estendia em todos os estados do Brasil, passando por reformulações, vozes de inúmeros artistas, edições e outros.
8. Máscara Negra – Zé Kéti e Hildebrando Matos
Tanto riso, / Oh! quanta alegria, / Mais de mil palhaços no salão / Arlequim está chorando / Pelo amor da Colombina / No meio da multidão!
“Máscara Negra” é uma marcha que foi escrita por Zé Kéti e Hildebrando Matos, no ano de 1967, dedicando a sua primeira estrofe ao irmão Hildebrando, Deusdedith Matos.
A canção em si, trata de um reencontro de um Pierrô com uma Colombina. Com seu lado romântico e lírico ao mesmo tempo, a música representou um dos maiores sucessos carnavalescos da época.
9. Marcha da Cueca – Livardo Alves
Eu mato, eu mato / Quem roubou minha cueca / Pra fazer pano de prato
Como no carnaval temos de tudo, também temos a “Marcha da cueca”, composta por Livardo Alves.
Ambos, tanto o artista, quanto a música, tiveram a sua ascensão no ano de 1970, possibilitando a gravação de Celso Teixeira durante o carnaval de Copacabana.
Até hoje, a marchinha se mantém firme e famosa, fazendo parte do repertório musical de muitos desfiles.
Afinal, é possível considerar que Livardo conhecia e representava positivamente a cultura brasileira em todos os seus aspectos.
A versatilidade e criatividade de suas frases originaram não apenas marchas e grandes músicas, mas também hinos do futebol brasileiro.
10. Nós, os carecas – Roberto Roberti
Nós, nós os carecas / Com as mulheres somos maiorais /
Pois na hora do aperto / É dos carecas que elas gostam mais
É muito provável que você já tenha ouvido a popular marchinha carnavalesca “Nós, os carecas”, composta por Roberto Roberti e Arlindo Marques no ano de 1942. Pelo nome, já podemos entender a ironia de que “é dos carecas que elas gostam”.
Em outras palavras, a marchinha retrata o fato de que homens com grandes e belos cabelos não são suficientes para mostrar o seu encanto, uma vez que um careca pode sim conquistar uma mulher.
Isso porque segundo a concepção do compositor, o segredo de um homem está em suas vestimentas e o investimento que ele faz consigo mesmo. Tais características deixariam as mulheres completamente apaixonadas. E aí? O que você diria?
11. Tambor de Crioula – Grupo Cupuaçu
Tambor de crioula do Maranhão? | Afinado a fogo tocado a murro.
O "Tambor de Crioula", uma expressão cultural típica do Maranhão, foi imortalizada em música pelo Grupo Cupuaçu.
Esta marchinha não é apenas uma canção de carnaval; representa uma manifestação folclórica que envolve dança, canto e percussão. A letra da música celebra as tradições afro-brasileiras, destacando o tambor como elemento central da cultura.
Essa canção ressoa com ritmos contagiantes, além de representar a importância da preservação cultural. Sua história é um reflexo da resistência e da alegria do povo maranhense, fazendo dela uma peça fundamental no carnaval brasileiro, especialmente no Nordeste.
12. Círio de Nazaré – Pinduca
Que exala do lírio mimoso | É a Amazônia festejando a fé.
"Círio de Nazaré", do artista Pinduca, também conhecido como "O Rei do Carimbó", é mais do que uma simples marchinha de carnaval. Esta música é uma homenagem à uma das maiores festas religiosas do Brasil, o Círio de Nazaré, realizada em Belém do Pará.
A canção mistura elementos do carimbó, um ritmo tradicional do Norte do Brasil, com a festividade do carnaval. As letras descrevem a procissão e a devoção das pessoas, pintando um quadro vívido da fé e da cultura paraense.
A música de Pinduca se destaca por sua capacidade de capturar a essência de uma tradição regional e transformá-la em uma celebração universal, fazendo dela uma peça no repertório carnavalesco do país.
13. Carimbó do Macaco – Dona Onete
Eu quero ver, ô, menina eu quero ver | Eu quero ver, você agora embolar.
Dona Onete, uma das vozes mais respeitadas da música paraense, nos presenteia com "Carimbó do Macaco", uma marchinha que é um verdadeiro tributo ao carimbó.
Esta música vai muito além de uma expressão artística; é uma viagem pela rica cultura do Pará. Com letras que falam sobre a dança e a vida cotidiana na Amazônia, Dona Onete consegue transmitir, de forma lúdica e envolvente, a essência do povo paraense.
A canção é famosa por sua melodia animada e pela habilidade de Dona Onete em contar histórias através da música. "Carimbó do Macaco" vai além de uma música para dançar; é uma aula sobre a história e a cultura do norte do Brasil, tornando-a uma peça indispensável nas festas de carnaval, especialmente para aqueles que desejam conhecer a diversidade musical brasileira.
14. Marchinha do Vestibular – Os Mulatos
Pôe a vitrola prá tocar | Podem soltar foguetes | Que eu passei no vestibular.
"Marchinha do Vestibular", composta pelo grupo Os Mulatos, é uma marchinha de carnaval que se destaca por sua abordagem humorística e contemporânea.
A letra da música brinca com a ansiedade e a expectativa em torno do vestibular, um dos exames mais importantes e estressantes para os jovens brasileiros. Através de seu ritmo alegre e letras satíricas, a canção consegue transformar um tema tão sério em motivo de celebração e riso.
A marchinha se tornou popular não apenas por seu caráter divertido, mas por refletir um aspecto real da vida dos estudantes, fazendo com que muitos se identifiquem e encontrem nela um momento de descontração durante o período de preparação para os exames.
15. Festa do Boi-Bumbá – Carrapicho
Guerreiros se preparando | Arcos e flechas para guerrear.
A música "Festa do Boi-Bumbá", interpretada pelo grupo Carrapicho, é um hino que celebra uma das festas mais tradicionais da Região Norte do Brasil, o Boi-Bumbá.
A canção é uma explosão de cores e ritmos que captura a essência desta festa folclórica, originária do estado do Amazonas. A letra narra a história envolvente do Boi-Bumbá, contando a lenda de um boi mágico na região de Parintins.
Esta marchinha é um símbolo do orgulho cultural da região, e seu ritmo convida a todos para dançar e celebrar a rica tradição amazônica. A "Festa do Boi-Bumbá" de Carrapicho é uma peça chave no carnaval brasileiro por representar a diversidade cultural e musical do país.
16. Frevo Mulher – Zé Ramalho
Quantos aqui ouvem, os olhos eram de fé | Quantos elementos amam aquela mulher.
Zé Ramalho, com sua música "Frevo Mulher", traz para o carnaval um clássico do Nordeste brasileiro. Embora o frevo seja tradicionalmente associado ao carnaval de Pernambuco, Zé Ramalho conseguiu universalizar este gênero com sua interpretação única.
A música é uma ode às mulheres do Nordeste, celebrando sua força, beleza e resiliência. A letra, rica em imagens poéticas, descreve a mulher nordestina em toda a sua complexidade, retratando-a como uma figura central na cultura e na vida da região.
"Frevo Mulher" é um hino de admiração e respeito às mulheres nordestinas, tornando-a uma das marchinhas mais significativas do repertório brasileiro.
17. Marcha do Remador – Os Atuais
Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim | Ó, meu bem, não faz assim comigo, não.
A "Marcha do Remador", interpretada pelo grupo Os Atuais, é uma das marchinhas mais animadas e queridas do carnaval brasileiro. A canção tem um refrão cativante que incentiva todos a "remar" na direção da alegria e da diversão, características fundamentais do carnaval.
Com um ritmo vibrante e uma melodia que gruda na mente, a "Marcha do Remador" é uma celebração da leveza e do espírito festivo que permeia esta época do ano.
A letra é simples, criando um ambiente festivo que convida todos a participar e a se deixar levar pela música. Essa marchinha se tornou um clássico, sendo tocada em diversos carnavais pelo Brasil afora, e continua a ser uma das mais pedidas e dançadas até hoje.
18. Morena Bela – Mestre Laurentino
Bela morena, eu serei o seu amor.
"Morena Bela", composta por Mestre Laurentino, é uma canção que celebra a beleza e o encanto da mulher amazônica. A música se destaca pela sua melodia alegre e ritmo contagiante, características marcantes do carimbo, um ritmo tradicional do Norte do Brasil.
A letra da canção é uma homenagem à morena bela, uma figura na cultura paraense, retratando-a como símbolo de beleza natural e graciosidade. Esta marchinha é um exemplo da riqueza cultural da Região Norte e de como suas tradições se manifestam de maneira vibrante e colorida no carnaval.
19. Siriá do Pará – Mestre Vieira
Estava dormindo, vieram me acordar | Siriá, meu bem siriá.
"Siriá do Pará", de Mestre Vieira, é uma marchinha que nos transporta para o coração da Amazônia com seu ritmo envolvente e letras que retratam a vida ribeirinha.
O siriá é um ritmo típico e a música de Mestre Vieira é um dos maiores exemplos dessa expressão cultural. A "Siriá do Pará" é um hino de amor à região e uma demonstração vibrante de como a música torna-se uma forma de celebração e preservação cultural.
20. Festa de Rua – Banda Fruto Sensual
E vou declarar todo esse sentimento | Que até hoje guardei por você.
A "Festa de Rua" da Banda Fruto Sensual é uma explosão de alegria e energia, característica do carnaval de rua brasileiro. Esta marchinha é famosa por sua batida rápida e suas letras que convidam todos a se juntarem na festa.
A música encapsula a essência do carnaval como uma celebração da comunidade e da liberdade de expressão. "Festa de Rua" é um convite à dança e à alegria, refletindo a vibrante atmosfera das festas de rua brasileiras.
21. Vaneirinha da Saudade – Grupo Minuano
Que saudade, dos meus tempos de piá | Da minha terra, de tudo que eu deixei lá.
"Vaneirinha da Saudade", do Grupo Minuano, é uma música que traz o charme das tradições do Sul do Brasil para o carnaval. A canção é uma vaneira, um estilo musical típico do sul, e fala sobre a saudade, um tema recorrente na música regional brasileira.
A letra é nostálgica, evocando memórias de amores passados e da vida no campo. Esta marchinha é uma mostra da diversidade musical do carnaval brasileiro, trazendo o ritmo e a sensibilidade do Sul para o cenário festivo nacional.
22. Vanera Campeira – Os Monarcas
Vem bailar a vanera campeira | O Rio Grande do Sul te espera.
"Vanera Campeira", interpretada por Os Monarcas, é uma representação da música gaúcha no carnaval brasileiro. A vanera, um ritmo tradicional do Rio Grande do Sul, é acelerada e adaptada para o contexto do carnaval nesta canção.
A letra é animada e fala sobre a alegria de viver, de dançar e celebrar as tradições. A "Vanera Turbinada" é uma ponte entre o tradicional e o moderno.
Por fim, se em todo carnaval você é uma das pessoas que adoram enfeitar todos os detalhes, assistir desfiles ou apenas curtir uma playlist exclusiva de música, podemos dizer que sim, você é o folião ideal para a lista que compartilhamos hoje!
Também é possível que você conhecer mais sobre as raízes do carnaval, basta clicar aqui. Desse modo, aproveitar a cultura, com muitas marchinhas e história será bem mais proveitoso!
Onde aprender a cantar?
Existem muitas opções para aprender a cantar online. A boa notícia é que muitos lugares que oferecem treinamento vocal dão acesso a conteúdo grátis na internet.
Ou seja, mesmo se você não puder sair de casa, você ainda terá a chance de acompanhar um professor ensinando exercícios vocais, técnica de respiração, como atingir notas altas e baixas, dentre muitas outras atividades super importantes para quem deseja se tornar um cantor profissional ou amador.

Fato é que cantar é muito bom, seja sendo a atração principal de um show, sozinho no chuveiro ou acompanhando aquele participante de The Voice Brasil que você mais gosta!
A seguir mostramos onde procurar por aulas ou cursos de canto na internet.
Canais com aulas de canto para iniciantes no YouTube
São muitos os canais no youtube que oferecem aulas de canto. Seja apenas uma aula avulsa para te ensinar a entoar sua canção favorita ou cursos completos que ensinam iniciantes a fazer um "voz e violão" de tirar o chapéu!
E o melhor disso tudo é que as aulas são grátis!
Cursos de extensão em universidades
Não é preciso fazer um bacharel em música para ter aula de canto em uma universidade. Muitas delas oferecem cursos de extensão em diversas áreas, dentre elas, o canto. E para quem não quer sair de casa para poder aprender a cantar, muitos desses cursos são oferecidos com módulos à distância, principalmente depois da pandemia da COVID-19.
Para quem tem um orçamente apertado, mas gostaria de ter acompanhamento de um professor, esses cursos são uma boa opção, pois costumam ser mais baratos que cursos em escolas particulares.
Escolas de canto com módulo em formato EAD
Com a pandemia da COVID-19, mesmo escolas que não ofereciam aulas de canto à distância passaram a fazê-lo. E quem sai ganhando com isso são os alunos que desejam aprender exercícios e técnicas vocais para conseguir atingir uma nota super aguda sem precisar sair de casa!
Consulte as escolas perto da sua casa e analise as possibilidades.
No site Superprof
Não poderíamos deixar de falar sobre a magnífica comunidade de professores de canto presentes na plataforma Superprof. São quase 2.000 feras no assunto espalhados por todo o Brasil, prontos para dar aulas presenciais ou via webcam.
Quanto aos preços, existem opções para todos os bolsos! Entre no nosso site, coloque o tipo de aula para a qual você deseja encontrar um professor ("canto"), o nome da sua cidade, aperte "enter" e confira as opções que vão aparecer para você.
Temos certeza que você encontrará um perfil que dará "match" com o que você precisa ou deseja aprender, seja para iniciantes, intermediários ou avançados.
No mais, esperamos que você tenha gostado da nossa seleção de hoje e que possa cantar bastante as marchinhas de carnaval mais conhecidas do Brasil. E se precisar de uma ajudinha na afinação, é só fazer um curso de canto!
Benefícios de aprender a cantar
Confira, abaixo, quais são os principais benefícios de aprender a cantar.
Cantar ajuda no sono
De acordo com um artigo de saúde no Daily Mail Online, especialistas acreditam que cantar pode ajudar a fortalecer os músculos da garganta e do palato, o que ajuda a parar o ronco e a apneia do sono. Se você está familiarizado com essas doenças, sabe como pode ser difícil ter uma boa noite de sono quando elas estão presentes!
Cantar é um antidepressivo natural
Cantar faz o corpo liberar endorfinas, substância química cerebral do bem-estar que faz você se sentir animado e feliz. Além disso, cientistas identificaram um pequeno órgão no ouvido chamado sáculo, que responde às frequências criadas pelo canto. A resposta cria uma sensação imediata de prazer, independentemente do som do canto. Não apenas isso, mas cantar pode simplesmente tirar sua mente dos problemas do dia a dia e, consequentemente, melhorar seu humor.
Cantar reduz os níveis de estresse
Fazer música de qualquer forma é relaxante. Cantar libera a tensão muscular armazenada e diminui os níveis de um hormônio do estresse, o cortisol, na corrente sanguínea.
Cantar melhora o estado de alerta mental
A circulação sanguínea melhorada e uma corrente sanguínea oxigenada permitem que mais oxigênio chegue ao cérebro. Isso melhora o estado de alerta mental, concentração e memória.
A Alzheimer’s Society até estabeleceu um serviço chamado “Cantando para o Cérebro”, empregado para ajudar pessoas com demência e Alzheimer a manter suas memórias.
Bonus: Cantar aumenta sua capacidade de apreciar outros cantores
Às vezes, você não percebe o quão difícil é algo até tentar você mesmo. À medida que você cresce de um amador para um aluno intermediário e além, você buscará inspiração nos mestres. Você pode até encontrar um novo estilo de música para apreciar que normalmente não ouviria!
As delícias de cantar vão além de apenas apreciar a beleza de seu próprio talento vocal. Todos esses benefícios do canto para a saúde podem fazer você querer se juntar a um coral ou começar a ter aulas de canto imediatamente! Se sim, não hesite em começar - divirta-se com isso e faça o que gosta!
Até a próxima!