Você está em frente ao seu computador e olha sua conta bancária... Aiai, suspira: o fim do mês promete ser difícil de novo? Então, você pensa que seria bom achar um emprego para complementar sua renda e evitar mais uma vez  entrar no cheque especial...

Navegando na internet, procurando por uma ideia, você acaba encontrando o Superprof: torne-se um professor particular  (passo a passo) e dê aulas! Pronto! Solução encontrada!

Horários flexíveis, uma remuneração extra, além de poder compartilhar seus conhecimentos e ajudar alguém que precisa. Está ái, você já decidiu, agora é partir para a prática!

Mas sem alunos, isso parece ser meio complicado...

Por isso, este post vai te ajudar a encontrar seus primeiros mentorados e aumentar sua rede. Então, pronto para se tornar um professor particular (origem da profissão) com muitos alunos?

Os melhores professores disponíveis
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Vamos lá

Qual matéria você quer ensinar?

A primeira coisa a fazer antes de procurar os pupilos é saber qual matéria ou quais matérias você quer ensinar. Dar aulas particulares de matemática ou física não é a mesma coisa que dar aulas de português ou ainda de violão!

Qual era sua matéria preferida na escola e qual era a que você tinha as melhores notas? Você sabe o bastante para dar aulas de alemão? Em qual nível? De economia? Ou ainda de história? Ou você quer dar somente reforço escolar?

Você pode ser apaixonado pela música, mas será que tem as competências necessárias para dar aulas de música? Pense bem antes de começar a dar aulas sob medida para quem quiser aprender!

Encontrar alunos para aulas particulares perto de você

Pronto, você já sabe, já decidiu que será professor de [insira a disciplina escolhida aqui]! Como para qualquer trabalho, o network é essencial!

Você não conhece muita gente? Pense bem, isso é muito importante na hora de encontrar mentorados. Uma rede profissional não é tão difícil de se encontrar assim, todo mundo tem uma!

Pessoas próximas

Não há tema que não mereça ser aprendido
Até aulas de barman você pode dar e fazer bons drinks!

Comece anunciando a seus próximos que você quer dar aulas particulares (até pela webcam!): seus parentes, irmãos, irmãs, primos, primas, amigos, seus conhecidos... Aquela sua prima ainda está no colégio? Perfeito! Ela poderá aproveitar de seus serviços ou avisar seus colegas de classe que podem estar precisando de suas aulas.

Uma de suas melhores amigas é babá de crianças do primário? Ela poderá falar de você para os pais, e ainda incentivá-los a dizer a outros pais. Viu? Todo mundo tem uma rede de contatos e não podemos deixar de aproveitá-la! Seja popular e se torne um bom professor particular! Ou seja um bom professor e se torne popular.

Redes sociais

Outro meio perfeito para iniciar esse movimento: as redes sociais, como seu próprio nome diz. Divulgue seu status no Facebook indicando que você é professor e procura alunos! Use o twitter, o Instagram ou até mesmo o TikTok. Todos os meios são bons para se tornar conhecido! Você vai ver que, só com isso, você encontrará uma boa parte do seu rol de contatos. Você ainda pode escolher pela opção de dar aulas pela webcam!

Seus primeiros alunos

E claro, as crianças e os pais são suas melhores publicidades! A partir do primeiro aluno, o boca a boca já funciona! Talvez você não vai precisar de fazer mais nada se seus alunos e seus responsáveis gostarem de seus serviços!

Prepare bem as suas aulas e permita que cada um que as toma avance rapidamente, traduzindo, seja bom! Não há segredo, isso é a chave para encontrar novos alunos! Se os pais de suas crianças verem que elas estão progredindo e suas notas estão melhorando, eles vão comentar com os outros pais e pronto, é o efeito "bola de neve"!

E os alunos, provas concretas das dificuldades de seus colegas de sala, poderão falar de suas melhorias e assim evidenciar ainda mais os resultados do seu trabalho. Daqui a pouco você vai se perguntar: onde dar aulas particulares?

Sua vizinhança!

Não deixe de avisar para o pessoal do seu bairro sobre suas aulas
A vizinhança está precisando de um professor como você!

Independente de onde mora, seja na capital ou no interior, você tem certamente várias pessoas que moram perto de você, seus vizinhos! Se você tiver um tino comercial, pode passar de porta em porta e propor diretamente seus serviços. Alguns vão gostar da iniciativa, outros menos... Esteja preparado para os dois casos! No mínimo, vão achar diferente o fato de alguém anunciar serviços dessa forma em plena era na qual tudo acontece em ambiente virtual. Se tudo der certo, você poderá conversar diretamente com seus futuros clientes e aumentar sua rede! Fácil, não?

Se você não se sentir a vontade para fazer o contato direto, você pode deixar um anúncio na caixa de correios. Tente ser original (mas não muito) para chamar a atenção deles! Por exemplo: "Seu filho poderá aproveitar as férias sem recuperação com a ajuda de minhas aulas particulares (método)".

Estabeleça uma comunicação efetiva:

  • Você dá aulas de quais matérias? (inglês, musculação, outros);
  • Há possibilidade ou não de ajudar nos deveres de casa ou reforço escolar;
  • Qual é o nível de estudos de seus alunos: primário, colégio, ensino médio, preparação para provas (recuperação, vestibular, Enem, adultos)?
  • Sua experiência: "eu sou engenheiro", "sou bilíngue em inglês";
  • Sua pedagogia e metodologia;
  • Você não precisa necessariamente explicitar isto, mas deixe claro que você é sério e disponível.

Distribua pequenos anúncios, flyers nos comércios próximos de sua casa

Você já deve ter visto alguns anúncios na padaria, açougue ou outros comerciantes perto de sua residência! Pense também na mercearia da esquina, frequentada pelos pais, mas também pelos matriculados no colégio do Ensino Médio para comprar refrigerante, salgado ou balas.

Quando ficamos na fila para comprar pão ou frango assado, alguns mexem no celular o tempo todo. Outros, no entanto, ficam ali entediados, sem saber o que fazer. Por isso, é importante deixar seu anúncio ali para ser lido enquanto o pai de seu futuro aluno espera para ser atendido.

Então, não perca mais tempo e escreva o seu anúncio para dar aulas particulares! Aqui, você não precisa ser original. É importante ser breve e conciso indicando:

  • Quais são as matérias que você leciona nas suas aulas particulares;
  • Para qual nível de ensino você dá aulas (do colégio ao Ensino Médio);
  • Seu nível de estudos (graduado em história pela PUC-SP, por exemplo);
  • Seu número de telefone.

Agora é só esperar!

Ache seus alunos nas escolas

Mas onde estão seus alunos na maior parte do tempo? Nas escolas, é claro! Pense em deixar seu anúncio nas instituições de ensino:

  • Escolas primárias: há sempre um painel para colocar avisos para os pais das crianças perto do portão da escola. Eles podem dar uma olhada esperando seus alunos saírem da aula!
  • Colégios e Ensino Médio: na secretaria ou onde os matriculados passam frequentemente;
  • Faculdades e universidades: alguns painéis são destinados para os pequenos anúncios.

Não tem problema se a matéria que você dá aula não tiver uma relação com o curso ou a escola.

Seja o professor do primeiro colocado no Enem!
Muitos alunos querem ajuda para passar naquele vestibular!

Se você der aulas de canto, de piano, violão ou ainda de bateria, elas podem interessar aos pais e alunos. Como você pode ver, futuros alunos podem estar onde menos se espera, ou podem saber de suas aulas nos lugares menos convencionais! O ideal é que você procure por vários tipos de canais diferentes para encontrar emprego para professor .

Inscreva-se em sites como o Superprof

Alunos e responsáveis utilizam a tecnologia, como todo mundo. Não há como fugir da web e não colocar seu anúncio em algum site especializado. Vários sites e plataformas online colocam alunos e professores em contato. Às vezes, eles te dão o passo a passo para ser professor em domicílio!

Você pode utilizar do mesmo método que os anúncios no seu bairro e postar em sites como Mercado Livre. Ou se o anúncio que você colocou no comércio permite encontrar alunos que moram perto de sua residência (no seu bairro, para ser mais preciso), o anúncio em alguns sites não especializados vai divulgá-lo para toda a sua cidade e estado.

Um pouco complicado de filtrar seus alunos, não é mesmo? É por isso que a gente aconselha, é claro, que você coloque o seu anúncio no site Superprof. Suas chances de encontrar seus alunos aumentam:

  • Bom posicionamento em mecanismos de pesquisa (Google, Yahoo) de todos os professores inscritos no site: matemática, português, física, química, espanhol, etc;
  • Pesquisa por aulas;
  • Pesquisa geolocalizada (CEP, localização): seu aluno poderá encontrar seu professor à alguns quilômetros da sua residência, sem precisar sair da sua escrivaninha!
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Vamos lá

Criar seu site ou blog

Para ficar mais atualizado, por que não desenvolver sua própria página na web de aulas particulares (legalize sua atividade)? Trata-se de uma maneira de colocar seu currículo em dia e detalhar suas referências, experiências, o que seria impossível em um simples anúncio.

Além disso, você pode colocar o link de sua página nos seus anúncios! Assim, os interessados poderão visitá-la, se quiserem.

Sim, mas como desenvolver o nosso próprio site? Você pode criá-lo através de várias ferramentas gratuitas na web. Tudo vai depender do seu grau de conhecimento em web. Se você não conhece muito, tente o Wix!

Estamos falando de uma ferramenta para criar sites intuitivo e rápido: Wix oferece várias opções de estrutura para o seu site (empresa, loja online, fotografia, currículo, site pessoal...) e pronto!

Seu site será hospedado de forma segura, referenciada e ficará disponível em dispositivos móveis (smartphones e tablets). Se você conhecer um pouco mais, você pode usar o WordPress! Seguindo o mesmo princípio, você pode criar seu site de uma maneira mais completa que no Wix e as vantagens continuam as mesmas.

Computador com criação de página
Você pode criar a sua página e divulgar diretamente seus serviços. Fonte: Pexels.

Lembre-se sempre de alimentar a sua página com um conteúdo relevante. Se você tem um blog mas quase nunca o atualiza, as pessoas vão, aos poucos, parando de visitá-lo. O fato de oferecer sempre textos de qualidade é o chamado marketing de conteúdo, que agrega valor ao seu público alvo e ainda faz com que você se torne mais visível nos mecanismos de busca.

Você pode integrar um formulário de contato para as pessoas pedirem mais informações sobre suas aulas, por exemplo.

Responda rapidamente a todos os contatos

De nada adianta ter um formulário para contato na sua página, disponibilizar seu número de whatsapp profissional e fazer uma lista de habilidades para impressionar os potenciais alunos, se você não acessa frequentemente esses canais. Demorar semanas a responder uma consulta pode soar como descaso, até mesmo falta de educação e isso acaba em um efeito reverso, que é o afastamento dos seus possíveis futuros alunos.

Se você não tem tempo para essa interação toda, o segredo está em não disponibilizar tantos canais. Tenha em mente que, uma vez que você deixa uma forma de contato para os interessados no seu trabalho, fica subentendido que você deseja atender às pessoas por ela. Assim sendo, não faz sentido passar dias sem checar se chegaram novas mensagens.

Além de mostrar respeito, educação e consideração por quem procura por você, isso ainda configura uma importante estratégia de marketing. Lembre-se de que estamos nos recuperando de uma pandemia (que ainda não acabou, de fato, mas já permite algumas interações). Agora, mais do que nunca, as pessoas precisam de atenção. Pense em quanta gente não passou esse tempo todo adiando o sonho de aprender o que você ensina. Sim, porque aulas online não funcionam para todos.

Há perfis que simplesmente não conseguem aprender se não estiverem no mesmo espaço físico que o seu professor. Diante de uma impossibilidade de aulas presenciais, essas pessoas não tiveram outra escolha a não ser adiar esse início e garantir qualidade na aprendizagem mais tarde.

Nós todos vamos sair da pandemia diferentes do que entramos. E a carência é uma característica muito comum em períodos de readaptação. É por isso que você deve tratar quem procura por você para informações sobre seus serviços com a mesma atenção com a qual gostaria de ser tratado. Pense nisso também como uma forma de vencer a concorrência, já que nem todos os profissionais estão dispostos a oferecer esse tratamento personalizado. O carinho com o qual desempenha seu trabalho pode se tornar o seu maior diferencial.

Utilize ferramentas de marketing digital

Vivemos em uma sociedade moderna e informatizada. O período crítico da pandemia serviu para enfatizar ainda mais essa característica. Durante mais de um ano, tudo acontecia no ambiente online. Se antes as pessoas já tinham o costume de usar a informática para procurar por serviços (pela comodidade de poder fazer essa busca de qualquer lugar, seja durante o trabalho ou mesmo no metrô a caminho de casa), hoje em dia isso é quase uma regra geral.

Por essa razão, as estratégias de marketing digital nunca foram tão necessárias. E isso não implica necessariamente em pagar pela publicidade. A produção de conteúdo que citamos no tópico acima já configura uma estratégia nesse sentido. Estar sempre presente nas redes sociais também não deixa de ser uma forma de fazer com que o seu público se lembre de você. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Computador com publicidade
A publicidade pode ser sua aliada na hora de conseguir alunos. Fonte: Pexels.

Dessa forma, procure alimentar sempre seus perfis profissionais nas redes sociais, e manter suas informações atualizadas. Entretanto, nem sempre é válido replicar uma mesma postagem em todas as redes. Há linguagens, estilos e uma série de diferenças entre esses canais e é importante respeitá-las para ter maior alcance.

Dentro desse mesmo rol estão as postagens pagas. Trata-se de uma forma de fazer com que o conteúdo em questão chegue às pessoas certas, àqueles que potencialmente se tornarão seus alunos. Há inclusive recursos que analisam dados de usuários para encontrar mais pessoas com afinidades com o serviço que você oferece.

Por fim, você pode optar pelos links patrocinados, que fazem com que você apareça em destaque nos resultados de busca, tornando as pessoas mais propensas a clicar e conhecer o seu site. Como complemento, a sua página precisa ser relevante para que o usuário permaneça nela até se interessar em conhecer o seu trabalho de forma mais detalhada.

Realize parcerias

Você tem amizade com alguém que é influenciador digital (ou quase isso)? Trata-se de um ofício que vem crescendo muito atualmente. Há influenciadores de todos os nichos e você pode fazer parcerias para que ajudem a divulgar o seu trabalho. É claro que, se houver afinidade entre o que a celebridade da internet defende e as suas aulas é mais efetivo, uma vez que haverá maior coerência nas propagandas.

Entretanto, sempre existem meios de inserir algo sobre a sua marca na página daquele seu amigo ou conhecido, ou mesmo avaliar a possibilidade de contratar algum canal maior para fazê-lo. Em alguns casos, essa estratégia pode funcionar ainda mais que o marketing digital,  já que o público tende a levar em consideração o que aqueles a quem admiram dizem.

Ter alguém cuja opinião é respeitada no ambiente online recomendando seus serviços é uma ótima maneira de subir o seu status junto ao público em geral. Normalmente, as pessoas buscam identificação com alguém da internet. Se um influencer disser que o seu curso é bom, as pessoas tendem a acreditar nele e procurar por você. Daí em diante, caberá somente a você provar que tudo o que ele falou é verdade.

Esteja sempre atualizado e desempenhe bem o seu trabalho

Não existe melhor propaganda do que ser bom no que você faz. Isso, entretanto, demanda preparação. Sabe aquele professor que você admira? Ele não nasceu assim, mas passou por todo um processo para atingir a esse patamar. E você também pode conseguir, só precisa ter em mente que não se trata apenas de talento, mas também dedicação e persistência.

Dessa forma, você também pode fazer movimentos no sentido de aprimorar seu conhecimento e, por exemplo, começar algo novo que ajude na aprendizagem das crianças. Ensinar uma língua estrangeira através de uma plataforma da internet pode ser um grande desafio, mas que certamente colocará você em destaque. E há muitas outras opções nesse sentido. Pense em coisas que agreguem valor a você como profissional.

Curso pelo computador
Fazer cursos ajuda você a manter-se sempre atualizado. Fonte: Pexels.

Lembre-se de que a propaganda boca a boca deriva de um trabalho bem feito. É claro que isso não acontece o tempo inteiro, mas se tornará mais frequente à medida que você apender novas técnicas e aplicá-las com seus alunos. Um bom professor nunca para de estudar, já que as metodologias de ensino nunca param de evoluir. Sempre haverá algo novo a ser feito... e você não vai deixar essa missão para os concorrentes, não é mesmo?

Seja presente sem ser invasivo

Sabe aquela pessoa que consultou seus serviços e não retornou? Então.. tudo bem fazer um contato com ela, mas tome cuidado para não se tornar inconveniente. Aguarde alguns dias e pergunte se ela já conseguiu um professor ou se deseja negociar para fechar. Normalmente, trata-se de uma forma educada de obter um feedback sobre suas consultas. Também é pertinente perguntar o motivo àqueles que acabaram optando por contratar outro profissional.

Uma vez recebido esse feedback, não importune mais a pessoa. Conheço gente que, após uma consulta que não fechou, fica enviando mensagens quase semanalmente para essas pessoas e forçando uma interação. Nem todo mundo gosta dessa insistência - você pode passar a impressão de que está desesperado, ou mesmo ser chamado de chato. O resultado? Além de não fechar com você nem mesmo no futuro, essas pessoas nunca vão indicá-lo para amigos que perguntarem. Trata-se de um comportamento que só prejudica a sua profissão.

Por essa razão, tenha bom senso na hora de interagir diretamente com as pessoas. Note a receptividade de cada um jamais exceda esse limite. Já vi casos de profissionais excelentes, que ajudaram muita a gente a passar no vestibular, que tornaram pessoas fluentes em outra língua ou até mesmo que trabalharam nas melhores escolas da cidade; mas que pecam por manter todos os contatos que já os consultaram salvos em uma lista de transmissão.

Uma mensagem pertinente em datas apropriadas pode ser elegante e lembrar às pessoas da sua existência, ao mesmo passo que mensagens diárias sem nenhum propósito são cansativas e irritantes. E não há profissionalismo que resista ao excesso delas. Busque o equilíbrio sempre e você verá os resultados positivos.

Resumindo:

  • Suas qualidades como professor são o seu verdadeiro cartão de visita!
  • O boca a boca é seu maior aliado para encontrar alunos;
  • Pense em todos os meios, esteja presente em tudo, fale de seu trabalho como professor particular (você tem talento para ser um?) para pessoas próximas, cadastre-se no site Superprof, etc;
  • Você também pode desenvolver o seu próprio site para se tornar conhecido.

Viu? Não é tão difícil de encontrar alunos! E você pode começar a melhorar essa questão fazendo o seu cadastro em nossa plataforma Superprof.

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A plataforma que conecta profes particulares e alunos

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Carolina

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais, mestre pela Sorbonne (França) em turismo, patrimônio e meio-ambiente. Minha formação em diferentes áreas permite que eu escreva com liberdade e interesse.