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Vamos

Estude a monotonicidade, a convergência ou divergência e os limites das sequências

1

Estude a monotonicidade, a convergência ou divergência e os limites das sequências.

1

 

2

 

3

 

4

 

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6

 

7

 

8

Solução

1

 

É crescente.

 

Está limitada inferiormente.

 

Cotas inferiores:

 

O mínimo é:

 

Não está limitada superiormente.

 

Divergente

 

2

 

É decrescente.


Está limitada superiormente.

 

Cotas superiores:

 

O máximo é:

 

Não está limitada inferiormente.

 

Divergente

 

3

 

É decrescente.


Está limitada superiormente.

 

Cotas superiores:

 

O máximo é:

 

Está limitada inferiormente.

 

Cotas inferiores:

 

O ínfimo é: 

 

Convergente,

 

4

 

Não é monótona.


Não está limitada.

 

Não é convergente nem divergente.

 

5

 

Os primeiros termos desta sequência são:

 

 

É monotônica estritamente decrescente.

 

 

 

 

 

 

Sequência convergente

 

Por ser decrescente, é uma cota superior, o máximo.

 

é uma cota inferior, o ínfimo ou extremo inferior.

 

Portanto, a sequência está limitada.

 

$0,5 < a_{n} \leq 1$

 

6

 

Os primeiros termos da sequência são:

 

 

Não é monótona.


Não é convergente nem divergente.

 

Não está limitada.

 

7

 

Não é monótona.

 

É convergente porque

 

Está limitada superiormente, é o máximo.

 

Está limitada inferiormente, é o mínimo.

 

Está limitada.

 

 

8

 

Os primeiros termos da sequência são:

 

 

É monotônica estritamente crescente.

 

 

 

 

 

 

Sequência convergente

 

Está limitada inferiormente, é o mínimo

 

Está limitada superiormente. é supremo.

 

Portanto, a sequência está limitada.

 

\( 0,5 < a_{n} \leq 1 \) [/latex]

Encontre o termo geral das seguintes sequências

1

Encontre o termo geral das seguintes sequências

1

 

2

 

3

 

4

 

5

 

6

 

7

 

8

 

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10

Solução

1

 

Podemos obter a diferença entre os termos consecutivos:

 

 

 

 

 

Como a diferença é constante,

 

É uma progressão aritmética

 

 

2

 

Podemos dividir cada termo pelo seu antecessor:

 

 

 

 

 

Como o quociente é constante,

 

trata-se uma progressão geométrica

 

 

3

 

A sequência pode ser reescrita como:

 

 

Observamos que as bases estão em progressão aritmética, com ,e o expoente é constante. Logo, podemos escrever a base da sequência:


Portanto, o termo geral é:

 

 

4

 

Cada termo desta sequência é o próximo da sequência anterior, então podemos reescrevê-la como:

 

 

Encontramos o termo geral conforme vimos no exercício anterior e adicionamos + 1.

 

5

 

A sequência pode ser reescrita como:

 

 

 

6

 

A sequência pode ser reescrita como:

 

 

 

7

 

Cada um dos termos desta sequência é o oposto dos termos da sequência , logo:

 

 

8

 

 

9

 

Temos duas sequências, uma para o numerador e outra para o denominador:

 

 

 

A primeira sequência é uma progressão aritmética com , e a segunda é uma sequência de quadrados perfeitos.

 

 

10

 

Se ignorarmos o sinal, o numerador é uma progressão aritmética com .

 

O denominador é uma progressão aritmética com .

 

Como os termos ímpares são negativos, multiplicamos .

 

Calcule o termo geral das seguintes sequências

1

Calcule o termo geral das sequências a seguir:

1

 

2

 

3

 

4

 

5

 

6

 

7

 

8

 

9

 

10

Solução

1

 

O numerador é constante.

 

O denominador é uma progressão aritmética com .

 

 

2

 

O numerador é uma progressão aritmética com

 

O denominador é uma progressão aritmética com

 

 

3

 

Se escrevemos cada termo da sequência como fração, teríamos:

 

 

O numerador é uma progressão aritmética com

 

O denominador é uma progressão aritmética com 

 

 

4

 

Se ignorarmos o sinal, é uma progressão aritmética com 

 

Como os termos ímpares são negativos, multiplicamos por

 

 

5

 

A sequência pode ser reescrita como:

 

 

Se ignorarmos o sinal, o numerador é uma progressão aritmética com

 

O denominador é uma progressão aritmética com

 

Como os termos pares são negativos, multiplicamos por

 

 

6

 

É uma sequência oscilante.

 

Os termos ímpares formam uma progressão aritmética com , se não contarmos os termos pares.

 

O denominador dos termos pares forma uma progressão aritmética com

 

 

7

 

A sequência pode ser reescrita como:

 

 

Se ignorarmos o sinal e o expoente, temos uma progressão aritmética com

 

Como os termos estão elevados ao quadrado, também temos que elevar o termo geral ao quadrado.

 

Como os termos ímpares são negativos, multiplicamos por

 

 

8

 

A sequência pode ser reescrita como:

 

 

É uma sequência oscilante.

 

O numerador dos termos ímpares forma uma progressão aritmética com , se não contarmos os termos pares.

 

Como os termos estão elevados ao quadrado, também temos que elevar o termo geral ao quadrado.

 

O primeiro somatório do denominador (sem contar o quadrado) é uma progressão aritmética com  (sem contar os termos pares).

 

Elevamos o termo geral ao quadrado e somar + 

 

Os termos pares formam uma sequência constante.

 

 

9

 

Separando as sequências do numerador e do denominador:

 

Numerador:

 

Denominador:

 

O numerador é uma progressão aritmética com

 

O denominador é uma progressão geométrica com

 

 

10

 

Se ignorarmos o sinal, o numerador é uma progressão aritmética com

 

O denominador é uma progressão geométrica com

 

Como os termos pares são negativos, multiplicamos por

 

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Ms. Kessia

As palavras são a minha forma de ver o mundo. Escrevo, traduzo e crio histórias que viajam entre línguas e pessoas. Na Superprof, trabalho com tradução do espanhol e conteúdo editorial em português para a página brasileira, um espaço onde posso unir criatividade, cultura e conexão todos os dias. Between languages, stories and people, that’s where I feel at home, turning ideas into words that connect and inspire. Because every text, when written with care, becomes a bridge between worlds. 🌟